Sérgio Carvalho: O "apito amigo" deu G4 de bandeja para o Corinthians
Juiz deu uma mãozinha para empurrar o Corinthians no bloco de cima da tabela. Depois que chegar, complica.
O jogo entre Corinthians e Coritiba, domingo à tarde, no Pacaembu só terminou com vitória do time da fiel por culpa exclusiva do árbitro Pericles Bassol Pegado Cortez. Ele apitou um penalti inexistente em cima de Danilo que definiu o resultado.
O jogo entre Corinthians e Coritiba, domingo à tarde, no Pacaembu só terminou com vitória do time da fiel por culpa exclusiva do árbitro Pericles Bassol Pegado Cortez. Ele apitou um penalti inexistente em cima de Danilo que definiu o resultado da partida. Pênalti que foi cobrado com competência por Guerrero, jogador mais aplaudido pela fiel. Nos pouco mais de noventa minutos de bola correndo, nem Corinthians nem Coritiba mostraram um bom futebol. Por causa disso, o nivel técnico da partida foi bem fraco.

Pelo que produziram os dois clubes, ninguém merecia vencer. Com a vitória, o Corinthians assumiu a quarta colocação do chamado G4. O Coritiba, por sua vez, caiu para a quinta colocação. Durante o jogo, Pato foi mais uma vez o pior jogador do alvinegro paulista. Ele voltou a jogar mal e acabou muito vaiado pela fiel. Isso vem provar minha tese de que Pato não é jogador para o Corinthians e que a diretoria do Timão jogou dinheiro fora quando resolveu contratá-lo.
O Pacaembu quase superlotou, apesar do clima frio na capital paulista. Fiel esperava uma grande atuação de seu time, o que não aconteceu. Aliás, Tite começa a perder o dominio sobre seus jogadores. Quando resolveu substituir Emerson Sheik, este deixou o campo muito irritado e demonstrou que não gostou nem um pouco da mudança realizada pelo treinador.
Assim, mesmo em quarto lugar, o Corinthians me parece bem longe do futebol que produziu no último ano e, por isso mesmo, não pode ainda ser apontado como um dos favoritos ao título. Exceto se, como ocorreu no último domingo, os árbitros continuarem a ajudá-lo a ganhar jogos.
Será que isso vai acontecer?
C * U * R * T * A * S
* COMO disse acima, o técnico Tite vai começar a ter problemas com seus jogadores. Se antes ele substituia quem quizesse, a partir dos últimos jogos alguns jogadores considerados titulares já começam a chiar quando não jogam ou quando são substituidos. Foi o que aconteceu com Emerson Sheik.

* PODE estar sendo quebrada aí a autoridade do treinador e a comentada união do elenco corintiano. Se Tite não perceber e não for habil o bastante para arrumar a casa, o Corinthians, que não tem jogado bem, pode ficar ainda pior. No momento, por sinal, não o considero um dos favoritos ao título.
* LEMBRAMOS ainda que a insistência de Tite com Pato está “queimando” o treinador. Pato nunca produz o esperado e no domingo foi fortemente vaiado pela fiel. Ou seja, a torcida do Corinthians pensa como eu. Pato não é jogador para ser titular do Corinthians. Talvez, nem mesmo reserva.
* MELHOR setor do alvinegro diante do Coritiba, foi a defesa. Zagueiros continuam a jogar muito. Mas no meio campo as coisas ainda não se acertaram e, no ataque, há muita dificuldade para acertar chutes no gol adversário. Tanto que o gol diante do Coritiba nasceu de um penalti inexistente.
* ESSES problemas, que são nitidos, é que me levam a dizer que o Corinthians ainda não tem pinta de candidato ao titulo. Pode até chegar lá, mas, neste momento, é um time ainda em formação. Muito longe daquele que em 2012 ganhou os títulos da Libertadores e do mundial inter-clubes.

