Segundona: Jaguariúna aposta em futebol para reativar seu estádio municipal
Secretário Rafael Blanco diz que participação do futebol profissional é caminho para uso do estádio municipal
Secretário Rafael Blanco diz que participação do futebol profissional é caminho para uso do estádio municipal
Campinas, SP, 12 (AFI) – O principal objetivo da participação do Jaguariúna no Campeonato Paulista da Segunda Divisão é um processo de reativação do estádio municipal “Alfredo Chiavegato”, que ficou fechado por quatro anos e foi reaberto pelo atual prefeito, Gustavo Reis, no último mês de fevereiro. Esta é a informação do secretário municipal de esportes, Rafael Blanco.
“Nós temos um estádio que é invejado por muitas cidades do Interior, mas ele precisa ser utilizado, porque caso contrário, ele vai se deteriorar. Fizemos uma parceria no futebol e, naturalmente, vamos usar o estádio para outras ações esportivas, inclusive, para o Campeonato Amador” – diz o secretário.
Inaugurado em 1996, a parte estrutural do estádio está boa, mas ele requer manutenção como pintura e outros itens. Ele comporta dez mil torcedores com folga. O problema mais crítico é o gramado, que não foi cuidado por muito tempo e agora está longe do ideal.
A secretaria de esportes está coordenando a reforma no gramado, mas o próprio secretário reconhece ser necessário um replantio total da área.
“Teríamos que replantar, mas o custo é alto, algo em torno de R$ 300 mil. Não temos recursos imediatos para isso, mas vamos colocar dentro da nossa pauta, seguindo sempre a orientação do prefeito Gustavo Reis” – disse Blanco.
JOGOS NO FIM DE SEMANA
A estreia na Segundona ocorreu na semana passada em Águas de Lindóia. O time foi derrotado, por 2 a 1, mas atuou com dez jogadores e ainda teve outro expulso. Os ex-jogadores Toninho Carlos, do Santos, e André Leone, do Corinthians, é que estão na frente do time.
E admitem que a correria inicial prejudicou a inscrição de todos os atletas. Mas tudo estará em ordem para a estreia em casa, domingo, às 10 horas, contra o Amparo, rival da região.
O Jaguariúna Futebol Clube já começou na semana passada, a participar da base nas categorias Sub-15 e Sub-17. E com bons resultados diante do Independente, em Limeira. O Sub-15 venceu por 3 a 1 e o Sub-17 empatou sem gols.
E vai jogar em casa, sábado cedo, sempre com o Sub-15 sendo preliminar do Sub-17. Neste sábado o adversário vai ser o Rio Branco, de Americana.

ESPORTE NA CIDADE
Mas a investida no futebol não muda em nada o plano diretor da secretaria de esportes de atender à toda população da cidade. Isso dentro de 12 praças esportivas e Parques, bem comuns na cidade. É o “Projeto Campeões” balizado em três pilares:
1 – Primeiro Passos – destinado ao trabalho de formação de base de várias modalidades esportivas como basquete, vôlei, atletismo, ginástica artística, natação, futsal e futebol. Envolve desde crianças de 5 até adolescentes de 17 anos.
2 – Pro Ativ+ – envolve atividades como hidroginástica, Lian Gong, ginástica localizada, treinamento funcional e ritmos. Destinado as pessoas acima de 17 anos até 60 anos.
3 – Viva Melhor – para manter ativa as pessoas acima de 60 anos e com práticas mais adequadas como dama, xadrez, buraco, truco, dominó; vôlei adaptado e outras práticas esportivas.





































































































































