SEGUNDONA: Com disputas regionais, 7 jogos fecham a rodada de estreia nesse domingo

Organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição tem cobertura completa e exclusiva pelo Portal Futebol Interior

Organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição tem cobertura completa e exclusiva pelo Portal Futebol Interior

0002050235191 img

Campinas, SP, 08 (AFI) – Sete partidas dão sequência a primeira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, na manhã deste domingo, todos às 10h. Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição que é equivalente a quarta divisão estadual, reúne tradicionais times do interior paulista e outros clubes novatos, que disputam o estadual pela primeira vez estão buscando um espaço no cenário estadual.

Organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a competição tem cobertura completa e exclusiva pelo Portal Futebol Interior. Os jogos podem ser acompanhados online pelo PLACAR AO VIVO, como também pelo aplicativo – App Placar FI– tanto no Google Play como App Store.

VEJA TODOS DETALHES DA RODADA DA SEGUNDONA !

Outro atrativo da competição é que acontecem alguns clássicos históricos, graças a regionalização que é feita na primeira fase, onde os clubes jogam com times das cidades de sua região. Nesse domingo, já acontece o primeiro embate regional. O Jabaquara encara o Real Cubatense, no Estádio Espanha, em Santos, pelo Grupo 4. Na mesma chave, o União Mogi estreia diante do São José EC, no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira.

No ano passado, a Portuguesa Santista levou a melhor e foi campeão da Segundona

No ano passado, a Portuguesa Santista levou a melhor e foi campeão da Segundona

Já pelo Grupo 1, o Vocem – que chegou as quartas de final no ano passado – começa a sua caminhada diante do Grêmio Prudente, em busca de mais uma boa campanha para dessa vez conquistar o acesso. A partida acontece no Estádio Antônio Viana da Silva, em Assis. No Grupo 2, são quatro estreias, já que nenhum deles disputou a competição o ano passado. Enquanto o Taquatiringa encara a Francana, o Brasílis joga contra o Jaguariúna, em Águas de Lindóia.

Outro confronto regional, acontece pelo Grupo 3, onde o Diadema encara o Barcelona, no Estádio Distrital do Inamar. O grande destaque dessa partida é que o time visitante é comandando por um jovem de 23 anos, Jean Luca Delasai. Já em Capão Bonito, o Elosport recebe o Itararé, no Estádio Dr. José Sidney da Cunha. O time visitante volta a disputa da Segundona depois de dez anos fora das atividades.

0002050235192 img

De qualquer forma, todos os clubes estão cautelosos em inscrever jogadores de mais de 23 anos, após um imbróglio entre a FPF e o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp). Nos anos anteriores, a Segundona permitia que cada clube relacionasse até três jogadores dessa idade.

FORMA DE DISPUTA
Na primeira fase, os 29 clubes estão divididos em quatro grupos, três chaves com sete times e um com oito clubes, já que o Guaratinguetá desistiu da competição antes mesmo do começo. Os times jogarão em turno e returno e os quatro melhores avançarão para a fase seguinte. Para dar mais datas aos clubes, em vez de irem direto ao mata-mata, os 16 classificados serão divididos em quatro grupos, que jogarão em turno e returno dentro do grupo.

Essa formação dos grupos será definida por meio de sorteio. Serão separados quatro potes: um com os primeiros colocados da fase anterior, um com os segundos, um com os terceiros e um com os quartos. Os times jogarão em turno e returno, sendo que os dois primeiros colocados avançam para as quartas de final. A partir daí começa o mata-mata, em turno e returno. Até o final da competição, onde os dois finalistas garantem vaga para o Paulista A3 em 2018.