Sérgio Carvalho: Futebol Paulista dá vexame no Brasileirão

Nenhum terminou o primeiro turno dentro do G4, e temos três clubes na zona de rebaixamento

Nenhum clube do futebol paulista conseguiu terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2013 no G4. O Corinthians foi o melhor deles, mas, ainda assim, não teve competência para integrar o grupo de melhores times do torneio até aqui.

0002048104380 img

Nenhum clube do futebol paulista conseguiu terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2013 no G4. O Corinthians foi o melhor deles, mas, ainda assim, não teve competência para integrar o grupo de melhores times do torneio até aqui. Uma demonstração de que algo vai muito mal no futebol de São Paulo.

0002048104380 img

Com o encerramento do primeiro turno, ocupam os quatro primeiros lugares Cruzeiro, Gremio, Atlético PR e Botafogo carioca. Já no R4, que conta com os quatro piores clubes do campeonato, estão Portuguesa, Sâo Paulo, Ponte Preta e Náutico, ou seja, três paulistas e mais um pernambucano.

O melhor ataque do Brasileirão até agora é o do Cruzeiro, de BH, com 42 gols marcados. A melhor defesa é a do Corinthians com apenas 8 gols contra. O pior ataque é o do Náutico que só marcou 9 gols até aqui, enquanto as piores defesas são as do Vasco da Gama, da Portuguesa de Desportos e do Náutico com 32 gols contra cada uma.

Time com maior número de vitórias é o do Cruzeiro com 12 em 19 jogos. Time que menos ganhou foi o Náutico com apenas 2 vitórias. Clubes que mais empataram foram Corinthians e Inter com 9 empates cada. O returno já tem jogos nesta quarta-feira com desdobramento na quinta. A partir de agora começa a contagem regressiva. Cada jogo disputado, será menos um para chegar ao final do campeonato.

Quem quiser ser campeão ou não quiser ser rebaixado vai precisar caprichar na tentativa de ganhar pontos seja dentro ou fora de casa. Pelo que vimos até agora, indico o Cruzeiro como grande favorito ao título da temporada. Já em relação aos clubes que serão rebaixados, acho que o Náutico dificilmente vai escapar da degola.

Ponte, São Paulo e Portuguesa são outros mais ameaçados. Mas Atlético Mineiro, Flamengo e Fluminense devem se cuidar porque qualquer descuido e um deles poderá disputar a segundona no ano que vem. Todo cuidado será pouco.

C * U * R * T * A * S

* VAMOS a um rápido balanço da participação paulista no Brasileiro deste ano. O Corinthians é o que se deu melhor, até agora. Ainda assim, não atingiu seu objetivo que seria virar o turno entre os quatro primeiros do grupo. É um time ainda em fase de adaptação. De 2012 para cá ele sofreu mudanças.

0002048104382 img

* A PRINCIPAL delas foi no meio de campo. Paulinho foi negociado e, até agora, não acharam ainda um substituto à sua altura. Danilo caiu muito de produção e Emerson Sheik ainda oscila demais, o que não ocorria no ano passado. Some-se a isso um excesso de contusões durante este semestre.

* AINDA assim, o time dirigido por Tite tem condições de apresentar algo melhor. Até de brigar para ser um dos quatro. Quanto a ser campeão, ainda falta muito. O futebol exibido por sua equipe tem sido ruim. Vai precisar melhorar muito para alcançar a fase atual do lider. O Cruzeiro é bem superior.

* O SANTOS baseia seu elenco numa mescla de jogadores experientes e outros recem saidos das equipes inferiores. Em tese, uma mescla legal. O problema é que os garotos nem sempre produzem o que sabem e oscilam muito mesmo dentro de uma partida só. Por isso o time não é confiável.

* ACREDITO que o Peixe possa brigar, com muito esforço, por uma vaga na Libertadores. Ou nem isso. Título neste ano não dá para sonhar. Há muitas equipes em melhor estágio do que o Santos. Além disso, o elenco do alvinegro praiano é pequeno e num campeonato longo isso faz muita diferença.

0002048104384 img

* O SÃO PAULO está numa enrrascada. Terminou o turno entre os quatro últimos e com exibições pífias. Jogadores perderam a confiança, Paulo Autuori ainda não achou a equipe ideal, há jogadores que não se aplicam como deveriam, o que poderá levar o Tricolor a segunda divisão do Brasileiro 2014.

* SÓ HÁ uma alternativa para que isso não ocorra. Que todos se deem as mãos (diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores) e que se faça uma programação para os dezenove jogos finais. Empates fora e vitórias dentro. Não pode falhar. Se isso acontecer, o São Paulo ainda se salva.

