Segundona: TJD erra no regulamento e embola Grupo 6

Campinas, SP, 20 (AFI) – Depois do anúncio da devolução dos seis pontos ao Taboão da Serra, que teria usado de um jogador irregular na partida diante do São Vicente, em que foi derrotado por 5 a 2, pela primeira rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, trouxe uma indignação aos participantes do Grupo 6.

O Pão de Açúcar, atual líder da chave com 23 pontos, sente sua posição ameaçada, já que o Taboão, que estava a sete pontos assumiu a vice-liderança, com 22 pontos. Além do time de Embu das Artes, o Jabaquara que era o segundo colocado, com 21 pontos foi para a terceira colocação.

O regulamento geral de todas as competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), prevê que podem atuar pelos times quatro jogadores entre 16 e 20 anos, que são considerados amadores, mas nenhum atleta abaixo da idade mínima. O Taboão se utilizou de um atleta abaixo de 16 anos, por isso foi punido.

Para recuperar a pontuação, os dirigentes do clube se utilizaram de uma brecha no regulamento oficial da Segunda Divisão, que não consta nada sobre o limite mínimo de idade para que um atleta entre em campo. Mas como todos sabemos, quando acontece embate entre dois regulamentos, prevalece o geral, o que não foi respeitado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) na decisão de devolver a pontuação ao Taboão.

Os times jogam pela 12ª rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão neste final de semana. Onze clubes já garantiram vaga à próxima fase, restam mais 13 lugares disponíveis para continuar o sonho do acesso à Série A-3 em 2008.