Sérgio Carvalho: Corinthians manteve Tite e voltou a ganhar
De qualquer forma, foi uma decisão que tem prazo de validade até dezembro
No final da semana passada diretoria do Corinthians tomou uma decisão importante: manteve Tite no comando de sua equipe de futebol. Decisão foi correta e se não fosse tomada poderia prejudicar muito o time da Fiel nas disputas de seus últimos jogos.
No final da semana passada diretoria do Corinthians tomou uma decisão importante: manteve Tite no comando de sua equipe de futebol. Decisão foi correta e se não fosse tomada poderia prejudicar muito o time da Fiel nas disputas de seus últimos jogos pelo Brasileirao 2013. De qualquer forma, foi uma decisão que tem prazo de validade.

Vai apenas até dezembro, quando a temporada se encerra e o clube pretende contratar um outro treinador (falam em Mano Menezes e Abel Braga, mas pode haver uma surpresa),. Tite também parece com futuro garantido, já que o Inter, de Porto Alegre, espera o final de seu contrato com o Corinthians para contratá-lo.
Enquanto isso não acontece, Tite vai roendo o osso do que sobrou daquele fantástico time que ganhou tudo nos últimos tempos. Foi campeão paulista, brasileiro, mundial e campeão da Recopa. Depois de tudo isso, jogadores se acomodaram e o treinador não conseguiu tirar deles a mesma aplicação do passado.
Ainda assim, no sábado, depois de uma série de tropeços, Tite conseguiu voltar a vencer com seu grupo. Derrubou o Criciúma que, cada vez mais, se enterra como um dos mais prováveis rebaixados do campeonato. O futebol diante do clube catarinense nao foi nenhum assombro, mas serviu para quebrar uma sequência negativa da equipe e afastá-la um pouco mais da ameaça de rebaixamento.
Pato fez o gol solitário do jogo, mas jogou pouco mais uma vez. É um jogador que no final do ano a diretoria precisa vender para um clube de fora, já que no Brasil não há ninguém com dinheiro suficiente para contratá-lo. Além disso, ficou provado que Pato é um jogador acomodado com a fama e a riqueza e um atleta sem condições para defender qualquer dos chamados clubes grandes do futebol do Brasil.
Aliás, há muito jogador no atual elenco corintiano que não merece mais ficar. Acredito que a diretoria va fazer ampla limpeza no elenco e contratar alguns jogadores de melhor qualidade para fazer o time voltar a conquistar títulos.
Neste ano acho que não dá para conquistar mais nada. A Copa do Brasil seria um objetivo viável se a equipe não estivesse tecnicamente tão mal. Como o adversário do Corinthians será o Grêmio, nao tenho dúvidas em afirmar que o tricolor gaúcho derruba o Timão e continua na Copa. A partir dai é lutar para não cair e esperar 2014 para voltar aos seus melhores dias.
C * U * R * T * A * S
* POR FALAR em Copa do Brasil, o segundo jogo entre Corinthians e Grêmio será na noite desta quarta-feira, na Arena gremista. Favoritismo do tricolor gaúcho que atravessa melhor momento que o Timão. Em tese, Tite deverá colocar seu time na defesa e esperar um gol no contra-ataque. Como o ataque alvinegro não atravessa bom momento, o mais provável é que o Grêmio faça o seu e fique com a vaga. Mas como em futebol as surpresas acontecem, de repente, o Corinthians vence.
* A COPA do Brasil terá outros três jogos neste meio de semana. Em Curitiba, o Atlético Paranaense recebe o Inter como grande favorito. O colorado gaúcho está em fase bastante irregular e, quando muito, consegue empatar seus jogos. Já o Furação continua em alta e dentro de casa tem tudo para se classificar para a proxima fase da Copa. No Rio, Flamengo e Botafogo disputam um clássico onde o time da Estrela Solitária é favorito. Na quinta, o Goiás deve bater no Vasco da Gama, mesmo no Rio.
* SABADO passado o Santos goleou o Náutico por 5 a 1. Cícero foi um dos maiores destaques com grandes jogadas e dois gols. O time pernambucano voltou a jogar mal e foi presa fácil da equipe de Vila Belmiro, que é a melhor entre os clubes paulistas que disputam a competição. Próximo jogo do Peixe no Brasileirão será no domingo que vem contra o Corinthians. Esse jogo será em Araraquara, já que o Timão foi punido pelo STJD e terá de mandar esse jogo fora de seus domínios.
