Segundona: Há 35 anos, o XV de Jaú estreava na Taça Ouro

Galo da Comarca se classificou para torneio nacional após terminar Paulistão entre os líderes

Galo da Comarca se classificou para torneio nacional após terminar Paulistão entre os líderes

Jaú, SP, 17 (AFI) – No dia 17 de janeiro de 1982, há exatos 35 anos, o XV de Jaú estreava na Taça Ouro, equivalente à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Vamos relembrar como o Galo da Comarca chegou lá e sua campanha.

PAULISTÃO ENTRE OS LÍDERES
Em 1981, Jaú era a menor cidade com representante na primeira divisão do Campeonato Paulista. Comandado pelo técnico Cilinho, e com o mítico meio de campo Célio, Cardim e Carlos Silva, o Galo da Comarca terminou a competição entre os sete melhores na classificação geral. A equipe chegou até a liderar a competição de forma invicta e se classificou para um dos quadrangulares decisivos, ao lado de Corinthians, São Paulo e Guarani.

A quarta colocação no campeonato estadual garantiu o XV de Jaú como um dos representantes de São Paulo na Taça Ouro, equivalente à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 1982. Os outros representantes paulistas foram Ponte Preta, Guarani, Santos, São Paulo, Internacional de Limeira e São José.

Elenco do XV de Jaú que garantiu classificação para a disputa da Taça Ouro em 1982. FOTO: Acervo XV de Jaú.

Elenco do XV de Jaú que garantiu classificação para a disputa da Taça Ouro em 1982. FOTO: Acervo XV de Jaú.

A TAÇA OURO DE 1982
Dentro de campo, o XV de Jaú havia conquistado o direito de disputar a elite do futebol brasileiro de 1982. Porém, nos bastidores, houve uma tentativa de retirar o Galo da disputa, alegando que o estádio Zezinho Magalhães não tinha estrutura necessária para receber jogos do nível desse campeonato (mesmo após todas as reformas concluídas), e que a cidade de Jaú era pequena (cerca de 100 mil habitantes), ocasionando em jogos com pequeno público.

Dessa forma, o XV disputaria a Taça de Prata, e o Corinthians ficaria com a vaga quinzeana na Taça de Ouro. Mas a justiça prevaleceu, e a vaga continuou com o XV de Jaú.

O XV de Jaú perdeu dois dos seus principais jogadores: Cardim e Carlos Silva, que retornaram ao Santos. O ponta Geraldo também deixaria o clube logo no início do campeonato. Além disso, outras modificações aconteceram no time, como a vinda dos meio campistas Jean, da Francana, e Vander, do Botafogo de Ribeirão Preto.

Foto da equipe do XV de Jaú que empatou com o Anapolina, na estreia da Taça Ouro. FOTO: Acervo XV de Jaú.

Foto da equipe do XV de Jaú que empatou com o Anapolina, na estreia da Taça Ouro. FOTO: Acervo XV de Jaú.

Na primeira fase do campeonato, o XV de Jaú estava no grupo H, ao lado de Londrina, Anapolina, Internacional de Santa Maria e Joinville. A estreia aconteceu no dia 17 de janeiro de 1982, em Goiás, há exatos 35 anos O XV de Jaú empatou com o Anapolina em 1 a 1. Na primeira partida em casa, o XV de Jaú derrotou o Londrina por 3 a 0, gols de Vander, Wilson e Luiz Carlos.

Apesar das dificuldades enfrentadas, o Galo conquistou a classificação para a próxima fase de forma dramática, após vitória sobre o Londrina no Paraná por 1 a 0. O goleiro quinzeano Carlos Pracideli ainda defendeu um pênalti no final da partida, garantindo a vitória e classificação do Galo como segundo colocado do grupo.

hqdefault

Na segunda fase da Taça de Ouro, o XV de Jaú caiu no grupo M, ao lado de Bahia, Sport e Paysandu. Novamente, jogos de turno e returno.

O Galo da Comarca teve um ótimo início, derrotando o Bahia em plena Fonte Nova com quase 24 mil pagantes. Valtinho e Luis Carlos marcaram os gols da vitória por 2 a 1.

No segundo jogo, novamente fora de casa, derrota por 4 a 0 para o Sport, em jogo que ficou marcado pela morte do jogador Carlos Alberto, do Sport. Ele sofreu parada cardíaca aos 28 minutos do primeiro tempo, e foi levado ao hospital, onde faleceu.

Na sequência, o XV de Jaú empatou com Paysandu, Sport e novamente Paysandu. Na última rodada, o Galo precisava derrotar o Bahia em casa para garantir classificação na próxima fase. Mesmo com o Zezinho Magalhães lotado, o jogo terminou em 1 a 1, e o XV deu adeus ao campeonato.