Sérgio Carvalho: Atlético Mineiro faz quatro e tira o Corinthians da Copa do Brasil

Guerrero fez logo o gol do Corinthians, mas depois o Galo foi valente demais apra virar e chegar à goleada necessária para chegar nas semifinais da Copa do Brasil

Guerrero fez logo o gol do Corinthians, mas depois o Galo foi valente demais apra virar e chegar à goleada necessária para chegar nas semifinais da Copa do Brasil

0002050036200 img

Foi incrível. Nem bem começou o jogo em Minas e Guerrero fez um gol para o Corinthians. Como no jogo de ida o Timão havia vencido por 2 a 0, pensei: acabou. O Atlético não tira nunca essa diferença. O Corinthians está classificado. Tudo errado. Eu não esperava mas o Atlético tirou recursos físicos e técnicos lá do fundo do baú e foi buscar a vitória que precisava para se classificar.

Empatou o jogo e fez mais três gols, chegando ao final com merecida vitória por 4 a 1, que lhe dá vaga na próxima fase da Copa do Brasil (seu adversário será o Flamengo, que eliminou o América-RN também na noite de quarta-feira no Maracanã).

O Corinthians, por sua vez, graças a péssima atuação de seu setor defensivo na noite de quarta feira, levou os quatro gols e caiu fora de um torneio que Mano Menezes pretendia ganhar à qualquer custo. Alias, Mano que fez dancinha depois do segundo gol do Corinthians no Itaquerão, contra o Atlético, desta vez não dançou.

Atléticos comemoram goleada história sobre o Corinthians na Arena Independência, em Belo Horizonte

Atléticos comemoram goleada história sobre o Corinthians na Arena Independência, em Belo Horizonte

Ou melhor. “Dançou” na Copa do Brasil, como se diz na gíria. Está fora e, pelo andar da carruagem, pode estar deixando o clube nas próximas horas, já que ganhar um título e classificar o time para a Libertadores 2015 era sua obrigação. Com a eliminação de ontem ele parece não ter condições de alcançar nenhum desses objetivos, mesmo porque, a situação de sua equipe no Brasileirão também não é nada boa e, para complicar, no próximo domingo o Corinthians pega um adversário direto, o Internacional, de Abel Braga, lá no sul do País.

Enquanto a fiel chorava a eliminação da Copa do Brasil, o torcedor do São Paulo iniciava a noite de forma feliz. O Tricolor ganhou do Huachipato, por 3 a 2, lá no Chile, e deu um passo importante rumo ao título da competição. Vitória justa, conquistada com muita inteligência e aplicação diante de um Huachipato ofensivo e insistente na busca dos gols que poderiam classificá-lo.

Prevaleceu no final a maior categoria dos sãopaulinos, que fizeram seus gols através Michel Bastos, Ganso e Boschilia. E isso, sem Kaká e Souza, titulares que só voltam ao time sábado que vem contra o Bahia, no Morumbi.

C * U * R * T * A * S
* GIL e Ralf fizeram muita falta ao Corinthians no jogo do Mineirão. Com eles no time, os 4 a 1 do Atlético dificilmente teriam acontecido. A defesa do Corinthians, que tem sido o destaque do time neste ano, foi decepcionante diante do Galo.. Foram quatro gols como poderiam ter sido mais, tantas chances criou o time mineiro durante os noventa minutos. Alias, o Galo venceu com justiça.
* NESTA desclassificação, ficou evidente que o elenco corintiano não é assim tão qualificado. Bastaram alguns desfalques para que o time de Mano fizesse agua por todos os lados. Além disso, mesmo quando tem o elenco todo nas mãos, o treinador não consegue fazer o time jogar. Só em alguns momentos isso ocorreu, mas na maioria das vezes, o time perdeu até para clubes inferiores.
Atleticanos comemoram um dos gols do Galo e deixam Cássio de joelho pelo Corinthians

Atleticanos comemoram um dos gols do Galo e deixam Cássio de joelho pelo Corinthians

* GUERRERO, como disse, fez o gol corintiano. Melhor jogador do Atlético e da partida foi Guilherme.Ele deu passe para dois gols e fez dois. Foi o herói do jogo. Diego Tardelli, que voltou da Seleção Brasileira e quis jogar, valeu pelo esforço, mas não jogou o bom futebol que sabe jogar. Na defesa, o Galo se portou muito bem. Quase não deu chance ao ataque corintiano. Foi muito sólida.

