Sérgio Carvalho: Corinthians merecia perder para a Ferroviária no Paulistão
Fez o Corinthians jogar todo fechado, na retranca, como se estivesse com medo de levar uma goleada ou perder de seu ousado adversário
Timão fez contra a Ferroviária um dos melhores, senão o melhor jogo do Campeonato Paulista até agora.
Timão fez contra a Ferroviária um dos melhores, senão o melhor jogo do Campeonato Paulista até agora. Time de Araraquara jogou demais. Fez o Corinthians jogar todo fechado, na retranca, como se estivesse com medo de levar uma goleada ou perder de seu ousado adversário. A Ferroviária jogou muito melhor que o Timão.
Foi melhor nos dois tempos de jogo. Cássio fez milagres para evitar a derrota que se desenhava. Desta vez defesa corintiana não foi tão bem. Apresentou muitas falhas.
Não fosse a estrela de Tite, que é mesmo um técnico vencedor, e o Corinthians teria deixado o gramado derrotado.
Tite não concorda, pois na entrevista que deu no final do jogo, achou sua equipe superior a do adversário. Não foi. O Corinthians merecia perder. A Ferroviária foi mais time. Mas o empate acabou premiando o esforço dos jogadores das duas equipes.
Os gols do Corinthians foram marcados em cobrança de pênalti e numa bola que bateu em Geovani e entrou. Ele não chutou. Teve a sorte de ver a bola bater em seu corpo e entrar no gol da Ferroviária. Já os gols do time da casa foram criados em jogadas de alta velocidade, que envolveram totalmente a defesa corintiana w não deram chance ao goleiro Cássio.
Pena que o público presente ao estádio da Ferroviária foi pequeno. Pouco mais de nove mil pagantes. O futebol que os dois times apresentaram (em especial a Ferroviária) foi de alto nível. Merecia estádio cheio.
C * U * R * T * A * S
* GOSTARIA de destacar entre os jogadores da Ferroviária o goleiro Rodolfo. Muito bom. Foi fundamental no resultado final. Não teve culpa em nenhum dos gols do Corinthians. Há quem diga que Cássio, goleiro do Corinthians, falhou no segundo gol local. Não concordo. Foi mais mérito do artilheiro do time de Araraquara.
* DEVO destacar também o excelente preparo físico do time da Ferroviária. Ela correu igual nos dois tempos de jogo. Isso já não aconteceu com o Corinthians. Tanto que o domínio da partida foi da Ferroviária. Eu, que não havia acompanhado um jogo do time de Araraquara ainda, fiquei surpreso. Foi muito agradável a Ferroviária jogar.
* E MAIS. O jogo acanhado do Corinthians me deixou a impressão de que seu atual time não é nem de perto parecido com aquele do ano passado. Por isso, não vejo o Corinthians como favorito da Copa Libertadores que tanto quer. Mesmo os reforços que entraram até agora, são inferiores aos jogadores que deixaram o clube.
* NA ESTREIA de Lugano o São Paulo voltou a vencer. Foi um placar apertado (apenas 1 a 0) mas justo. O time de Edgardo Bauza foi superior ao Rio Claro, que foi um time aplicado, mas faltou-lhe competência técnica para superar seu rival. O gol tricolor foi marcado por Rodrigo Caio, de cabeça, na cobrança de uma falta de Carlinhos.

* LUGANO, sempre aplaudido pelo torcedor sãopaulino, teve uma boa participação no jogo. Não parou de falar um minuto e orientou seus companheiros e todos os setores. A torcida estava tão empolgada com sua presença que até num cartão amarelo que ele levou, Lugano foi aplaudido. Ele não teve falhas sérias e jogou uma boa partida.
* NA DEFESA tricolor Rodrigo Caio completou bem a dupla de zaga com Lugano. Os laterais foram bem tanto na marcação como no apoio. No meio campo Hudson fez bem seu trabalho e Ganso esteve em dia superior ao do último jogo diante do Strongest. Carlinhos jogou como ponta e foi um jogador bastante útil.
*NA FRENTE é que houve falhas. Calleri lutou muito mas finalizou pouco. Centurion correu demais, mas de positivo mesmo fez pouco. No segundo tempo, quase no final, Rogério entrou mas não teve tempo de aparecer. Wesley também entrou na segunda fase e ajudou muito na marcação. No final Lugano foi de novo o mais aplaudido.
