Sérgio Carvalho: Corinthians tem dez milhões para contratar

Serão reforços pontuais: o técnico Mano Menezes vai aprovar e o clube vai tentar a contratação.

Ao perder a chance de disputar a Copa Libertadores, diretoria do Corinthians resolveu apertar o cinto. Fez cálculos, projeções e chegou à conclusão de que tem apenas dez milhões de reais para gastar em contratações.

0002048142751 img

Ao perder a chance de disputar a Copa Libertadores, diretoria do Corinthians resolveu apertar o cinto. Fez cálculos, projeções e chegou à conclusão de que tem apenas dez milhões de reais para gastar em contratações. Em razão disso, essas contratações serão pontuais. O técnico Mano Menezes vai aprovar e o clube vai tentar a contratação.

0002048142751 img

Só para posições onde o clube está realmente carente. Nas outras posições, Mano pretende aproveitar os mesmos jogadores que já eram titulares com Tite. No momento, Mano se divide entre discutir os jogadores que vão ou devem chegar e aqueles que não serão aproveitados. O listão de disponíveis é grande e, aos poucos, a diretoria pretende livrar-se de todos eles que têm contrato em vigência e, portanto, são um ônus mensal ao clube.

Danilo, por exemplo, é considerado disponível. O quanto antes conseguirem um clube para ele jogar, melhor. Outro caso difícil será a solução do caso Alexandre Pato. O jogador custou mais de 40 milhões de reais e não justificou tamanho investimento. Com cautela e com a ajuda de empresários, diretores do Corinthians tentam colocá-lo em outro clube.

A imagem deixada por Pato é a pior possível. Ele não gosta de treinar, vive muito sua vida pessoal e deixa pouco espaço para o clube e como jogador, mesmo tendo marcado 21 gols, não teve suas atuações aprovadas pelos dirigentes e mesmo pela Fiel torcida. É um jogador que precisa deixar o grupo ou poderá até servir para criar divisões internas no elenco.

0002048142753 img

Problema é que, por custar muito, Pato não tem espaco em clubes brasileiros. Se for negociado, terá de sair do Pais e ele parece decidido a permanecer em São Paulo. Esse, sem dúvida, é o maior problema a ser enfrentado por Mário Gobbi e seus assessores na formação do elenco para 2014.

No mais, as coisas andam bem. Mano está com seu projeto pronto e, pode até colocar um time misto em campo no início do Paulistão para preparar melhor o time titular. Objetivo em 2014 será brigar pelos títulos do Brasileiro, da Copa do Brasil e pelo da Sul Americana. Sendo campeão de um destes torneios terá vaga na Libertadores de 2015, que é o grande objetivo da atual diretoria.

Quanto ao uso do Itaquerão, parece decidido que ele só será utilizado pelo time principal após da Copa do Mundo. A partir daí, todos os jogos que disputar em São Paulo, o Corinthians o fará em seu próprio estádio. O Pacaembu, que já serviu muito o clube nos últimos anos, já passou a ser considerado coisa do passado. Dificilmente o Corinthians fará jogos ali a partir da inauguração do Itaquerão.

C * U * R * T * A * S

* MUITO boa a contratação de Uendel pelo Corinthians. O lateral-esquerdo da Ponte já provou sua competência e será muito útil ao técnico Mano Menezes. Mas se há motivo de alegria pela contratação desse reforço, o Corinthians passa por momentos de preocupação com as propostas vindas do exterior pelo zagueiro Gil, um dos melhores do País nesta temporada. Gil esta entusiasmado para sair e se isso se concretizar vai ser difícil contratar outro do mesmo nível a curto prazo.

0002048142757 img

* ALIAS, em matéria de zagueiros de área o Timão está bem. O que faltavam eram bons laterais, o que a diretoria já começa a resolver. Depois será preciso contratar um meia armador de qualidade e mais um atacante artilheiro, já que Emerson Sheik, que foi o melhor jogador de ataque do Corinthians na temporada, está de saída, assim como Guerrero, ótimo centroavante peruano que também está de malas prontas para sair do clube. Neste setor é preciso investir muito forte.

* POR FALAR em atacantes, não entendo a diretoria do São Paulo. Dizem que Aloísio pode ir jogar na China. Além disso, Welinton, que estava emprestado ao clube, não vai renovar. O resultado é catastrófico. Aloísio caiu na graça da torcida e é um jogador imprescíndivel para a próxima temporada. Não há como explicar o desprezo como ele vem sendo tratado. E já que Wellinton está saindo, que outro atacante de boa qualidade seja contratado imediatamente. Não dá mais para esperar.

* QUEM não poderia ficar é Luis Fabiano. Ele já provou de todas as maneiras que é um jogador em fim de carreira. Não acerta dribles, perdeu a velocidade, é criador de caso e já não faz gols com a mesma facilidade. Típico do jogador que deveria ser negociado. Só que, ao contrário, a diretoria lhe deu um aumento de 200 mil reais e insiste em mantê-lo no elenco. Será que tem alguém ganhando em cima disso? Dá para desconfiar. O Fabuloso é um jogador do passado.

* SINCERAMENTE, esperava mais dos grandes clubes paulistas neste período pre Natal. Ao menos uma grande contratação de impacto deveria ter ocorrido. Mas não aconteceu. Dirigentes paulistas estão muito devagar. Não sei se são os preços ou se na verdade falta dinheiro. Mas a verdade é que nossos chamados grandes clubes estão demorando para investir. Vamos ver se na semana que precede o ano novo isso melhora. Porque, até agora, frustração do torcedor é bem grande.