* NÃO SEI se será hoje ou na semana que vem. Mas depois dessa desclassificação inesperada, é bem possível que ou Mano entregue sua demissão ou Mario Gobbi resolva tomar a iniciativa de coloca-lo prá fora. Em minha opinião, Mano provou nessa sua passagem pelo Corinthians, que não tem qualidade para dirigir um time tão importante quanto o do Timão. Melhor é que ele saia. Já.
* MARIO Gobbi, por sinal, disse outro dia que Mano “não sairia enquanto ele fosse presidente”. Acho que ele vai ser obrigado a mudar de ideia. A pressão vai ser tanta que ou ele demite o técnico ou vão pedir sua cabeça e a possibilidade dele não terminar o mandato é grande. Essa situação, vai favorecer o grupo que o combate e que poderá ter caminho livre para eleger o futuro presidente.
Mário Gobbi rompeu com Andres Sanchez no Corinthians

Mário Gobbi rompeu com Andres Sanchez no Corinthians

* BOM lembrar que Gobbi rompeu com Andres Sanchez, que apesar dos desmandos que cometeu, ainda tem muito prestigio dentro do clube. Sem ele e praticamente sozinho na presidência, Gobbi pode até sofrer o vexame de não eleger seu sucessor. Para o Corinthians, em minha opinião, será muito bom que o atual grupo que o dirige, caia fora. A Oposição tem bons nomes para o cargo.

* O SÃO PAULO, mesmo desfalcado de alguns de seus principais jogadores, foi muito bem no jogo que disputou quarta-feira à noite, contra o Huachipato, lá no Chile. Placar final, São Paulo 3 a 2. Como no primeiro jogo o Tricolor paulista também venceu, seu time passou com louvor para a próxima fase da Copa Sulamericana de 2014. Agora o time de Muricy Ramallho vai disputar as quartas-de-final.
* FALTAM portanto seis jogos para o São Paulo garantir vaga na Copa Libertadores do ano que vem. No jogo de ontem, seu time jogou com competência. Fez o primeiro gol, cedeu o empate, desempatou de novo e logo depois de outro empate no final do jogo, ainda teve forças para fazer o terceiro gol e enterrar o adversário. Gols tricolores foram marcados por Michel Bastos, Ganso e Boschilia.
* O HUACHIPATO correu muito e mereceu fazer dois gols. Foi um time bem mais ofensivo do que o adversário. Mas a defesa tricolor aguentou firme o repuxo, mesmo depois que Denilson foi expulso de campo depois de fazer mais uma falta desnecessária num atacante adversário. Com dez, o São Paulo procurou segurar e tocar mais a bola para ganhar tempo. Foi um jogo inteligente que o levou a vitória.
* COMO destaques maiores de seu time o São Paulo teve Rogério Ceni (que fez ótimas defesas), Edson Silva (que não perdeu uma dividida ou uma bola pelo alto) e Michel Bastos, que cada vez mais me encanta não só pela sua aplicação, mas também pela sua qualidade técnica. Michel é desses jogadores incansáveis. Corre o tempo todo, marca, passa e arremata. Uma bela contratação da diretoria.
* DELEGAÇÃO tricolor já está chegando de volta do Chile. A viagem foi desgastante mas a vitória deve aumentar a auto estima do time. Sábado o time de Muricy volta a disputar o Brasileirão. Vai pegar o Bahia, dentro do Morumbi. Como novidades, as voltas de Kaká e Souza que estavam defendendo a Seleção Brasileira. Ou seja: se o time foi bem no Chile, deve jogar melhor sábado com o time completo.
Alex chorou muito e recebeu cumprimento de Abel Braga, técnico do Internacional - Foto: Inter - Oficial

Alex chorou muito e recebeu cumprimento de Abel Braga, técnico do Internacional

* DEPOIS de um meio de semana com jogos da Copa do Brasil e da Sulamericana, o Brasileirão 2014 volta com tudo nos próximos sábado e domingo pela série A. No sábado serão quatro jogos: Fluminense x Criciúma, São Paulo x Bahia, Goiás x Grêmio e Atlético Mineiro x Chapecoense. Em tese, o Flu deve vencer o Criciúma. Afinal, o jogo será no Rio, onde o Tricolor sempre joga melhor.

