Segundona: No dia do trabalhador, Radium completa 94 anos de muita luta
No ano de 1949 o time entrou para o cenário do futebol profissional
Mococa, SP, 30 (AFI) – O Verdão da Mogiana entrou para historia do futebol paulista como terceiro clube a conquistar vaga na elite como campeão da divisão de acesso. Não diferente dos demais times de futebol profissional do interior do Estado de São Paulo, o Radium Futebol Clube sobrevive driblando as dificuldades financeiras e mantendo o sonho de um dia alcançar um lugar de destaque nos estaduais organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Conheça um pouco a historia do Periquito de Mococa
Da fusão do Operário Futebol Clube e do Mocoquense Futebol Clube no dia 1º de maio de 1919 foi fundado na cidade de Mococa, interior do Estado de São Paulo, o Radium Futebol Clube. O nome do time foi como forma de homenagem ao elemento químico recém-descoberto pela cientista francesa Marie Curie, elemento símbolo de força, potência e energia. O time sempre utilizou o mesmo escudo e as mesmas cores, o verde e branco, ficando conhecido como Verdão da Mogiana tendo como mascote o Periquito.
Auge no inicio da década de 50
No ano de 1949 o time entrou para o cenário do futebol profissional como um dos integrantes da “Série da Mogiana” do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, atual Série A2. Em 1950, em seu segundo ano de competição, o Radium conquistou seu primeiro título profissional, o de campeão paulista da Segunda Divisão que lhe deu o direito de disputar a Primeira Divisão de 1951, atual A1. O time histórico do Radium que conquistou o titulo ao vencer por 2 a 1 o Botafogo de Ribeirão Preto naquela manhã de domingo do dia 15 de março de 1951 esteve assim escalado pelo técnico Florindo: Brasão; Aguinaldo e Jorge; Bahia, Olegário e Stacis; Bagunça, James, Alípio, Silas e Ari.
Os jogos do time eram realizados no Estádio Caixa d’Água, na Vila Mariana (ainda não havia sido construído o Estádio Olímpico São Sebastião, atual mando de jogo do Radium) e em seu primeiro ano de Paulistão o Verdão da Mogiana ficou na honrosa oitava colocação, mas em 1952 na ultima colocação da competição foi rebaixado.
Recessos, acessos e rebaixamentos uma luta nos últimos 60 anos
Com o rebaixamento, no ano de 1953 o time ficou sem competir profissionalmente e em 1954 retornou na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, atual A2, competição que disputou até 1958. Depois de dois anos de recesso o time retornou em 1961, porem na terceira divisão. No ano seguinte o time novamente paralisou suas atividades profissionais e retornou somente na Terceirona de 1977. Em 1979 o time conquistou acesso à Segunda Divisão, atual A2, divisão que permaneceu até 1988, ano em que o time foi rebaixado a terceirona.
Em 1990, o Radium conquistou o direito de disputar à Divisão Intermediária de 1991, equivalente a atual A2, mas em 1994 conforme reformulações da Federação Paulista de Futebol em seus campeonatos, o time passou a integrar a recém-criada Série B1-A, a quarta divisão estadual, competição que disputou até 1996. Nas temporadas de 1997 e 1998, esteve novamente ausente do profissionalismo e em 1999 retornou disputando o campeonato paulista da Série B2, equivalente à quinta divisão, competição que participou até 2003, ano em que foi rebaixado a B3, a sexta divisão. Depois de dois anos de novo afastamento, em 2005 o Radium voltou a participar do campeonato paulista pela Série B, a quarta divisão do futebol paulista, atual Segunda Divisão, divisão que disputa ate os dias atuais, esteve ausente somente em 2011.
O Mococa do Radium
Entre tantos jogadores que o Radium revelou destaque a Gilmar Justino Dias, o Mococa, ex- volante do Palmeiras, Bangu, Santos e Rio Branco de Americana, jogador que graças a boa marcação e vigor físico, chegou a ser cogitado pelos jornalistas da época para assumir o posto de volante da Seleção Brasileira para Copa do Mundo de 1982, posto que foi assumido pelo jogador Paulo Roberto Falcão.
Empate na estreia pela Segundona de 2013
No ultimo domingo, em jogo realizado no Estádio olímpico São Sebastião, na cidade de Mococa, o Radium estreou pelo Grupo 4 da Segunda Divisão empatando por 0 a 0 diante Palmeirinha. O próximo desafio do Radium será às 15 horas deste sábado, na cidade de São Carlos, quando irá encarar o Paulistinha.





































































































