0002048104386 img

* A PORTUGUESA me parece um time muito bem dirigido por Guto Ferreira. Seu elenco também não é desprezivel. Ela ainda tem potencial para sair da situação incomoda em que se encontra. Mas vai precisar da mesma dedicação e o mesmo empenho do São Paulo. Caso contrário, também vai cair.

* JÁ A PONTE Preta me parece um time fragil e com alguns jogadores que desistiram de lutar. Além disso, há o problema do técnico. Não gosto de Jorginho. Eu o considero um curioso em matéria de montar times. A diretoria errou ao contrata-lo. Por isso a Macaca está fadada ao rebaixamento.

* CORINTHIANS voltou a jogar mal contra o desmoralizado Náutico, do Recife. Houve empenho, todos correram, procuraram o gol mas, na essencia, o time de Tite não mereceu vencer. Por isso o empate sem gols diante do clube pernambucano. Foi o nono empate corintiano. Assim não vai dar.

* MELHOR setor mais uma vez foi a defesa. O meio campo não esteve bem e o ataque ainda pior. Esperava mais objetividade do time da fiel. Desse jeito vai ser dificil arrumar uma vaga na próxima Libertadores. Pior é que o Corinthians vai se dividir entre Brasileiro e Copa do Brasil. Pode ser desastroso.

* EXIBIÇÃO altamente negativa do São Paulo diante do Coritiba. Time da casa nem precisou jogar muito para vencer. Alex andou em campo, mas fez os dois gols que deram a vitória ao Coritiba. Resultado bom para o time paranaense que vinha de péssimos resultados. Agora deve começar a crescer.

* NO TIME de Paulo Autuori destaque apenas para Aloisio, que lutou do primeiro ao último minuto. Atrás, só Rodrigo Caio brilhou. O resto esteve abaixo da cr´tica. Ganso voltou a fracassar na criação das jogadas. Os laterais falharam muito. Pior ainda foram os dois volantes. Ambos merecem sair.

0002048104394 img

* A ÚLTIMA rodada do primeiro turno do Brasileirão 2013 começou no sábado. No jogo mais tumultuado, o Gremio venceu a Portuguesa por 3 a 2 com penalti inexistente sobre Kleber (ele mesmo cobrou e desempatou a partida). Foi um assalto ao clube do Canindé. Lusa merecia ao menos empatar.

* O SANTOS aproveitou o fato de jogar em casa e derrubou o competente Goias por 1 a 0. Resultado normal, numa partida equilibrada onde o time de Goiania também teve chances de marcar mas não foi tão feliz. Com a vitória o Peixão subiu um pouco mais na classificação e ficou mais tranquilo.

* NO JOGO de Campinas o Inter não teve muitas dificuldades para bater na Ponte. A Macaca até marcou primeiro mas depois voltou a jogar seu futebol medíocre. A continuar assim, ela será candidata séria ao descenso. Como disso, Jorginho é um péssimo treinador e só vai enterrar a Ponte Preta.

* NOS OUTROS jogos, o Flu bateu no Bahia e o Atlético Mineiro só empatou com o Vitória. Resultados normais, mas acho que o Galo Mineiro está demorando demais para reagir neste campeonato. Se continuar assim, pode até ficar entre os quatro últimos, o que complicaria sua ida ao mundial.

* PRÓXIMOS jogos da Série A: na quarta feira – Atletico PR x Flu, Bahia x Criciuma, Goias x Cruzeiro, Botafogo x Corinthians, Nautico x Gremio e Portuguesa x Vasco. Na quinta, Inter x Vitória, Flamengo x Santos, São Paulo x Ponte Preta e Atlético MG x Coritiba. Será a largada do returno.

* TÉCNICOS, jogadores, jornalistas esportivos, Sindicatos da categoria, todos condenam o atual calendário do futebol brasileiro. Todos pedem mudanças urgentes. Mas aqueles que comandam a CBF e as Federações não movem uma palha para dar uma resposta oficial sobre o assunto.

* DORIVAL Junior falou após o penúltimo jogo do Vasco que a CBF precisava ouvir técnicos e jogadores para depois definir seu calendário. Paulo Autuori também falou algo nesse sentido, numa demonstração de que também nossos grandes treinadores estão incomodados com essa situação.

0002048104388 img

* PIOR ainda ficou quando José Maria Marin, atual presidente da entidade que administra o futebol brasileiro, deu uma entrevista em que deixou claro que não é sua intenção mudar nada e que, é “totalmente favoravel a eternizar cartolas no comando dos clubes e entidades do futebol brasileiro.”

* ISSO vem provar que o futebol do Brasil está mesmo muito mal dirigido. Marin mostrou que não estava e não está preparado para presidir a CBF. Que tem uma mente totalmente paralizada, que não evoluiu e que ainda imagina que o Brasil vivencia os anos de 50 ou 60, quando era comum isso ocorrer.

