Tricolor paulista de Juan Carlos Osorio foi muito melhor do que o Corinthians no clássico no Morumbi. Tanto no primeiro como no segundo tempo, o São Paulo teve o domínio e construiu as melhores jogadas do Majestoso. O Corinthians fez um gol através Luciano e foi só. No mais, tanto no primeiro como no segundo período tentou segurar o resultado.
No início do segundo tempo, no entanto, Luis Fabiano fez o gol de empate. Com ele, o São Paulo forçou ainda mais as jogadas de ataque e esteve perto de desempatar a partida. Luis Fabiano, que desta vez jogou bem, acertou duas vezes a trave corintiana. No finalzinho, já nos descontos, Uendel colocou o braço na bola dentro da área. Pênalti claro que Leandro Pedro Vuader não quis marcar.
Uma injustiça, porque o São Paulo jogou muito mais e merecia ficar com os três pontos. A verdade é que o Tricolor mostrou ter nesse momento melhor time do que o Corinthians. Isso apesar do Timão ainda ser o vice-líder do campeonato e estar a frente do São Paulo na classificação geral.
Mas ficou provado neste jogo que o time de Tite não terá condições de segurar por muito tempo a vice-lideranca. Seu time tem várias deficiências e elas vão pesar durante o transcorrer do campeonato. No time do São Paulo destaque para Rogério Ceni, Toloi, Ganso, Michel Bastos e Luis Fabiano. Mas todos os jogadores fizeram uma exibição que merece elogios.
Desta vez uma surpresa. A volta do zagueiro Breno, que estava a mais de ano sem jogar. Foi muito bem. Luiz Eduardo, que era do São Caetano e fez sua estreia, mostrou competência. Wesley foi outro que entrou e deu conta do recado. No Corinthians Cássio teve bons momentos. Gil foi o melhor da defesa. Renato Augusto lutou muito no meio de campo e Luciano fez o gol.
Mas Felipe jogou mal e ainda foi expulso. Elias andou em campo. Atuação decepcionante. O próprio Jadson não jogou o futebol que pode. A verdade é que o São Paulo jogou com tanta aplicação e tanta qualidade, que o Corinthians acabou ficando todo atrás preocupado apenas em se defender. O empate final, como dissemos, foi injusto. o Tricolor de Osorio merecia ficar com os três pontos. Foi muito mais time. O São Paulo, por sinal, continua invicto dentro do Morumbi no Brasileirão 2015. Uma marca que merece ser elogiada.
C * U * R * T * A * S
* A VOLTA de Bruno pela direita e Carlinhos pela lateral esquerda, deu equilíbrio a esses setores no time do São Paulo. Se não se machucarem, ambos merecem continuar titulares. A ausência de Vagner Love merece ser comemorada pela fiel. Ele não vinha jogando nada e não fez falta nenhuma. Os jovens que jogaram pelo setor mostraram que depois de entrosados podem ser mantidos em suas funções porque darão conta do recado. Love deveria ser negociado. Não tem vaga no time.
* VUADER teve medo de marcar o pênalti a favor do São Paulo. Como já era final de jogo fingiu não ver o lance. Lance que foi claro. Foi pênalti legitimo que o juiz não deu em favor do São Paulo. Quanto a expulsão de Felipe, Vuader agiu corretamente. Felipe já tinha um amarelo. Fez outra falta grave e levou o vermelho. Vai fazer falta a zaga corintiana. Danilo entrou no segundo tempo. Inútil. Não fez um jogada que preste. Eh um jogador em fim de carreira. Fora com ele.
*MORUMBI não recebeu publico total. Torcedores andam mesmo com medo de prestigiar os clássicos. A violência assusta e os impede de ver o jogo nas arquibancadas. Melhor mesmo é ficar em casa e assistir tudo pela televisão. Alias, esse Brasileirão não tem tido grandes públicos e arrecadações. Com raras exceções. Algo precisa ser feito para valorizar esse campeonato. Mas por favor não me venham com a ideia do mata-mata. O Brasileirão precisar ser por pontos corridos.
*COMO o Atlético Mineiro também empatou, ele continua líder isolado com o Corinthians dois pontos atrás. Aliás o G4 mudou. Agora tem Atlético-MG, Corinthians, Grêmio e Fluminense. Depois vem o resto. Parece que o primeiro turno do campeonato vai continuar assim. Mas no segundo turno, com mais 19 jogos, o bicho vai pegar. É possível até que os clubes que estão na frente deêm seus lugares a quem esta atrás. Pelo menos é essa a impressão. Vamos ficar atentos.