* SAO PAULO conquistou três pontos em Salvador, Bahia, onde sempre teve dificuldades para vencer. Foi uma vitória heroica. Time de Muricy Ramalho chegou a ficar com nove jogadores porque Maicon e Denilson foram expulsos. Aloísio fez o gol sãopaulino. Foi de impressionar a aplicação tática dos jogadores do São Paulo. Aée Ganso, que é considerado muito frio em suas atitudes, correu, deu carrinhos e lutou pela vitória. Uma vitória mais do que justa da equipe paulista. Foi na raça.
* ESSA vitória permitiu ao São Paulo chegar aos quarenta pontos e a décima colocação no campeonato. Agora existem dez clubes abaixo do Tricolor, que cada vez mais fica distante da possibilidade de rebaixamento. Graças a Muricy Ramalho.
* O TREINADOR pegou um time esfacelado e psicologicamente detonado. Juntou as peças, impôs uma filosofia de jogo e deu cara ao seu time. A partir dai, o São Paulo cresceu, somou uma série de vitórias e neste momento já respira bem mais aliviado em relação ao perigo da degola. Ganso voltou a jogar muito. Rogério Ceni, idem. Aloísio foi um guerreiro. Douglas defendeu e atacou com eficiência. Apesar dos desfalques e expulsões, o time mostrou competência e equilíbrio psicológico.
* UM grande número de sãopaulinos compareceu no novo estádio de Salvador. No segundo tempo, diante da vontade com que os jogadores atuaram, esses torcedores cantaram aquele mesmo refrão criado pela torcida do Fluminense (time de guerreiros). No final do jogo, jogadores e o técnico Muricy Ramalho foram até onde estavam esses torcedores para fazer um agradecimento geral. Foi um momento de emocao. E Muricy repetiu a frase e o gesto: aqui é trabalho, minha gente!
* A PORTUGUESA empatou em casa. Resultado péssimo para quem está apenas a alguns pontos do grupo ameaçado pelo rebaixamento. O empate foi contra o Vitória da Bahia, que correu muito e justificou o placar que o favoreceu. Para a Lusa foi um desastre. Ela acompanhava o São Paulo que vinha num crescendo e se distanciava dos últimos lugares. Mas desta vez não deu. A Portuguesa perdeu dois pontos importantes que podem pesar no rush final do segundo turno do campeonato.
* PROXIMOS jogos do Brasileirao, Série A: sabado – Botafogo x Atlético Mineiro e Cruzeiro x Criciúma. Domingo – Bahia x Atlético Paranaense, Internacional x São Paulo, Ponte Preta x Vasco da Gama, Portuguesa x Flamengo, Fluminense x Vitória, Náutico x Goiás e Coritiba x Grêmio. Esta será a trigésima primeira rodada do campeonato. Depois dela, vão faltar sete. Ou seja: os clubes que brigam pelo título e para não cair terão mais vinte e um pontos para disputar. Está afunilando.
* NO MOMENTO o lider é o Cruzeiro com 63 pontos ganhos e maiores possibilidades de ficar com o titulo (em minha opinião o título já é dele). Seguem o Grêmio com 53, o Atletico-PR com 51 e o Botafogo, com 50. Esses são os integrantes do G4. Na parte de baixo da tabela, o Criciúma tem 32 pontos e é o primeiro dos quatro mais ameaçados pelo descenso. Seguem o Vasco com 32, a Ponte Preta com 30 e o Náutico com17 (esse já caiu). Os outros têes ainda podem se salvar.
* SEGUNDO os cálculos feitos por especialistas, o Palmeiras, depois da vitória do final da última semana pela Série B do Brasileirão, está apenas a uma vitória da Série A. O Verdão lidera o campeonato com 68 pontos. Seguido de Chapecoense – 58, Sport e Avai 50. No R4 estão Atlético-GO e São Caetano com 30, Payssandu com 29 e ASA COM 26. Nesta terça-feira jogam em partida adiada, Paraná e Atletico-GO. Os quatro últimos me parecem praticamente rebaixados. Estão jogando mal.
* MELHOR ataque da Série B é o do Palmeiras com 60 gols marcados. Os piores são os do Atletico-GOe Oeste com 30. Melhor defesa é do Palmeiras com 24 gols contra. Pior é a do ASA com 63. Palmeiras foi quem mais venceu: 21 vitórias.
