Seleção perde prestígio e só decepciona
Seleção perde prestígio e só decepciona
É inaceitável o que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira (foto), está fazendo com a Seleção Brasileira. A gente até quer ajudar, quer dar força ao novo treinador e aos jogadores que ele tem convocado, mas não dá mais para ficar calado. A verdade, é que a Seleção Brasileira que disputa a atual Copa América é um lixo. Não só pelo futebol que joga como por parte dos jogadores que a integram e pela inexperiente comissão técnica que a comanda. Dá dó ver aquela camisa amarela, que já nos deu tanto orgulho, ser tão humilhada como tem sido de 2002 para cá. Foi uma vergonha na Copa de 2006, na Alemanha, e continua a ser desde que Dunga assumiu até chegar aos primeiros jogos da Copa América, da Venezuela.
Eu já cheguei no meu limite. À partir de agora, não vou me reprimir. Vou, isto sim, apontar todos os erros e falhas que vejo na seleção. Não admito mais que Ricardo Teixeira a utilize só para ganhar dinheiro ou para atender seus desejos pessoais, o que ela sirva de trampolim para jovens jogadores ou apadrinhados de dirigentes ou empresários consigam contratos milionários no futebol europeu (na maior parte das vezes, sem merecer). Vou botar a boca no trombone. Não vou analisar nada por resultados, mas pelo conteúdo do trabalho que está sendo feito. Se for ruim, vamos criticar, apontar os erros e indicar as soluções. Se for bom, vamos aplaudir e até dar sugestões para que as coisas ainda fiquem melhores. Sem meios termos.
CURTAS DA TOQUE
*PÉSSIMA exibição do Brasil contra México e Chile. No caso do jogo contra o Chile, só vencemos por causa de Robinho. Sem ele, não haveriam gols e poderíamos até ter perdido.
*A SELEÇÃO deve se classificar. Mas para o bem do futebol brasileiro seria melhor que isso não ocorresse. Melhor será cair fora logo e evitar que com a conquista de um título, os erros do momento sejam maquiados.
*DUNGA não é técnico para a seleção. Temos muita gente melhor para o cargo. Aí estão Wanderley Luxemburgo, Murici Ramalho, Abel Braga, Paulo Autuori ou mesmo o Mano Menezes.
*TODOS eles são muuuuito melhores que Dunga. Sabem muuuuito mais do que ele. Chega de respeito a quem não merece. Dunga não é técnico, nunca foi e não merece dirigir a seleção. E ponto final.
*QUANTO aos jogadores que ele convocou, já tirei algumas conclusões. No gol, por exemplo, Helton e Doni (principalmente este), não servem. Rogério Ceni é melhor que os dois juntos. Fábio Costa, idem. Bruno do Flamengo, também.
*ATÉ O CLEMER, veterano goleiro do Inter é superior. Por que então submetermos a seleção ao vexame de contar com dois goleiros que não merecem defender sua camisa? Vamos mudar.
*NA LINHA de zagueiro, apostava no futebol de Alex, ex-Santos. Me enganei. Hoje ele é um zagueiro lento, pesadão, que não tem recuperação. Não merece seleção.
*NO MEIO-campo, Gilberto Silva é apenas regular. Não é, nem será daqueles volantes que fizeram história no futebol brasileiro. Mineiro também não tem jogado bem na seleção. Mesmo digo de Elano. Estão intimidados ao vestirem aquela camisa.
*NO ATAQUE, Wagner Love é outra decepção. Não lembra nem de perto aquele jogador ágil, hábil e artilheiro da época do Palmeiras. Há muita gente que poderia produzir mais do que ele.
*E MAIS. Acho que precisamos acabar com essa mania de só prestigiarmos jogadores que atuam no futebol do exterior quando o assunto é seleção. Será que não existem jogadores no Brasil em condições de serem convocados?
*EM MINHA opinião, existem. E muitos. Não há necessidade de só convocar “estrangeiros”.Podemos fazer um mescla, ou até chamar mais atletas que atuam aqui do que lá fora.
*QUEREM exemplos? Vamos lá. No gol, Rogério Ceni, Fábio Costa, Bruno e Felipe, só para citar alguns. Muito melhor qualquer deles, do que um lá de fora, concordam?
*NO MEIO DA ZAGA, cito os três zagueiros de área do São Paulo, André Dias, Alex Silva e Miranda. São melhores do que aqueles que estão fora. E ainda há outros por aqui que dariam conta do recado. É só procurar.
*NAS ALAS, sou mais Ilsinho e Jorge Wagner, do que Daniel e Gilberto, que estão na seleção. Nos times do sul há bons laterais, assim como no futebol carioca. Não precisamos de ninguém lá de fora.
*VOLANTES? Há vários no País. Como também há meias, há atacantes. Querem um nome que poderia se firmar na seleção? Fernandão, do Inter. Ele cria e faz gols. Melhor que muitos que defendem a atual Seleção Brasileira.
