Sérgio Carvalho: Clubes Paulistas decepcionam os seus torcedores

Depois de 15 anos, o Estado não vai ter nenhum representante na Copa Libertadores. Uma vergonha!

Assim que o Brasileirão acabou o torcedor de futebol brasileiro e, em particular, o paulista, passou a sonhar com os reforços que seus clubes contratariam.

0002048142996 img

Assim que o Brasileirão acabou o torcedor de futebol brasileiro e, em particular, o paulista, passou a sonhar com os reforços que seus clubes contratariam. O Corinthians, que segundo as estatísticas é o que mais arrecada, deveria comprar alguns medalhões e montar um timaço ainda mais vencedor do que o de 2012.

0002048142999 img

O São Paulo que terminou mal o ano, reforçaria seu time em todos os setores carentes e também entraria em 2014 com chances de ganhar muitos títulos. O Palmeiras, que vem de título na Segundona, reforçaria seu elenco nas posições em que se julgava carente, para iniciar 2014, ano do centenário do clube, com um time para ninguém botar defeito.

E o Santos, que depois daquela fase auspiciosa em que Ganso e Neymar deram ao clube os títulos paulista, brasileiro e até o da Libertadores, sonhava em voltar a voar alto e a brigar com seus adversários no mesmo nível de competência. Mas a esperança se diluiu rapidamente. Ninguém contratou ninguém de peso e as deficiências que existiam no Brasileirão 2013 continuam a exibir.

Talvez o Santos seja a exceção, porque contratou Leandro Damião, mas com a possível saída de Cícero, seu melhor jogador na temporada, o time continua carente em diversas posições. Agora, a expectativa é a de que nos próximos dias, até chegarmos ao dia 1º de janeiro, nossos dirigentes se mexam e mostrem servico.

0002048142996 img

É preciso contratar. De onde vai sair o dinheiro não interessa, mas é preciso contratar e montar times a altura de suas histórias. A princípio, diante da falta de coragem e ousadia desses dirigentes, achamos que o torcedor comum vai continuar frustrado e não verá muitas caras novas nos elencos de seus times. Ainda assim, a esperança é a última que morre e em cima disso o torcedor constroi seus castelos.

Se vai dar certo ou não, isso não importa. Mas enquanto houver esperanca vale a pena manter o sonho. Problema é quando em vários casos esse sonho virar pesadelo. Ai, não terá mais jeito e o sonho de ver seu time campeão vai morrer antes de 2014 começar. E pelo andar da carruagem não está muito longe disso acontecer. Tomara esteja enganado.

C * U * R * T * A * S

* MEU PESSIMISMO em relação as contratações de nossos grandes clubes têm razão de ser. Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, já disse que não está disposto a fazer loucuras. Que os “preços estão proibitivos” e não dá para enterrar o clube para trazer dois ou três jogadores que podem até não solucionar os problemas do time. Não concordo com ele. Acho que clube não é banco e não precisa dar superavit. Preciso investir e dar ao torcedor o que ele mais quer: titulos.

0002048143041 img

* PEDRO NOBRE presidente do Palmeiras deu entrevista outro dia com o mesmo discurso. Disse que apesar do centenário do clube “não vai fazer loucuras para montar seu elenco”. Pois ele deveria sim fazer muitas loucuras. Mesmo que o Palmeiras chegasse ao final do próximo ano no vermelho. Importante é que o clube usasse o centenario para voltar a ser grande, a ser vencedor. Ou Nobre não tem a coragem suficiente para arriscar tanto? Se não tem deixe o cargo para quem arrisque.

* A DIRETORIA do Santos arrumou alguns parceiros e dentro do dinheiro disponível já comecou a contratar. Apesar de não gostar de Leandro Damião, pelo menos ele tem prestígio e incomoda zagueiros. Vai ajudar bastante o técnico Oswaldo de Oliveira e montar sua equipe para 2014. Além disso, estou sabendo, virão outras contratações por aí. Muito bom. Só não pode é deixar escapar aqueles que aprovaram no elenco. Cícero e Montillo são dois deles. Não dá para negociá-los.

* OUTRO dia o diretor de futebol do Corinthians disse que a situação financeira do clube não lhe permite arriscar muito em contratações. Só vai fazer contratações pontuais. Até ai, tudo bem. O problema é saber quem vem para reforçar um elenco cheio de deficiências. Não há, por exemplo, um bom lateral direito. Não há também um volante que possa reforçar a cabeça de área. Também faltam bons atacantes, já que Pato não serve e Emerson e Guerreiro deverão deixar o clube.