* VOU DIZER uma coisa aqui que muita gente não vai gostar. Tite até é um bom técnico, mas anda exagerando na retranca. Atualmente, pode ate ser chamado de Doutor Retranca, tal a paixão que ele tem por se defender. Ele lembra Milton Buzetto, famoso técnico do Juventus que no passado fechava seu time para tirar pontos dos grandes. Só que Buzetto dirigia um time mediano e Tite dirige um dos grandes clubes brasileiros. Não dá para jogar só atrás. Atacar é fundamental.
* LEMBRO ainda que depois do mundial que o consagrou (e ganhou por 1 a 0 do Chelsea), ele não ganhou mais nada importante. O tempo passa e o Corinthians ainda carente de novos títulos. Tite chegou a ser substituído por Mano Menezes, que também não ganhou nada e Tite voltou como salvação mas até agora não levantou uma taça. Vai chegar a hora em que a Fiel vai cobrar. Corinthians não é para ser coadjuvante. É clube para ganhar títulos. Ao menos um em cada ano.
*EM COMPENSACAO o colombiano Juan Carlos Osorio começa a mostrar serviço no São Paulo. Perdeu sete ou oito jogadores e seu time continuar a pontuar. Inclusive, ao contrário do Corinthians de Tite, há momentos em que o Tricolor joga bonito. Por falar em perder jogadores, foi benéfico para o São Paulo negociar alguns deles. O clube fez dinheiro e começa a pagar os que ficaram. O ambiente com isso tem melhorado muito. Tomara Miguel Aidar prejudique esse trabalho.
* DIGO isso porque Aidar é de lua. Quando menos se espera, ele faz uma besteira e agita o clima dentro do futebol do clube. Que ele deixe as coisas se encaixarem e dirija com responsabilidade. Se o fizer, tem ate chance de ver seu time ganhar alguma coisa ainda neste ano. E se não conseguir e mantiver Juan Carlos Osorio no comando do time, pode ter um time muito forte na próxima temporada. É só não perder o rumo. Deixar a emoção de lado e trabalhar com seriedade.
* O QUE esta acontecendo com o Palmeiras. De repente, o time que embalava com uma vitória atrás da outra, deu para trás. Já perdeu duas seguidas. E o que é pior. Perdeu para o ex-clube de Marcelo Oliveira, o Cruzeiro, que é dirigido por Wanderley Luxemburgo. Marcelo deveria se impor ao time que ele comandou. Afinal conhece detalhes importantes do atual elenco cruzeirense. Ao perder, provou que é um bom técnico mas as vezes não sabe aproveitar seu conhecimento.
* O CRUZEIRO mereceu vencer. Não jogou um futebol maravilhoso mas soube construir sua vitória. Já o Palmeiras voltou a apresentar as mesmas falhas de seu ultimo jogo. A defesa esteve insegura e o meio campo não criou como em outras partidas. O próprio ataque foi deficiente. Sinceramente eu não esperava por isso. Via um Palmeiras em alta pronto para brigar pelos primeiros lugares. Não foi o que vi. O Palmeiras de ontem foi decepcionante. Desse jeito não entra o G4.
* OS GOLS do jogo foram marcados por Allison e Arriascaeta em favor do Cruzeiro e Cristaldo, para o Palmeiras. O centroavante argentino mais uma vez fez o seu. Esse me convence. Acho que deve continuar titular do ataque verde. É muito eficiente. Mas em outras posições o Verdão precisa ser alterado. Cabe a Marcelo Oliveira analisar a atuação de seu time e trocar quem foi mal. Não da para perder mais. É preciso voltar a ganhar. Caso contrário a auto estima desaparece.
* DE QUALQUER forma, essa sequência de maus resultados podem fazer bem ao Palmeiras. Os jogadores e a diretoria estavam voando, como se já tivessem o melhor time do País. Não é bem assim. O Palmeiras tem bom elenco, tem ótimo técnico e um bom presidente, mas nada esta ganho. É preciso aprimorar, criar novos sistemas de jogo e estudar mais os adversários. Ninguém ganha antes de entrar em campo. Colocar salto alto sempre fez mal. A humildade é fundamental.
* ARBITRO do jogo Cruzeiro 2 x Palmeiras 1 foi bastante contestado pelos palmeirenses. Para eles, houve influência da arbitragem no resultado do jogo. Até concordo que o juiz não foi bem. Mas dai a culpá-lo pela derrota palmeirense vai uma grande diferença. A verdade é que Wilson Pereira Sampaio é um árbitro de baixa qualidade. Não merece dirigir um jogo dessa importância. Como foi escalado, acabou cometendo erros. Sampaio deveria apitar jogos de menor importância.