*DIGO tudo isso para mostrar que Dunga está equivocado ao convocar só jogadores de fora. Ele precisa olhar mais para dentro. O futebol brasileiro tem muitos talentos por aqui. Basta saber procurá-los ou dar pelo menos uma chance a cada um deles.
*MAS JÁ que defendemos a demissão de Dunga, nem vamos comentar muito sobre quem ele deve ou não convocar. Na verdade, ele é quem deve ser o primeiro a ser demitido. Depois, deixem para o novo técnico escolher os melhores. De preferência, que não sejam pretensas estrelas do futebol europeu.
*QUANTO a jogadores como Kaká e Ronaldinho gaúcho, podem ou não ser convocados. Com eles, a seleção perdeu do México lá na Alemanha. Com eles, demos vexame na última Copa.
*RONALDINHO não jogou nada e tremeu com a camisa verde e amarela. Kaká teve alguns lampejos e ficou nisso. Com ou sem eles a seleção pode voltar aos seus melhores dias. Se conseguirem produzir um futebol condizente com o prestígio da seleção, tudo bem. Caso contrário, são perfeitamente dispensáveis.
*POSSIVELMENTE vou provocar muita revolta daqueles que idolatram esses ídolos de barro do futebol brasileiro. Ainda assim, me julgo no direito de analisar, criticar e comentar. Faço isso há mais de trinta anos e acredito ter bagagem e credibilidade para dizer o que penso.
*CORINTHIANS caiu na real. Seu time provou que é limitado e não tem qualidade para disputar títulos. Ou a diretoria reforça esse time ou o chamado Timão não vai chegar à lugar nenhum na atual temporada.
*DE QUALQUER forma, faço questão de enaltecer o trabalho de Paulo César Carpegiani. Com os perna de paus que estão sob seu comando, até que ele vem fazendo demais.
*ALBERTO DUALIB teve suas contas de 2006 vetadas. Correto. Elas não mereciam mesmo serem aprovadas. Estavam irregulares. Agora, resta a Oposição confirmar o que prometia: pedir o afastamento do presidente à curto prazo. Será que ela tem coragem?
*MURICI RAMALHO começa a dar a volta por cima. Ele achou novo caminho para o São Paulo. Mostrou competência. Contra o Figueirense, time jogou muito, apesar do empate. A continuar assim, logo será um dos líderes do campeonato.
*DESTAQUE para a linha de zaga tricolor. Ela é quase intransponível. É um paredão. Em compensação falta objetividade ao ataque. Todo mundo chuta, mas ninguém faz gols. Ou melhora, ou a diretoria precisa contratar um matador de ofício.
*GOSTEI do nó tático que o técnico Caio Junior deu em Carpegiani. O Corinthians não andou no clássico contra o Palmeiras. E olha que o Verdão jogou bastante desfalcado. Prova de que Caio Junior pode não ter elenco, mas é muito competente.
*INCOMPETENTE é o diretor de futebol Gilberto Cipullo. Ele prometeu um atacante, mas não cumpriu. Não sabe negociar. Vive levando balão. Fosse Della Mônica e trocaria o responsável pelo departamento de futebol.
*E O LUXEMBURGO, hein? Não era ele que dizia ter em mãos um dos melhores elencos do futebol brasileiro? E onde está esse elenco que não ganha de ninguém no Brasileirão 2007.
*O SANTOS na verdade tinha um time titular de boa qualidade. Quando saíram Zé Roberto, Kleber, Cleber Santana e Maldonado a casa caiu. Ou Marcelo Teixeira repõe as peças ou o Peixe vai dar muito vexame no segundo semestre deste ano.
*NÃO GOSTEI da queda de produção da Ponte Preta. Seu time começa a lembrar a Portuguesa que intercala boas e más exibições. Nelsinho Baptista, que é um bom técnico, precisa dar um jeito nisso.
*BRILHANTE o trabalho de Cuca no Botafogo carioca. É o melhor time do Brasileirão. E tem um centro avante que caberia no ataque da Seleção Brasileira: Dodô. Ele faz gols até de costas. Por que Dunga não o convocou?
*DIZER que Dunga está montando um time para a Copa de 2010 é balela. Se Parreira insistiu na Copa de 2006 com o mesmo time que ganhou a Copa das Confederações 2005 e não deu certo, por que uma seleção de agora vai jogar bem na Copa da África?
*SELEÇÃO é momento e como tal deve contar com os melhores jogadores em atividade no momento em que é convocada. Foi isso o que o técnico Alfio Basile, da Argentina, resolveu fazer. Será que ele é quem está errado? Acho que não.





































































































































