Semifinais do Paulistão com o inovador Audax no lugar do irregular São Paulo
O São Paulo perdeu para o Audax, por 4 a 1, numa partida em que o Tricolor paulista deu enorme vexame. Lugano foi um dos piores em camp
O São Bernardo exigiu muito do Palmeiras e mostrou que não chegou por acaso na fase quartas-de-final. O Verdão chega com força as semifinais.
Santos x Palmeiras e Corinthians x Audax, serão os dois jogos válidos pelas semifinais do Campeonato Paulista. O Corinthians goleou o Red Bull, no sábado assim como o Santos derrotou o São Bento, na Vila. O São Paulo perdeu para o Audax, por 4 a 1, numa partida em que o Tricolor paulista deu enorme vexame. Lugano foi um dos piores em campo.
Já o Palmeiras jogou na segunda feira em seu estádio e fez prevalecer seu mando. O jogo não foi fácil. O São Bernardo exigiu muito do time verde e mostrou que não chegou por acaso na fase quartas-de-final. O Verdão chega com força as semifinais.
Vai para um clássico na Vila, contra o Santos, numa partida em que a equipe da Baixada leva alguma vantagem porque raramente perde em casa. Já no outro jogo, o Corinthians em seu campo é quase imbatível.
Mas é bom lembrar a excelente campanha do Audax, que é um time bem armado, de personalidade forte, que tem equilíbrio do goleiro ao ponta esquerda. É uma equipe que deve exigir muito do Corinthians. Muito mais do que os últimos adversários do Timão.
Numa análise isenta sobre esses jogos, indicaria Santos e Corinthians como os times que devem chegar aos dois grandes jogos finais que decidirão o título. Mas como em futebol volta e meia acontecem surpresas, o melhor é apenas dar o palpite, mas sem cravar a vitória de qualquer dos favoritos.
De qualquer forma o que se pode dizer, é que as semifinais do Paulista reúnem realmente os quatro melhores times do campeonato até aqui. Vamos ver nesses jogos finais quem é que vai se destacar mais. Os jogos Santos x Palmeiras e Corinthians x Audax serão disputados no domingo à tarde.
C * U * R * T * A * S
* O PALMEIRAS não teve moleza na noite de segunda feira, na Allianz Arena, pelas quartas-de-final do Paulistão. O placar foi de 1 a 0 para o Verdão, gol marcado por Alessandro quase até o final do jogo. Só aos 41 minutos, aconteceu o segundo gol, que fez juz a boa atuação do time de Cuca. O São Bernardo foi ótimo adversário.
* DESTA vez a defesa verde se deu bem. Em alguns momentos até deu chance de arremate ao ataque do São Bernardo. Mas quando ela cometeu falhas, o goleiro Prass apareceu para defender. O segundo gol foi do garoto Gabriel Jesus, com muito oportunismo. Os dois a zero levam o Palmeiras as semifinais contra o time do Santos.
* COM ISSO, o Corinthians vai pegar o Audax, que bateu no São Paulo por goleada. Curioso é que o Audax é hoje o time de Vampeta, que foi um dos ídolos da Fiel. Vai dar um bom jogo entre esses dois times. À principio Santos e Corinthians são favoritos. Mas tanto Palmeiras quanto o Audax podem surpreender. Duas grandes semifinais.

* O CORINTHIANS deu outro passeio de bola no sábado à tarde, no Itaquerão. Fez 4 a 0 no aplicado clube do Red Bull que fez boa campanha na primeira fase do Paulistão. Mas a diferença técnica entre o time de Tite e seu adversário, acabou por definir a boa vitória alvinegra numa partida que o classificou para as semifinais.
* JOGO do Corinthians foi o mesmo de jornadas anteriores. Houve as tradicionais triangulações, o time se mexeu e correu muito, usou com inteligência as laterais para abrir o ferrolho armado pelo adversário e aos poucos foi fazendo seus gols.O primeiro foi de Giovanni Augusto. Depois também fizeram André, Alan Mineiro e Lucca.
* A DEFESA também jogou com competência. Não deu chance ao ataque inimigo. Tanto que Cassio teve pouco ou quase nenhum trabalho. Yago, no miolo de zaga, voltou a jogar um grande futebol. Parece ter-se firmado como titular ao lado de Felipe. No meio campo Giovanni Augusto merece destaque como meia e até como atacante.
* FIEL prestigiou seu time e fez muita festa. Foram mais de 36 mil torcedores presentes ao Itaquerão. Com a vitória, o Corinthians confirma sua condição de melhor time do campeonato. Se chegar a final, como se espera, vai mandar o jogo decisivo no Itaquerão por ter a melhor campanha. Ou seja: o Timão está ainda mais perto do título.
* O SANTOS também jogou no sábado. Enfrentou o São Bento, de Sorocaba, que até então estava invicto no campeonato. Mas diante de um Santos bem armado e determinado, não houve chance para o time de Sorocaba conseguir um resultado melhor. Ao contrário. O Santos mandou no jogo e mereceu totalmente a vitória.

