Sérgio Carvalho: Palmeiras embala de vez na Copa Libertadores
Em curto espaço de tempo, Abel Ferreira conseguiu impor seu esquema de jogo e deixar o Palmeiras competitivo
Em curto espaço de tempo, Abel Ferreira conseguiu impor seu esquema de jogo e deixar o Palmeiras competitivo
Tempos atrás fiz um texto aqui onde elogiava o técnico português Abel Ferreira. Falava sobre sua competência como treinador, sua facilidade de se adaptar ao Palmeiras e ao futebol brasileiro e sua habilidade incrível de comunicação (seja com os jogadores ou com a imprensa especializada).
De lá para cá, continuei a acompanhar o trabalho deste ainda jovem treinador lusitano, que em curto espaço de tempo conseguiu impor seu esquema de jogo e escolher os jogadores que poderiam transformar o Palmeiras num time competitivo e difícil de ser batido.
Prova disso é que na Allianz Arena, o Verdão já fez nove jogos sob o comando de Abel e não perdeu nenhum.. Sequer empatou. Além disso, quando joga fora, o Palmeiras sabe se impor e não se deixa nunca intimidar pelos seus adversários.
CAMPANHA COMPROVA
A maior prova de que o Verdão voltou a ser um time vencedor é a campanha que faz na sempre difícil Copa Libertadores de América. Se na fase de grupos o time de Abel Ferreira já foi bem, nos mata matas está ainda melhor.
Tanto que foi o primeiro clube a se classificar para as semifinais da Copa, com um empate fora contra o Libertad, do Paraguai (1×1) e uma vitória fácil dentro da Allianz Arena (3×0) na noite da última terça feira.
Com esses resultados, o Palmeiras chega as semifinais da Libertadores onde vai enfrentar o vencedor de River Plate ou Nacional do Uruguai também em dois jogos mata-mata. Lógico que se o adversário for o River, a classificação palmeirense será bem mais difícil. Ainda assim, acredito que o time de Abel Ferreira tem boa chance de chegar às finais desta importante competição.
ALGUNS DESTAQUES
No atual time do Palmeiras há alguns destaques que merecem ser citados. A começar pelo Gustavo Scarpa, que tempos atrás jogava como meia e hoje faz a função de lateral esquerdo. Ele está jogando muito. Marca bem e sabe apoiar o ataque.
Inclusive faz gols, como aconteceu terça feira contra o Libertad. Como ele, Raphael Veiga reencontrou seu melhor futebol; Rony reagiu forte depois de um inicio de muita oscilação e Gustavo Gomes, um zagueiro de alto nível que, além de marcar muito bem é arma imprescindível para o Palmeiras nos escanteios a seu favor.
BRILHO DOS GAROTOS
Para terminar também merecem ser citados os garotos vindos do sub 20 que foram ignorados antes da chegada de Abel Ferreira.
A garotada verde está “jogando como gente grande”. Maior exemplo disso é Gabriel Menino. O garoto cresce a cada jogo e já é peça decisiva no esquema armado pelo treinador português.
Acredito até que num futuro próximo Gabriel será figura de rotina nas convocações de Tite para a Seleção Brasileira. Sem nenhum exagero de nossa parte.





































































































































