Sérgio Carvalho projeta decisão do Mundial envolvendo Liverpool e Flamengo
Colunista vê favoritismo aos ingleses, mas acredita que os brasileiros podem surpreender e chegar ao título
Colunista vê favoritismo aos ingleses, mas acredita que os brasileiros podem surpreender e chegar ao título
LIVERPOOL E FLAMENGO DECIDEM O MUNDIAL
Neste sábado, a partir das 14h30 (horário brasileiro), no Khalifa Stadium, no Catar, Liverpool e Flamengo decidem o título mundial Interclubes. Desde que esse torneio existe, o rubro negro carioca já foi campeão uma vez, em 1981. O Liverpool, ao contrário, já participou de tres decisões e nunca conquistou esse importante título.
Nesse momento, o time inglês é o melhor da Europa. Tem um bom time e está em fase auspiciosa. O Flamengo também atravessa bom momento tanto que neste ano já ganhou o Cariocão, o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores de América.
No jogo de estreia que já era válido pelas semifinais, tanto o Liverpool como o Flamengo venceram seus jogos durante os noventa minutos de disputa. O Mengão venceu o limitado Al Hilal, por 3 a 1 enquanto o Liverpool superou o Monterrey, do México, por 2 a 1. Foram vitórias convincentes que demonstraram a superioridade técnica e tática dos dois finalistas do torneio.
Numa análise fria deste jogo, diríamos que o time inglês leva o favoritismo, porque tem elenco de melhor nível e joga um futebol que hoje encanta os europeus. Já o Flamengo, do meio deste ano para cá, cresceu muito de produção sob o comando do português Jorge Jesus, e passou a ser disparado o melhor time de futebol do Brasil e das Américas.
Em razão disso, espera-se que ele jogue com confiança e muita garra, para surpreender seu adversário e chegar ao tão sonhado título de campeão mundial de clubes. O forte do Liverpool está no gol (o brasileiro Alison ganhou recentemente o prêmio de melhor do mundo na posição) e também no seu ataque onde Mané, Firmino e Salah são considerados o melhor trio ofensivo da Europa. Já na zaga, há deficiências no time inglês que é muito ofensivo e deixa espaço para os contra ataques do adversário.
Esse detalhe pode favorecer o Flamengo, mas ainda assim, vencer a “muralha” chamada Alison não será nada fácil para os atacantes brasileiros. O Flamengo também tem sua deficiência maior na defesa. Rodrigo Caio volta e meia falha feio e compromete a defesa rubro negra. Contra o Vasco, nos 4 a 4 do Maracanã, ele foi uma das peças falhas da zaga rubro negra. Falhou também no gol do River, em Lima, na final da Libertadores. E foi mal no gol marcado pelo Al Hilal, nas semifinais do Mundial de Clubes. No meio campo e no ataque o Flamengo está muito bem representado. Gerson, Arrrascaeta e Arão estão em fase auspiciosa. O mesmo acontece com a dupla de atacantes formada por Bruno Henrique e Gabiigol. Eles representam o que há de mais forte atualmente no futebol brasilei ro nesse setor.
Por isso, mesmo indicando o Liverpool como favorito, deixo espaço para dizer que o Flamengo tem alguma chance de vencer esse jogo e ser campeão. Mas de uma coisa todos voces podem ter certeza. Liverpool e Flamengo será mesmo um jogaço de bola. Quem gosta de futebol não pode deixar de assisti-lo.
Vai sobrar emoção durante os noventa minutos. Se houver empate no tempo normal haverá prorrogação de trinta minutos (15×15). E se mesmo assim o empate prevalecer, o título será decidido na cobrança de pênaltis. Particularmente, no entanto, acho que tudo vai se resolver nos noventa minutos de partida. Aposto nisso.
CURTAS
*O ÁRBITRO escalado para apitar Flamengo e Liverpool é Abdulrahman Al Jassim, do Catar. Auxiliares, Mustapha Ghorbal e Saoud Al Magallh. Arbitro reserva, Mustapha Ghorbal.
Responsável pelo VAR, Juan Martinez Munuere, da Espanha. A Fifa resolveu fazer uma hoenagem ao Catar nesta escala. Trio de arbitragem é todo do Catar. Só o responsavel pelo VAR é espanhol. Pelo que dizem os entendidos de arbitragem, trata-se de um trio de excelente nivel que poderá dar segurança aos jogadores das duas equipes.Tomara cumpram bem sua missão.
*TRÊS horas antes deste jogo que vai decidir o título do Mundial Inter Clubes será disputada uma partida (as 11h30) entre Monterrey, do México e Al Hilal, da Arábia Saudita. Deve ser uma partida equilibrada onde não há um favorito disparado. Essa partida é para decidir quem será o terceiro colocado do Mundial. O árbitro será Ovidio Hategan. A TV também deve transmitir essa partida. O Al Hilal, por ser clube local, vai dar tudo para vencer esse jogo pois considera o terceiro lugar um verdadeiro prêmio para seus jogadores e sua fanática torcida.





































































































































