Seleção da penúltima rodada do Brasileirão tem novo artilheiro e técnico salvador
Fred comanda o ataque do selecionado, que tem Marquinhos Santos no banco
Fred comanda o ataque do selecionado, que tem Marquinhos Santos no banco
Campinas, SP, 30 (AFI) – Resta apenas uma rodada para o final do Brasileirão e a emoção segue viva na luta contra o rebaixamento. Na penúltima rodada, deste final de semana, foi confirmado o rebaixamento do Botafogo, após derrota para o Santos, por 2 a 0. O Bahia, por outro lado, ressuscitou e manteve vivas as esperanças de se manter na elite com a vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0. Palmeiras e Vitória, que foram derrotados por Inter e Flamengo, respectivamente, também lutam contra a queda.
Na parte de cima da tabela, tudo está definido. Mesmo sendo goleado pelo Fluminense, por 5 a 2, no Macaranã, o Corinthians garantiu a classificação para a Libertadores por conta da derrota do Grêmio. Sendo assim, o time não pode ser mais alcançado por ninguém que está fora do G4, assim como o Inter.
Confira a Seleção da 37ª rodada do Brasileirão:
Diego Cavalieri (Fluminense);
Rafael Galhardo (Bahia), Leandro Almeida (Coritiba), Gustavo (Atlético-PR) e Caju (Santos);
Cáceres (Flamengo), Everton (Flamengo) e Taiberson (Inter);
Lucca (Criciúma), Fred (Fluminense) e Leandro Damião (Santos)
Técnico – Marquinhos Santos (Coritiba)
Goleiro: Diego Cavalieri (Fluminense)
Um goleiro que toma dois gols em um jogo merece ser indicado à Seleção da Rodada? No caso de Diego Cavalieri sim. O arqueiro tricolor fez, pelo menos, quatro grandes defesas no jogo. Duas delas foram verdadeiros milagres em finalizações à queima-roupa de Renato Augusto e Luciano. Não bastasse isso, antes, ele já havia defendido um pênalti cobrado por Fábio Santos.
Lateral-direito: Rafael Galhardo (Bahia)
O Bahia segue vivo na luta contra o rebaixamento à Série B, méritos do lateral Rafael Galhardo. Jogando mais avançado, deu trabalho para a defesa gremista. Além de ajudar a marcar, participou efetivamente das jogadas de ataque, inclusive, no gol da vitória do Tricolor Baiano. O jogador cobrou falta com perfeição no ângulo do goleiro Marcelo Grohe.

Zagueiro: Leandro Almeida (Coritiba)
No Coritiba há pouco mais de uma temporada, o jogador se tornou um dos principais jogadores do elenco e ídolos da torcida pelo exemplo de raça e vontade dentro de campo. Além de mostrar a tradicional força defensiva, o jogador foi um dos destaques da vitória sobre o Atlético-MG pelo belo gol marcado, aparecendo de surpresa no ataque.
Zagueiro: Gustavo (Atlético-PR)
O zagueiro foi destaque defensivo no time do Furacão. Com boa atuação, nem mesmo o cartão amarelo o fez ficar com um mal desempenho na partida. O jogador teve um papel fundamental nos contra-ataques do time do Goiás e marcou muito bem o atacante Erik, artilheiro do Esmeraldino, inclusive em um desarme decisivo após contra-ataque fulminante.
Lateral-esquerdo: Caju (Santos)
Mais uma cria da base do Santos que vai trazer alegrias a torcida do Peixe nas próximas temporadas. Neste ano apareceu algumas vezes quando o titular Mena estava lesionado e deu conta do recado na lateral-esquerda, agrando a torcida e ganhando a confiança do técnico Enderson Moreira.

Volante: Cáceres (Flamengo)
É bem verdade que não teve muito trabalho para segurar os meias do Vitória, mas mostrou a disposição de sempre e orgulhou os mais de 20 mil torcedores do Mengão que estiveram em Manaus acompanhando a goleada da Fla. Sempre em cima do lance, o meio-campista mandou no grande círculo e garantiu a boa vitória do Mengão.
Meia: Everton (Flamengo)
O técnico Vanderlei Luxemburgo fez milagre no Flamengo e um dos principais responsáveis por tirar o time carioca do perigo do rebaixamento foi o meia Everton. Veloz e preciso, o meio-campista deu o toque de qualidade na transição da defesa para o ataque e ajudou muito o Mengão durante todo Brasileirão.
Meia: Taiberson (Internacional)
O Internacional complicou a vida do Palmeiras na tabela de classificação. Neste sábado, o Colorado não deu chances ao Verdão e venceu por 3 a 1. O meia Taiberson foi um dos destaques da partida. O garoto abriu o marcador ao contar com um desvio de Marcelo Oliveira e poderia ter feito mais se não fosse o goleiro Fernando Prass.

Atacante: Fred (Fluminense)
Se na Copa do Mundo ele foi um fiasco, neste Brasileirão se redimiu. Contra o Corinthians, buscou o jogo, movimentou-se e venceu a disputa com o zagueiro Gil. Chegou a marcar um gol no primeiro tempo, mas estava impedido. No segundo, fez dois gols de pênalti e isolou-se na liderança da artilharia, com 17 gols. E tudo isso com os pagamentos atrasados. Ele mesmo disse que está sem receber direitos de imagens há 20 meses.

Atacante: Leandro Damião (Santos)
Leandro Damião voltou a dar mostras do futebol que o consagrou nos tempos de Internacional. O atacante foi o grande responsável pelo rebaixamento do Botafogo na vitória do Santos por 2 a 0, marcando os dois gols da partida, sendo que um deles deixou o zagueiro adversário no chão. O artilheiro quebrou uma série de 51 dias sem balanças as redes e foi à imprensa reclamar que vem sendo injustiçado com a camisa do Peixe.
Atacante: Lucca (Criciúma)
Sua equipe não foi nada bem durante o Brasileirão, mas Lucca conseguiu se salvar mesmo nesta campanha ruim. Destaque durante a campanha do acesso para a elite em 2012, o atacante passou pelo Cruzeiro, sofreu uma grave lesão, mas deu a volta por cima. Na despedida do Estádio Heriberto Hulse da elite, no último sábado, honrou a camisa do Tigre com dois belos gols.
Técnico: Marquinhos Santos (Coritiba)
Cria da base do próprio Coritiba, o treinador voltou ao Paraná depois de passagem conturbada pelo Bahia com a missão indigesta de salvar a equipe do rebaixamento. Aos poucos, o treinador acertou o sistema defensivo, encontrou a melhor formação, e garantiu o Coxa mais um ano na elite com uma rodada de antecedência numa grande vitória sobre o Atlético-MG.





































































































