* O SÃO PAULO encara o Bahia, um dos piores times do campeonato. Como deve ter Kaká e Souza, que voltam da Seleção, o Tricolor paulista é favorito deste jogo que será disputado no Morumbi. O Goiás em casa é páreo para o Grêmio. Tudo pode acontecer. E o Atlético Mineiro, que deve contar com Diego Tardelli de novo, recebe a Chapecoense que vem de bons resultados. Todo cuidado será pouco.
* NO DOMINGO, mais seis jogos. O Palmeiras faz clássico contra o Santos. Por jogar em casa o Verdão leva alguma vantagem. Mas em clássicos, todo mundo sabe que acontecem surpresas. Por isso uma vitória santista não está fora de cogitação. O Atlético PR pega o Flamengo, em Curitiba. Equilíbrio. O Inter recebe o Corinthians como favorito. Time de Mano joga fechado e pode arrancar um empate.
* O FIGUEIRENSE recebe o Coritiba. Em casa, está muito mais perto da vitória. O Coritiba é franco atirador. O Botafogo em casa tem conseguido alguns bons resultados. O Sport, ao contrário, não consegue vencer fora. Vai daí que o favorito é o time de Mancini. Já o Vitória vai passar apertado contra o líder Cruzeiro, em Salvador. Mas há possibilidade do time da casa faturar os três pontos.
* NO MOMENTO o G4 do Brasileiro é formado pelo Cruzeiro, que tem 56 pontos, o Inter, com 50, o São Paulo com 49 e o Atlético Mineiro, com 47. O Z4, que reúne os piores times do campeonato, tem Bahia e Criciúma com 30 pontos e Botafogo e Coritiba com 29. O Cruzeiro é o time que mais venceu: 17. Bahia, Criciúma e Coritiba são os que menos venceram: apenas 7 vezes. É muita ruindade.
O grande goleiro Fábio, do Cruzeiro, ficou de joelhos diante de um Flamengo implacável: 3 a 0

O grande goleiro Fábio, do Cruzeiro, ficou de joelhos diante de um Flamengo implacável: 3 a 0

* MAIOR número de empates é o do Corinthians, que joga na retranca. Empatou dez vezes. Maior número de derrotas é do Botafogo, com 15. Maior número de gols marcados é do Cruzeiro com 51. Time que fez menos gols foi o Criciúma, com 19. Pior defesa é a do Palmeiras com 42 gols sofridos. Melhor é do Grêmio com 17. Melhor saldo de gols até agora é do Cruzeiro, de BH com 21 gols. Muito bom.

* AINDA é bom lembrar que a rodada deste final de semana será a vigésima nona. Vão faltar nove para o final do campeonato. Ou seja: serão vinte e sete pontos em disputa. Parecem muitos pontos, mas não é bem assim. Serão apenas nove jogos para o campeonato terminar. E há times que farão apenas quatro desses jogos em casa. Uma bobeada e o rebaixamento acontece. Todo cuidado será pouco.
* NA SEGUNDA feira passada foi dado o primeiro passo para as eleições no Palmeiras. Conselheiros votaram em três chapas inscritas e só uma, a de Luiz Carlos Granieri, não conseguiu o mínimo de de 42 votos para ser oficializada. Assim, só duas chapas vão concorrer nas eleições do dia 20 de novembro, no Parque Antártica. A de Paulo Nobre, que tenta a reeleição, e a de Wlademir Pescarmona.
* A CHAPA da situação tem, além de Paulo Nobre, mais quatro candidatos à vice: Mauricio Gallote, Genaro Marino, Antonino Gesse Ribeiro e Victor Fruges. A chapa de Oposição, que é encabeçada por Pescarmona, terá quatro candidatos à vice presidente: Luiz Gonzaga Belluzzo, João Gavioli, Carlos Degon e Cesar Lemos (o Cesar Maluco, ex-jogador). Belluzzo é ex-presidente e líder desse grupo.
* O GRUPO da Situação tem o apoio de Mustafá Contursi, que tem enorme experiência em eleições e conta com apoio de grande número de conselheiros. Na prévia da última segunda feira, a Situação teve 126 votos enquanto a Oposição teve 67, quase metade. Não sei quem o grupo de Granieri vai apoiar, mas, à principio, acredito que por ser Situação e contar com Mustafá, Paulo Nobre será reeleito.
* BOM lembrar que, pela primeira vez em sua história, o Palmeiras terá uma eleição para presidente com voto de associados e não só de conselheiros. Essa experiência assusta um pouco os candidatos, porque ninguém sabe em quem 10 mil sócios vão votar (é muito difícil controlar tanta gente). Acredita-se que só metade desses associados comparecerão para votar, ainda assim serão 5 mil eleitores.
Redes Sociais já detonam Pescarmona, um dos candidatos à presidência do Palmeiras