* COM A vitória o São Paulo chegou aos sete pontos ganhos no seu grupo mas tem um jogo a menos, adiado por causa da Libertadores. Agora terá uma série de jogos em casa, quando poderá ganhar os pontos que precisa para voltar a ser líder e garantir sua vaga na próxima fase do campeonato. Os três pontos deram moral à equipe.
* OUTROS resultados da rodada.São Bernardo 1 x Linense 1, Capivariano 1 x Mogi 2, XV de Piracicaba 2 x Red Bull 1, Ponte Preta 0 x São Bento 0, Audax 1 x Agua Santa 2, Novorizontino 1 x Oeste 1 e Botafogo 4 x 0 Ituano.Melhor time do campeonato é o Corinthians com 13 pontos ganhos em cinco jogos. Bela campanha.
* O pior time é o Capivari que só ganhou um ponto até agora. Corinthians. Santos e São Bento são os únicos invictos do Paulistão. O Limense e o Novorizontino foram os que mais empataram: 4 vezes. O Corinthians é o que tem mais vitórias: 4. O Capivariano o que tem mais derrotas, 4. Pior defesa é do Capivariano com doze gols contra.
* MELHOR ataque do campeonato é o da Ferroviária, com 10 gols. Time de Araraquara é também o segundo em todo o campeonato, com melhor campanha. Dificilmente deverá deixar de se classificar. Seu técnico é o português Sergio Vieira, que mostrou que entende de futebol e sabe armar um time. A Ferroviária é uma surpresa.
* PALMEIRAS e Santos não fizeram um clássico. Disputaram uma “pelada” da pior qualidade. Nenhum dos dois times merecia vencer. Foi um jogo em que as defesas prevaleceram sobre os ataques e que não teve quase nenhum lance de emoção. Um futebol limitado, de pouca imaginação que mereceu o zero a zero no seu final.
* NOS ÚLTIMOS comentários sobre jogos do Palmeiras tenho feito criticas severas ao técnico Marcelo Oliveira. E depois deste clássico, essa críticas aumentam. Mesmo sendo o treinador que tem maior número de opções de elenco, o ex técnico do Cruzeiro não conseguiu até agora fazer seu time jogar um futebol à altura de seu elenco.
* O TIME de Marcelo não parece ter conjunto. Cada jogador faz o que lhe vem a cabeça. Não tem sentido coletivo. As vezes a defesa dá chutão. As vezes, tenta sair jogando mas erra passes demais. No meio campo ninguém trabalha direito e no ataque sobra Alecsandro, que luta muito mas faz pouco. É um time sem objetividade.
* OS DEFENSORES do técnico vão dizer que ele ganhou no final do ano passado a Copa do Brasil. Tudo bem. Em mata matas isso costuma acontecer. As vezes o time de menor competência técnica faz um ou dois gols e ganha do adversário que não estava inspirado naquele dia. Foi o que aconteceu. O Palmeiras não é confiável.
* EM RAZÃO disso, a previsão para o futuro palmeirense nos torneios e campeonatos que for disputar esse ano não é das melhores. Pode até se colocar bem no Brasileirão, por exemplo, mas não chegará ao título. O mesmo pode-se dizer da Libertadores, Copa do Brasil e assim por diante. A expectativa é bem pessimista.
* ISSO só vai mudar quando Marcelo Oliveira mudar seu esquema e aumentar o ritmo dos treinamentos do time. O esquema atual já provou que não é o ideal. E, ao que tudo indica, Marcelo Oliveira não se ajustou como técnico do Verdão. A esperança é que ele supere esse momento e volte a acertar na armação de sua equipe titular.
* NO JOGO contra o Santos o melhor em campo foi o veterano Zé Roberto. Ele fez tudo certo. Ajudou muito. Mas seus companheiros não deram sequência. Na defesa houve melhora. Os zagueiros não se atrapalharam e fizeram um bom jogo. Mas do meio campo para frnete o Palmeiras foi decepcionante. É preciso melhorar muito.
* JÁ O SANTOS atravessa um momento irregular. Ricardo de Oliveira já não faz mais tantos gols como antes. Começou mal o ano. Além disso, como ganhou moral com a artilharia do ano passado, resolveu agora bater de frente com seus adversários e ganhar as jogadas no grito. Melhor ele voltar ao que era antes. Ou vai se enterrar.
