Sérgio Carvalho: Brasil precisa superar maldição mexicana
Grupo do Brasil na próxima Copa até que não é dos piores. Em tese, os três adversários são inferiores
Grupo do Brasil na próxima Copa até que não é dos piores. Em tese, os três adversários são tecnicamente inferiores ao time brasileiro. Mas existe um problema que precisa ser analisado. Em futebol existem alguns tabus que demoram a cair
Grupo do Brasil na próxima Copa até que não é dos piores. Em tese, os três adversários são tecnicamente inferiores ao time brasileiro. Mas existe um problema que precisa ser analisado. Em futebol existem alguns tabus que demoram a cair e sempre incomodam o time que trabalha para derrubá-lo.
A verdade é que o Mexico de uns anos para cá passou a ser uma pedra no sapato do time brasileiro. Ha muito eles não perdem para o Brasil, seja em jogos oficiais ou amistosos. Na final da última Olimpiada, por exemplo, o Brasil era franco favorito e perdeu a medalha de ouro para os mexicanos.

Algo que precisa ser levado em consideração porque esses tabus são difíceis de serem derrubados. No mais, acho que o Brasil tem chance de se sair bem na fase de classificação. A Croacia é um time bem armado, que joga um bom futebol, mas não me parece forte o suficiente para derrotar o Brasil dentro de casa.
Já Camarões, até sabe jogar futebol, tem excelente preparo físico mas não me parece em condições de derrubar o time de Felipão. Diante disso, minha aposta é em que nos três jogos, o Brasil passe mesmo apertado contra o México. No mais, deve passar tranquilo e certamente vai se classificar para as oitavas de final quando começaam os mata-matas.
Felipão diz que teme mais enfrentar o Chile do que a Espanha ou a Holanda nas Oitavas, mas acho que ele está blefando. Existe uma frase que o pessoal da Globo sempre divulga que diz o seguinte: se o Brasil quer enfrentar um adversário para se recuperar de uma má fase, marque um jogo contra o Chile. É vitória na certa.
Por isso mesmo, não entendo a colocação do Felipão que está cansado de saber que será muito mais difícil enfrentar espanhois ou holandeses do que os chilenos. Aliás, só para lembrar, a seleção de Dunga caiu fora da Copa justamente diante dos holandeses. Tomara não os tenhamos como adversários nas oitavas.
Se acontecer, podemos ate dar adeus a Copa. Certo, Felipao!!!
C * U * R * T * A * S
* NA ABERTURA desta coluna já analisei o Grupo A que é o grupo do Brasil, o dono da casa. Ficou claro que, em minha opinião, vão se classificar Brasil e México. No Grupo B estão Austrália, Chile, Espanha e Holanda. Estas duas últimas são as favoritas. Devem se classificar. Não acredito nem no Chile e muito menos na Austrália. No Grupo C estão Colômbia, Costa do Marfim, Grécia e Japão. Time colombiano é disparado o melhor. Em segundo lugar colocaria o Japão. Devem classificar.

* NO GRUPO D foram sorteados Costa Rica, Inglaterra, Itália e Uruguai. Grupo difícil, bem equilibrado, exceto pela presença da Costa Rica que está alguns furos abaixo. Ainda assim apontaria ingleses e italianos como prováveis classificados. No Grupo E estão Equador, França, Honduras e Suíça. O Equador foi uma das revelações das Eliminatórias Sul Americanas. Deve se classificar. A França e Honduras não estão bem. Por isso, apostaria a classificação dos suíços como segunda forca.
* NO GRUPO F a Argentina é franca favorita. Aliás, acho que ela tem time para disputar o título. Bósnia, Irã e Nigéria disputarão a segunda vaga do grupo. Acredito mais na Bósnia, que tem boa estrutura técnica e estão praticando um bom futebol. No Grupo G Alemanha, Estados Unidos, Gana e Portugal formam uma das chaves mais difíceis do Mundial. Os alemães são os grandes favoritos. Gana e Estados Unidos devem ser respeitados. Mas Portugal tem futebol para chegar.
* O Grupo H tem Belgica, Argélia, Coreia do Sul e Rússia. Os belgas devem ser considerados hoje uma das forças do futebol europeu. A Rússia também tem um time bem estruturado, que marca no campo todo e tem muita velocidade nos contra ataques. Diria que será outra surpresa desse Mundial. Não boto fé nos argelinos e nos coreanos do sul. Ambos correm muito, são bastante aplicados, mas falta-lhes técnica reficada. Por isso acredito que eles só participarão da primeira fase.
* COPA começa no dia 12 de junho, às 17 horas, no Itaquerão. Um Itaquerão que estara totalmente recuperado do acidente que derrubou pequena parte de sua arquibancada mas que estará pronto para o histórico jogo de abertura da Copa de 2014, segundo nosso leitor Celso Piatino, que foi até o estádio para fotografar o local. Na oportunidade o Itaquerao estará superlotado pois todos os ingressos para o jogo de abertura ja foram vendidos. Só existem nas mais de cambistas.

