Desta vez o Corinthians não decepcionou a fiel. Recebeu o Atlético Mineiro, no Itaquerão, pelas quartas de Final da Copa do Brasil e venceu com méritos por 2 a 0. Agora pode até perder pela contagem mínima em Minas que, ainda assim, a vaga nas semifinais será sua. Durante os noventa minutos do jogo no Itaquerão o Corinthians teve excelente atuação em seu setor defensivo e foi bastante objetivo nos seus contra-ataques.
Guerrero:outro gol valioso para o Timão e dispensa da Seleção
Guerrero, para variar, fez o primeiro gol do Timão. Luciano fez o segundo e deixou a equipe de Mano Menezes muito próxima das semifinais da Copa. A vitória, como disse foi justa. O Atlético não jogou bem e o Corinthians soube aproveitar suas falhas.
No time corintiano podemos destacar Guerrero, pelo seu empenho e pelo gol; o lateral Fábio Santos e o zagueiro Gil. No Atlético, quem esteve abaixo de sua qualidade técnica foi o atacante Diego Tardelli, que errou passes demais e não acertou um só arremate contra a meta defendida por Cássio. Na defesa, muitos buracos, que o Corinthians procurou aproveitar para criar suas chances de gol.
O jogo de volta entre Atlético e Corinthians será dia 15 de outubro, uma quarta feira, as 22 horas. Neste jogo Mano não deverá contar com cinco de seus titulares, o que pode complicar um pouco a produção de seu time. Ainda assim, depois dos 2 a 0 de quarta feira à noite, o Corinthians deve ser considerado franco favorito para chegar as semifinais da Copa.
Ainda na quarta-feira, foram disputados mais tres jogos por esse torneio. O Santos enfrentou o Botafogo e venceu por 3 a 2. Agora só precisa de um empate na Vila no dia 16, quinta feira, para garantir uma vaga na próxima fase.
O Cruzeiro bateu no ABC por 1 a 0, em BH, e, em tese, por ter o melhor time do Brasil, é franco favorito no confronto de volta, 0do dia 15, lá em Natal. Já o Flamengo, deu passo importante rumo a classificação ao vencer o América RN, por 1 a 0 fora de casa. Jogo de volta será no dia 15, quarta feira, no estádio do Maracanã. Um empate classifica o Mengão.
C * U * R * T * A * S
* BRASILEIRÃO 2014 terá sequência neste rush de final de semana. Jogos foram antecipados para sabado devido as eleições. Os jogos: Flamengo x Santos, no Rio. Jogo duro para os dois. Mengão leva alguma vantagem por jogar em casa e pelo fato do Santos não vencer fora de seus domínios. O Fluminense recebe o Bahia, que começa a se recuperar. Jogo vai ser brigado. Tricolor vai sofrer bastante.
* O CORITIBA enfrenta o Atlético Paranaense, num tradicional clássico do Paraná. Furacão me parece mais inteiro, em melhor fase. Em tese, é o favorito. O VItória, da Bahia recebe o Botafogo, que está em crise. Em casa, o time baiano deve levar vantagem. O Gremio enfrenta o São Paulo. Tricolor paulista está em baixa. Tricolor gaucho em alta. Em razão disso, o Gremio está mais perto da vitória.
* O CORINTHIANS tem o Sport Recife pela frente. Jogo será no Itaquerão. Time de Mano intercala bons e maus momentos. Pode vencer, mas também pode decepcionar. Dificil antecipar o vencedor neste jogo. O Cruzeiro faz com o Inter o melhor jogo da rodada. Será no Mineirão, em BH. Aposto no futebol do time de Marcelo de Oliveira. O de Abel Braga deve complicar, mas dificilmente será vencedor.
* O GOIAS é outro time que não tem nenhuma regularidade. Neste sabado recebe o Figueirense, que luta para não cair. Jogo dificil que pode terminar com vitória de qualquer dos adversários. Em Criciuma, o time da casa que está entre os últimos colocados, pega o Atlético Mineiro, que atravessa excelente fase. Se prevalecer o momento e a qualidade de elenco, o Galo mineiro sai deste jogo com 3 pontos.