* MARIN transformou-se a partir daí num verdadeiro “aspone” (assessor de porra nenhuma), que não sabe o que está fazendo no comando do futebol brasileiro, que tem idéias retrógradas e totalmente superadas e que parou tanto no tempo que já merecia estar num Asilo para terceira idade.

* O ATUAL presidente da CBF na verdade nunca fez grandes coisas na vida. Foi um deputado estadual apagado, um Governador que só assumiu o cargo porque Paulo Maluf se licenciou e só presidiu a FPF por usar na época a força politica do cargo que ocupava no Governo para atingir esse objetivo.

* NOS ÚLTIMOS anos estava totalmente apagado. Encontrava “amigos” da imprensa e pedia o favor de citar seu nome em suas colunas. Até que, numa manobra inteligente de Marco Polo Del Nero (seu atual padrinho dentro do futebol), assumiu a vaga deixada por Ricardo Teixeira, então dono da CBF.

* AO ASSUMIR, Marin já aumentou significativamente seus salários e passou a usar o dinheiro da CBF para viajar para tudo quanto é canto, o que o leva a ficar vários dias fora da CBF que é administrada por assessores pouco competentes que achou por lá. Postura vergonhosa e indigna do cargo.

* SUBSERVIENTE como é, Marin agora só espera as eleições da CBF em 2014 para eleger seu “padrinho” Marco Polo e voltar a sua insignificância dentro do cenário futebolistico nacional. É por essas e outras que o futebol brasileiro está onde está. Por falta de competência, inteligência, experiência.

* VIRTUDES que infelizmente José Maria Marin não tem. Muito ao contrário. Ele tem um perfil exatamente oposto à tudo aquilo que técnicos, jogadores, jornalistas e Sindicatos querem para o futebol brasileiro. Ele quer manter o que está aí, quando todos sabemos, já passou a hora de mudar tudo.

* PARA ser sincero, não sei o que Marco Polo pretende fazer quando assumir a CBF. Mas por ser mais competente, mais inteligente e preparado do que Marin, ele faça o que este não soube fazer. Que reformule e modernize a CBF e que a coloque no século 21. O futebol pentacampeão merece isso.

0002048104390 img

* SELEÇÃO Brasileira goleou a Austrália, sabado em Brasilia, por 6 a 0. Quem lê essa informação pode acreditar que o time de Felipão jogou demais. Jogou nada. Apenas enfrentou uma equipe fragilissima, que marcou mal, quase não chutou a gol e mostrou uma incompetência técnica incrivel.

* MAICON voltou a lateral direita e foi bem. Acho até que ele pode tomar a vaga de Daniel Alves. No meio campo, Paulinho e Ramires foram bem. E no ataque, Neymar foi o melhor. Mas o centro avante Jô mostrou serviço e já começa a fazer sombra à Fred. Jovem Bernard, ex-Atlético MG brilhou.

* PRÓXIMO jogo do Brasil será disputado na noite desta terça feira, nos Estados Unidos, contra Portugal. Time lusitano não terá seu melhor jogador. Cristiano Ronaldo não poderá jogar o que deve ser um alivio para a defesa brasileira. Este jogo no entanto deve ser um bom teste para o Brasil.

* O PALMEIRAS voltou a vencer. Desta vez bateu o Atlético Goias, em Itumbiara, por 3 a 1 com toda a justiça. Alan Kardec foi o heroi do jogo com dois gols (ele está em fase ascensional desde que chegou). O outro gol verde foi de Leandro, que também brilhou durante a partida. Foram os 2 melhores.

0002048104392 img

* QUANTO aos outros clubes paulistas, o Oeste empatou com o Avaí (lá), o São Caetano perdeu por 4 a 2 do Ceará, o Guaratinguetá perdeu por 1 a 0 do América MG e o Bragantino perdeu do Joinville em seu estádio por 2 a 1. Como se vê, representantes do futebol paulista estão em queda vertical.

* BRASILEIRÃO Série B continua nesta segunda-feira com dois jogos: Figueirense x America MG e Boa Esporte x Bragantino. Na terça-feira serão mais oito jogos. O São Caetano recebe o Paraná o Guará recebe o Avaí e o Palmeiras enfrenta o ASA no Pacaembu. Favoritismo absoluto do time de Gilson Kleina.

* NO MOMENTO, estão no G4 Palmeiras, Chapecoense, Paraná e Joinville. O Verdão, me parece franco favorito ao título. Dificilmente ele perde essa. No Z4 estão Atlético GO, Payssandu, São Caetano e ABC. Lamento dizer mas o famoso Azulão do ABC paulista tem tudo para cair. Seu time é muito ruim.