TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho: Dorival Júnior estreia na Seleção com 'pedreira'

Apesar da Inglaterra jogar em casa, não tenho dúvidas que o Brasil poderá surpreendê-la, mesmo não tendo ainda a preparação ideal no aspecto tático

O Brasil terá um estilo de jogo que Dorival mais utiliza. Será um time atento às jogadas ofensivas do adversário, com muita marcação

Seleção Brasileira - 2024
Dorival Júnior deve moldar Seleção ao seu estilo. Foto: Reprodução

Campinas, SP, 22 (AFI) – Dorival Júnior, o novo técnico da Seleção Brasileira, faz sua estreia neste sábado, dia 23 de março, às 16 horas, contra a Inglaterra, em Londres, no histórico estádio de Wembley. O time inglês atravessa bom momento técnico e, em casa, deve exigir muito de nossa seleção.

Dorival procurou adequar a escalação inicial do time ao seu esquema de jogo. Pelo que conheço dos atletas escalados, são todos de excelente nível técnico e em condições de produzir um futebol com a qualidade necessária para levar o time verde e amarelo a uma bela vitória neste seu primeiro amistoso em território europeu.

Apesar da Inglaterra jogar em casa, não tenho dúvidas que o Brasil poderá surpreendê-la, mesmo não tendo ainda a preparação ideal no aspecto tático, porque Dorival teve poucos dias para conversar e treinar seus jogadores e para fazê-los assimilar seu esquema de jogo.

BRASIL COM ESTILO CONHECIDO
O Brasil, por sinal, terá um estilo de jogo que Dorival mais utiliza. Será um time atento às jogadas ofensivas do adversário, com muita marcação à frente de sua grande área, e assim que a bola for recuperada tentará contra-ataques rápidos e seguidos para chegar logo ao gol da equipe inglesa.

Neste início de trabalho, Dorival teve problemas para escalar sua equipe. Até agora, já foi obrigado a trocar cinco de seus convocados iniciais, e na última hora precisou deixar Richarlyson de lado e escalar Raphinha no ataque, já que o conhecido centroavante, que joga no futebol inglês, teve problemas físicos que não lhe permitem participar deste amistoso.

Em razão disso, o Brasil deve começar o jogo com Bento no gol. Danilo e Wendell, nas laterais. Bremer e Beraldo, no miolo de zaga; João Gomes, Paquetá e Bruno Guimarães, no tripé de meio campo. Raphinha, Rodrigo e Vinícius Júnior, no ataque. De todos estes, sou contra a escalação de Raphinha na ponta direita. Ele já foi testado muitas vezes nesta posição e não deu conta do recado. 

INGLATERRA CONSERVADORA
A Inglaterra terá um time dos mais tradicionais, porque seu atual treinador, Gareth Southgate,  é daqueles que não gosta muito de inventar. Costuma fazer o tradicional, com linha de quatro zagueiros, quatro homens no meio de campo e dois atacantes. Vamos a escalação inglesa: Pickford. Maguire, Stones, Walker e Chirivel. Rick, Gallangner, Bellingham e Saike; Fogan e Kane.

O maior talento deste time é Bellingham, um meia de excelente nível técnico. Kane é um artilheiro nato e se não for bem marcado pela defesa brasileira, poderá fazer até mais de um gol. É muito oportunista. Superado esse compromisso amistoso, a Seleção viaja em seguida para Madrid, na Espanha, onde o Brasil joga no dia 26 contra a seleção espanhola, no estádio Santiago Bernabéu. Outro bom teste para o time brasileiro já que os espanhóis neste momento também têm uma boa seleção.

Confira também: