São Paulo passa Cruzeiro e vira o rei dos pontos corridos

São Paulo, SP, 12 (AFI) – Com a vitória sobre o Atlético-PR, por 2 a 0, no sábado à noite, no Estádio do Morumbi, o São Paulo conquistou o título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série A e se tornou o rei dos pontos corridos, já que desde que o campeonato começou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003, ninguém teve um aproveitamento melhor do que o Tricolor ao fim do primeiro turno.

Com mais uma vitória, os sãopaulinos chegaram aos 40 pontos em 19 jogos, obtendo um aproveitamento de 70,1% dos pontos disputados, ultrapassando o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo, que em 2003 conseguiu conquistar 68,1% dos pontos, mas 25 jogos, já que naquele ano 26 clubes disputavam a Série A.

“Somos um time muito consistente, com um bom ambiente entre os jogadores e uma ótima defesa, isso nos ajudou a conseguir esse feito”, afirmou o goleiro e capitão do time, Rogério Ceni.

Além disso, o time do Morumbi tem as estatísticas ao seu lado para conquistar o pentacampeonato, já que desde 2003 o simbólico “campeão de inverno” do campeonato levou a taça para casa ao final do certame. Foi assim com o Cruzeiro em 2003, Santos em 2004, Corinthians em 2005 e o próprio Tricolor no ano passado.

O líder São Paulo, com 40 pontos, tem uma vantagem de oito pontos para o vice-líder Botafogo, que tem 32 pontos e dois jogos a menos, podendo chegar aos 38 e diminuir a diferença para dois pontos. No próximo domingo, o time viaja até Goiânia para pegar o Goiás, no Estádio do Serra Dourada, às 18h10.