São Paulo oscila e perde auto confiança
São Paulo oscila e perde auto confiança
Uma coisa ninguém pode negar: o São Paulo 2007 não tem nada a ver com o do ano passado. Mesmo reforçado (a contratação de Dagoberto reforça essa tese) o time de Murici Ramalho oscila demais de jogo para jogo e não consegue mais se impor aos seus adversários. Culpa de quem? De Murici, que apostou em jogadores em má fase ou utilizou a tática errada? Dos jogadores, que já não estão unidos como antes? Ou da diretoria, que observa tudo mas não toma uma posição mais drástica para resolver o problema? Na verdade, é de tudo um pouco. Murici tem culpa, porque de fato apostou em jogadores em má fase por tempo exagerado. Os jogadores são culpados porque preferiram defender interesses próprios ao invés de defender o do grupo e a diretoria também demorou para constatar o problema e só agora começa a acompanhar mais de perto os problemas do time, que nos últimos quinze jogos perdeu cinco, o que é muito para um elenco tão recheado de bons valores.
Com todos esses problemas, a auto confiança do grupo que era alta acabou se desgastando e hoje nem os adversários consideram mais o São Paulo como um dos três melhores times do País. A solução para essa crise, que considero passageira, é abrir ainda mais o diálogo entre dirigentes, comissão técnica e jogadores. È preciso trabalhar no sentido de reagrupar o elenco, de aparar possíveis arestas e de reinflar o ego daqueles que ficaram abalados com tantos resultados negativos. A partir daí, há grandes possibilidades de que o São Paulo reaja antes de chegarmos á décima rodada do campeonato e volte a se firmar como um dos favoritos ao título da temporada. É só ter um pouco mais de paciência e apoiar Murici no seu trabalho diário. Afinal, mesmo em má fase, ele não deixou de entender de futebol. Murici é bom, é competente e merece continuar onde está.
CURTAS
*INFORMAÇÕES de bastidores dão conta de que dois jogadores bateram boca e criaram mal estar no elenco do São Paulo. A crise foi abafada mas deixou o clima negativo que envolve o grupo ainda mais pesado.
*UM DOS participantes deste desentendimento teria sido o atacante Leandro, que por passar por alguns problemas particulares de alguma gravidade, anda muito nervoso. Talvez fosse o caso de dar a ele uma licença para esfriar a cabeça antes que as coisas piorem.
*MURICI diz que quer continuar com Junior no elenco. A diretoria, no entanto, não se mexe para renovar o contrato do jogador. Ou seja: até parece que o técnico quer, mas a diretoria não. Seria melhor abrir o jogo e definir logo a situação do lateral.
*UMA BOA notícia para a torcida são-paulina: Mineiro é reserva na Alemanha e dermonstra muit5a vontade de voltar ao Brasil. O São Paulo já está ligado no assunto e pode traze-lo de volta antes do mês de agosto.
*UM MEIO campo que não cria e um ataque que não acerta o gol. Esse é o maior problema do time principal do São Paulo neste momento. É nestes setores que Murici Ramalho deve mexer. Na defesa, até que as coisas vão muito bem.
*PARA RECUPERAR parte do que perdeu ao cair fora da Libertadores, a diretoria do São Paulo resolveu investir forte na Copa Sulamericana. Idéia é chegar até a final e se possível ser campeão. Mesmo porque, o prêmio pela participação e pelo título desta Copa é muito bom. O retorno compensa.
*O CORINTHIANS não ganhava dois jogos seguidos no início do Brasileirão a muito tempo. Além disso, sua defesa até agora não tomou gols. Méritos totais de Paulo César Carpegiani que chegou criticado mas já demonstra que sabe dirigir um time de futebol.
*O CRESCIMENTO de produção do time principal do Corinthians aumentou graças à presença do técnico e da chegada de alguns reforços. Os atletas que vieram do Bragantino deram nova consistência à equipe. São jovens e bons de bola. Diretoria acertou em cheio ao contratá-los.
*GOSTO MUITO do trabalho do goleiro Felipe. Depois de Fabio Costa, é o melhor goleiro que veste a camisa um corintiana. Tem futuro no clube esse jovem profissional. A fiel, logo, logo, vai começar a gritar o nome dele.
*COM OS DOIS bons resultados do Corinthians no início do principal campeonato do País o ambiente no Parque São Jorge melhorou muito. Animado, o presidente Alberto Dualib está proponto um acordo com a Oposição. Esta aprova as contas de 2006 e Dualib dá três vice presidências aos seus opositores. Pode dar certo.
*A REUNIÃO para aprovação das contas, por sinal, foi adiada para a última semana deste mês. Se o time continuar vencendo até lá, o que não é difícil, Dualib acredita que conseguirá aprovar as contas e manter-se na presidência do clube até o final de seu mandato em 2009.
