São Paulo x Palmeiras - Jason e Hulk estremecem o Morumbi!
São Paulo, SP, 28 (AFI) – Tricolor x Verdão. Jason x Hulk. Não importa. O que vale é que o Morumbi receberá neste domingo o principal jogo da atual edição do Campeonato Brasileiro. Atual tricampeão, o São Paulo recebe o Palmeiras, maior favorito para conquistar o Nacional de 2009. A partida será às 16 horas, válida pela 22ª rodada.
Confira:
E agora? Muricy venceu metade das vezes que enfrentou o São Paulo
A situação mais confortável na tabela de classificação é do Palmeiras. Com 40 pontos, o Verdão vem embalado pela vitória sobre o Internacional, na rodada passada, e espera um novo triunfo contra o rival para disparar na liderança da competição.
Por outro lado, o São Paulo entrará em campo mordido. Isso tudo graças à derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR, na rodada passada, resultado que pôs fim à invencibilidade de sete vitórias seguidas do Tricolor neste Brasileirão. Na tabela, o Sampa é o terceiro colocado, com 36 pontos.
Muricy revê o ex-clube!
A partida também será especial para Muricy Ramalho. Atual comandante do Palmeiras, foi o técnico do tricampeonato são-paulino. Demitido em 18 de junho, após a eliminação na Libertadores, o treinador reencontra o Morumbi pela primeira vez desde que assumiu o Palmeiras.
Muricy Ramalho assumiu o Palmeiras em 27 de julho. Em seu primeiro mês pelo clube, foram sete jogos, com três vitórias, três empates e apenas uma derrota. O aproveitamento foi de 57,4% dos pontos disputados.
Do outro lado, Ricardo Gomes vive paz momentânea no São Paulo. Após um início ruim e irregular, o ex-zagueiro da Seleção Brasileira deu jeito na equipe e, após dois meses no comando, recebe seus primeiros elogios. Foram 14 jogos, com nove vitórias, dois empates e três derrotas. Aproveitamento de 69%.
Jejum!
Apesar de já ter comemorado muitos títulos no gramado do
Morumbi, o estádio não tem sido um lugar agradável ao Palmeiras nos últimos anos. Principalmente em clássicos contra o São Paulo. O Verdão não vence o rival no Morumbi desde 2002.
A última vitória palmeirense aconteceu, mais precisamente, em 20 de março de 2002. Na ocasião, Alex (foto) comandou a goleada alviverde por 4 a 2, ao marcar um golaço, com direito a chapéus no zagueiro Emerson e no goleiro Rogério Ceni. Magrão, Claudecir e Arce completaram o placar para o Palmeiras, enquanto Kaká e França fizeram para o São Paulo.
Veja também:
A lista de jogos do Palmeiras sem vitória no Morumbi
Desde então, o jejum palmeirense só aumenta. Já são 13 jogos sem vitória contra o São Paulo no Morumbi. Nestes sete anos, os dois rivais se enfrentaram em duelos pelo Torneio Rio-São Paulo, Campeonato Brasileiro, Paulistão e Libertadores.
Os duelos mais marcantes aconteceram na Libertadores de 2005 e 2006. No primeiro ano, o Tricolor venceu por 2 a 0, gols de Rogério Ceni e Cicinho. Em 2006, o Sampa contou com a sorte para vencer por 2 a 1, gols de Mineiro e Rogério Ceni. Washington fez para os palmeirenses.
O último encontro entre Palmeiras e São Paulo no Morumbi aconteceu em abril deste ano. Pela primeira fase do Paulistão, o Tricolor de Muricy Ramalho venceu por 1 a 0, gol de Washington, a um minuto. O jogo quebrou a invencibilidade do então time de Vanderlei Luxemburgo.
Mistério parcial no Sampa!
É desta forma que se pode resumir a preparação do São Paulo para o clássico deste domingo, contra o Palmeiras. O técnico Ricardo Gomes não quis divulgar a escalação oficial, mas também garantiu que não há o que mudar.
“Não dá para surpreender, mas também não dá para prever tudo o que acontece no desenrolar da partida. Cada um tem de dar o melhor de seu potencial e pensar no coletivo”, explicou o treinador, em discurso diferente de Richarlyson.
Veja também:
E agora? Rogério Ceni reencontra o Palmeiras, sua maior vítima
Questionado sobre o clássico, o volante disse que o São Paulo precisa fazer algo diferente, já que do outro lado está Muricy Ramalho, agora técnico do Palmeiras. “Em um jogo desses, você tem de se reinventar e ser ousado. É um jogo de detalhes, não pode vacilar e é preciso criar alguma coisa que não saibam”, disse.
O São Paulo não tem desfalques para o clássico deste final de semana. Mesmo assim, Ricardo Gomes preferiu não adiantar quem colocará em campo. “A escalação fica para 45 minutos antes do jogo”, despistou o comandante.
Camisa 10 deve desfalcar o Verdão!
O meia Cleiton Xavier está praticamente fora do clássico contra o São Paulo neste domingo. Após se machucar na vitória sobre o Internacional, o camisa 10 fez treinamento intensivo durante a semana, mas ainda não se recuperou das dores no tornozelo direito.
Cleiton Xavier ainda não entrou em campo para testar o tornozelo baleado, o que deve acontecer neste sábado. O meia decidirá sua participação no Choque-Rei no treino deste sábado, mas os médicos estão pessimistas.
Confira também:
Curiosidade! Ricardo Gomes nunca perdeu para Muricy Ramalho
“Ainda não vimos como ele reagiu dentro de campo porque só estamos recuperando ele da lesão. Posso dizer que a cada dia que passa o Cleiton fica mais longe de jogar no domingo. É como um doente terminal, a gente sempre mantém esperanças”, afirmou o médico Vinícius Martins.
Caso não possa jogar, Cleiton Xavier será substituído por Ortigoza. Outra opção do técnico Muricy Ramalho é colocar um jogador mais defensivo, zagueiro ou volante, para reforçar a defesa contra o São Paulo. Há ainda a possibilidade de colocar o meia Deyvid Sacconi e manter a mesma formação tática.
Ficha Técnica
São Paulo x Palmeiras
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo-SP
Data: 30/08/2009
Horário: 16h
Árbitro: Héber Roberto Lopes-PR
São Paulo
Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Jean, Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner e Júnior César; Dagoberto e Washington.
Técnico: Ricardo Gomes.
Palmeiras
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Edmilson, Souza e Diego Souza; Ortigoza e Obina.
Técnico: Muricy Ramalho.





































































































































