Sérgio Carvalho: Corinthians não tem ataque e sofre para vencer
Timão joga para se defender, tanto que tem o pior ataque, embora tenha a melhor defesa
Neste Campeonato Brasileiro uma verdade vem à tona: o Corinthians hoje só tem defesa. A maioria dos seus jogadores só pensa em se defender. Jogadas perigosas de ataque e gols que levam um time a vencer, são raras.
Neste Campeonato Brasileiro uma verdade vem à tona: o Corinthians hoje só tem defesa. A maioria dos seus jogadores só pensa em se defender. Jogadas perigosas de ataque e gols que levam um time a vencer, são raras.

Outro dia, Emerson Sheik reclamou que o São Paulo jogou para não perder diante do Corinthians. De fato. Paulo Autuori optou por se defender porque seu time acumulava derrotas e era preciso reverter essa situação. O empate não era bom, mas era melhor do que perder. Por isso o São Paulo exagerou no defensivismo.
Pois o Corinthians não tem jogado diferente neste Brasileirão. Diante do Gremio, por exemplo, teve duas ou tres chances de gol. Quando fez o primeiro, recuou todos os seus homens e procurou segurar os tres pontos. No final, saiu mais um gol e a vitória deu a idéia de que o time de Tite havia jogado bem. Errado. Jogou mal, só se defendeu e marcou um gol impedido (o de Emerson) e outro, no final do jogo, que definiu o placar. Mas o futebol exibido foi da pior qualidade.
Aliás, considero Tite um grande treinador. Mas também o considero o rei da retranca. Se não der para vencer, tudo bem, desde que seu time consiga o empate. Por isso o Corinthians é um dos times que mais empatou neste Brasileiro.
E mais. O Timão tem um dos piores ataques do campeonato e a melhor defesa. O que confirma nossa analise e a afirmativa de que o Corinthians sempre joga para empatar. Vencer é só um detalhe. Venceu, ótimo. Mas Tite e seus jogadores estão sempre muito confortáveis quando deixam o campo com um empate. É o resultado pelo qual eles mais lutam. Infelizmente.
C * U * R * T * A * S
* NO JOGO contra o Grêmio, o Corinthians mereceu vencer. O tricolor gaucho não tem padrão tático, não é eficiente ao passar da defesa para o ataque e apresenta quase sempre alguns buracos em seu setor defensivo. Diante do Corinthians jogou menos que seu adversário. Por isso, mereceu perder.

* VITÓRIA aliviou um pouco a situação do time da fiel que também estava ameaçado pelo descenso. Agora dá para respirar mais tranquilo. De qualquer forma, é preciso melhorar a qualidade do futebol exibido. Ou melhora, ou não tem nenhuma chance de brigar pelo título do campeonato. Podem crer.
* PATO comemorou um gol (anotado por Paulo André) mas não jogou nada. O gol, por sinal, não foi dele, foi de Paulo André. Esse é mesmo um enganador. Custou caro e não joga nada. Só faz gols de rebote. Quando fica cara a cara com o goleiro, erra o chute. Foi dinheiro jogado fora contrata-lo. E não vai ser facil vende-lo de novo.
* PRÓXIMO jogo do Corinthians será domingo, contra o Criciuma, lá. Jogo dificil. Pelo jeito, outro empate corintiano. Akias, neste final de semana será disputada mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. No sabado, Cruzeiro x Coritiba. Jogou equilibrado que vale liderança. Não há um favorito.
* NO DOMINGO, o Flamengo recebe o Atletico MG. Os dois estão mal situados na tabela. Jogo igual. Em Campinas a Ponte Preta recebe o Fluminense. Acredito mais na Macaca. Em casa ela tem tudo para vencer. O Atlético PR recebe o Goias. Equilibri. O Vasco pega o Bota. Clássico no Rio. Igual.
* O VITÓRIA enfrenta a Portuguesa que está na zona de rebaixamento. Se prevalecer a fase. o time baiano vence com tranquilidade. No sul, o tradicional clássico entre Gremio e Internacional. Será na Arena gremista. Eu apostaria no Inter que me parece um time bem mais arrumado.
* NO MOMENTO os quatro primeiros colocados da Série A são Coritiba, com 20 ponts; Bahia, com 19; Cruzeiro e Inter com 18. Nenhum time paulista, nenhum clube carioca. As coisas mudaram. No R4 estão Flamengo, São Paulo, Portuguesa e Nautico. Tres clubes paulistas. Algo está muito errado.

* JUVENAL Juvencio, presidente do São Paulo, parece ter acordado para a realidade. Finalmente, ele profissionalizou o comando do futebol do clube que dirige. A indicação do doutor Gustavo Vieira de Oliveira para superintendende do departamento foi um tiro na mosca. Dessa vez o presidente acertou.
* ACERTOU porque Gustavo vive dentro do mundo do futebol deste criança. É filho de Sócrates e de Raí. Tornou-se são-paulino e, depois de cursar advocacia foi contratado pelo São Paulo para trabalhar em seu departamento jurídico. É ainda muito jovem, mas tem bagagem para ocupar o cargo.
* COM essa decisão, Juvenal abandonou a idéia de entregar o cargo a um curioso, tipo Adalberto Baptista que só fez besteiras no comando do futebol tricolor. Gustavo já viajou com a delegação do clube que foi para a Europa e começou a realizar seu trabalho. Tudo indica, o trabalho será um sucesso.
* QUANDO tiver alguma dúvida, Gustavo poderá pedir opinião de seu tio, o Rai, que jogou e conhece tudo por dentro e por fora do São Paulo. Além disso, por ser um profissional no cargo, vai se esmerar para fazer um bom trabalho ou poderá ser demitido. Tudo indica, no entanto, ele vai acertar.
* CONTRATAÇÕES como essas não são novidades no futebol brasileiro. Lá no Rio, Vasco e Flu possuem gerentes remunerados em seus departamentos de futebol. Em São Paulo, o Palmeiras tem Brunoro enquanto o Corinthians tem Edu, ex jogador do clube. Só o São Paulo não trabalhava desta forma.