* A DEFESA santista deu conta do recado. Muito bom o goleiro Vanderlei. A linha de zaga deu poucas chances ao ataque do Palmeiras. No meio de campo Renato foi maior destaque. Lucas Lima não reeditou suas melhores atuações. E Gabigol, que sempre atormenta os zagueiros adversários, esteve numa tarde bem apagada.
* OUTRO problema. Dorival Junior tem um banco reduzido. Fraco. Não tinha nenhum zagueiro na reserva. Se alguém da defesa se machucasse ele teria de improvisar. Fica aí a dica para a diretoria santista. Corram logo atrás de pelo menos mais um zagueiro. Caso contrário o Santos poderá passar apertado em futuros jogos do Paulistão.
* INDEPENDENTE disso, no entanto, tanto Palmeiras quanto Santos estão em situação bem tranquila em seus grupos. Ambos devem conseguir a classificação para a próxima fase do campeonato. Mas como vem por aí o Brasileirão, que começa em maio, seria bom para o Santos se reforçar. O Palmeiras tem jogadores de sobra.
* O PAULISTÃO terá sequência neste meio de semana. Na quarta feira jogam Linense x Agua Santa, Capivariano x São Bernardo, Botafogo x Red Bull, São Paulo x Novorizontino, São Bento x Corinthians, Oeste x Rio Claro e Audax x Ponte Preta. Na quinta feira, Ituano x Ferroviária, Santos x Mogi e XV de Piracicaba e Palmeiras.
* ESTA será a sexta rodada da primeira fase do campeonato. Ao todo serão quinze rodadas. No final, pela classificação geral, seis clubes serão rebaixados. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se para a próxima fase. O primeiro colocado de cada grupo vai enfrentar o segundo. O vencedor classifica-se para a fase seguinte.
* A LIBERTADORES também terá jogos nesta semana. Já nesta terça feira, o Huracan estreia contra o Atlético Nacional e a LDU recebe o San Lorenzo em seu estádio. Na quarta feira, Racing x Bolivar e Deportivo Cali x Boca Juniors. Na quinta, o Trujilanos encara o River enquanto o Rosário Central da Argentina pega o Nacional (U).
* CARLOS Augusto de Barros e Silva, o Leco, atual presidente do São Paulo tem cometido alguns erros graves nas últimas semanas na administração de seu clube do coração. Ele administrou mal a crise provocada pela derrota na Libertadores. Um de seus assessores falou mal de jogadores e não foi punido pelo presidente.
* ISSO leva a crer que Leco aprovou o que seu assessor disse. Só que, o bom administrador, deve cuidar de assuntos internos do clube com objetividade e inteligência. Ao aprovar a atitude negativa de seu diretor, tumultuou o departamento de futebol e deixou os jogadores criticados em má situação., Ele deveria ter demitido o assessor.

* OUTRO erro grosseiro do atual presidente sãopaulino foi permitir atraso de salários. O São Paulo é um clube de futebol e coisas ligadas a esse setor devem ter sempre a prioridade. Que ele deixe de pagar outras coisas e pague seus jogadores e comissão técnica em dia. Se não tiver dinheiro, que faça empréstimos e resolva o problema.
* LECO também se desvinculou do empresário Abílio Diniz que estava interessado em ajudar o presidente. Num caso como esse do atraso de salário, Abílio poderia adiantar o dinheiro e receber depois. Ao afasta-lo, Leco perdeu um parceiro importante e virou as costas para um empresário que poderia ajudá-lo em muitas coisas.
* ALIAS, o São Paulo é um clube muito fechado, mas quando o empresário do nível de Abílio Diniz aparece disposto a colaborar, as portas deveriam ser abertas prá ele. E se possível, num futuro próximo, deveriam facilitar para que Abílio chegasse a presidência, pois certamente iria modernizar totalmente a falida administração tricolor.
* MAS POR ciumeira inaceitável (homem ter ciúme de homem é algo inaceitável), Leco preferiu romper com Diniz a aceitar sua ajuda em vários casos em que o São Paulo precisa com urgência. Pelo visto, o São Paulo vai continuar a andar para trás em Leco e companhia. Quando acordarem, o São Paulo já será um Juventus da vida.





































































































































