Segundona: Quase centenário, tradicional clube confirma ausência na competição

Através de suas redes sociais, o XV de Jaú informou que apesar disso, vai manter o centro de formação de atletas funcionando

Através de suas redes sociais, o XV de Jaú informou que apesar disso, vai manter o centro de formação de atletas funcionando

0002050291405 img

Jaú, SP, 29 (AFI) -Um dia antes do Conselho Arbitral que vai definir a forma de disputa da edição 2018 da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, a popular ‘Bezinha’, o tradicional XV de Jaú confirmou através de suas redes sociais que não vai participar da competição. Nesta segunda, o clube publicou também um comunicado informando o fim de duas parcerias comerciais, provável motivo pela ausência do Galo da Comarca do torneio que equivale a quarta divisão do Estado de São Paulo.

XV de Jaú confirma ausência na edição 2018 da Segundona

XV de Jaú confirma ausência na edição 2018 da Segundona

Confirma na íntegra ambos os comunicados:

O Esporte Clube XV de Novembro de Jaú comunica que:

1. O Clube não participará do Campeonato Paulista sub-23 da 2ª divisão de 2018;

2. O centro de Formação de Atletas manterá suas atividades no decorrer do ano de 2018.

FIM DA PARCERIA
O ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO DE JAÚ COMUNICA aos Diretores, Conselheiros, Sócios, Sócios Torcedores, Torcedores em geral, demais meios de comunicação e parceiros que, no dia 26.01.2018, foi assinado o Termo de Distrato de Contrato de Parceria com as empresas UrbanizeMais e UB Sports, sem prejuízo dos direitos e obrigações de ambas as partes firmados no contrato de parceria.

O ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO DE JAÚ, a partir desta data, inicia negociações com potenciais parceiros, visando a gestão e planejamento para o ano de 2.018

GALO QUASE CENTENÁRIO
Em 15 de Novembro de 2017, o Galo da Comarca completou 93 anos de fundação, pois, na mesma data em 1924, o futebol paulista ganhava mais um clube: o Esporte Clube XV de Novembro de Jaú nascia com forte associação aos símbolos nacionais. Além do nome, uma homenagem a Proclamação da República Federativa, o clube traz ainda as cores verde e amarela, da bandeira brasileira. Nesta quarta-feira (15), completa 93 anos.

Os primeiros 20 anos de existência do clube foram vividos no amadorismo, e a profissionalização veio apenas em 1948. Durante todas as temporadas até 1951, o clube disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Naquele ano, o clube de Jaú chegou até a final da competição e garantiu não apenas o título ao superar o Jabaquara, mas também o acesso a elite paulista.

Torcida do Galo em partida no Estádio Zezinho Magalhães (Foto: Tiago Pavini / XV de Jaú)

Torcida do Galo em partida no Estádio Zezinho Magalhães (Foto: Tiago Pavini / XV de Jaú)

O XV de Jaú permaneceu no primeiro patamar do estadual, quando sofreu o descenso para a Segunda Divisão em 1959. A partir de então, o clube disputou outras nove edições naquela divisão e fez uma pausa em suas atividades no ano de 1968, retornando apenas em 1975.

Durante o período inativo, o torcedor do XV de Jaú pode aproveitar uma novidade: a inauguração do estádio Zezinho Magalhães, em 1973.

Em seu retorno, o XV de Jaú disputou a Primeira Divisão, equivalente à atual Série A2, e logo no ano seguinte a sua volta, em 1976 o time conquistou o título da divisão. A conquista garantiu ao clube o direito de disputar a Série Especial, que equivale a atual Série A1, divisão na qual permaneceu por quase duas décadas,período em que recebeu seus melhores públicos no estádio.

Apenas em 1993 o XV de Jaú sofreu um descenso e voltou a disputar a Série A2, onde permaneceu até 1996, quando retornou para a elite. Desde então, após idas e vindas pelas três primeiras divisões do futebol paulista, em 2012 o XV de Jaú chegou a Segunda Divisão, onde está atualmente.