* O SÃO PAULO completou seu décimo segundo jogo sem vitória no Brasileirão. Só que, desta vez, seu time jogou um futebol bem superior aos de suas partidas anteriores. Em alguns momentos, o Tricolor paulista foi bem superior ao Flamengo de Mano Menezes. Alias, acho até que merecia a vitória.
* NO FINAL da partida realizada em Brasilia, o São Paulo teve a chance de vencer. Foi marcado um penalti que Jadson resolveu cobrar. Um desastre. Ele chutou nas mãos do goleiro Felipe, do Fla. Uma prova de que o lado psicológico do time de Autuori está em frangalhos. Jadson é exemplo disso.
* MESMO assim o trabalho de Paulo Autuori deve ser ressaltado. O São Paulo melhorou sua produção. A presença de Ganso no meio campo deu um toque de qualidade ao setor. Ele começa a jogar parte do que jogava no Santos. Rogério Ceni foi outro que brilhou intensamente. Está em alta.
* DESTAQUE-SE ainda as atuações de Toloi e Rodrigo Caio, no miolo de zaga, de Wellington na cabeça de área e de Adenilson, que entrou no segundo tempo e botou fogo no jogo. Em minha opinião, com a amostra dada em Brasilia, o Sâo Paulo mostrou que pode sim escapar da degola. Há esperança.
* POR SINAL, o Botafogo carioca ajudou o São Paulo ao vencer a Portuguesa dentro do Canindé. Se a Lusa vencesse, ficaria ainda mais distante do Tricolor. A Lusa foi guerreira, mas muito inferior ao clube de Oswaldo de Oliveira. Com o resultado, o time carioca reassumiu a liderança da série A.

* SANTOS soma seis jogos sem vitória. Domingo seu time não conseguiu passar pelo Bahia. Mais uma exibição pífia do time de Vila Belmiro, numa demonstração de que o elenco é limitado e o técnico Claudinei não dá conta do recado. O Bahia também está mal. Foi seu quarto jogo sem vitória.
* MELHORES jogadores do Peixe foram Edu Dracena e Durval. Ambos atravessam excelente fase e, graças a eles, o Santos não tomou gol. Em tese, o empate na Bahia deveria ser considerado um bom resultado para o Santos. Mas como foi seu sexto jogo sem vitória o ideal mesmo seria uma vitória.
* DESTA vez o técnico Claudinei deu chance de Marcos Assunção mostrar serviço. Mas ele fez pouco. Está fora de forma. Muito aquem daquele jogador que decidia jogos quando jogava pelo Palmeiras. Aliás, como ele ganha muito, ideal é que fosse dispensado. Não é jogador para o Santos. Está mal.
* SITUAÇÃO do Peixão na tabela de classificação é péssima. Se os quatro últimos colocados reagirem forte poderão deixar o time de Vila Belmiro em péssima situação. Pior é que politicamente o clube também atravessa péssima fase. Laor pediu afastamento e há quem já pense em novas eleições.
* A VERDADE é que o atual time santista não merece nenhum respeito por parte de sua torcida. Falta elenco e os jovens valores que foram lançados oscilam demais. Desse jeito o time pode se enterrar no segundo turno. Ideal é que a diretoria investisse em reforços. Quem veio não foi aprovado.
* PALMEIRAS continua em ascensão. Seja dentro ou fora de seus dominios, o Verdão tem vencido e convencido. No último sabado foi contra o Payssandu e outra vez de virada. Prova de que seus jogadores estão confiantes e não se perdem quando o adversário faz gols. Um bom sinal.

* GOLS do Verdão foram marcados por Alan Kardec (de novo), Mendieta e Leandro. Wesley foi expulso e não joga a próxima. Entre os melhores do time estiveram Leandro e Mendieta. Alan Kardec também teve bons momentos além de marcar um dos gols. Exibição verde deve ser considerada razoavel.
* COM A vitória o time de Gilson Kleina passou a sete pontos de diferença da Chapecoense, que é vice lider. Do quarto colocado que é o Paraná a diferença é de treze pontos. Em 16 jogos o Verdão ganhou 13,empatou 1 e perdeu 2. Marcou 34 gols e sofreu 12. Saldo positivo de 22 gols. Beleza!
* PRÓXIMOS jogos do Brasileirão, série B: nesta terça, Ceará x Guará e ASA x ABC. Na próxima sexta, Joinville x São Caetano e America RN e Avaí.
* NO SABADO, Boa Esporte x Palmeiras (que entra como favorito), Figueirense x Oeste, Paraná x Sport, Braga x Chapecoense, Atlético GO x America RN e Payssandu x Icasa. Nas quatro primeiras colocações estão Palmeiras, Chapecoense, Sport e Paraná. Correm atrás America RN e Boa Esporte.
* A SÉRIE A do Brasileirão só terá jogos no final desta semana. No sabado, Flamengo x Gremio, Ponte Preta x Cruzeiro, Santos x Vitória e Criciuma x Coritiba. No domingo, Vasco x Corinthians, São Paulo x Flu, Bahia x Náutico, Atlético MG x Portuguesa, Inter x Goias e Atlético PR x Botafogo carioca.
* O G4 desta série é composto por Botafogo, Cruzeiro, Gremio e Corinthians. No R4 estão Criciuma, Portuguesa, São Paulo e Náutico. Dos quatro primeiros, o Corinthians é o que está jogando pior. Entre os quatro últimos, o Náutico é, disparado, o pior de todos. Não consegue ganhar nada.