* UMA BOA noticia. Pelo menos em minha opinião. A cerveja voltou aos estádios de Minas. Ontem, quem quis, comprou e bebeu cerveja durante o jogo. No final, nenhum caso de violência ou de atitudes inconvenientes dos torcedores. Isso vem provar que a cerveja pode sim voltar aos estádios. Como ocorre em todos os campeonatos europeus que são considerados os mais organizados do mundo. Vamos ver agora se essa liberação mineira se espalha pelos outros Estados brasileiros.
* O SANTOS jogou no sábado e mostrou que tem time para conseguir posição melhor na tabela de classificação do Brasileirão 2015. Placar final em Vila Belmiro mostrou Santos 3 x Coritiba 0. Foi um jogo em que só um time jogou bola. O dono da casa se impôs do primeiro ao ultimo minuto e mereceu o placar final a seu favor. Os gols foram de Geuvânio, Ivan (contra) e Marcelo Oliveira. Marcelo por sinal tem uma das melhores medias de gols do campeonato. Já merece Seleção.
* MAS SE O Peixão esta em fase ascensional, o mesmo não ocorre com o Coritiba. Time paranaense esta muito mal. Não tem defesa, seu meio campo eh fraco e o ataque pior ainda. Desse jeito eh time para ser rebaixado, exceto se sua diretoria resolver contratar a curto prazo quatro ou cinco reforços, o que parece improvável, já que a diretoria do Coxa afirma que não tem mais dinheiro para investir no elenco. Ou seja. Pelo visto, o Coritiba será um dos quatro rebaixados neste ano.
* A PRESENÇA de Dorival Junior no comando técnico do Santos deu resultado. Pelo menos foi que se comprovou a partir do momento em que ele assumiu o comando técnico da equipe. O Santos de hoje, quase que com os mesmos jogadores, joga muito mais do que jogava com o técnico anterior. Dorival sente se bem na Vila. Sabe como motivar e armar seu time. Por isso prevejo até uma colocação muito mais positiva para o Peixe no Brasileirão 2015. O returno deve provar isso.
* NO ATUAL time santista destaque para Geuvânio. Esse garoto cresce a cada jogo. Esta bem demais. Cria e arremata com facilidade. Eh um dos principais jogadores do time. Assim como Ricardo Oliveira que briga pela artilharia do campeonato.Mesmo com seus pouco mais de 34 anos, Ricardo esta sempre bem colocado, corre o tempo todo e é um líder positivo para os garotos do Peixe. Com isso, não há mais necessidade de contratações para reforçar o Peixe.
* TERMINADA mais uma rodada do Brasileirão, o G4 tem Atlético Mineiro com 36 pontos, Corinthians com 34, Grêmio e Fluminense com 30. O Sport, que empatou com o Atlético-PR, também tem 30, mas pelos critérios de desempate, esta na quinta colocação. No R4 estão Goiás com 15, Joinville e Vasco com 13 e Coritiba com 12. Esses quatro estão bastante ameaçados pelo rebaixamento porque os concorrentes estão subindo na tabela enquanto eles permanecem lá embaixo.
*O MELHOR ataque eh o do Atletico Mineiro com 32 gols. A melhor defesa eh a do Corinthians com 10. O time com maior numero de vitorias eh o Atletico MG, com 11. Maior numero de derrotas Joinville e Vasco com 10. Maior numero de empates, Sport com 9. Bom lembrar que a Ponte venceu o Flamengo ontem por 1 a 0 no Moises Lucarelli e o Sport arrancou um empate diante do Atletico PR em Curitiba (1 a 1). O Gremio ganhou do Inter por 5 a 0. Festa do tricolor gaucho.
*ATENCAO para a proxima rodada do Brasileiro. Quarta feira – Flamengo x Atletico PR. Jogo muito dificil para o Mengao. Coritiba x Palmeiras. Em tese, chance do Verdao se reabilitar. Santos x Vasco. Na Vila, eh moleza para o Peixao. Goias x Chapecoense. Time visitante mais perto da vitoria. Corinthians x Sport. Especialidade do time pernambucano eh o empate. Pode conseguir. Inter x Fluminense. O tricolor esta melhor e deve vencer. Figueirense x Sao Paulo. Muito equilibrio.
*NA QUINTA feira a Ponte Preta recebe o Avai em casa. Tem tudo para ganhar. Atletico Mineiro x Gremio. Jogo dificilimo para o Galo. O Tricolor gaucho esta embalado e pode surpreender o time da casa. Joinville x Cruzeiro. Em tese, o time de Minas esta mais perto da vitoria. Mas como o Joinville precisa vencer a qualquer custo, ele deve endurecer esse jogo. Esta sera a decima oitava rodada do primeiro turno do Brasileirao. A proxima vai encerrar essa fase. Aguardem surpresas.