Segundona: Em crise, tradicional América completa 71 anos de existência
Atualmente, o clube está afundado em dívidas e vê nas categorias de base a esperança de se reerguer
Atualmente, o clube está afundado em dívidas e vê nas categorias de base a esperança de se reerguer
São José do Rio Preto, SP, 28 (AFI) – Com mais de quatro décadas na elite do futebol paulista, o América, um dos clubes mais tradicionais do estado, fundando em 28 de janeiro de 1946, pelo então presidente Antonio Tavares Pereira Lima – mesmo que fundou a Ferroviária-, completa 71 anos neste sábado. Mal administrado nos últimos anos e cheio de dívidas trabalhistas, entre outros, o Mecão espera dar a volta por cima apostando nas categorias de base. Por isso, o clube que disputa a Segunda Divisão, já confirmou que participará nos estaduais Sub-15 e Sub-17.
O primeiro jogo da equipe de São José do Rio Preto foi contra a Ferroviária de Araraquara, no dia 17 de março de 1946, no Estádio Giocondo Zancaner, na cidade de Mirassol. A partida terminou com o placar de 3 a 1 para o América. Os gols foram marcados por Quirino, Fordinho e Dema, e Sacarrolha descontou para a equipe de Araraquara.
Em 1948, o América disputou seu primeiro Campeonato Paulista. O Mecão que disputou a Segunda Divisão, terminou a competição na 9ª colocação, com 26 pontos. Em 1957, a equipe conseguiu vencer a Segunda Divisão, conseguindo, assim, o acesso à elite do futebol paulista, onde permaneceu até 1960.
No ano de 1963, o América conseguiu novo acesso à elite do futebol paulista e permaneceu até 1997, quando foi rebaixado novamente. Em 1999, a equipe de São José do Rio Preto conseguiu o título do Campeonato Paulista da Série A2, ao empatar os dois jogos da final contra a Ponte Preta, e, assim, retornou à Série A1. Contudo, no ano seguinte, o América foi novamente rebaixado.
Em 2001, a equipe conseguiu novo acesso à elite do futebol paulista e permaneceu na Série A1 até o ano de 2007, quando terminou a competição no 17º lugar e acabou sendo rebaixada novamente. Na temporada seguinte, com uma campanha irregular, o América conseguiu sair das últimas posições e permaneceu na Série A2, ao ficar em 15º lugar.
Com uma boa campanha no início do Campeonato Paulista da Série A2 de 2009, a equipe de São José do Rio Preto figurou entre os primeiros colocados em boa parte da competição. Contudo, o América caiu de rendimento e chegou à última rodada precisando vencer a Ferroviária, fora de casa, para conseguir a classificação à segunda fase do torneio. Com o empate por 0 a 0, a equipe terminou o campeonato na 9ª colocação, um ponto atrás do Taquaritinga (30 a 29) – último time a conseguir a vaga – e, assim, não pôde disputar o acesso.
Os três anos seguintes foram novamente bem abaixo das expectativas. Em 2010, eliminação na primeira fase e após lutar contra o descenso até a última rodada no Campeonato Paulista da Série A2 de 2011, o América conseguiu se sustentar na 8ª colocação do Grupo 01, à frente somente de Marília e Sertãozinho, rebaixados. temporada de 2012, por sua vez, não perdoou o mau rendimento ao longo da competição e mandou o time pela primeira vez na história para o Campeonato Paulista da Série A3, pior campanha da equipe de São José do Rio Preto de todos os tempos, terminando na última posição da tabela de classificação. Em 2013, a redenção não aconteceu e o clube evitou nova qu eda, desta vez para a Segunda Divisão, com apenas um ponto a frente do primeiro rebaixado.
CONQUISTA E PATRIMÔNIO
O clube de São José do Rio Preto, que tem como presidente interino Luiz Donizete Prieto, o Italiano, leva o nome em homenagem ao homônimo do Rio de Janeiro e pelos profissionais coleciona três títulos do Campeonato Paulista da Série A2. As conquistas aconteceram em 1957, 1966 e 1999. Em 2006, o clube se tornou campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao vencer o Comercial por 1 a 0, no estádio do Pacaembu. O Rubro, tem como patrimônio o estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, que leva o nome do saudoso presidente Birigui, como era conhecido.
O estádio foi inaugurado em fevereiro de 1996, com capacidade para 32.426 lugares, onde já foi palco de grandes clássicos do futebol brasileiro e, até mesma da Seleção Brasileira. “Estamos montando uma diretoria com pessoas que querem o bem do clube. Vamos disputar os principais campeonatos da Federação Paulista, inclusive a Segundona. O América, não está morto e vai voltar para onde sempre esteve um dia que é a Primeira Divisão”, disse o presidente americano.





































































































