Gobbi defende Mano junto com jogadores
* MARIO GOBBI, presidente do Corinthians, forçou três jogadores do elenco a declararem diante da imprensa que Mano Menezes tem todo apoio deles e de seus companheiros e merece continuar a frente do elenco alvinegro. Uma farsa. Na verdade, os jogadores não estão nem ai com Mano e se ele sair não vão sentir sua falta. Gobbi ainda acredita no treinador e faz o impossivel para mante-lo no cargo.
* JA DEI AQUI minha opiniao. Mano não serve para comandar o time de futebol do Corinthians e deveria deixar seu cargo o quanto antes. Quanto mais ele ficar, mais a fiel vai sofrer. Ele teve tempo de sobra para montar um bom time e não conseguiu. Teve até boa parte dos reforços que pediu. Ainda assim, está fadado a terminar esse ano sem conquistar um título sequer. Só Gobbi não percebe isso.
* O PRESIDENTE corintiano, por sinal, garante que o Corinthians terá um time para ser campeão em 2015. Só não disse de que. Se continuar com Mano no comando técnico, o Timão vai ficar mais um ano na fila. Não adianta insistir. Para Mano Menezes, uma licão. Ele que se julga o melhor tecnico do Pais já perdeu a confian;a de torcedores, associados e conselheiros do clube. Unica alternativa é sair.
* LI MATÉRIA publicada pelo site da Gazeta Esportiva onde só existiam “ondas”. Criaram uma crise no elenco do São Paulo, indicaram a demissão de Juvenal Juvêncio da diretoria como causa principal para a crise e chegaram até a dizer que o clube estava a caminho da Série B. Não sei quem é o responsável pelo site, mas acho que já passou da hora dele tomar providências contra esse tipo de matéria.
* NA VERDADE, o São Paulo não caiu de produção por causa da saida de Juvenal. Caiu porque Kaká continua a ser um jogador irregular (tanto que não vingou no Real Madrid nem no Milan), Ganso é um talento mas só joga quando quer, Alan Kardec é um bom centro avante mas não é o craque que dizem e a linha de zaga tricolor é a pior do futebol brasileiro. Verdades que só não vê quem não quer.
* E TEM mais. Nenhum clube brasileiro, com exceção do Cruzeiro, consegue manter-se no topo por muito tempo. A oscilação é grande. No São Paulo, não seria diferente. Murici Ramalho é um bom treinador, mas tambeém oscila. Salvou o São Paulo do descenso no ano passado, mas não conseguiu ganhar nada depois disso. Prova de que também precisa reformular seus conceitos. Ou recicla, ou sai.
São Paulo venceu apertado pela Copa sul-Americana
* MURICY, por sinal, parece decidido a continuar como técnico do São Paulo. Ele quer, no mínimo, chegar até o final de seu contrato. Acho uma idéia perigosa. Com coração não se brinca. Ao continuar sob pressão como técnico do São Paulo, Murici terá recaidas. Numa dessas, pode perder a vida. Será que vai valer a pena? Com certeza, não. Por isso fui e sou favoravel a que ele encerre a carreira agora.
* SÃO PAULO jogou terça feira contra o Huachipato, do Chile, no Morumbi, pela Copa Sulamericana. Resultado final, São Paulo 1 a 0. Gol foi de Michel Bastos que, ao lado de Rogério Ceni, foi um dos destaques da partida. Tricolor jogou bastante desfalcado, mas soube se impor. Mesmo com dez jogadores, já que Luis Fabiano, mais uma vez, foi expulso de campo. Resultado justissimo para o Tricolor.
* VOCES sabem que eu não gosto de Luis Fabiano como jogador. Ainda mais neste momento, quando está em final de carreira. No jogo contra o Huachipato, não fez quase nada e ainda arrumou uma expulsão. Isso porque ganha 700 mil mensais, um dinheiro que poderia ser melhor gasto pela diretoria do São Paulo, com jogadores mais eficientes e menos indisciplinados. O Fabuloso é uma mentira.
