TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho - O 'novo' Corinthians precisa mostrar a que veio

Augusto Melo está super perdido na presidência. Ele precisa entender que dirigir o Corinthians não é espalhar notícias ou informações imprecisas.

A eleição de Augusto era importante e trazia muita esperança de que, finalmente, o Corinthians passaria a ser administrado profissionalmente

Corinthians - Augusto Melo
Augusto Melo, feliz com vitória na eleição. Foto: José Manoel Idalgo

Campinas, SP, 26 (AFI) – Torci, e muito, para Augusto Melo ser eleito novo presidente do Corinthians. Era a chance dos associados do clube tirarem do poder um grupo de incompetentes que dominava a administração corintiana há mais de 15 anos. Grupo que é liderado por Andrés Sanchez, um presidente que usou o clube para crescer na vida e que, durante sua gestão (e a de seus sucessores), só fez mal ao clube, seja no futebol ou em outros setores.

A eleição de Augusto, portanto, era extremamente importante e trazia muita esperança de que, finalmente, o Corinthians passaria a ser administrado profissionalmente e não continuaria preso a dívidas impagáveis feitas pelo grupo de que saiu. Mas a realidade do que está acontecendo no clube é outra e chega a assustar aqueles que acompanham de perto a nova administração corintiana.

ERROS AO FALAR, ERROS AO AGIR
Em pouco mais de vinte e quatro dias de gestão, Augusto Melo só fez besteiras como presidente. Cometeu erros primários por não saber exatamente como era dirigir um grande clube de futebol e até agora não fez nada que pudesse ser elogiado publicamente, a não ser a reformulação do elenco de profissionais, que estava bastante envelhecido e que não tinha mais condições de representar o clubes em todas as competições que disputa oficialmente todos os anos.

Só para que vocês tenham uma ideia do que está acontecendo, vou enumerar aqui os maiores erros de Augusto como administrador. Como não entende nada sobre administração do futebol de um clube, ele chegou a anunciar o nome do conhecido Rodrigo Caetano como já contratado para ser o novo executivo do futebol alvinegro. Horas depois, no entanto, foi obrigado a desmentir, porque Caetano nem aceitou a proposta feita por ele.

CONTRATOU E DESCONTRATOU
Mais recentemente, Augusto garantiu que João Paulo Sampaio, que trabalha no Palmeiras,  deixaria o Verdão e viria para o Corinthians. Informação não confirmada. Até que, nesta quarta-feira, contratou Paulinho Soldado, que estava no Flamengo, mas que não é nenhum grande nome no setor. No que se refere a reforços, desde que assumiu, Melo garantiu que Gabigol seria jogador do Corinthians. Só que se esqueceu de avisar os empresários do jogador que o desmentiram e garantiram que Gabigol deve mesmo renovar com o Flamengo.

Na semana passada, Melo disse que o excelente Lucas Verissimo renovaria seu contrato com o Corinthians. Não aconteceu. Verissimo foi contratado por um clube da Arábia Saudita e nem voltou a treinar no Corinthians. Já Matheuzinho, que Augusto Melo disse ter conseguido por empréstimo junto ao Flamengo e  até estava treinando sob as ordens de Mano Menezes, voltou para o rubro negro carioca. Melo explicou que não queria o jogador por empréstimo, mas sim em definitivo. E para completar, garantiu que Garro já estava contratado, mas até hoje o jogador não foi regularizado.

MUDOU PRA MELHOR ?

Como percebem, Augusto Melo está super perdido na presidência. Ainda assim, erroneamente, ele vive dizendo que “a partir de sua vitória na eleição para presidente, tudo no Corinthians mudou para melhor”. Por tudo que descrevemos acima, no entanto, esta é uma enorme “mentira” de Augusto Melo. E se ele insistir em repeti-la,  estará desmoralizado em curto espaço de tempo.

Espero que os dirigentes que Melo indicou para assessorá-lo, o chamem para uma reunião com ele e lhe exijam uma mudança de postura. Ele precisa entender que dirigir o Corinthians não é espalhar notícias ou informações imprecisas. Um clube tão grande, precisa fazer uma administração séria e profissional. Caso contrário ele estará ameaçado de um impeachement ou de ser destituído do cargo que ocupa.

SÓ O TEMPO DIRÁ !
Quanto à parte financeira, Augusto precisa se reciclar. Ele pegou um clube que tem mais de 1 bilhão em dívidas e vai precisar trabalhar muito para pagá-las durante sua gestão. Aliás, já soube, que o contrato com a Vaidebet até agora nem foi assinado. Muita gente já garante que essa empresa nem tem capital suficiente para pagar os 360 milhões que prometeu ao Corinthians. Será que esta também foi mais mentira cabeluda de Augusto Melo?  Só o tempo dirá !

Confira também: