Semifinais do Paulistão agitam o final de semana. Veja os favoritos!

Corinthians, por jogar em casa apoiado por sua fanática torcida é sem duvida o favorito, mas é bom que a Fiel não despreze o Audax

Os ingressos para esta partida já foram praticamente todos negociados e, assim sendo, o Itaquerão receberá público total na noite do sábado.

0002050160216 img

Santos x Palmeiras, na Vila Belmiro e Corinthians x Audax, de Osasco, no Itaquerão, são os jogos programados para esse final de semana em disputa das semifinais do Campeonato Paulista de 2016. O jogo do Timão será neste sábado, as 18h30, com casa cheia. Os ingressos para esta partida já foram praticamente todos negociados e, assim sendo, o Itaquerão receberá público total na noite do sábado.

Corinthians de Tite: quem entra resolve no esquema  apoiado pela Fiel Torcida

Corinthians de Tite: quem entra resolve no esquema apoiado pela Fiel Torcida

O Corinthians, por jogar em casa apoiado por sua fanática torcida é sem duvida o favorito, mas é bom que a fiel não despreze o Audax, que provou durante toda a fase preliminar do campeonato, que é um time bem armado, que está com sua auto estima lá no alto e que tem recursos para surpreender, mesmo jogando no campo do adversário.

Acho até que esse jogo vai dar um certo sufoco na Fiel, porque o Audax é realmente um time perigoso, que está muito bem preparado física e taticamente e que, por isso mesmo, entra em campo com possibilidades de vencer. Independente disso, no entanto, é jogo para quem gosta de jogos decisivos, assistir ao vivo ou pelo menos pela tv. Não dá para perder. Já no domingo, às 16 horas, em Vila Belmiro, o Santos recebe o Palmeiras.

Audax não deixa adversário respirar. Será que consegue no Itaquerão?

Audax não deixa adversário respirar. Será que consegue no Itaquerão?

Durante o campeonato o Peixão praticamente não deu chance aos seus adversários. Além disso, vai jogar com sua força máxima, o que já o recomenda como o mais provável vencedor. Mas como se trata de um clássico entre dois dos maiores clubes de futebol do País, não dá para apontar um vencedor antecipadamente.

O Verdão ainda não é o time dos sonhos de seu torcedor, mas já provou que está em franca evolução nas mãos de Cuca e, por isso mesmo, tem futebol para se impor e voltar da Vila com os três pontos em seu ativo. Será um jogão. Um autêntico jogo de final. A Vila deve receber público máximo.

Na beira do gramado o duelo entre dois de nossos melhores treinadores, Dorival Junior e Cuca. É jogo para ver de perto e que promete ser dos mais emocionantes. O vencedor estará automaticamente classificado para decidir o título paulista da temporada na semana que vem. Vamos ver quem estará mais inspirado e conseguirá se impor durante o jogo. Vale uma aposta.

C * U * R * T * A * S

* VOCES já se acostumaram com minha forma de analisar jogos e decisões. Não sou de ficar em cima do muro. Mesmo sujeito a erro, sempre indico meus favoritos com base em minhas observações feitas durante os jogos do campeonato que já chega a sua fase decisiva. E desta vez, vou fazer o mesmo. Vou indicar meus favoritos.

Santos é imbatível dentro da Vila Belmiro. Missão impossível ao Palmeiras

Santos é imbatível dentro da Vila Belmiro. Missão impossível ao Palmeiras

* APOSTO em vitórias de Santos e Corinthians. Ambos pelo fato de jogarem em casa, onde raramente perdem. Lógico que vão sofrer para vencer, podem até levar gols, mas no final, ambos devem estar classificados para as finais do Paulistão. Digo isso sem medo, e com base no que observei dos quatro clubes que vão entrar em campo.

* COMO todo ser humano ou especialista em alguma matéria, estou sujeito e errar. Mas, à principio, esse é o meu palpite. E para dar minha opinião me baseio também na larga experiência que tenho na cobertura de futebol. Recentemente avisei o torcedor sãopaulino que Lugano seria um fracasso no Tricolor. É o que está acontecendo.

* DISSE também, pouco antes da fase quartas de final, que Santos, Corinthians e Palmeiras se classificariam para as semifinais. E indiquei o Audax, de Osasco, como o quarto classificado, já que entendia que o São Paulo não tinha time para vence-lo. Foi o que aconteceu. O Audax é semifinalista. Prova de que a previsão era correta.

* SEIS clubes foram rebaixados no Paulistão desse ano. Em 2017, os quatorze clubes que se mantiveram na primeira divisão estarão unidos aos dois que vão subir da segunda e o campeonato terá dezesseis clubes. Muito melhor. Uma atitude acertada do atual presidente da FPF, Reynaldo Carneiro Bastos. Era preciso mudar.

0002050160226 img

* CBF decidiu também que o Campeonato Brasileiro terá seu inicio antecipado no ano que vem. Vai começar em abril de 2017 com jogos só aos domingos. Muito bom. Haverá mais tempo para a preparação das equipes. E mais. A CBF não programará jogos em datas Fifa. Assim os clubes não serão prejudicados com convocações.

* COM TODAS essas informações que nos chegam, dá para se prever que o ano que vem será de melhoria sensível para o futebol do Brasil. O calendário tão desejado vai ser mais elaborado e dará aos clubes e seus jogadores, mais tempo de descanso e preparação. O nível técnico vai melhorar. Até que enfim algumas boas noticias.

* O CORINTHIANS nem precisou usar seu time principal para golear o Cobreloa na quarta-feira à noite no Itaquerão. Fez 6 a 0 sem fazer muita força. Resultado do bom entrosamento de seus jogadores e da aplicação de todo o time. Mas também foi consequência da fragilidade do adversário, o Cobresal, pior time do grupo 8 da Copa.

* PARA A FIEL não interessa saber se o adversário era fraco. Importante foi ver seu time fazer muitos gols e firmar-se como líder do seu grupo com 13 pontos ganhos. O estádio esteve cheio. Mais de 42 mil torcedores estiveram no Itaquerão. A partir de agora o Timão entra para a faze mais difícil da Copa Libertadores: os mata-matas.

* EM TESE, time de Tite entra forte nessa disputa. O time está bem entrosado dos titulares aos reservas e a auto estima do grupo está alta. Mas é bom lembrar que nos próximos jogos o Corinthians vai enfrentar adversários mais qualificados, com jogos dentro e fora de casa. Um descuido num desses jogos poderá complicar a equipe.

0002050160228 img

* NO JOGO diante do Cobresal dois jogadores se destacaram. Marlone, que fez sua primeira grande partida com a camisa do Corinthians (marcou dois belos gols) e Romero, que tem crescido de produção e já começa a merecer uma vaga no ataque titular. Romero também fez dois gols além de realizar excelentes jogadas.

* OS OUTROS gols do Timão foram marcados por Arana e Elias. O meia entrou no time só no segundo tempo. Como está em excelente forma, colaborou com o time na evolução do placar e ainda fez seu gol. Elias é hoje um dos, senão o principal jogador do Corinthians da defesa ao ataque. Será fundamental na briga pelo título.

*QUANTO aos outros times brasileiros houve boa produção do Atlético Mineiro que terminou a fase de grupos com 13 pontos ganhos, dois acima do Independiente Del Valle. Os dois estão classificados para a próxima fase. O Grêmio também se classificou como segundo do grupo 6. Fez onze pontos contra 13 do Toluca, do México.

* O PALMEIRAS foi desclassificado antes. Seu time começou muito mal essa fase de grupos e, mesmo com melhora sensível no returno de seu grupo, não conseguiu somar os pontos necessários para se classificar. Ainda assim ficou a boa imagem dos últimos jogos, que o credenciam para as disputas das semifinais do Paulistão.

* O SÃO PAULO está classificado para a fase de mata matas da Copa Libertadores de América. Seu time suou sangue mas conseguiu empatar com o Strongest, lá na altitude de La Paz em 1 a 1. Era o empate que precisava para ser o segundo colocado no seu grupo e passar para a próxima fase da Copa. O empate foi justo.

* PARA atingir seu objetivo o time de Bauza precisou usar de todos os seus recursos. Quem aguentou o peso da altitude, ficou em campo. Quem sentiu os problemas da falta de ar e dor no peito, foi substituído. No final o goleiro Denis foi expulso e durante dois minutos o zagueiro Maicon o substituiu com muita raça e qualidade.

0002050160234 img

* NO FINAL da partida jogadores do Strongest que estavam bronqueados com Calleri, tentaram agredi-lo à qualquer custo. Ele levou beliscões, socos e pontapés. Mas deixou o gramado empurrado por seu companheiro Alan Kardec. Ainda assim, mesmo sem ter feito nada, Calleri foi expulso pelo juiz chileno Roberto Tobar.

* COM A expulsão o atacante argentino pode desfalcar o São Paulo por três jogos. Diretoria tricolor vai tentar desclassificar a expulsão, mas na Conmebol isso não costuma dar certo. Numa dessas Calleri não enfrentará o Toluca em dois jogos e, se o Tricolor se classificar, ainda ficará um jogo fora para completar a suspensão.

* O JOGO de La Paz foi complicado. O Strongest tentou aproveitar-se dos efeitos da altitude para superar o São Paulo. Mas o técnico Bauza armou bem seu time, aproximou as peças e colocou três volantes à frente da zaga. Isso dificultou muito o trabalho do time da casa na tentativa de fazer gols. Só conseguiu fazer um.

* O EMPATE veio ainda no primeiro tempo em bela cabeçada de Calleri. No segundo tempo o Tricolor já bastante cansado, procurou não correr muito e tocar bola com lentidão. O Strongest procurou dar velocidade ao jogo mas foi incapaz de surpreender o goleiro Denis. Este, no final, fez cera que o juiz puniu com cartão vermelho.

* FOI UMA classificação heróica do São Paulo. Conquistada muito mais na raça e na aplicação de seus jogadores, do que na técnica. Bauza que sacou Ganso do time no inicio da partida, só colocou o jogador no segundo tempo para segurar a bola e ganhar tempo. Deu resultado. O Tricolor paulista conseguiu o resultado que pretendia.

* MELHORES jogadores do time foram Maicon, Wesley, Bruno, Tiago Mendes e Calleri. Os demais também produziram um futebol aceitável apesar da altitude de La Paz. Bauza, para minha surpresa, acertou na escolha do esquema tático. Eu jamais tiraria Ganso do time mas ele teve coragem e classificou o time. É o mais importante.

0002050160232 img

* A PRÓXIMA fase da Libertadores já tem tabela e datas definidas. No dia 26 de abril, terça feira, jogam Huracan x Nacional de Medellin (melhor time até agora) e Deportivo Tachira x Pumas. Na quarta, dia 27, o Racing enfrenta o Atlético Mineiro, na Argentina, o Nacional pega o Corinthians em Montevidéu e o Grêmio encara o Rosário.

* NA QUINTA, dia 28, o Independiente do Valle recebe o River Plate, da Argentina, o Cerro Porteno pega o Boca Juniors e o São Paulo encara o Toluca, do México, que foi um dos melhores times da fase de grupos. No dia 3 de maio, terça feira, jogam Nacional x Huracan e Pumas x Tachira. Essa já será a fase de volta dos mata matas.

* NO DIA 4 de maio, uma quarta feira, o Toluca recebe o São Paulo, lá no México, o River Plate enfrenta o Independiente em Buenos Aires, O Atlético Mineiro pega o Racing, em Minas Gerais e o Corinthians recebe o Nacional, do Uruguai, no Itaquerão. Dia 5, quinta feira, jogam Rosario x Grêmio e Boca Juniors x Cerro Porteno.