* SÃO PAULO cumpriu mal sua missão na Alemanha. Perdeu para o Bayern e para o Milan. Saiu de lá como pior time do quadrangular da Audi. No primeiro jogo diante do Bayern, não fosse Rogério Ceni e o São Paulo teria levado uma goleada. Ainda assim, Ceni também errou ao cobrar um pênalti.
* NO SEGUNDO jogo, diante do Milan, Rogério nem jogou. Autuori optou por um time misto e também perdeu. Agora o Tricolor joga neste sabado, em Portugal, contra o Benfica, pela Copa Eusébio. Um jogo de festa para um dos maiores craques lusitanos. Pelo retrospecto, São Paulo deve perder.
* ALIAS, o São Paulo já completou 14 jogos sem vencer. Um recorde histórico. Uma vergonha nacional. Autuori não consegue vencer um só jogo.
* É por essas e outras que defendia a contratação de Murici Ramalho. Mas Juvenal não quis. Com isso, quem saiu perdendo foi o clube. Lamentável.
* NO PRÓXIMO dia 7 o Tricolor paulista encerra sua excursão. Pega ainda um time japones e depois volta. Chega e já tem a Portuguesa pela frente. Uma Portuguesa que precisa ganhar pontos pois está mal situada na tabela de classificação do campeonato. Vai ser uma pedreira. Um sufoco.

* FLUMINENSE demitiu Abel Braga e contratou Luxemburgo. Péssima troca. Abel ainda tinha chance de recuperar o time. Luxa, ao contrário, só tem feito péssimos trabalhos, além de dar muita despesas ao clube que o contrata. Acho que a situação do Flu só vai piorar com esse treinador.
* O PROBLEMA do Flu é de elenco. Todos se enganaram no ano passado quando seu time ganhou o título brasileiro. Ganhou graças a dois jogadores: o goleiro Diego Cavalieri e o centro avante Fred. Eles carregaram o time. No mais, todo mundo jogou atrás para evitar gols adversários. Na retranca.
* O MIOLO de zaga do Flu é medíocre. Carlinhos, lateram esquerdo, é refugo do Santos. Quando Fred não joga não há substitutos. O elenco é limitado. Só que, com o titulo do ano passado, todo mundo só elogiou e não teve coragem de dizer a verdade. Só nós aqui na coluna fizemos alertas sobre isso.
* EMERSON Sheik, jogador do Corinthians, criticou o São Paulo pela forma como jogou no clássico. O que ele não diz, é que essa formula é a utilizada por Tite para dirigir o time corintiano. Objetivo é primeiro não tomar, para depois fazer gols. Exatamente como Autuori armou o Tricolor no domingo.
* CENI e Fabricio deixaram claro que não gostavam de Ney Franco como técnico. Prova de que a diretoria acertou quando o demitiu. Já sobre Paulo Autuori tanto o goleiro como o volante só tem elogios a fazer. De fato. Autuori é mesmo um grande treinador. Em tese, São Paulo está em boas mãos.
* FELIPÃO já divulgou a lista dos convocados para o jogo amistoso contra a Suiça, dia 14 de agosto, em Basel. A base é a mesma que ganhou a Copa das Confederações. Novidade foi o lateral esquerdo Maxwel, do PSG, da França. Bom lateral que, se tiver chance no time, pode até ficar no grupo.

* PALMEIRAS passou fácil pelo Icasa. Fez 4 a 0 e assumiu a liderança isolada do Brasileirão, série B. Melhores jogadores do Verdão foram Alan Kardec, Wesley (que começa a jogar como o fez no Saotos), Charles, o goleiro Prass e o paraguaio Mendietta. Pior do time foi Henrique, com muitas falhas.
* ICASA segurou até onde pode. No primeiro tempo teve até um penalti a seu favor que Prass defendeu. A partir do segundo tempo, Verdão deslanchou e construiu a goleada. Gilson Kleina, mais uma vez, trabalhou corretamente. Seu time está em fase ascensional. É candidato sério ao titulo da Série B.
* PROXIMO jogo do Palmeiras será nesta sexta feira contra o Bragantino, no Pacaembu. Outra oportunidade para uma boa vitória. Além do Verdão, outros paulistas jogam neste fim de semana. O Oeste recebe o ASA, o São Caetano visita o Icasa e o Guará recebe o ABC. Acredito que eles vençam.
* NO MOMENTO, o lider é o Palmeiras, seguido da Chapecoense, Sport Recife e Figueirense. Na parte baixa da tabela, os quatro últimos colocados são o América RN, o Guaratinguetá, o ASA e o ABC RN. O Guará até teve lampejos de reação, mas ainda não se firmou. Precisa voltar à sua fase ascensional.





































































































































