São Paulo se recicla ou dá vexame de novo na temporada 2017
Dos chamados grandes clubes do futebol paulista o São Paulo é o que está em pior situação. Sem time, dinheiro e eleição à frente.
Dos chamados grandes clubes do futebol paulista o São Paulo é o que está em pior situação. Sem time, dinheiro e eleição à frente.
Dos chamados grandes clubes do futebol paulista o São Paulo é o que está em pior situação. Digo isso porque além de administrações desastrosas o clube não ganha títulos desde 2005 e tem uma dívida monstruosa que vai obrigá-lo a fazer empréstimo bancário mais uma vez para pagar o décimo terceiro e algumas contas que vencem neste mês de dezembro e em janeiro de 2017.
Paralelamente, ainda há uma eleição para presidente, onde Situação e Oposição jogam duro e estão dispostas até a baixar o nível para atingir seus objetivos. Independente disso, no entanto, será fundamental que a atual diretoria procure trabalhar certo. Que faça contratações pontuais sem gastar muito, que mantenha a folha de pagamento em dia e que dê a Rogério Ceni todo o amparo para realizar seu difícil trabalho.
No atual elenco, alguns jogadores já provaram que não servem. Cito o goleiro Denis, o lateral Carlinhos, o meia Luiz Carlos e os atacantes Kelvin e Michel Bastos que encerraram o ano em péssima fase. Há ainda outros atletas, como o jovem volante João Schimidt, que até agora não provou ter futebol para ser titular e que pede muito dinheiro para renovar.
Há também o lateral esquerdo Mena, que teve bons momentos como titular do time mas pertence ao Cruzeiro que não quer mais emprestá-lo e pede uma fortuna para liberá-lo de vez. São problemas que precisam ser resolvidos a curtíssimo prazo. Quem não serve mais deve ser imediatamente negociado seja por empréstimo ou definitivamente.
À parte disso, a diretoria deve escolher os substitutos e já trazê-los para o início da temporada que começa dia 4 de janeiro no CT da Barra Funda. Quanto aos jogadores que tem competência para ficar estão Sidão, recém contratado junto ao Botafogo carioca (é goleiro), Maicon, Rodrigo Caio e Douglas (zagueiros), Thiago Mendes e Hudson (volantes), Cueva (meia armador) e Chaves (centro avante).
Isso além é claro dos garotos da base que já subiram e começam a ganhar vaga na equipe principal. Com esse material humano e mais aqueles que chegarão, dá para Rogério Ceni montar uma boa fase e trabalhar em cima dela. Objetivo inicial deve ser usar o Paulistão como laboratório para tentativas e experiências técnicas e táticas.
Depois, com mais tempo, a ordem é preparar um time base capaz de disputar tanto o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Sul Americana com chance de disputar o título. Se isso não acontecer, mais um ano estará perdido. Isso não pode acontecer.
Em 2017 o lema tricolor deve ser “vencer ou vencer”. Não há outra alternativa. É uma exigência da torcida que não aguenta mais tantos vexames e uma obrigação de técnico e jogadores.
Que eles saibam cumprir suas obrigações!
C * U * R * T * A * S
* CARLOS Augusto de Barros e Silva, o Leco, vai ter sérios problemas para se reeleger presidente do São Paulo. A Oposição está forte e as criticas a sua administração crescem a cada dia. Não será surpresa se o candidato opositor vencer em abril e mudar o rumo da administração tricolor. Abílio Diniz, por exemplo, um dos atuais cardeais do clube, é frontalmente contra o atual presidente. Ele vai ajudar no que puder a eleição deu um novo presidente e se conseguir passará a ser o homem mais forte do futebol do clube nos próximos anos.
* PARTICULARMENTE acho que Abílio tem ótimas ideias e é um empresário muito bem sucedido. Como aconteceu com Paulo Nobre no Palmeiras, ele poderia reerguer o São Paulo graças aos seus próprios recursos (Nobre chegou a emprestar cem milhões para o Palmeiras e transformou o clube num dos mais rentáveis e bem organizados do País. Isso também poderia ocorrer com a presença de Abílio Diniz no comando do São Paulo. São empresários bem sucedidos que não vão se servir do clube mas prestar serviços a ele sem desvio de dinheiro.
* PRIMEIRAS atitudes de Rogério Ceni como treinador do São Paulo foram positivas. Fez questão de conversar individualmente com cada jogador do elenco. Mesmo aqueles que não vão continuar no elenco. No caso do gol, que ele entende mais do que ninguém, já decidiu que Sidão será o titular. Denis pode até ser o reserva imediato, mas ainda não é certo. É possível que quando Renan se recuperar, seja ele o reserva número dois e Denis, no caso, fica com o terceiro lugar. Acho que Denis deve procurar outro clube pois não será titular no SP.
* CARLOS, preparador de goleiros que foi titular do Corinthians e até da Seleção Brasileira, não vai mais trabalhar com os profissionais do São Paulo. Rogério indicou outro nome para a vaga. Pintado, ao contrário, será mantido como assessor direto do treinador, já que Rogério tem forte amizade com ele. Aos poucos, como se vê, a nova comissão técnica do São Paulo está sendo formada. Me parece com bons profissionais e com uma liderança forte de Rogério. A principio, um bom começo. Mas é preciso ver se os bons resultados vão chegar.
* MODESTO Roma vai primeiro tentar se reeleger presidente do Santos para depois cuidar da renovação do técnico Dorival Junior. Mas é bom que Modesto não demore muito porque nos últimos dias foram muitas as propostas feitas para Dorival deixar o time de Vila Belmiro. Ele só não aceitou porque prefere continuar onde está mas de repente pode aparecer uma grande proposta e ele deixar o Santos na mão. Acho que é prioritário para o alvinegro praiano manter Dorival. Ele conhece tudo na Vila. É técnico para ficar e dirigir o time no ano que vem..
