Seleção Brasileira precisa ser levada a sério
Seleção Brasileira precisa ser levada a sério
A Copa América de 2007 deixou claro o seguinte: não dá mais para o Brasil disputar competições oficiais com seu segundo ou terceiro time. A CBF precisa baixar uma norma que exija dos treinadores de plantão a convocação dos melhores jogadores do futebol do país no momento em que a seleção for chamada. Não dá mais para se fazer experiências, para se convocar jogadores que são ilustres desconhecidos e que, em sua grande maioria, não possuem futebol ou status para defender a mais gloriosa camiseta esportiva do mundo. Esta atitude deve ser tomada já e sem deixar brechas para qualquer tipo de surpresa. Ou dá para chamar os melhores ou não se disputa a competição. E mais. O jogador que se negar a defender a seleção num torneio oficial deve pagar por isso. Ou afastamento sumário ou suspensão. Não dá para ser diferente.
Digo isso depois de assistir todos os jogos da Seleção Brasileira na Copa América da Venezuela. Foi um vexame. Futebol limitado, exibições irregulares e apenas alguns lampejos da técnica e da qualidade que o futebol brasileiro sempre teve, mas que, de uns momentos à esta parte, não tem conseguido mostrar. Tudo porque a seleção virou fonte de renda para a CBF e seus dirigentes e até para servir de vitrine para que jogadores sem nenhum gabarito possam conseguir contratados milionários com clubes estrangeiros, só porque vestiram um dia o manto sagrado da seleção pentacampeã do mundo. A seleção, ao contrário do que pensa Ricardo Teixeira, é assunto sério. Se ele não vê assim, é melhor que peça logo demissão do cargo e o entregue a gente mais capacitada para ocupá-lo, concordam?
CURTAS DA TOQUE
*O COMENTÁRIO que faço acima diz bem da minha revolta contra o atual momento vivido pela Seleção Brasileira de Futebol. Estão usando o maior patrimônio do esporte brasileiro para fazer dinheiro e atender interesses pessoais. Não dá para ser assim.
*SEI QUE há torcedores que se deixam levar pelos resultados. Pra eles, importante é vencer, é ganhar títulos, como vive dizendo o incompetente Dunga. Mas não é bem assim. Seleção Brasileira tem que vencer, mas também tem que dar espetáculo.
*FOI ESSA a imagem que centenas de grandes craques do passado ajudaram a construir. Desde Friedenreich, Leônidas da Silva, Domingos da Guia, Gilmar dos Santos Neves, Pelé, Mauro Ramos de Oliveira (só para citar alguns) até chegarmos aos Romário, Bebeto e Ronaldinho Fenômen, que pertenceram a uma fase mais recente.
*PARA VESTIR aquela camisa amarela, seria necessário ter muita qualidade técnica. Não dá para convocar atletas meia boca como Doni, Afonso e outras aberrações, como ocorreu com Dunga ao relacionar os jogadores que iam disputar a Copa América.
*TAMBÉM não dá para entregar a seleção mais valorizada do mundo nas mãos de principiantes como Dunga, Jorginho e outros mais. Mesmo quando até fazem uma boa campanha, como fizeram, numa competição importante como é a Copa América.
*ACHO QUE, para assumir a Seleção do Brasil o treinador precisaria ter qualificada folha de serviços prestados ao futebol brasileiro. Tipo Wanderley Luxemburgo, Felipão, Paulo Autuori, Alex Braga, Murici Ramalho e outros do mesmo nível.
*CHAMAR Dunga, que jamais foi técnico na vida, é que foi um erro inaceitável. Nem o todo-poderoso Ricardo Teixeira deveria ter o poder de cometer uma aberração como esta. Afinal, ele está mexendo com a paixão do brasileiro que é sua seleção de futebol.
*SEI QUE criticar como estou fazendo é talvez chover no molhado. Ninguém vai tirar Ricardo Teixeira do comando da CBF e nem convencê-lo a cuidar com mais seriedade de nossa seleção.
*AINDA ASSIM, considero uma obrigação para um experiente cronista esportivo como eu, mostrar a realidade dos fatos. Se vai repercutir ou não, é outra conversa. Mas pelo menos tenho a consciência tranqüila de ter feito a minha parte para que fazer com que nossa seleção venha a ser mais respeitada.
*E PARA completar. Dos atuais convocados por Dunga, não chamaria mais o goleiro Dunga, o zagueiro Alex, o lateral esquerdo Gilberto, os volantes Mineiro e Julio Baptista e o atacante Afonso. Eu não os considero em condições de defender uma Seleção Brasileira numa competição oficial. Os demais, merecem novo chamado.
*FIZ UMA análise profunda mas não cheguei a uma conclusão sobre os motivos que levam o ataque do São Paulo a fazer tão poucos gols. Será o esquema tático ou falta de confiança dos atacantes tricolores?
*ACHO que o esquema tem atrapalhado. Quando o São Paulo tenta atacar, faltam opções para quem tem a posse da bola. Poucos se apresentam para recebê-la. Além disso, o ataque tricolor arremata pouco por jogo. Assim, quem não chuta, não faz.
*VOLTO também a falar sobre Aloísio. Ele prepara bem, mas chuta mal e pouco. Como centro avante deveria aprimorar seus arremates. Deveria tentar mais o chute a gol. Só preparar é pouco para um centro avante titular de uma equipe como a do São Paulo.
