Segundona: Jaguariúna aposta em futebol para reativar seu estádio municipal

Secretário Rafael Blanco diz que participação do futebol profissional é caminho para uso do estádio municipal

Secretário Rafael Blanco diz que participação do futebol profissional é caminho para uso do estádio municipal

0002050235989 img

Campinas, SP, 12 (AFI) – O principal objetivo da participação do Jaguariúna no Campeonato Paulista da Segunda Divisão é um processo de reativação do estádio municipal “Alfredo Chiavegato”, que ficou fechado por quatro anos e foi reaberto pelo atual prefeito, Gustavo Reis, no último mês de fevereiro. Esta é a informação do secretário municipal de esportes, Rafael Blanco.

Prefeito Gustavo Reis que esporte como integração social

Prefeito Gustavo Reis que esporte como integração social

“Nós temos um estádio que é invejado por muitas cidades do Interior, mas ele precisa ser utilizado, porque caso contrário, ele vai se deteriorar. Fizemos uma parceria no futebol e, naturalmente, vamos usar o estádio para outras ações esportivas, inclusive, para o Campeonato Amador” – diz o secretário.

Inaugurado em 1996, a parte estrutural do estádio está boa, mas ele requer manutenção como pintura e outros itens. Ele comporta dez mil torcedores com folga. O problema mais crítico é o gramado, que não foi cuidado por muito tempo e agora está longe do ideal.

A secretaria de esportes está coordenando a reforma no gramado, mas o próprio secretário reconhece ser necessário um replantio total da área.

“Teríamos que replantar, mas o custo é alto, algo em torno de R$ 300 mil. Não temos recursos imediatos para isso, mas vamos colocar dentro da nossa pauta, seguindo sempre a orientação do prefeito Gustavo Reis” – disse Blanco.

Estádio de Jaguariúna foi reaberto após quatro anos. Ele comporta até dez mil torcedores

Estádio de Jaguariúna foi reaberto após quatro anos. Ele comporta até dez mil torcedores

JOGOS NO FIM DE SEMANA
A estreia na Segundona ocorreu na semana passada em Águas de Lindóia. O time foi derrotado, por 2 a 1, mas atuou com dez jogadores e ainda teve outro expulso. Os ex-jogadores Toninho Carlos, do Santos, e André Leone, do Corinthians, é que estão na frente do time.

E admitem que a correria inicial prejudicou a inscrição de todos os atletas. Mas tudo estará em ordem para a estreia em casa, domingo, às 10 horas, contra o Amparo, rival da região.

O Jaguariúna Futebol Clube já começou na semana passada, a participar da base nas categorias Sub-15 e Sub-17. E com bons resultados diante do Independente, em Limeira. O Sub-15 venceu por 3 a 1 e o Sub-17 empatou sem gols.

E vai jogar em casa, sábado cedo, sempre com o Sub-15 sendo preliminar do Sub-17. Neste sábado o adversário vai ser o Rio Branco, de Americana.

Secretário Rafael Blanco: futebol completa ação esportiva da cidade
Secretário Rafael Blanco: futebol completa ação esportiva da cidade

ESPORTE NA CIDADE
Mas a investida no futebol não muda em nada o plano diretor da secretaria de esportes de atender à toda população da cidade. Isso dentro de 12 praças esportivas e Parques, bem comuns na cidade. É o “Projeto Campeões” balizado em três pilares:

1 – Primeiro Passos – destinado ao trabalho de formação de base de várias modalidades esportivas como basquete, vôlei, atletismo, ginástica artística, natação, futsal e futebol. Envolve desde crianças de 5 até adolescentes de 17 anos.

2 – Pro Ativ+ – envolve atividades como hidroginástica, Lian Gong, ginástica localizada, treinamento funcional e ritmos. Destinado as pessoas acima de 17 anos até 60 anos.

3 – Viva Melhor – para manter ativa as pessoas acima de 60 anos e com práticas mais adequadas como dama, xadrez, buraco, truco, dominó; vôlei adaptado e outras práticas esportivas.