* SANTOS vai tentar ao menos três bons reforços para a próxima temporada. É uma exigência de Dorival Junior. Durante este ano o treinador passou por sufoco quando perdeu alguns jogadores por suspensão, contusão e convocação para a Seleção Brasileira. Em 2017 ele não quer mais ter esse problema. Quer um elenco de no mínimo vinte e dois jogadores que lhe deem tranquilidade para mudar a equipe quando quiser. Modesto Roma prometeu que vai investir e Dorival terá os jogadores que precisa. Só não dá nomes para não prejudicar o negócio.
* ATLÉTICO Mineiro decidiu negociar o centroavante Pratto. As propostas são muitas e o jogador já está inclinado a sair. Mas para liberá-lo o Galo Mineiro vai pedir alto. No mínimo 15 milhões de reais, que, para clubes brasileiros, é uma importância bem alta. Duvido que um deles tenha coragem de gastar tanto. Acontece que se a proposta não chegar aos quinze milhões, o Atlético não vende. E mais. Não tem parcelamento. É a vista. Numa dessas Prato que é mesmo um ótimo atacante, vai acabar indo para o futebol do Exterior (Europa ou China).
* O GREMIO foi indiciado mais uma vez devido a presença de Carol Portaluppi, filha do técnico Renato, que voltou a entrar no gramado por ocasião do jogo final pela Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético Mineiro. Na festa em comemoração ao título, a bela modelo fez questão de entrar no campo para abraçar o pai e comemorar com os jogadores. Isso, em tese, é proibido. Mas dizem, Carol tem credencial que lhe permite agir como agiu. Agora cabe ao STJD analisar os fatos, as provas e tomar uma decisão. Tudo indica o Grêmio vai receber punição.
* OSWALDO de Oliveira foi mesmo demitido do Corinthians. Roberto Andrade, presidente do clube, não conseguiu mantê-lo no cargo. Na saída, Oswaldo publicou nota dirigida a imprensa e à fiel torcida onde lamenta a atitude do presidente corintiano. Segundo Oswaldo ele tinha acordo de continuar no clube em 2017 e até estava trabalhando num projeto que seria viabilizado a partir de janeiro, mas foi surpreendido pela demissão. Particularmente, acho que Roberto Andrade agiu certo. Oswaldo não é mais técnico para dirigir um time como o Corinthians.
* PARA o lugar de Oswaldo o Corinthians ainda não definiu um nome. Fez consultas que deram errado. Nem Guto Ferreira, que já dirigiu a Ponte, nem Dorival Junior aceitaram assumir o cargo. Nas últimas horas as tratativas envolvem Reinaldo Rueda, técnico do Atlético Nacional, do Equador. Trata-se de um bom treinador, que sabe trabalhar e poderia montar um belo time em curto espaço de tempo. Seu único problema seria o elenco corintiano que é fraco. Seria preciso contratar bons reforços em curto espaço de tempo para Rueda vingar.
* O REAL Madrid venceu o Kashima, do Japão, por 4 a 2 e conquistou seu quinto título mundial de clubes. Difícil alcançá-lo. Mas a missão do time espanhol não foi nada fácil. O Kashima mostrou força coletiva e chegou a mandar no jogo. Não fosse a inspiração e a qualidade técnica de Cristiano Ronaldo (que fez três gols) e o Real poderia ter perdido o título para a equipe japonesa. Cristiano, por sinal, foi escolhido o melhor jogador do mundial. E caminha forte para ser escolhido pela Fifa o melhor jogador do mundo com base na última temporada.
* A FIFA promete mudar totalmente a disputa do interclubes. Quer colocar mais clubes e promover o evento no meio do ano quando os jogadores da Europa entram em férias. Mais clubes europeus entrariam na briga o que super valorizaria o torneio e o título. Só não ficou definido ainda onde essa competição seria disputada. A fórmula atual ainda será utilizada em 2017 e 2018. A nova deverá ser implantada em 2019. Também o Mundial de Seleção deverá ser alterado. Número de participantes irá dos atuais 32 para 43. Acho um absurdo.

* ATENÇÃO meus amigos jornalistas e cronistas esportivos do interior paulista. Não se esqueçam. Ao procurarem o credenciamento para 2017 entre em contato com a ACEISP – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo. Ela é A SUA entidade. O preço de uma credencial no momento é de 90 reais apenas. Muito menos do que as concorrentes e a credencial vale à mesma coisa (pois é oficializada pela FPF, CBF, ABRACE e AIPS). Em janeiro ela vai custar 120 e em fevereiro, 150 reais. Vale à pena pedir a sua desde agora.
* E NO FINAL desta coluna, poucos dias antes do Natal, quero deixar aqui o meu desejo de um Feliz Natal para todos os amigos e leitores da coluna. É um prazer enorme estar aqui no FUTEBOL INTERIOR me comunicando e expondo minha opinião sobre as coisas do futebol e do esporte. Além disso é muito bom conviver com vocês, mesmo virtualmente, pois seu que todos gostam tanto do futebol quanto eu. Estamos portanto em família. Que todos tenham um ótimo Natal no próximo final de semana, com muita alegria, saúde e sobra de presentes.





































































































