Redes Sociais já detonam Pescarmona, um dos candidatos à presidência do Palmeiras

* GOSTO do Pescarmona como pessoa e como um palmeirense convicto, de boa índole. Mas não gosto de Belluzzo, que em minha opinião, enterrou o Palmeiras quando foi presidente do clube. Ele fez dívidas inaceitáveis e as aumentou em muitos milhões de reais. e olha que é um dos mais conceituados economistas do país. Seus sucessores até hoje tentam diminuir essa dívida mas ela cresce muito devido aos juros bancários e a outros compromissos do clube.

* ASSIM, julgo ideal para o Palmeiras, que Paulo Nobre seja reeleito. Digo isso não porque o considere um super dirigente, mas porque seu grupo me parece melhor dotado e pela presença de Mustafá Contursi ao seu lado. De qualquer forma é importante que o candidato eleito crie um projeto de recuperação total do clube. Em todos os sentidos. Não só no futebol. O Palmeiras é grande e merece isso.
* SELEÇÃO Brasileira voltou a jogar na terça-feira pela manhã contra o Japão. Resultado final, Brasil 4 x Japão 0, com quatro gols de Neymar. Foi um jogo fácil para o time do Brasil que impos seu jogo logo de inicio e não deu chance de reação aos japoneses. O gramado, muito ruim, não atrapalhou. Neymar estava inspirado e fez gols de todo jeito. Nem dá para considerar esse jogo como um teste.
* KAKÁ jogou um pouco mais do que no último amistoso, quando só entrou em campo nos minutos finais. Desta vez participou de parte do jogo e fez duas jogadas que resultaram em gols de Neymar. De um modo geral, uma boa exibição do time de Dunga que chegou ao seu quarto resultado positivo nesse reinicio de trabalho como técnico da seleção. Venceu Equador, Colômbia, Argentina e Japão.
* CONSIDERO colombianos e argentinos como ótimo teste. Assim, devo elogiar a conduta de Dunga como treinador. Já disse que não aprovo sua presença no cargo, mas é minha obrigação elogiar seu trabalho quando as coisas dão certo. Espero que a boa fase continue. Afinal, tanto faz se o Brasil ganhar títulos ou classificar-se para o próximo mundial tendo Dunga como técnico. Ideal é chegar lá.
* IMPORTANTE ainda destacar que Neymar tem apenas vinte e dois anos e já completou quarenta gols com a camisa da Seleção. Um fenômeno. De fato. Ele está muito à vontade no time dirigido por Dunga, é o capitão e está solto para jogar o futebol que sabe. Por isso, é o jogador referência desta nova Seleção do Brasil. Tomara não se machuque. Com ele no time, o Brasil é um time muito forte.

Neymar esteve num dia inspirado e marcou os quatro gols do Brasil contra o Japão: de cabeça, em velocidade, de virada e de longe - Foto: CBF News

Neymar esteve num dia inspirado e marcou os quatro gols do Brasil contra o Japão: de cabeça, em velocidade, de virada e de longe

* COM ESSE jogo diante dos japoneses, a Seleção cumpriu seus amistosos referente ao mês de outubro. Agora, só em novembro. A idéia é manter o time em atividade uma vez por mês para quando chegar as Eliminatórias Sulamericanas em 2015, Dunga tenha uma base forte e bem preparada para garantir uma vaga ao Brasil. Será uma competição difícil, mas o Brasil tem time para chegar lá.

* EQUIPE do Bet Tera Sasana sagrou-se campeã da Liga Toyota Cup 2014 na Asia ao vencer o Burirama, do ex técnico do Fluminense, Alexandre Gama. O Bet é hoje dirigido por José Alves Borges, que foi técnico do Santo André e trabalhou durante um bom tempo como auxiliar técnico e observador no departamento de futebol do São Paulo. São brasileiros brilhando no futebol asiático. É muito bom.