*DAGOBERTO é, segundo muita gente, um craque. Não perdi nenhum de seus jogos e, até agora, não me convenceu totalmente. Até tem lampejos, mas fica nisso. Jogou, jogou e fez apenas um gol. Isso é ser craque????
*NO BOTAFOGO de Ribeirão Preto Leandro fazia gols. Por que não faz agora? E os alas Ilsinho e Jorge Wagner, por que não marcam? Eles tem chutado pouco e mal. Precisam melhorar muito para justificarem suas condições de titulares do São Paulo.
*FOSSE O Murici e escalaria Jadilson ou Junior na ala esquerda. Jorge Wagner passaria a atual como meia esquerda, onde ele costuma produzir mais. E ainda pediria que um dos volantes desse apoio aos jogadores que estivessem pela esquerda e o outro para os que estivessem pela dirita.
*COM ISSO, o número de opções para tocar a bola e criar situações de gol iria aumentar bastante. A partir daí, a pouca produtividade do ataque tricolor seria melhorada. Ou será que nem assim?
*NO CORINTHIANS não falta empenho, não falta dedicação. Falta, isto sim, qualidade. O time cria pouco e quando surgem as chances todos tem dificuldade em tocar a bola para dentro do gol adversário.
*NA DEFESA, que começou o campeonato muito bem, parece que está havendo um descontrole. Os adversários estão entrando com facilidade entre os zagueiros corintianos. Carpegiani precisa acertar o setor.
*ENQUANTO o futebol oscila, Oposição insiste em derrubar Alberto Dualib da presidência. Ao que tudo indica, no entanto, falta competência a esses opositores. Dualib é mais forte e, por isso, continua no poder.
*CURIOSO é que nem as contas de sua gestão Dualib consegue aprovar. Ainda assim, continua presidente. Faz promessas, diz que o dinheiro vai chegar, mas o clube continua atrasando pagamentos e aumentando sua dívida mensal. Onde é que isso vai parar?
*NUM PASSADO recente, o próprio Alberto Dualib prometeu dar o futebol a Paulo Garcia, que já ocupou esse cargo no passado. Não aconteceu. Um outro diretor, totalmente desconhecido foi indicado para o cargo e Paulo Garcia caiu no esquecimento.
*A VERDADE é que o grande mal do Corinthians está na sua política interna. Enquanto os cartolas brigam, o clube afunda. Pobre fiel. Desse jeito ela vai ficar mais dez anos sem comemorar títulos.
*NO PALMEIRAS a situação é bem melhor. Caio Junior justificou o apoio da diretoria e de boa parte da imprensa. Mesmo sem contar com um elenco de alto nível, montou um time competitivo e está brigando pelos primeiros lugares. Isso é que é competência.
*POR FALAR no técnico do Palmeiras ele recusou milionária proposta para dirigir um clube árabe e preferiu ficar no Palmeiras. Isso é profissionalismo. É acreditar no próprio taco. Torcida palmeirense deve dar o máximo apoio a esse treinador. Ele é bom e pode reabilitar o futebol palmeirense em curto espaço de tempo.
*WANDERLEY Luxemburgo ficou mais humilde. Antes, tinha o melhor elenco do País. Hoje, reconhece as limitações do elenco e nem fala mais em títulos. Disse que seu objetivo neste campeonato é conseguir vaga na Libertadores.
*A REALIDADE é que Luxemburgo estava se achando o melhor de todos, o imbatível. Bastou cair fora da Libertadores para cair na real. Hoje está mais humilde, menos arrogante. Bom pra ele e até para o elenco que dirige.
*ESSE KLEBER que o Santos contratou é bom de bola. É artilheiro. Sabe jogar dentro e fora da área. Se bem aproveitado, será um dos destaques do Peixão no Brasileirão 2007. Tomara as contusões não prejudiquem o seu trabalho.
*JORNAL LANCE publicou pesquisa que coloca o São Paulo como clube modelo do futebol brasileiro. É o que mais arrecada, que melhor usa o marketing e a seu favor é o que mais ganha na venda de artigos com seu logotipo.
*SÓ PARA que vocês tenham uma idéia, o São Paulo teve um crescimento de faturamento em 2006 de quase dez milhões de reais. E o que é melhor. A tendência é que neste ano estes números sejam ainda mais positivos.
*ISSO VEM provar que Juvenal Juvêncio tem sido um bom presidente e que sua diretoria é acima da média. Parabéns a ele, seus pares e ao pessoal do jornal O Lance que publicou com exclusividade essa matéria. Foi nota dez.
*RAPIDAMENTE, vamos falar da Série B do Brasileirão. Melhor time é o Criciúma. Barueri é a grande surpresa. Decepções são Paulista, de Jundiaí e Ituano. Portuguesa e Ponte Preta lutam para chegar ao G4, mas estão oscilando demais.
*O GUARANI começou mal na Série C. Mas tem bala para brigar pelas primeiras posições. Vamos aguardar mais um pouco. Afinal, quem tem um presidente como Leonel Martins de Oliveira só pode ficar otimista. O homem sabe demais.





































































































