0002048142761 img


* MELHOR notícia deste final de ano foi a conquista do mundial de Handebol por nossas meninas. Foi um show de técnica, garra, objetividade, inspiração. Foi o primeiro título mundial do Brasil nesta modalidade. Já na Olimpíada de Londres elas haviam brilhado bastante. Faltou pouco para a medalha de ouro. Desta vez, no entanto, o que faltava ate sobrou. o Brasil é o digno campeão mundial de handebol. Nossa homenagem a todas essas heroínas e sua comissão técnica. Valeu !!!

* FALAM muito de Felipe Massa, mas, sinceramente, o que ele fez de bom até agora no automobilismo? Nada. Nenhuma grande conquista. Esteve numa escuderia peso pesado e não conseguiu nenhum resultado que preste. Agora vai para a Williams com novas esperancas, mas nao boto nenhuma fé em seu desempenho. É um piloto comum. Mais algum tempo e ninguém mais vai falar nele. Para sua sorte, ganhou um bom dinheiro e, numa dessas, não terá problemas futuros.

0002048142763 img


* M
ANUEL da Lupa, presidente da Portuguesa, reivindica apoio da FPF na sua briga para continuar na Série A do futebol brasileiro. Acho válido o pedido. Até acho que Marco Polo Del Nero deveria dar seu apoio moral. Mas de pouco vai adiantar. A verdade é que houve uma falha de funcionários da Portuguesa. Não confirmaram mesmo se o jogador estava ou não liberado para jogar. Preferiram colocá-lo em campo a qualquer custo. Um erro que está custando o rebaixamento a Lusa.

* TUDO bem que o Fluminense foi favorecido. E, pela imagem que ficou, o Tricolor carioca foi favorecido de forma irregular pelo STJD. Mas não foi. A lei diz que clube que utiliza jogador sem condições legais, perde os pontos. O STJD seguiu a lei e tirou os pontos da Lusa. Por acaso, o Flu foi favorecido, como poderia ser sido outro clube. A lei é feita para ser respeitada e cumprida. Desta vez a Portuguesa foi a atingida. Não há defesa. Friamente, a lei foi cumprida e ponto final.

0002048142759 img

* IMPRENSA europeia continua falando sobre quem tem mais méritos para ganhar o troféu Bola de Ouro, da Fifa. Acho que Messi não teve um bom ano. Cristiano Ronaldo, ao contrário, deitou e rolou e mostrou um futebol acima da media. Ribery, do Bayern de Munique também jogou muito. Mas ainda acho que o português foi na média o melhor jogador. Tanto pelo que fez pelo seu clube, o Real, como pelo que fez pela Seleção de Portugal que deve a ele uma vaga na Copa do Mundo 2014.

* GOSTARIA de aproveitar esse espaco para deixar aqui meus votos sinceros de um Feliz Natal e Bom Ano Novo para meus queridos leitores. É um privilégio ter vocês todas as semanas em nossa companhia. Sei que em alguns momentos, vocês discordam do que eu comento aqui. Mas tenham a certeza de que procuro fazer tudo dentro de um máximo de profissionalismo e imparcialidade que sempre norteou minha carreira jornalística. Que você e seus familiares tenham um Natal cheio de bons momentos.

* NO ANO passado tive a felicidade de participar o jantar de final de ano da equipe do FUTEBOL INTERIOR. Foi um momento único, com boa comida e bom papo. Lamento neste ano não poder repetir a dose, mas quero deixar aqui meu forte abraço a toda a nossa valorosa equipe. Aos chefes Artur Mathias e Elcio Paiola e a toda nossa fabulosa equipe. Detalhe: o Portal Futebol Interior vai completar 15 anos em 2014, ano da Copa do Mundo. São 80 milhões de page-views por mês. Um fenônemo, por ser um órgão totalmente independente. É uma marca forte e o maior portal de futebol do país. Temos orgulho de participar do melhor site esportivo do Brasil. Aproveitem essa data maravilhosa que é o Natal e o Final de Ano. Saúde e alegria a todos vocês.

* JORNAIS ingleses propõe aos torcedores que pretendem ver a Copa do Brasil que entrem em contato com entidades ligadas as favelas cariocas para arrumar um local para dormir. Curiosa essa colocação, pois se há uma coisa que não falta no Rio de Janeiro é acomodação. Afinal é nossa cidade mais turística e a que mais bem está preparada para acomodar estrangeiros que vem nos visitar. Parece que os ingleses não conhecem esse potencial e acreditam realmente que no Rio só existem favelas.

* MAIOR curioso ainda foi o técnico da Seleção Inglesa dizer que temia encontrar jacarés nas ruas de Manaus, onde a Inglaterra vai mandar um de seus jogos pela Copa. Parece que esse

0002048142755 img

cidadão nunca passou pela escola e não tem a mínima ideia do que seja Manaus. A capital amazonense tem grande fluxo turístico por causa do Rio Amazonas e da enorme floresta que a cerca e pode perfeitamente receber qualquer seleção de futebol do mundo. O referido técnico mostrou ser um ignorante.

* NAO ENTENDO o Santos liberar o atacante Cícero. Se há um jogador que mostrou serviço no Peixão, esse foi o ex-meia do São Paulo. Ele foi disparado o melhor jogador do time santista durante no ano todo. Assim, não entendo porque pretendem liberá-lo. Seria um jogador utilíssimo ao lado de Leandro Damião que foi contratado a peso de outro. Com base nessa informação percebe-se o quanto a diretoria do Santos está perdida na administração do clube. É lamentável.