Segundona: Portuguesa Santista dança o "vira" para cima do Guarulhos

Briosa não desistiu e conseguiu virar o jogo após começar perdendo por 2 a 0

Briosa não desistiu e conseguiu virar o jogo após começar perdendo por 2 a 0

0002050075070 img

Santos, SP, 26 (AFI) – A Portuguesa Santista venceu seu segundo jogo na temporada. Em partida disputada contra a AD Guarulhos, no estádio Ulrico Mursa, na manhã deste domingo (26), a Briosa esteve, até os 18 minutos do 2º tempo, perdendo por 2 a 0. Mas a equipe rubro-verde fez jus à sua alcunha de “a mais briosa” e conseguiu virar o jogo. O placar final foi de 3 a 2 para equipe santista, com gols do atacante Guilherme e do meia Ricardinho, que marcou duas vezes. Com a vitória, a Briosa é líder isolada do Grupo 3, com seis pontos.

O próximo adversário da Portuguesa Santista é o Manthiqueira, no próximo domingo (3), às 10h, em Ulrico Mursa.

O jogo
O primeiro tempo começou muito truncado. A Portuguesa Santista iniciou a partida propondo o toque de bola, mas logo recorreu aos lançamentos de longa distância para furar o bloqueio da AD Guarulhos, que avançou a marcação e dificultou o toque de bola da Briosa.

A partir dos 15 minutos, as faltas passaram a ser recorrentes dos dois lados. E foi num lance de bola parada que, aos 31 minutos, o Garulhos fez o gol que tirou o zero do palcar. Carlos Eduardo completou de cabeça uma bola alçada na área, aproveitando uma falha da marcação da zaga da Briosa, e acertou no contrapé do goleiro Gustavo: 1 a 0 Guarulhos.

Depois do gol, a Portuguesa Santista se lançou ao ataque, mas, mesmo com várias chances em jogadas de linha de fundo, não conseguiu chegar ao gol de empate.

Ricardinho marcou um dos gols de pênalti

Ricardinho marcou um dos gols de pênalti

Muito equilíbrio
No segundo tempo, o jogo permaneceu muito disputado, com o Guarulhos mantendo a mesma proposta: jogar em bloco e avançar a marcação.

De tanto recorrer às faltas para parar o ataque do Guarulhos, a Briosa acabou cometendo um pênalti, quando o zagueiro Guilherme Henrique derrubou o atacante Lucas e recebeu cartão amarelo. Roberto Mário bateu à meia altura, no canto direito do goleiro Gustavo, que acertou o canto, mas não alcançou a bola: 2 a 0 Guarulhos.

Serginho mudou
O técnico Serginho optou por mexer na equipe, sacando o zagueiro Guilherme Henrique e promovendo a entrada do atacante Guilherme Silva. A alteração surtiu efeito e a Briosa passou a pressionar o Guarulhos.

E foi o próprio Guilherme que, aos 18 minutos, num escanteio cobrado pelo lateral-direito Julio César, escorou de cabeça para fazer o primeiro gol da Briosa: Portuguesa Santista 1 x 2 Guarulhos.

A partir daí o que se viu foi a Portuguesa se lançando ao ataque e fazendo jus ao apelido de Briosa, buscando incessantemente o empate. E num lance em que Kaique Marques entrou na área e foi derrubado, o árbitro assinalou pênalti. Ficou a cargo do meia Ricardinho, capitão do time, cobrar e converter: Portuguesa Santista 2 x 2 Guarulhos.

Portuguesa Santista está bem armada para brigar pelo acesso na temporada 2015

Portuguesa Santista está bem armada para brigar pelo acesso na temporada 2015

Pressão no final
Depois do empate, o Guarulhos ficou perdido em campo, enquanto a Portuguesa Santista crescia na partida e acreditava na virada do placar. E ela veio aos 42 minutos, quando o lateral-direito Júlio Cesar cruzou na área e, em uma bola rebatida, o meia Ricardinho completou para o gol. Portuguesa Santista 3 x 2 Guarulhos.

Ao final da partida, já no banco de reservas, o zagueiro Guilherme Henrique recebeu o segundo cartão amarelo por reclamação e foi expulso.

“Foi uma vitória no brio, a luta vem sendo muito grande. Foram poucas as vezes em que um time meu conseguiu reverter um placar assim. Foi uma glória muito grande, estou muito satisfeito com a determinação dos jogadores, pois eles estavam cansados. Temos tido dificuldades no treinamento, precisamos melhorar a condição física e isso possivelmente aconteça somente depois da quinta ou sexta rodada”, declarou o técnico Serginho.