Ficou patente a diferença entre o futebol de São Paulo e Palmeiras neste momento. O Tricolor mostrou estar em fase bem superior a de seu adversário no clássico que ambos disputaram domingo à noite, no Morumbi. O resultado final foi de 2 a 0 para o São Paulo, mas poderia ter sido mais.O Palmeiras, como prevíamos, jogou um futebol sem técnica, de muitos erros e pouca agressividade.
Valdívia fez muita falta. Já Luis Fabiano, que parece ter reencontrado sua motivação e seu melhor estágio técnico, desequilibrou. Tanto que o primeiro gol do jogo foi dele, num bate pronto que não deu chance de defesa ao goleiro Prass (o cruzamento foi de Hudson). Depois do gol, o time de Dorival Junior até tentou reagir, mas faltou-lhe qualidade.
Luis Fabiano marcou primeiro gol do São Paulo no clássico com o Palmeiras
A defesa do São Paulo destruiu todas as jogadas do adversário e em seguida criou contra ataques muito rápidos que envolveram a defesa inimiga. Com a vitória, o São Paulo continua sua perseguição ao Cruzeiro (que também venceu o Santos na tarde de ontem). A diferença entre os dois continua de quatro pontos como antes da rodada de final de semana. Só que o São Paulo tem um jogo a mais e essa diferença pode crescer na próxima quarta-feira, quando o Cruzeiro encara o Grêmio, em Porto Alegre.
Já o Palmeiras precisa se cuidar. A derrota foi péssima para seu time que tem 39 pontos ganhos e está apenas três pontos à frente do décimo sétimo colocado que é a Chapecoense (primeiro clube integrante do chamado Z4). Destaques do São Paulo nesse jogo foram Rogério Ceni (em grande forma), Toloi (que voltou muito bem ao time), Michel Bastos (esse cara joga demais), Ganso (em forma extraordinária) e Pato (que voltou muito bem ao time).
No Palmeiras destacamos o goleiro Prass, o volante Marcelo Oliveira e o centro avante Henrique (um lutador que joga sozinho lá na frente). O juiz Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza foi relativamente bem. Pelo menos não influenciou no placar final da partida.
C * U * R * T * A * S
* TIME de Muricy Ramalho está mesmo em grande fase. É uma equipe bem armada, que joga com bola no chão e que mostra uma frieza digna de elogios. Seu futebol é sempre o mesmo. Ninguém se precipita. Parece que Muricy conseguiu atingir o ponto de equilíbrio exato de sua equipe. Dessa forma, o São Paulo pode até não ser campeão. Mas será vice e pode ganhar a Copa Sulamericana.
Ceni atravessa excelente fase e ficamos até com pena de saber de sua aposentadoria
* CENI mostrou a segurança de sempre. Está jogando demais. É até uma pena que ele realmente vá pendurar as chuteiras no final deste ano, mas que tem futebol para jogar mais um pouco, não tenho nenhuma dúvida. A volta de Toloi me parece ter definitivo a dupla de zagueiros ideal para o São Paulo: Toloi e Edson Silva. Os dois jogaram por música e pararam o ataque do Palmeiras.
* DIRETORIA tricolor foi muito feliz na contratação de Michel Bastos. Esse jogador, que eu vi jogar pouco no passado, me surpreende cada vez mais como titular do São Paulo. Com uma vantagem. Joga em qualquer posição com a mesma qualidade. Ganso é outro que atingiu seu ápice. Acho que não demora muito e Dunga vai convoca-lo. Se não o fizer, estará fazendo tremenda injustiça.
* EU NÃO acreditava mais nele. Mas sou obrigado a confessar que nos últimos jogos do São Paulo. Luis Fabiano tem sido decisivo. Não só na ajuda aos companheiros de defesa e meio campo, mas principalmente com presença de área. Praticamente ele tem feito um gol por jogo. Média fantástica. Merece hoje se o titular da camisa nove. Quanto a Kaká, ainda não chega a me encantar.