* Por tudo isso, o time de Gilson Kleina merece não só voltar à Série A, como ser o campeão da Série B desse ano. O trabalho de Kleina foi bom, mas pelo que soubemos, ele não vai ficar no clube. Em 2104 outro técnico vai assumir o posto.
* FELIPAO declarou no final da última semana que, com a produção atual, a Seleção Brasileira será candidata seria ao título mundial no ano que vem. Não concordo. Acho que o time do Brasil tem a “Neymar dependência”. Se o jovem jogador do Barcelona for suspenso ou se machucar, o time brasileiro não vai ganhar nada. E mesmo que ele jogue todas, ainda assim, não considero o Brasil favorito a nada. Vai disputar a Copa, mas, pra mim, nao vai conseguir passar das quartas de final.
* DURANTE a semana passada Muricy Ramalho declarou que gostaria de Rogério Ceni repensasse sua decisão de pendurar as chuteiras no final deste ano. Para o treinador, Rogério ainda joga muito e não há no momento quem possa substituí-lo. Inclusive disse que devemos julgar Rogério pelo que ele joga nas partidas do São Paulo e não pelos pênaltis perdidos. Concordo. Como goleiro Ceni ainda joga demais. Basta afastá-lo dos pênaltis e ele poderá jogar mais um ano ou até mais.
* IMPRENSA paulista e brasileira está encantada com o futebol de Ganso. Tanto que já o batizou de maestro. De fato. O ex-jogador do Santos voltou à sua melhor forma. Está jogando tanto ou mais que jogava no Peixe. Hoje ele não só passa bem a bola, mas também aprendeu a marcar, algo fundamental num jogador de meio de campo. Acho até que poderá no momento certo ser convocado por Felipão. Ganso é tecnicamente superior a Oscar, que, entre outras coisas, é bem irregular.
* VIROU LEI. Agora nenhum dirigente esportivo poderá mais tentar a reeleição mais de uma vez. Casos como o de Eurico Miranda, Juvenal Juvêncio, Alberto Dualib e Ricardo Teixeira não se repetirão. Dilma Roussef assinou a lei que obriga os dirigentes esportivos a seguirem essa determinação se não quiserem ser afastados pelos Tribunais de Justica brasileiros. E mais. A partir de agora todo dirigente que gastar a mais, vai repor do bolso. A lei já começou a valer. Até que enfim.
* O GRUPO de jogadores de futebol que se uniram para exigir um novo calendário para o futebol brasileiro começa a ganhar espaco. José Maria Marin conversou com os clubes que concordaram e estudar o assunto e reformular o calendario a partir de 2015. Isso porque como haverá Copa do Mundo no ano que vem, haverá poucas datas para fazer mudanças. Mas há a possibilidade de que os estaduais sejam enxugados a partir do ano que vem. Finalmente uma luz no final do túnel. Beleza.
* LEMBRO que em qualquer país do mundo os atletas de futebol têm direito a uma pré-temporada de um mês e meio. No Brasil isso jamais foi cumprido. Dirigentes, na ânsia de ganhar dinheiro, inventavam cada vez mais campeonatos e não existia espaço para as pré-temporadas. Agora, como vai virar lei, acredito que a partir de 2015 todos os clubes farão pré-temporada de janeiro a fevereiro de cada ano. Melhor para os jogadores, para os espetáculos e mesmo para os torcedores.
* MEU AMIGO Marcos Falopa escreveu da India onde disputava a Copa da Ásia. Esta aí um profissional de excelente nivel, que ja trabalhou muito no Exterior e merecia uma chance no futebol brasileiro. Garanto que ele faria melhor do que muito técnico que está em atividade no futebol do Brasil. Falopa fez cursos, representou a FIFA, ajudou a fazer Copa, fala mais de um idioma e está mais do que preparado para treinar qualquer clube de nosso Pais. Basta alguém querer e convidar.





































































































