* SERA que mesmo com o caixa baixo ainda assim o Corinthians tem dinheiro para contratar um lateral direito, um volante e dois atacantes? E no meio campo, quem vai ficar? Os superados Douglas e Romarinho? Seria pensar muito pequeno.

* E QUEM dirige um Corinthians, precisa pensar grande. Afinal, é um clube que tem facilidade para arrecadar. Se o time está bem, o torcedor vai junto. Ele vai ao estádio, compra camisa, não atrasa prestação do sócio torcedor. Tem que acreditar na fiel. Caso contrario, o time vai começar o ano carente e pode não reagir depois se as contratações necessárias chegarem atrasadas. Se o Santos arrumou bons patrocinadores, por que o Corinthians também não pode fazê-lo? Virem-se.

0002048143025 img


* Q
UEM está numa pior é a Portuguesa. Ela parece nao vai recuperar os pontos que perdeu e esta rebaixada para a Segunda Divisao do futebol brasileiro. Além disso, está em situação financeira deplorável e nao tem mais de onde tirar dinheiro. Sua torcida é pequena e não dá para arrecadar mais com ela. Além disso, o presidente Manuel da Lupa fez um emprestimo de 41 milhoes junto ao Banco Branif e não tem como pagar. Será que vão acabar ter de empenhar o Canindé ???

* POR FALAR em Portuguesa. A Fifa já disse que se ela não concordar com a decisão da Justica Desportiva, que tem todo o direito de entrar com ação na Justiça Comum. Neste caso, não só ela fará isso. Há muitos outros clubes interessados que também o farão. E como a Justica Brasileira é lenta a decisão de quem realmente caiu em 2013 vai ser prolongar por muitos e muitos meses. O Brasileirão 2014 começaa em maio. E daí, com quantos clubes ele vai ser disputado? Nem a CBF sabe.

* JOSE MARIA Marin está numa saia justa que não tem tamanho. Ele vem fazendo apelos para que os clubes não entrem na Justiça Comum. Mas boa parte dos implicados, prometem fazê-lo. Vai ser um imbrólio que não terá solução rápida e o Campeonato Brasileiro do ano pode até nem começaar. Para tentar resolver logo o problema, a Ponte Preta já pede através sua diretoria que o Brasileirão 2014 tenha 24 clubes. Proposta indecente, mas que pode até ser aceita e viabilizada.

0002048143053 img

* NOTICIARIO esportivo nos da conta de que o Palmeiras tem interesse em Ronaldinho Gaúcho – já sonhou com isso no passado – cujo contrato com o Atlético Mineiro termina na semana que vem. Acho uma boa. Ele ainda é um jogador útil e poderá dar peso ao elenco verde. Acho até que a diretoria verde conseguira parceiros para viabilizar a contratação de Ronaldinho. Seria um grande negócio. E onde o Verdão jogasse certamente o estádio estaria cheio. Está aí uma contratação ousada e que merece ser realizada.

* DIRETORIA do Corinthians mostra interesse em Diego Tardelli que está no Atlético Mineiro. Antes, no entanto, quer ver se consegue negociar Danilo, Emerson Sheik e Douglas, que ganham os melhores salários do clube. Douglas, por sinal, está na mira do Grêmio. É possível que o jogador volte para lá. Neste caso, seu salário poderá ser oferecido ao Tardelli. Já o atacante Aloísio, do São Paulo, recebeu proposta cinco vezes maior do que ele ganha no São Paulo. Numa dessas, deve sair.

* NESTA sexta-feira o Superior Tribunal de Justica Desportiva promete julgar os recursos de Portuguesa, Flamengo, Vasco e Fluminense. Deverá ser uma decisão definitiva. Quem não concordar, só terá a chance de recorrer à Justiça Comum. É exatamente disso que José Maria Marin tem medo. Poruq ea nossa Justiça é lenta, dmorada e repleta de liminares. Até já atrapalhou a Série C este ano, quando o Rio Branco, do Acre, foi incluído de última hora após uma briga com o Treze-PB e deixou a competição com 21 clubes. Mas parece que não há como evitar ações na Justiça Comum. É um direito e todos os envolvidos estão decididos a apelar caso percam na Justiça Desportiva. O futebol do Brasil vai parar.