* A PONTE PRETA foi muito mal no final de semana. Perdeu para o Goias dentro do Moises Lucarelli, gol de Walter (foto). Péssimo resultado. Pela Série B o São Caetano perdeu em casa para o Boa Esporte, o Oeste perdeu do Joinville também em casa e o Braga perdeu para o Icasa. Só o Guará venceu e saiu do R4.
* TRES CLUBES paulistas disputam as oitavas de final da Copa do Brasil a partir deste meio de semana. Nesta quarta jogam Palmeiras x Atlético PR (jogo equilibrado), Santos x Gremio (tricolor gaucho é favorito) e Luverdense x Corinthians (Timão pode até golear pois seu adversário é medíocre).
* PRESIDENTE Luiz Alvaro, do Santos, pediu licença de um ano para cuidar da saude. Nada mais correto. Antes de tudo, a vida. Oposição do São Paulo aproveitou para sugerir ao presidente Juvenal Juvencio para seguir o mesmo caminho. No caso, para cuidar da cabeça que deteriorou completamente.
* ATENÇÃO para os artilheiros do Brasileirão 2013, série A: William, da Ponte, 10 gols; Ederson, do Atlético PR e Biancuchi, do Vitória, com 8 e Rafael Marques, do Botafogo carioca com 7. Luis Fabiano, o Fabuloso, por quem o São Paulo pagou milhões, nem aparece nesta lista. Um vexame completo.
* QUERO mandar meu abraço ao Leo, palmeirense fanático, que está vibrando com as exibições de seu time na Série B do Brasileirão. Leo é assiduo leitor desta coluna. Estive com ele no último final de semana. Agradeço pelo prestigio que você dá ao Toque de Bola. Quando precisar, escreva.

* NARRADOR e comentarista da SporTV que fizeram o jogo entre Flamengo e São Paulo consideraram o jogo muito fraco na parte técnica, mas bom na aplicação dos jogadores e nas tentativas de gol. Concordo. Só não concordo quando eles disseram que o resultado foi ruim para os dois clubes.
* PARA o Flamengo sim, pois ele jogou em casa. Mas para o São Paulo, o empate até foi um bom resultado. Afinal, ganhou um ponto fora no seu pior momento. Além disso, no segundo turno, quando deverá estar melhor, tem tudo para vencer o Mengão. Aí serão 4 pontos ganhos em cima do Fla.
* ESTAMOS a trezentos dias da Copa do Mundo e nada menos do que seis estádios ainda não ficaram prontos. Pior ainda é que os Governos Federal e Estadual de cada Estado sede já adiantou que não vai investir mais na infra estrutura desses estádios. Ou seja, a Copa não vai deixar nenhum legado.

* A PROPOSTA era trazer a Copa para o Brasil para investir dinheiro em nossos aeroportos, em linhas aéreas, em avenidas e contornos ao redor dos estádios. Tudo para que o cidadão comum tivesse, após a Copa, um bom retorno neste particular. Não vai acontecer. Ao contrario. Ficarão dívidas.
* ISSO vem de encontro ao que eu sempre disse aqui na coluna. Que o Brasil não deveria ter pedido para organizar a Copa. Nós conhecemos nossos politicos. Na hora eles investiram tudo com esse objetivo. Agora, lavam as mãos, e nossa população não vai ter nenhum retorno prático deste evento.
* ACONTECE que o ex-presidente Lula, na sua vontade de aparecer, foi lá pessoalmente para insistir em que essa Copa fosse disputada no Brasil. O pepino sobrou para a presidente Dilma, que será a mais criticada pela organização do evento. Na verdade, só a Fifa vai ganhar. Um absurdo.





































































































