* ASSISTI ao sorteio dos grupos da Copa. Um espetáculo feio, sem brilho,apresentado por dois atores da TV Globo, Fernanda Lima e seu marido. Faltou vibração aos dois. Eles falam para dentro. Não tem nenhuma condição de apresentar um espetáculo como esse. A Globo tem gente de muito mais competência para exercer essa função mas escolheu alguns dos piores. Os shows de dança e canto também foram medíocres. Um péssimo início para a Copa do Mundo de 2014.
* JORNAL inglês denuncia Manaus como uma das cidades mais violentas do País. Além disso, afirma que todos os dias chove na capital amazonense e que isso vai prejudicar o futebol das seleções que mandarem seus jogos por lá. Isso tudo é verdade e é mais um problema que envolve uma Copa disputada no Brasil. Por politicagem de Lula e seus comparsas, ao invés de seis, resolveram definir doze sedes para o Mundial. Resultado: gastos milionarios e falta total de infraestrutura.
* ALIAS as companhias aéreas brasileiras já não estão dando conta do número de clientes que usam seus aviões. Como é que elas vão fazer com a chegada de centenas de torcedores que virão assistir a Copa no Brasil e vão precisar desse meio de transporte. A Gol atrasou todos os seus voos no sabado passado por falta de condições de pouso no Rio e em São Paulo. Virou um caos. E dai, como vai ficar o torcedor que comprou ingresso e vai precisar chegar a cidade sede de avião?

* O ENTORNO do Itaquerão não foi feito como mandava o projeto Copa assinado pelo ex Prefeito Kassab. Haddad, atual prefeito, simplesmente abandonou o projeto e disse que nao iria gastar dinheiro naquele local porque tinha outras prioridades. Resultado prático. Para se ir de carro ao Itaquerão e achar um lugar para estacionar vai ser um problemão para o torcedor. Só o metrô vai funcionar direito, mas será que o número de vagões vai suprir as necessidades para um jogo da Copa?
* APROVEITO para informar que nada mais sera construido em São Paulo com vistas a Copa. O que deveria ser, já foi engavetado ou já está em fase final de acabamento (caso do estádio). Assim, se o torcedor esperava conforto na sua ida ate Itaquera, ele vai se decepcionar. A tal infra estrutura prometida não foi criada e cada um deve de virar como puder. Ou seja: como eu previa, o Brasil não estava em condições de assumir a organização de um evento desta magnitude.
* OUTRA denúncia de jornais europeus. As rodovias brasileiras estão esburacadas e sem o mínimo de conservação. Só o Estado de São Paulo tem boas estradas. Nos outros Estados há rodovias sem condições de uso, mas que continuam abertas. Vai ser um caos. Poderá inclusive ser motivo para muitos acidentes porque o turista europeu não está acostumado a dirigir em estradas como as nossas. O balanco final desta Copa deve ser uma catástrofe. A imagem do País sera prejudicada.

* A ULTIMA rodada do Brasileirão 2013 foi disputada. No sábado o Flamengo empatou com o Cruzeiro em jogo de compadres. No Recife, o Náutico despediu-se da Série A com vitória sobre o Corinthians por 1 a 0. Despedida melancólica do técnico Tite que terminou o ano com péssimo aproveitamento apesar do ano grandioso que teve em 2012. Mais uma vez o ataque corintiano pecou pela ineficiência. Pato foi desastroso. Romarinho ainda pior. Candidatos a serem dispensados pelo clube.
* NA RODADA de domingo todo mundo ficou de olho nos jogos que davam classificacao para o G4 e daqueles que levariam os últimos quatro colocados para a segunda divisão do futebol brasileiro. Na parte de cima, que teve o Cruzeiro como lídimo campeão, o Grêmio conseguiu ficar com a vice-liderançaa e uma vaga na Libertadores. O Atlético Paranaense que bateu no Vasco por 5 a 1 ficou com o terceiro lugar e o Botafogo carioca com o quarto depois de vencer bem ao Criciúma.
* JA NA PARTE de baixo da tabela, com a surpreendente vitória do Coritiba sobre o São Paulo dentro do Morumbi, dois clubes cariocas (Fluminense e Vasco da Gama) foram rebaixados. Com eles, Ponte Preta e Náutico que ja haviam sido rebaixados algumas rodadas antes. Os quatro disputarão a Série B em 2014. No jogo do Tricolor paulista o time dirigido por Muricy Ramalho não mostrou nenhuma vontade de vencer. O Coritiba aproveitou-se para vencer e escapar da Segundona.

