Sem salários, elenco da Portuguesa cogita pedir renúncia de presidente
Alguns jogadores até teriam feito boicote para não entrar em campo
São Paulo, SP, 15 (AFI) – Em meio a tentativa de sobrevivência na elite do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa também precisa administrar uma crise interna. Sem receber os direitos de imagem, valor referente a maior parte dos salários, há três meses, os jogadores da Lusa cogitam a possibilidade de pedir a renúncia do presidente, Manuel da Lupa.

Grande parte do elenco está incomodada com as promessas não cumpridas pelo dirigente. A Portuguesa levou o duelo contra o Corinthians para o Mato Grosso do Sul atrás da renda do jogo para quitar os atrasados, mas até agora os atrasados não foram quitados, o que gerou ainda mais revolta.
A bronca do elenco levou dois jogadores da Portuguesa a pedirem para não entrar em campo. Eles alegaram contusões musculares, para surpresa da comissão técnica, que foi contra a ideia. Mesmo com o possível “protesto”, o meia Souza, um dos líderes do elenco, garantiu que os salários e os “bichos”, valores pagos a cada vitória, estão em dia.
Crise sem fim…
Nos últimos dois anos, a Lusa tem atravessado um crise financeira sem fim. O presidente Manuel da Lupa e o ex-vice-presidente, Luís Iaúca, estão sendo processados pelo banco português Banif com uma dívida de R$ 40 milhões. Os dirigentes estão sendo cobrados por empréstimos tomados em seus nomes para a Portuguesa.

Na manobra financeira, a Lusa ofereceu sua sede social e direito econômicos de 30 jogadores, o que é considerado ilegal pela CBF. O artigo 27 da Lei Pelé proíbe os clubes de apresentar seu patrimônio como garantia para terceiros. A única exceção é quando a assembleia-geral do clube e a CBF permitem – o que não houve com a Lusa.
Em meio às irregularidades, a oposição da Portuguesa pede auditoria das contas do clube e também quer a renúncia de Manuel da Lupa. A torcida também considera o dirigente como um dos principais culpados pela queda de rendimento do clubes nos últimos anos.
Em meio à crise, a Portuguesa se prepara para o duelo direto contra o Criciúma, nesta quarta-feira, às 21 horas, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. A Lusa é a 14ª colocada com 34 pontos.





































































































































