Secretaria de Cultura de Minas Gerais cria medida para incentivar alunos

O projeto Arte em Ação vai beneficiar 7 mil jovens de Poços e Pouso Alegre

Com incentivo da empresa União Química Farmacêutica e aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, é criado o Projeto Cultural denominado Arte Em Ação. A proposta do Projeto “Arte Em Ação” é intervir culturalmente em escolas da Red

0002048190933 img

Poços de Caldas, MG, 22, (AFI) – Com incentivo da empresa União Química Farmacêutica e aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, é criado o Projeto Cultural denominado Arte Em Ação. A Rádio Manthiqueira também tem divulgado a informação e apoiando a iniciativa em Poços de Caldas.

A proposta do Projeto “Arte Em Ação” é intervir culturalmente em escolas da Rede Pública Estadual e Municipal em Poços de Caldas e em Pouso Alegre, além de instituições de ensino para crianças com necessidades especiais e em estado de vulnerabilidade social. Para tanto, será utilizada uma grande variedade de ferramentas e instrumentos de metodologia educacional. Outro aspecto é a utilização do catálogo de atividades que serão exercidas com participação de professores e alunos das próprias instituições.

Como início de atividades de arte nas escolas, o projeto vai disponibilizar educadores para o desenvolvimento pedagógico, assim como para o acompanhamento das atividades de inclusão artística. O Projeto Arte Em Ação deve beneficiar cerca de 7 mil alunos.

0002048190933 imgArte: Relógio Floral de Poços de Caldas

Na grade de instituições beneficiadas estão a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e a LBV (Legião da Boa Vontade), que estão inseridas em todas as atividades que fazem parte do “Arte Em Ação”. A intervenção está iniciando agora em maio, através da apresentação de toda a equipe do projeto aos funcionários e às escolas participantes. O objetivo da equipe é apresentar um catálogo de atividades que serão exercidas durante todo o ano, com a participação de alunos e professores das instituições.

Os locais de arte, cultura e turismo de Poços de Caldas estarão recebendo visitas monitoradas. O Projeto passará por locais que fazem parte da história de Poços de Caldas e que ainda envolvem o conhecimento técnico de geração de energia, sustentabilidade, produção alimentícia, produção de alumínio, café, entre outros. Todas as escolas participantes do projeto serão incluídas nesse roteiro de cultura, educação e turismo.

Abrindo o Baú
O Circuito inicia com a série “Abrindo o Baú”, que aborda os temas: Biodiversidade, Resíduos, Água, Energia, Saúde e Qualidade de Vida, de forma bastante criativa. A partir daí, os mesmos temas serão trabalhados de forma dinâmica, em uma Gincana. O Circuito Arte Em Ação termina com uma apresentação teatral, envolvendo alunos e professores, através do Grupo “Trancos e Barrancos”.

*Com informações de Ailton Fonseca – Mtb 14.393.