Sem Neymar e Weverton, Jardine convoca Brasil para as Olimpíadas; Daniel Alves está na lista

Jardine convocou Daniel Alves, mas deixou Weverton e Neymar de fora

Como os Jogos Olímpicos não fazem parte da Data Fifa, os clubes não têm obrigação de liberar seus atletas

dani alves
Daniel Alves foi convocado. (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Rio de Janeiro, RJ, 17 (AFI) – O técnico André Jardine convocou, nesta quinta-feira, a Seleção Brasileira que jogará as Olimpíadas de Tóquio. A lista não conta com o goleiro Weverton e nem com o atacante Neymar, vetados por Palmeiras e PSG, respectivamente. Como os Jogos Olímpicos não fazem parte da Data Fifa, os clubes não têm obrigação de liberar seus atletas.

“Trabalhamos com muitos cenários desde o início. Muitos jogadores têm idade e estão na seleção principal, especialmente os que começaram o processo aqui com a gente. São negociações difíceis com os clubes, especialmente os da Europa. Envolve férias, duas competições. Buscamos evitar quem estivesse nas duas competições, bom senso com os clubes”, afirmou o técnico André Jardine.

Sem os dois veteranos estão fora, Jardine surpreendeu ao chamar o lesionado lateral-direito Daniel Alves, do São Paulo. Aos 38 anos, ele faz parte dos três jogadores acima de 24 anos que são permitidos nas Olimpíadas. O goleiro Santos, do Athletico-PR, de 31 anos, e o zagueiro Diego Carlos, do Sevilla, de 28 anos, pegaram as outras duas vagas.

O que chama a atenção na convocação é o nome de Pedro. O atacante não foi liberado pelo Flamengo, assim como Weverton e Neymar, mas acabou chamado por Jardine.

ESTRANHO!

O argumento de Branco, coordenador técnico da base da CBF, é ainda mais estranho. É como se Weverton e, principalmente, Neymar, não estivessem entre os melhores.

“A gente trabalha e sempre trabalhou nesse projeto visando a questão técnica. O Flamengo tem uma posição e a gente tecnicamente tem outra. O Pedro é um jogador importante no processo olímpico, no processo de Japão. Jogador que nos últimos dois jogos fez 3 gols. Jogador espetacular. Tem vontade enorme de defender o Brasil Nossa mentalidade é de escolher os melhores e o Pedro está entre os melhores jogadores do Brasil neste momento”, disse o ex-lateral-esquerdo.

50 NOMES!

No início da semana, a CBF enviou uma relação com 50 nomes ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Neymar, Marquinhos e Weverton eram os preferidos da comissão técnica para reforçar o grupo na competição. Além do trio, também foram incluídos nesse esboço Alisson, Santos, Felipe, Rodrigo Caio, Lucas Veríssimo, Fernandinho, Alison e Gabriel.

“Neymar é referência mundial, imagina para gente. Grande líder da principal. Gostaríamos de contar com ele, mas não deu. Que seja feliz e bicampeão da Copa América. Sorte para ele, pro Tite, pra todo mundo. Estamos torcendo”, afirmou Branco, coordenador de base da CBF.

PREPARAÇÃO!

Atual campeão olímpico, o Brasil vem desenvolvendo um trabalho de preparação para os Jogos de Tóquio desde 2019. O ponto de partida para esse projeto de se manter no topo veio coma conquista do Torneio de Toulon, na França. Contando os sete confrontos válidos pelo Torneio Pré-Olímpico, que foi realizado na Colômbia, o técnico André Jardine comandou a seleção sub-23 em 22 partidas.

Nos dois últimos amistosos preparatórios para os Jogos, a seleção obteve um revés e uma vitória. No primeiro teste, a equipe foi derrotada pela seleção de Cabo Verde por 2 a 1. No segundo confronto, o time comandado por André Jardine bateu a Servia por 3 a 0.

CAMINHADA!

Após a convocação, a seleção olímpica se apresenta no dia primeiro de julho em São Paulo e vai ficar uma semana treinando no CT do Palmeiras. Os atletas que jogam no Brasil, no entanto, se apresentam no dia 8, após a rodada do Brasileirão visando o embarque para Doha, no Catar, como parte de adaptação ao fuso horário do Japão. A chegada à sede dos Jogos acontece no dia 15.

Antes do anúncio da lista, a CBF mostrou um vídeo especificando o projeto visando o ouro olímpico. Segundo a apresentação, 207 jogadores foram observados e 71 atletas foram chamados nesse processo iniciado em 2019.

Para Jardine, o período de preparação marcou também uma fase de reestruturação do futebol de base. “Quando fui chamado, o Brasil não vinha de bons resultados nas seleções de base. E conseguimos resgatar esse respeito. A seleção hoje voltou a ser respeitada e entra forte para disputa da Olimpíada.”

No Grupo D, a Seleção Brasileira, que busca o bi após ter desencantado em 2016, iniciará sua trajetória olímpica em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho. A segunda rodada será disputada no mesmo estádio, contra a Costa do Marfim, no dia 25. O fim da fase de grupos será no dia 28 de julho, contra a Arábia Saudita, em Saitama.

CONFIRA OS CONVOCADOS:

GOLEIROS

Santos (Athletico-PR)
Brenno (Grêmio)

LATERAIS

Daniel Alves (São Paulo)
Gabriel Menino (Palmeiras)
Guilherme Arana (Atlético-MG)

ZAGUEIROS

Gabriel Magalhães (Arsenal)
Nino (Fluminense)
Diego Carlos (Sevilla)

MEIAS

Douglas Luiz (Aston Villa)
Bruno Guimarães (Lyon)
Gerson (Flamengo)
Claudinho (Red Bull Bragantino)
Matheus Henrique (Grêmio)

ATACANTES

Matheus Cunha (Hertha Berlim)
Malcom (Zenit)
Antony (Ajax)
Paulinho (Bayer Leverkusen)
Pedro (Flamengo)