Segundona: Rebaixados em 2012, XV de Jaú e Taboão podem retornar juntos à A3. CONFIRA!

Naquele ano, o Galo da Comarca terminou em 18º lugar, enquanto o CATS foi lanterna da terceira divisão estadual

Naquele ano, o Galo da Comarca terminou em 18º lugar, enquanto o CATS foi lanterna da terceira divisão estadual

0002050195231 img

Campinas, SP, 15 (AFI) – XV de Jaú e Taboão da Serra, dois dos semifinalistas do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, compartilham um fato curioso. Isso porque as duas equipes foram rebaixadas no Paulista A3 no mesmo ano. Em 2012, o Galo da Comarca terminou em 18º lugar, enquanto o CATS foi lanterna.

Naquele ano, os jauenses fizeram 22 pontos, mesma pontuação da também rebaixada Inter de Bebedouro e do Flamengo, que se livrou da queda por conta do maior número de vitórias. O Taboão da Serra foi 20º com apenas 14 pontos, o mesmo que o Osvaldo Cruz, o qual conseguiu mais triunfos – 4 contra 3.

Em 2013, o CATS teve uma campanha extremamente instável. Na primeira fase, no Grupo 05, liderou com 15 pontos entre cinco times. Porém, na segunda fase, no Grupo 09, somou somente dois pontos e foi eliminado. O Galo da Comarca foi um pouco além. Passou em terceiro no Grupo 04 e em segundo no Grupo 12. Na terceira fase, porém, foi superado por Matonense e Inter de Bebedouro no Grupo 15.

Torcida do Galo quer comemorar o acesso à A3 (Foto: Tiago Pavini / XV de Jaú)

Torcida do Galo quer comemorar o acesso à A3 (Foto: Tiago Pavini / XV de Jaú)

No ano seguinte, o XV de Jaú fez campanha muito ruim e caiu logo de cara, pois ficou em quinto lugar no Grupo 03 com apenas sete pontos. O Taboão da Serra foi vice-líder do Grupo 06 com 16 pontos. Na segunda fase, o time da Grande São Paulo caiu no Grupo 08 e avançou como o terceiro melhor terceiro colocado. Na sequência, foi segundo do Grupo 15 e alcançou a Fase 4, que valia o acesso. Porém, foi lanterna do Grupo 18, que teve os ascendentes Atibaia e Barretos com dez pontos e Portuguesa Santista e o próprio CATS com sete.

Na temporada passada, o XV se licenciou do futebol profissional para colocar a casa em ordem. Com novo formato na primeira fase, que passou a ser disputada com mais times em menos grupos, o Taboão avançou em terceiro na chave 3. Assim a Fase 2 já valia o acesso, e o CATS caiu no Grupo 05 e somou dez pontos – oito atrás do Olímpia e onze do São Carlos, que conquistaram as vagas na Série A3.

Agora, as duas equipes tentam o acesso nos dois próximos finais de semana. O XV pega o Desportivo Brasil, enquanto o Taboão encara a Portuguesa Santista.