Se gritar pega ladrão, não fica um meu, irmão !

Roubalheira na Fifa já tem 11 pessoas na lista negra do FBI e pode ter mais gente graúda que leou propina para casa

Pois é, equipe dos ladrões de Copa também tem 11 recebedores de propinas em copas do mundo, liderados por Joseh Blatter, o Don Corleone do futebol Mundial.

0002050124399 img

– Futebol é com 11, dizia a chamada da TV Gazeta sobre a mesa-redonda, comandada pelo saudoso Milton Peruzzi e depois sob o comando de Roberto Petri, Peirão de Castro e Roberto Avalone. Pois é, equipe dos ladrões de Copa também tem 11 recebedores de propinas em copas do mundo, liderados por Joseh Blatter, o Don Corleone do futebol Mundial.

Isto nos permite citar um verso de um samba muito cantado no país e que se não me falha a memória, é:

Joseh Blater, o Don Corleone da FIFA

Joseh Blater, o Don Corleone da FIFA

“Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”.

É incrível o que está acontecendo, para não dizer vergonhoso, no futebol mundial. Formou-se uma rede de corruptos e corruptores. A metástase da corrupção tomou conta de vários Países e continentes. Esse câncer vai corroendo por dentro e por fora a instituição-futebol. Pouca gente escapa a esse sarcoma impiedoso. Não tem choro nem vela.

E assim, a instituição-futebol perde a cada dia a sua credibilidade. A cada quatro anos, o mundo praticamente parava para acompanhar no campo ou pela televisão, rádio e outras mídias o Oscar do futebol. Despertava-se também o orgulha nacional de quem disputava ou organizava uma Copa. Claro que não faltavam, e nunca vai deixar de faltar, os Pachecos da vida, aqueles que confundem futebol com patriotismo. Nada a ver.

E esse show de corrupção dos ladrões da Copa contribui muito para que agora, nenhum canastrão venha com essa história de que a seleção é a pátria de chuteiras, conforme o bordão de Nelson Rodrigues. Como é que se pode falar em patriotismo se nas sombras de uma Copa os ladrões de copas ganharam bilhões de dólares ou euros?

PISOTEIA NA SOBERANIA DOS PAÍSES
A FIFA, exploradora dessa máquina de fazer dinheiro, pisoteia até na soberania de países anfitriões que são sangrados em seus cofres com obras suntuosas, que nem sempre terminam como nossos estádios, além do faturamento de direitos os mais variados. Isto sem falar na isenção de impostos, cujos valores nunca serão revelados na sua totalidade. Fala-se que o Brasil deu perto de 10 bilhões de reais de isenções fiscais e tributárias, sem falar no lucro liquido da FIFA, que deve ter chegado a 5 bilhões de dólares.

E os patrocinadores, quanto não ganharam? Uma Copa Vende tudo. Na sua euforia, o torcedor compra aquilo que pode e não pode. No fim, as contas ficam e se o time fizer papelão, como aconteceu com o Brasil, a vergonha se eterniza na memória do torcedor.

Marin está sendo extraditado para os Estados Unidos e Marco Polo se refugia no Brasil

Marin está sendo extraditado para os Estados Unidos e Marco Polo se refugia no Brasil

A FIFA também está desmoralizada. Os patrocinadores, aqueles que têm compliance, vão investir numa competição que, antes de a bola rolar, já tem as impressões digitais de ladrões? O dano moral é muito grande.

A vassoura que passaram na FIFA, graças à Justiça americana e ao FBI, lavou a alma de quem gosta de coisas corretas, sem mutretas, maracutaias e roubalheira. Esperamos que as apurações continuem e os que meteram o dedo no pudim têm que pagar na cadeia e, mais do que isso, devem ter bens confiscados porque o que adquiriram no futebol é produto de atos ilícitos. Marin continua preso e Marco Polo Del Nero ainda não entrou no rol dos investigados. E o delator número um, J. Hawilla, não pode tirar sua tornozeleira eletrônica.

Michel Platini foi suspenso pela Fifa e retirou sua candidatura
Michel Platini foi suspenso pela Fifa e retirou sua candidatura

A LISTA DOS 11 LADRÕES
Para que ninguém se esqueça tão cedo dessa roubalheira da FIFA, aqui vai a lista onde figuram Josef Blatter, Jerome Walker – cambista de luxo; Jeffrey Web, ex-presidente da CONCACAF; Angel Maria Villar, presidente da Federação Espanhola e presidente em exercício da Uefa; Nicolas Leoz, ex-presidente da Commebol;

Franz Beckenbauer (até você, Franz?); Eugenio Figueiredo, ex-presidente da Federação do Uruguai; Michel Platini, presidente da Uefa (afastado) – até você Michel?; Amos Adamu, ex-membro do Comitê Executivo da FIFA; Worawi Makudi, ex-membro do Comitê Executivo da FIFA; e mais Ricardo Teixeira.

As investigações estão sendo feitas. Pode-se até aceitar a presunção de inocência ou o benefício da dúvida. Mas vai se difícil todo mundo sair limpo, O dano moral fica para o futebol.

Há um agravante: hoje existem acordos entre países sobre lavagem de dinheiro, especialmente entre Brasil, Estados Unidos e SuÍça. Mais trabalho para os defensores dos citados nessa lista da FIFA.