*CRIARAM um site chamado Fora Dualib. São conrintianos inconformados que querem a saída do atual presidente. A adesão tem sido grande e só uma seqüência de bons resultados do time de futebol impedirá que ela cresça ainda mais.
*OS ASSOCIADOS do clube, no entanto, não tem do que reclamar. Outro dia estive no Parque e fiquei muito bem impressionado com a manutenção de jardins, ginásios e demais dependências do clube. Neste ponto, ninguém pode reclamar da atual administração.
*ANTES do presidente Alberto Dualib viajar para Londres, perguntei a ele: por que o sr. insiste em manter o social do clube funcionando? Sua resposta foi imediata: porque se não o fizer ninguém mais votará em mim.
*ROQUE Citadini não concorda com o presidente Dualib. Se dependesse dele, o social do Corinthians seria inativado. Citadini acha que não se justifica gastar no social quando o elenco de futebol precisa de investimentos. Afinal, o Corinthians, antes de mais nada é um clube que nasceu para o futebol e não para ser uma agremiação social.
*GILBERTO Cipullo, diretor de futebol do Palmeiras, intercala bons e maus momentos. Anda meio empolgado com o cargo. Pensou em contratar uma assessoria de imprensa de qualidade e contratou gente desconhecida.
*NOMEOU alguns assistentes que ainda não tem qualidade para falar pelo clube. Por isso, volta e meia, saem declarações na imprensa que não ficam bem para uma agremiação como o Palmeiras.
*AINDA assim, o trabalho de Cipullo não é ruim. A verdade é que o time de futebol caminha bem, o elenco melhorou de qualidade e o técnico é jovem mas muito competente. E isso, para o torcedor, é o que mais interessa, concordam?
*SEM PRESSA mas com firmeza, o Palmeiras faz avançar o projeto que visa remodelar totalmente o estádio Palestra Itália. Ali vai surgir uma moderna Arena, com capacidade para 40 mil pessoas, que será um orgulho da coletividade palmeirense.
*ESTOU impressionado com o futebol alegre e competente do meia chileno Valdívia. Ele joga demais. Foi contratado por 3 ou 4 milhões de dólares. Num futuro será negociado com o futebol europeu por mais de 20 milhões de euros. Lucro certo.
*IMPORTANTE, no entanto, é que a diretoria do Palmeiras não se apresse em negociar o garoto. O negócio é segura-lo ao máximo, quem sabe por dois ou três anos. Até lá ele amadurece, joga mais e passa a valer muito mais ainda.
*NA PRÓXIMA semana a Seleção Brasileira volta a jogar. Enfrenta a Inglaterra e depois a Turquia. Jogos sem nenhuma importância. Não vão acrescentar nada. Apenas mais alguns milhões de dólares aos cofres da CBF. Coisa que só a Ricardo Teixeira interessa.
*NÃO GOSTEI da lista de convocações do Dunga. Considero Doni um goleiro limitado e sem condições de vestir a camisa da seleção. Insisto em dizer que meu goleiro preferido é Rogério Ceni. O resto vem depois.
*OUTRA convocação que eu não faria é a de Afonso Alves, atacante artilheiro que joga no futebol holandês. Ele já tem 26 anos e se fosse bom estaria numa grande equipe européia. Além disso, fazer gols no futebol da Holanda é fácil porque a maioria dos clubes tem pouca qualidade técnica.
*DE QUALQUER maneira, como Afonso foi convocado, aqui está uma ficha técnica do jogador. Ele se chama Affonso Afonso Alves Martins Junior. Nasceu em 30 de janeiro de 81. Tem 1,85 m e pesa 77 quilos.
*JOGOU no time de juniores do Atlético mineiro. Aliás, ele nasceu em Belo Horizonte. Depois jogou no Orghyte, na Suécia, no Malmo, também clube sueco e no Heerenveen, onde está desde julho de 2006. Já esteve na Seleção Brasileira sub 20.
*FOI CAMPEÃO mineiro de juniores em 2001, campeão e melhor jogador sueco em 2004 e atleta do ano da Holanda neste ano. Vocês acham que um jogador com esse currículo merece jogar na seleção?
*DEFINIDO: Zé Roberto volta mesmo para o futebol alemão em agosto. Palavra do empresário Juan Figger. Vai ser difícil o Santos arrumar um jogador para substitui-lo com a mesma qualidade.
*MARCELO Teixeira, presidente do Santos, anda preocupado com as finanças de seu clube. Buraco já supera os 120 milhões de reais. Não se surpreendam se ele der uma enxugada nas despesas visando o segundo semestre.





































































































