* NO PALMEIRAS, Prass prova a cada jogo que é o goleiro ideal para o time que o Verdão vai montar para 2015. É um goleiro muito seguro. Marcelo Oliveira é outro que merece ficar. Joga fácil e tanto defende como ataca com facilidade. Wesley, que já jogou muito quando era do Santos, está em péssima fase. Hoje nem deveria ser titular. Se não melhorar, pode ser liberado em dezembro.
* HENRIQUE é outro que não deve sair. É um centro avante como manda o figurino. Ajuda a marca e na área é sempre um perigo. Gosto do seu estilo. Tanto que é o artilheiro do campeonato. Nas outras posições, no entanto, ninguém tem vaga garantida. Alguns por serem muito jovens. Outros porque não possuem qualidade para ser titular do time. Estes, certamente, serão dispensados.
Guerrero e os garotos do Corinthians estão fazendo a diferença no ataque
* O CORINTHANS até sofreu um pouco, mas acabou derrubando o Bahia lá em Salvador. Missão que poderia ser mais fácil se Mano Menezes soubesse utilizar seus jogadores. Como não sabe, as vitórias corintianas são sempre amarradas, difíceis e com poucos gols. No duelo diante do Tricolor baiano prevaleceu a melhor qualidade de elenco. O Timão é muito superior à equipe baiana.
* NESTE jogo na Bahia o Corinthians teve alguns destaques. Renato Augusto é um deles. Ele correu o tempo todo, marcou, criou, arrematou., Num de seus arremates, aos trinta e oito minutos do segundo tempo, fez o gol decisivo para a vitória corintiana. O passe foi do veterano Danilo. O primeiro gol corintiano foi de Malcom. Para o Bahia, o gol foi de Kieza. O jogo foi tecnicamente fraco.
* INDEPENDENTE disso, o Corinthians ganhou mais três pontos e manteve-se em quinto lugar no campeonato. Sua chance de se classificar para a Copa Libertadores ainda existe. É só não bobear nos quatro jogos que ainda terá pela frente. Importante dizer que o Corinthians não contou com Guerreiro, seu principal artilheiro, no jogo de domingo à tarde. Daí a importância dessa vitória na Bahia.
* O SANTOS, mais uma vez, perdeu para o Cruzeiro dentro da Vila (isso já havia acontecido no jogo que ambos disputaram pela Copa do Brasil). O placar foi magro, apenas 1 a 0, mas o suficiente para o time mineiro faturar mais três pontos e ficar muito perto de seu quarto título brasileiro. Na verdade, agora só faltam duas vitórias nos próximos quatro jogos para o Cruzeiro ser campeão.
Ricardo Goulart marcou seu 12.º gol pelo líder Cruzeiro, mais perto do Bi
* NO JOGO da VIla, o primeiro tempo foi sofrível. Muito ruim mesmo. Nenhum dos dois times conseguiu jogar. No segundo, Marcelo Oliveira deu tremenda bronca em seus jogadores que resolveram correr um pouco mais. Foi assim que conseguiram fazer o gol que deu a vitória ao Cruzeiro. Falha gritante da dupla Neto-Uvini. Eles erraram na saída de bola. Um erro que foi fatal.
* RICARDO Goulart tomou a bola perto da grande área e bateu forte sem chance para o goleiro Aranha. A partir daí, o time de Minas só administrou o resultado. O Santos até tentou reagir mas faltou-lhe competência e também força ofensiva. O resultado, por isso mesmo, foi mais do que justo. O Santos com a derrota continua no meio da tabela. Talvez consiga vaga na Sulamericana de 2015.
* UMA COISA é certa. O futuro presidente do Santos (eleições serão dia 6 de dezembro), vai precisar arrumar investidores e contratar pelo menos cinco jogadores de bom nível para montar um time respeitável para encarar a temporada 2015. Se não fizer isso, o Santos vai continuar a disputar campeonatos só como coadjuvante. A famosa base já começa a falhar na revelação de novos craques.