* IMPORTANTE destacar que o jogo entre Atlético Paranaense e Vasco foi paralisado devido a uma briga violenta e generalizada que mandou quatro torcedores em estado grave para o hospital. Fora outros que se machucaram bastante mas não precisaram ser removidos. Mais uma vez a briga dentro do estádio foi provocada por facções uniformizadas, numa confirmação de minha tese de que todas as Uniformizadas do futebol brasileiro deveriam ser banidas definitivamente dos estádios.
* NESTE ano foram várias ações como esta. Em quase todos os estádios e sempre com presença das Uniformizadas. Na verdade não são grupos de torcedores, mas vândalos, bandidos, criminosos cujo melhor lugar para ficar seria atrás das grades de uma cadeia qualquer. Até quando vamos assistir a esse tipo de barbárie? Por que nossas autoridades não tomam providências? O que as impede de punir duramente esses grupos e criar leis para que as punições possam ser exemplares?
* OUTROS números do campeonato. Maiores finalizadores – Sobis, do Fluminense com 124 arremates. Walter, do Goiás, com 109. Assistências – Éverton Ribeiro, do Cruzeiro, com 11. Seedorf, do Bota, D,Alessandro, do Inter, Sobis, do Flu e William, do Inter com 9 cada. Roubadas de bola – William, do Inter com 111 e Ralf, do Corinthians, com 88. Artilheiros – Ederson, do Atletico PR com 21, Hernane, do Flamengo e Dinei, do Vitória, com 16 gols. Cícero (Santos), Fernandão (Bahia) -15 gols.
* MELHOR ataque do campeonato foi o do Cruzeiro com 77 gols. O pior foi o do Náutico, com 22. Melhor defesa foi a do Corinthians com 22 gols contra. Pior defesa foi a do Náutico com 79 gols contra. Maior número de empates foi o Corinthians com 17 em 38 jogos (quase um turno). Melhor saldo de gols foi do Cruzeiro com 40 gols. Pior saldo foi do Náutico com -57 gols. A campanha do Cruzeiro foi mesmo fantástica. Seu time foi melhor em tudo. Mereceu ser campeão da temporada.
* APROVEITO para apresentar a minha Seleção do Campeonato. Fábio, do Cruzeiro; Marcos Rocha, do Atletico MG, Gil, do Corinthians, Dedé, do Cruzeiro e Alex Telles, do Cruzeiro; Milton, do Cruzeiro, Elias, do Flamengo, Paulo Baier, do Atlético Paranaense e Éverton Ribeiro (do Cruzeiro); Éderson, do Atletico Paranaense e Walter, do Goiás. Melhor treinador foi disparado Marcelo de Oliveira, do Cruzeiro. O goleiro Fábio foi tão bem que merecia uma vaga na Seleção Brasileira.

* NO JOGO do Atletico Mineiro contra o Vitória, Ronaldinho Gaúcho jogou bem e fez dois gols. Prova de que ele está recuperado para disputar o Mundial Interclubes na próxima semana pelo Galo Mineiro. Grande adversário do Atlético sera o Bayern de Munique, que tem feito boas exibições no Campeonato Alemão e parece mais bem preparado para esse torneio do que o Chelsea, da Inglaterra, que no ano passado foi o adversário do Corinthians na grande final. Mas o Galo pode ser campeão.
* NESTA semana a Ponte Preta decide seu futuro. Se vencer o Lanus, na Argentina, e ganhar a Sul Americana, terá o privilégio de disputar a Libertadores 2014. Caso contrário, terá um ano mais discreto, pois só tera em seu calendário jogos pelo Paulistinha que começa em janeiro e depois jogos pelo Brasileirão da Série B, já que ela foi rebaixada. Em tese, por jogar em casa, o Lanus leva algum favoritismo. Mas a Macaca tem potencial para mesmo no campo inimigo voltar com a taça.





































































































