* OS DOIS gols do Santos foram marcados por Vitor Bueno, que foi o melhor jogador em campo. Dorival Junior fez muitos elogios a ele. Outros que se destacaram foram David Braz, na defesa, Gustavo Henrique, também no miolo de zaga e Lucas Lima, que teve bons momentos durante a partida. Ricardo Oliveira não esteve inspirado.
* COM A vitória o Peixe está classificado para as semifinais do campeonato. Com todos os méritos. Alias, conforme previ, Corinthians e Santos devem ser os finalistas. O primeiro jogo neste caso seria na VIla e o segundo no Itaquerão. Isso já ocorreu em outra oportunidade e o time da Vila ganhou os dois jogos e sagrou-se campeão.
* BOM lembrar que o Santos volta a jogar quinta feira próxima pela Copa do Brasil. Encara o Santos do Amapá, lá no Amapá. Em tese, jogo fácil para a equipe dirigida por Dorival Junior, exceto se o técnico do Santos resolver poupar seus titulares. Há possibilidade disso acontecer. Até terça, Dorival decide que vai viajar para o Amapá.
* UM TREMENDO vexame. Foi o que sofreu o São Paulo diante do Audax, em Osasco, no último domingo. Time de Bauza não jogou nada. Levou um passeio. Foi goleado por 4 a 1. Afora bolas na trave e defesas feitas pelo goleiro Denis. E isso depois de Bauza garantir que iria arrumar o sistema defensivo do Tricolor à curto prazo.
* BAUZA não só não arrumou a defesa como também não arrumou o resto do time. O ataque também faz poucos gols. Tem dificuldades de criar jogadas e de arrematar. No meio campo Ganso corre, combate, cria. Mas é pouco para quem não tem a ajuda da maioria dos companheiros. O São Paulo está no fundo do poço neste momento.
* É POR ISSO que temo pelo futuro do Tricolor paulista na Libertadores. Nesta quinta, seu time encara o Strongest, em La Paz, Bolivia, onde e altitude local trabalha à favor do time da casa. O São Paulo só precisa de um empate, mas jogando como está. temos sérias dúvidas de que vá se classificar. O normal é que seja desclassificado.
* AINDA sobre Bauza;. Ele errou redondamente ao escalar Lugano como titular da defesa tricolor. Ele foi culpado em ao menos dois dos quatro gols do Audax. Um absurdo. É um jogador do passado. Não tem condições de jogar como titular do São Paulo. Só mesmo a diretoria e o próprio Bauza para aceitar a contratação de Lugano.

* QUANTO ao Audax, é um time muito bem armado que tem ótimo preparador físico. Corre o tempo todo, tem um esquema de jogo inteligente e envolve o adversário sempre em velocidade para tentar seus gols. A defesa do São Paulo não viu a bola contra os atacantes do time de Osasco. Será que Bauza não estudou o adversário?
* COMO disse acima o Tricolor enfrenta o Strongest, em La Paz, na Bolivia. Já estive lá mais de uma vez. Tudo começa quando o avião que o leva desce no aeroporto da capital boliviana. Ele não desce. Ele apenas toca o solo, porque o aeroporto está a mais de quatro mil metros de altura. Depois você desce de carro até La Paz.
* A CAPITAL boliviana fica a 500 metros abaixo do aeroporto. Quando voce desce na pista do aeroporto não pode andar depressa porque fica tonto. Na hora de pegar sua mala na esteira, se o fizer muito depressa, pode sentir uma tontura e até cair. Já é o sintoma da altitude. Uma sensação altamente negativa acompanhada de falta de ar.
* NO HOTEL você deita a noite e acorda a todo momento com falta de ar. A sensação é horrível. Quando lá estive uma vez, alguns companheiros de rádio foram parar no hospital para entrar no balão de oxigênio. Imaginem então a sensação que os jogadores, que vão precisar correr noventa minutos, vão sentir numa situação como essa.
* MUITOS clubes chegam em cima da hora do jogo. Neste caso, a altitude não influencia tanto, mas no decorrer do jogo, alguns jogadores são obrigados a parar e procurar o massagista que tem sempre alguns balões de oxigênio para recuperá-los. Há alguns que precisam parar e deixar o gramado. Caem muito de produção na segunda fase.
* TUDO isso que conto aqui, eu vivenciei com a Seleção Brasileira em jogos pelas Eliminatórias da Copa. Numa das viagens, a delegação do Brasil foi dez dias antes para se adaptar. Não adiantou. Quando a bola começou a correr, a produção dos atletas oscilou muito e o Brasil acabou perdendo o jogo e até tomando mais de um gol.
* POR ESSA experiência vocês podem sentir o que o São Paulo vai encarar lá em La Paz. Por isso acho difícil que seu time consiga o empate na capital boliviana. Talvez até comece o jogo bem mas durante o transcorrer da partida perdem o fôlego e deixam de produzir o que podem. Isso deve ou pode acontecer com o time do São Paulo.
* JOGOS dos clubes brasileiros pela Libertadores nesta semana. Nesta terça, Gremio x Toluca. Jogo difícil, pois o time mexicano é um dos melhores da Copa e está invicto. Quarta- Corinthians x Cobresal. Favoritismo total do TImão. Cerro x Santa Fé. Cerro é favorito. Quinta – River x Trujillanos e Strongest x São Paulo.
* NO CASO do jogo do River, da Argentina, contra o Trujillanos, o time argentino pode até golear. Tem muito mais time. No caso de vencer, o que é provável, deve ser o líder do grupo do São Paulo, que no caso, seria o vice. A partir do final desses jogos, a fase de grupos estará encerrada. Começará então a fase dos famosos mata-matas.





































































































