* COM O TÉRMINO da trigésima quarta rodada, o Brasileirão 2014, Série A, conta no G4 com o Cruzeiro, que tem 70 pontos, o São Paulo que tem 66, o Inter, que tem 60 e o Grêmio, que tem esse mesmo número de pontos. O Corinthians é quinto com 60 pontos mas menor número de vitórias. O Atlético Mineiro está com 58 e o Fluminense com 57. Ambos ainda podem entrar o grupo de elite.
Chapecoense atacou sem eficiência e tomou um gol do Vitória no contragolpe
* JÁ NA PARTE baixa da tabela de classificação, os mais ameaçados são Chapecoense com 36 pontos ganhos, Botafogo com 33, Bahia com 31 e Criciúma com 30. Este último me parece virtualmente rebaixado.Os outros tem pequena chance de reagir, em especial a Chapecoense que pode vencer seus próximos jogos e ainda escapar da degola. O problema é que esse time não é tão forte assim.
* PROXIMA rodada da Série A do Brasileirão será disputada neste meio de semana. Na quarta-feira jogam Botafogo x Figueirense, Atlético Paranaense x Santos, Vitória x Coritiba, Criciúma x Bahia, Palmeiras x Sport Recife, Atlético Mineiro x Flamengo, Goiás x Corinthians, Fluminense x Chapecoense e Grêmio x Cruzeiro. São Paulo e Inter já jogaram por esse rodada na semana passada.
* NUMA análise do que poderão fazer os clubes paulistas, diria que o Santos deve perder para o Atlético lá em Curitiba. O Furacão joga muito em seu estádio. O Palmeiras deve vencer o Sport que não consegue ganhar jogos fora. Importante lembrar que esse jogo será histórico porque vai marcar a abertura da Allianz Arena, novo estádio palmeirense. É jogo para ver mesmo que pela tv.
* O TIME do Corinthians encara o Goiás, em Goiânia. Jogo difícil, mas o time de Mano Menezes me parece em condições de ganhar os três pontos neste jogo. O Goiás. no momento, não inspira nenhuma confiança. Outro jogo que merece analise é aquele que colocará Grêmio contra Cruzeiro, em Porto Alegre. Um grande clássico. Jogaço de bola. Tricolor gaúcho me parece o favorito.
Joinville conta com apoio de sua torcida para buscar o título da Série B após a vitória sobre a Ponte Preta, por 3 a 1
* AGORA só faltam três rodadas para o Brasileirão da Série B acabar. Na última rodada, algumas surpresas. A Ponte Preta, por exemplo, perdeu o jogo para o Joinville e por consequência a liderança do campeonato. O Avaí que figurou quase sempre no G4 perdeu para o América-MG. O Vasco perdeu para o Ceará e o Braga venceu o Santa Cruz e ficou mais longe da ameaça do rebaixamento.
* DEPOIS dos jogos disputados durante a semana passada, o G4 passou a contar com Joinville, que é agora é o novo líder, com 69 pontos ganhos. Ponte Preta com 67. Vasco da Gama co 59 e Ceará com 54. O Vasco não tem mais chance de ser campeão mas deve subir. O Ceará, que tem um bom time, voltou a jogar bem e recuperou posição no G4. Está em quarto lugar com 54 pontos.
* NO Z4 DOIS times já estão rebaixados. A Portuguesa de Desportos e o Vila Nova, de Goiás. Seus últimos três jogos serão apenas para cumprir tabela. O América-RN tem 39 pontos, mesmo número do Icasa. Ambos são os mais sérios candidatos ao rebaixamento, além de Vila e Portuguesa. Quanto a disputa do título da Série ficou simplificada entre Joinville e Ponte. Um dos dois será campeão.
