SAPESP leva ciclo de palestras a três cidades e reforça o combate à manipulação de resultados

As atividades são conduzidas por Mauro Costa, diretor de relacionamento do sindicato

Na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5) de dezembro, a entidade realizou visitas ao Taubaté, União São João e Itapirense, dando continuidade ao cronograma de ações previstas

SAPESP
Foto: Divulgação

Taubaté, SP , 06 (AFI) – O Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) segue intensificando, em dezembro, seu ciclo de palestras educativas voltadas aos jogadores do futebol paulista, com atenção especial aos clubes do Interior.

Na quinta-feira (4) e na sexta-feira (5) de dezembro, a entidade realizou visitas ao Taubaté, União São João e Itapirense, dando continuidade ao cronograma de ações previstas para o mês.

QCnbJeiy image
Itapirense

AS ATIVIDADES

As atividades são conduzidas por Mauro Costa, diretor de relacionamento do sindicato, que tem percorrido clubes do Estado para dialogar diretamente com os atletas sobre temas considerados essenciais para a carreira e a proteção profissional. Um dos principais focos das palestras é a prevenção à manipulação de resultados, pauta tratada como prioridade pela SAPESP.

Mauro destacou sua experiência na área, ressaltando a importância da informação como ferramenta de defesa para os jogadores. Diplomado pela Interpol para atuar no combate a esse tipo de prática desde 2015, ele reforça a necessidade de conscientização constante dentro dos clubes.

ORIENTAÇÕES

Além das orientações sobre integridade esportiva, os encontros também abordam a votação da Seleção do Campeonato Paulista de 2026 e apresentam aos atletas as oportunidades de estudo oferecidas pela GAP (Associação Garantia de Trabalho Profissional), que concede bolsas e estimula a formação acadêmica paralela à carreira no futebol.

KQYlDhOo image
Taubaté

ROTEIRO

O roteiro da semana teve início em São José dos Campos, com visitas ao São José e ao Joseense, e segue com passagens por outros clubes importantes do cenário paulista, como EC São Bernardo e Rio Branco, de Americana.

De acordo com a SAPESP, a meta é alcançar os 48 clubes integrantes das Séries A2, A3 e A4, ampliando o alcance do trabalho educativo e preventivo promovido pelo sindicato.