* COM A VITÓRIA de terça, o São Paulo precisa de um empate dia 15 de outubro lá no Chile para se classificar. Não será um jogo fácil, porque é na casa do adversário, mas se no Morumbi o Tricolor ganhou com dez jogadores em campo, pode garantir a classificação com onze em território chileno. A vitória foi um alento para o time e para a torcida. O São Paulo não ganhava há seis partidas.
Milton Cruz e Tata: dois para substituírem o afastado Muricy Ramalho
* MILTON Cruz, mais uma vez, foi o treinador, já que Murici Ramalho está em convalescença depois passar quase uma na UTI de um Hospital paulistano,devido a problemas cardiacos. No jogo de sabado que vem contra o Gremio, outra vez o time será dirigido por Milton. A volta de Murici está marcada só para a semana que vem. Por enquanto, ele continua de molho. Sem dúvida, atitude mais segura.
* SE conseguir a classificação diante do Huachipato, o São Paulo vai enfrentar na proxima fase da Sulamericana, Goiás ou Emelec. Em tese, o time equatoriano seria mais tranquilo, mas como não dá para escolher, o ideal é o São Paulo colocar seu melhor time em campo ou, como aconteceu em torneios passados, ele não vai passar da fase classificatória. Titulo da Sulamericana vale vaga na Libertadores.
* DEPOIS da vitória diante do Atlético MG, Mano Menezes aproveitou para detonar seus críticos. Foi seu desabafo. Desabafo que pode durar até esse final de semana, já que o Corinthians, de repente, pode empatar ou perder mais uma. A verdade é que Mano já provou que não serve para dirigir o Timão. Sua permanência no cargo já passou do limite. Só o presidente Mario Gobbi não aceita essa verdade.
Tuma Jr que investigar Andres Sanchez
* CONSELHEIRO Romeu Tuma Junior entrou com pedido de punição ao ex-presidente Andres Sanchez, que deixou divida descomunal para o Corinthians pagar, em especial, junto à Receita Federal. Sabem o que aconteceu. O Conselho vetou a proposta de Romeu, não aceitou discuti-la e ainda o criticou. Ou seja: o Conselho continua nas mãos de Sanchez. Quando é que os conselheiros vão acordar?
* PÚBLICO presente ao Itaquerão não foi dos melhores no jogo contra o Atlético. Prova de que a distância do estádio Itaquerão pesa muito na hora do torcedor decidir se vai ao jogo ou não. Eu previa isso. Como consequência, as rendas são baixas e o clube não faz caixa para pagar suas dívidas milionárias. Desse jeito vai ser dificil recolocar o Corinthians no seu lugar. Ainda mais com a diretoria atual.
* CARLOS Miguel Aidar, presidente do São Paulo, ficou bastante irritado com a sequência de quatro jogos sem ganhar de seu time no Brasileirão. Ele puxou as orelhas da comissão técnica. Aindar continua favoravel à permanência de Murici Ramalho no cargo, mas se os maus resultados persistirem, ninguém segura o treinador. Murici que está em convalescença, deve voltar ao trabalho semana que vem.
* A BRIGA entre o dono da WTorres, que construiu a Arena Palmeiras, e a atual diretoria do clube tem tudo para acabar em pizza. Torres garantiu que as divergências começam a ser resolvidas e que a WTorres vai ajudar o Palmeiras a ter um time à altura da nova Arena. Ou seja: vai investir forte no futebol em 2015. Uma boa noticia para o torcedor palmeirense que passa por momentos dificeis.
* A SÉRIE B do Brasileiro já teve quatro jogos na última terça feira. A Ponte, que jogou em casa, cedeu empate ao Paraná e perdeu a chance de disparar na liderança do campeonato. O placar final foi 2 a 2 e a exibição pontepretana deixou a desejar em especial no setor defensivo. Ainda assim, a Macaca é um dos times favoritos ao título da competição e também ao acesso a série A do Brasileiro em 2015.