* TAMBÉM o Santos terá eleições no final deste ano. Será dia 6 de dezembro, em Vila Belmiro e em cidades que fiquem a até cincoenta quilômetros da sede e tenham mais de quinhentos associados. Não haverá voto via internet. Serão três chapas. A Eu Sou Santos, de Nabi Khaznadar, que terá como vice Carlos Henrique da Fonseca Filho. Khaznadar é empresário bem sucedido na Baixada Santista.

Modesto Roma Junior quer usar experiência no futebol e

Modesto Roma Junior quer usar experiência no futebol e “pedigree” com o pai para dirigir o Santos

* SANTOS Gigante é outra chapa. Liderada por Modesto Roma Junior, filho de Modesto Roma, que foi um dos mais importantes dirigentes do clube no passado. No seu apoio estão Marcelo Teixeira, ex presidente e o lateral esquerdo Leo, que, de repente, pode virar dirigente do clube. Modesto é um candidato forte e tem boas propostas para o clube. Se vencer, poderá revolucionar o Santos.

* SANTOS Vivo é o nome da terceira chapa. É liderada por José Carlos Peres, executivo na área financeira e fundador da ONG Santos Vivo. É um candidato bem preparado e que, se eleito, poderá dar uma dinâmica diferente a política e a administração do clube. Bom candidato. Ou seja: o Santos que depois da saída de LAOR entrou em crise, pode voltar aos seus melhores dias. Vamos aguardar o desfecho.
* IMPORTANTE dizer que o famoso Comitê de Gestão criado por LAOR teve ótimo começo mas depois se perdeu. Quando o presidente citado deixou o cargo por estar gravemente enfermo, a administração santista balançou. Faltou a mão de ferro do ex presidente. Hoje o clube caminha a trancos e barrancos, com muitas dívidas e nenhum título. A esperança é que o novo presidente coloque o clube nos eixos.
Arnaldo Branco: sucesso com 10ª edição do Anuário dos Clubes

Arnaldo Branco: sucesso com 10ª edição do Anuário dos Clubes

* NOSSO amigo de sempre Arnaldo Branco Filho, jornalista esportivo de primeira linha, está lançando a décima edição do Anuário do Futebol Brasileiro. É a única publicação que reúne dados dos vinte e sete campeões estaduais com ficha técnica, artilheiros, etc. Algo para guardar. Além disso, nessa edição, o Arnaldo faz um levantamento completo dos cem anos da Confederação Brasileira de Futebol.

* SÃO CINCOENTA páginas históricas que contam tudo sobre o nascimento da CBF (que foi CBD) com destaque para o primeiro jogo da Seleção Brasileira, o primeiro título, o pentacampeonato mundial, os maiores craques e assim por diante. Um trabalho completo, detalhado sobre tudo que aconteceu no futebol do Brasil de agosto de 2013 até agosto de 2014. Cumprimento o Arnaldo pela publicação.
* A SÉRIE B do Campeonato Brasileiro já teve dois jogos na última terça feira. O Boa Esporte venceu bem ao Vila Nova por 3 a 0 e o Atlético Goianiense bateu no Avaí por 2 a 0. Depois desses resultados o G4 ficou assim: Ponte Preta com 54 pontos ganhos e 15 vitórias. Vasco da Gama com 54 e 14 vitórias. Avaí com 52 pontos e 15 vitórias e Joinville com 51 pontos ganhos e 15 vitórias. Esses os melhores.
* NO Z4 ESTÃO América-RN com 30 pontos ganhos, Icasa com 28, Vila Nova com 23 e Portuguesa de Desportos com 21. Essa é a trigésima rodada do campeonato. Vão faltar oito para que ele chegue ao seu final. À principio, acredito que a Ponte vai subir e ficará com o título da competição. Já a Portuguesa não tem escapatória. Ela deve cair para a série C do Campeonato Brasileiro. O que é uma lástima.
* JOGOS desta sexta-feira. Portuguesa de Desportos x Ponte Preta. Apesar do jogo ser no Canindé, a Macaca é franca favorita. Icasa x Oeste e Paraná Clube x América MG. No sábado, Santa Cruz x Vasco da Gama, Sampaio Correa x Náutico, Joinville x Ceará, Bragantino x América RN e ABC x Luverdense. Essa será a trigésima rodada do campeonato. Só vão faltar mais oito para chegar ao seu final.