Segundona: Um dia depois de afirmar que não jogaria, XV de Jaú confirma participação

Galo da Comarca afirmou que "comoção e empenho" de torcedores, empresas da iniciativa privada permitem participação no Estadual

Galo da Comarca afirmou que "comoção e empenho" de torcedores, empresas da iniciativa privada permitem participação no Estadual

0002050291407 img

Jaú, SP (30) – A desilusão por não disputar a Segundona Paulista, tal qual havia acontecido em 2015, durou apenas um dia para o torcedor do Galo da Comarca. Um dos clubes mais tradicionais do Interior de São Paulo, o XV de Jaú confirmou que será um dos participantes da última divisão do Campeonato Paulista.

Dessa forma, os jauenses podem respirar aliviados. A angústia tinha um motivo: na tarde desta segunda-feira, a direção do clube havia afirmado, em nota veiculada no Facebook oficial da instituição, que o time não participaria do Estadual.

Através do Facebook oficial, direção do Galo agradeceu o empenho da torcida (Foto: Divulgação)

Através do Facebook oficial, direção do Galo agradeceu o empenho da torcida (Foto: Divulgação)

Entretanto, já na tarde desta terça, data em que se definiram as diretrizes do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 de 2018, ela voltou atrás e afirmou que “comoção e empenho” de torcedores, empresas da iniciativa privada permitem participação no torneio.

Reprodução da página oficial. O XV vai jogar a Segundona!
Reprodução da página oficial. O XV vai jogar a Segundona!

CONFIRA A NOTA OFICIAL:

COMUNICADO

O ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO DE JAÚ COMUNICA a seus Diretores, Conselheiros, Sócios, Sócios Torcedores, a sociedade em geral, órgãos de comunicação falada e escrita e parceiros que:

1.º Em decorrência do anúncio da não participação da temporada 2018 anunciada ontem (29);

2.º Após análise minuciosa das condições oferecidas pelo clube;

3.º Pela comoção e empenho demonstrada pelos torcedores, empresas da iniciativa privada e de nossos parceiros;

4.º Que a Diretoria do clube está disposta a participar do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão e espera contar com os apoios citados e empenho da comunidade Jauense em fazer o clube se manter em atividade.

O ABRAÇAR DA COMUNIDADE SE FEZ ESSENCIAL PARA ESSA TOMADA DE DECISÃO EM PARTICIPAR DO CAMPEONATO PAULISTA SUB-23 DA SEGUNDA DIVISÃO.

O Galo da Comarca volta a ser 100% Jauense e conta com o apoio de todos para ter uma temporada tranquila e colher os bons frutos desta decisão.

A Diretoria se pronunciará oportunamente nos próximos dias em coletiva à imprensa para dar maiores informações.

Juntos, Somos Mais Fortes!

Jaú, 30 de Janeiro de 2018

GALO QUASE CENTENÁRIO
Em 15 de Novembro de 2017, o Galo da Comarca completou 93 anos de fundação, pois, na mesma data em 1924, o futebol paulista ganhava mais um clube: o Esporte Clube XV de Novembro de Jaú nascia com forte associação aos símbolos nacionais. Além do nome, uma homenagem a Proclamação da República Federativa, o clube traz ainda as cores verde e amarela, da bandeira brasileira.

Os primeiros 20 anos de existência do clube foram vividos no amadorismo, e a profissionalização veio apenas em 1948. Durante todas as temporadas até 1951, o clube disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Naquele ano, o clube de Jaú chegou até a final da competição e garantiu não apenas o título ao superar o Jabaquara, mas também o acesso a elite paulista.

Torcida do Galo em partida no Estádio Zezinho Magalhães (Foto: Tiago Pavini / XV de Jaú)
Torcida do Galo em partida no Estádio Zezinho Magalhães (Foto: Tiago Pavini / XV de Jaú)

O XV de Jaú permaneceu no primeiro patamar do estadual, quando sofreu o descenso para a Segunda Divisão em 1959. A partir de então, o clube disputou outras nove edições naquela divisão e fez uma pausa em suas atividades no ano de 1968, retornando apenas em 1975.

Durante o período inativo, o torcedor do XV de Jaú pode aproveitar uma novidade: a inauguração do estádio Zezinho Magalhães, em 1973.

Em seu retorno, o XV de Jaú disputou a Primeira Divisão, equivalente à atual Série A2, e logo no ano seguinte a sua volta, em 1976 o time conquistou o título da divisão. A conquista garantiu ao clube o direito de disputar a Série Especial, que equivale a atual Série A1, divisão na qual permaneceu por quase duas décadas,período em que recebeu seus melhores públicos no estádio.

Apenas em 1993 o XV de Jaú sofreu um descenso e voltou a disputar a Série A2, onde permaneceu até 1996, quando retornou para a elite. Desde então, após idas e vindas pelas três primeiras divisões do futebol paulista, em 2012 o XV de Jaú chegou a Segunda Divisão, onde está atualmente.