* A PORTUGUESA empatou fora com o Sampaio Correa. Mal resultado para uma equipe que está no rodapé da tabela de classificação e só conseguiu tres vitórias no campeonato até aqui. Pelo visto, a Lusa vai mesmo cair para a série C do Brasileiro. Uma pena. Um desastre que deve ser imputado ao ex presidente Manuel da Lupa, que detonou o clube enquanto esteve na sua presidência. Um absurdo.
Ilídio Lico: tentando acertar problemas graves na Lusa
* O ATUAL presidente Ilidio Lico, é homem de bem, tem amor pela Portuguesa e tem feito o que está ao seu alcance para tirar o clube do poço em que se enfiou. Infelizmente Lupa deixou o clube tão destroçado que Ilidio não terá chance de recupera-lo em curto espaço de tempo. Do jeito que vai, a Portuguesa pode até fechar as portas. O futebol vai mal e as dívidas são gigantescas. Uma loucura.
* NESTA sexta feira a Série B terá mais três jogos. O Santa Cruz recebe o Boa Esporte. O America Mineiro enfrenta o Atlético de Goias e o Vasco da Gama encara o Bragantino. No sabado, o fechamento da rodada com Avaí x Náutico, Oeste x ABC e América-RN x Joinville. Diria que América MG, Vasco, Avaí e Joinville são favoritos. Nos outros jogos há equilibrio e não dá para tentar prever vencedores.
* NO MOMENTO, o G4 da Série B conta com a Ponte Preta em primeiro com 50 pontos ganhos, uma boa campanha. Em segundo vem o Avaí com 49. Joinville e Vasco da Gama estão na terceira e quarta posições com 47 pontos ganhos. No Z4 estão Icasa com 27, América RN com 26, Portuguesa de Desportos com 21 e Vila Nova com 20. São os quatro clubes mais ameaçados pelo rebaixamento.
* BOM LEMBRAR que o STJD voltou atrás e devolveu os vinte e um pontos cassados do América MG. Acho que foi justo. Numa dessas o clube mineiro voltou a ter 34 pontos ganhos que ainda lhe permitem sonhar em alcançar o G4. A grande vantagem do América ao recuperar seus pontos, no entanto, é o fato de não estar mais ameaçado pelo descenso. Sua posição na classificação geral é bem comida.
* POR UMA questão de economia, a CBF tem obrigado alguns árbitros a dobrarem serviço nos meios e finais de semana. Eles apitam um jogo no sabado e outro no domingo, por exemplo. Essa, sem dúvida, é uma das explicações para o baixo nivel de arbitragem no futebol brasileiro. Culpa total da CBF que tem muito dinheiro em caixa mas não investe na qualidade dos árbitros que contrata.
Marin desfila incompetência na direção da CBF
* A GESTÃO José Maria Marin, por sinal, é péssima. Ele não tinha nenhuma condição de assumir a presidência da CBF, mas por motivos internos e políticos, foi guindado a essa condição sem ter nenhuma condição para tanto. Marin é um personagem que teve sorte na vida. As oportunidades caíram em seu colo sem que ele precisasse fazer força. Mas como não tem competência, seu trabalho é medíocre.
* A EXPECTATIVA é que Marco Polo Del Nero assume a entidade no ano que vem. Além de mais novo, Marco é mais ativo, mais esperto. Único problema é saber se ele estará disposto a colocar o dedo na ferida e realmente reformular o futebol brasileiro. Pelo que sinto à distancia, Marco não vai querer fazer isso. Como consequência, o futebol do Brasil vai continuar no estágio negativo em que se encontra.
* A VERDADE é que os atuais dirigentes do futebol brasileiro só tem um pensamento na vida: enrriquecer à qualquer custo. O resto não lhes interessa. Eu lamento, porque se não fizeram um trabalho profundo de reformulação no futebol do Brasil, seu futuro está seriamente ameaçado. Em razão disso, faço um apelo ao Marco Polo: faça um projeto e recupere o futebol brasileiro. Não deixe como está.