ESPECIAL SEGUNDONA: União São João volta a ser campeão após 27 anos

Depois de 27 anos, o União São João voltou a levantar uma taça de campeão.

A Arara foi a grande campeã do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sib-23

pREMIACAO uNIAO e1696107877121
União São João recebe troféu. Fotos: Julio Cesar Costa - Agencia Paulistão

Araras, SP, 25 (AFI) – Depois de 27 anos, o União São João voltou a levantar uma taça de campeão. Na edição do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23, a Arara levou o título ao vencer o Catanduva por 2 a 0 no segundo jogo, no Hermínio Ometto, em Araras. O primeiro jogo da final havia empatado em 0 a 0. O último título havia sido o da Série B de 1996, quando a equipe era a sensação do interior.

Nos últimos 27 anos, o clube acumulou participações em uma edição de Campeonato Brasileiro de Série A, e algumas da Série B e na elite do futebol paulista, até atravessar por momentos de turbulência. Em 2013 o clube jogou sua última Série A3, quando foi rebaixado para a Segunda Divisão.

Em 2022, depois de anos desativado, o União São João voltou a competir em um torneio oficial, o Paulista Sub-23 Segunda Divisão, mas acabou sendo eliminado ainda na primeira fase, sem nenhuma vitória. Entretanto, neste ano, a situação ruim do clube mudou com o acesso para a Série A3, primeira vez que irá disputar esta categoria desde 2013, e título da competição.

Tanto o União São João, quanto o Catanduva garantiram a promoção para a A3. Já América, Audax, Barretos, Francana, Independente, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Rio Branco, Taquaritinga, São-Carlense, SKA Brasil, União Barbarense, VOCEM e XV de Jaú, garantiram participação na A4, nova divisão estadual do futebol paulista.

Enquanto Santacruzense, Tupã, Batatais, Inter de Bebedouro, São Carlos, Mogi Mirim, Paulista, Colorado Caieiras, União Mogi, Atlético Mogi, ECUS e Barcelona-SP “foram rebaixados” e permanecem na Bezinha em 2024.

JCC69533 1024x683 1
Mascote do União São João fez a festa dos campeões. Júlio César Costa/Agência Paulistão

Campanha

Na primeira fase, o clube ficou em terceiro lugar no grupo com 16 pontos, o suficiente para se classificar. Já na segunda etapa, o clube ficou em primeiro do grupo, com 13 pontos, enfrentando o Nacional, América e Flamengo, classificando-se tranquilamente. Já na terceira fase, alguns nomes conhecidos voltaram para o caminho do União São João, sendo estes o XV de Jaú e Nacional, além de mais um nome novo, o Joseense. Todavia, a classificação veio com um primeiro lugar no grupo, com 10 pontos, um a mais do que o segundo colocado Nacional.

No mata-mata, o União São João encarou pela terceira vez o Nacional, desta vez nas quartas de final. O primeiro jogo foi um empate por 0 a 0 na capital paulista, mas na segunda etapa derrotou o clube da Barra Funda por 3 a 1, avançando de fase.

O União São João chegou na semifinal contra o Grêmio São-Carlense. O confronto decidirá a volta do União São João às três primeiras divisões de São Paulo pela primeira vez desde 2013, ou o acesso inédito na história do São-Carlense. O time ararense soube aproveitar sua vantagem em casa na primeira partida, vencendo por 3 a 1, e depois administrou bem fora, perdendo por 2 a 1, mas conseguindo o tão sonhado acesso.

Com a missão cumprida, o clube foi campeão e levou o seu primeiro troféu desde 1996. O primeiro jogo contra o Catanduva terminou sem gols. Em Araras, os donos da casa souberam aproveitar o fator casa, derrotando o time rival por 2 a 0, sagrando-se campeão, coroando uma possível retomada aos dias de glórias.