* A PRÓXIMA rodada prevê os seguintes jogos nesta terça-feira – Oeste x Náutico, Icasa x Paraná, Avaí x Portuguesa, Atlético Goianiense x Bragantino, Ponte Preta x América RN, Vasco da Gama x Vila Nova, Santa Cruz x Sampaio Correia, Luverdense x América MG, ABC x Ceará e Boa Esporte x Joinville. Como o Joinville joga fora e a Ponte em casa, a Macaca pode voltar a liderança.
Paulo Nobre tem apoio de Mustafá Contursi e deve ser reeleito no Palmeiras
*AS ELEIÇÕES para a presidência do Palmeiras serão realizadas no próximo dia 20 de novembro, quinta-feira que vem. Disputam o direito de administrar o clube a partir de amanhã, Paulo Nobre, candidato da Situação que busca a reeleição e Wlademir Pescarmona, velho conselheiro do clube e homem benquisto entre os associados. Uma eleição difícil, competitiva e bastante disputada.
* PAULO Nobre, por ser Situação, leva alguma vantagem, porque tem a máquina nas mãos. Mas ele tem falhas. O futebol, por exemplo, não foi muito bem em suas mãos. A parte social anda esquecida e os associados do clube estão irritados com a displicência de Nobre no tratamento de seus problemas. Isso pode pesar no momento do voto e não permite nos permite indicar um favorito.
* JÁ WLADIMIR Pescarmona, é um homem que transmite simpatia aos associados. Tem presença física no clube, tem sido equilibrado em suas manifestações e, como consequência, tem a simpatia de muita gente. Essa simpatia, no entanto, não lhe dá a chance de considerar-se um vencedor antecipado. Mesmo porque, essa será uma eleição onde todos os associados terão direito de votar.
* É A PRIMEIRA vez que o associado tem esse poder. E não é nada fácil para o candidato chegar a todos eles. Talvez por ser Situação, Nobre tenha maiores possibilidades de agrada-los nesta fase pré eleitoral. Como entregando-lhe ingressos gratuitos para ver o show de Paul Mac Cartney. Com “agrados” desse tipo, Nobre pode sim ganhar alguns votos em cima daqueles chamados indecisos.
Mustafá Contursi: dirigente com muita experiência
* À PRINCIPIO o Palmeiras tem dez mil associados com direito à voto. Não se acredita que todos eles vão participar do pleito. Talvez metade. Talvez um pouco menos. Mas certamente haverá recorde de presença nestas eleições. O candidato da Situação tem o aval de um cacique do clube, Mustafá Contursi. O candidato da Oposição conta com o apoio de Luiz Gonzaga Belluzzo.
* PARTICULARMENTE, gosto do Mustafá. Ele tem muitos inimigos entre os associados e até entre jornalistas esportivos de prestígio. Mas sem duvida, fez muita coisa boa pelo Palmeiras. E ainda teve o privilégio de ser o presidente do clube na época dourada da Parmalat. Já Belluzzo, fez um péssimo trabalho e foi culpado direto pelo buraco financeiro em que o Palmeiras se encontra até hoje.
* ACHO até que o apoio de Mustafá rende mais votos a Paulo Nobre do que o apoio de Belluzzo rende a Pescarmona. Mas essa é a situação clara existente no clube. Situação e Oposição tem seus caciques. Normal. Vamos ver no final das eleições quem levou vantagem. Ideal não é que Situação ou Oposição ganhem. Mas que o clube ganhe. Vamos saber dia 20 o que o associado pensa.
* UMA CURIOSIDADE que mostra o momento atual vivido por Paulo Nobre. Ele esteve presente no jogo em homenagem a Ademir da Guia. Quando apareceu foi mais vaiado do que aplaudido. A eleição vai dizer o que isso significou. Ja Pescarmona não tem sido agredido através de vaias. Nem aplaudido. Seu prestigio real será medido nestas eleições. Veremos o que as urnas dizem.
Marco Polo del Nero e Katherine uma de suas últimas namoradas
* ESPOSA de José Maria Marin, atual presidente da CBF, mostrou-se preocupada com o excesso de visibilidade de Marco Polo Del Nero ao lado de inúmeras beldades brasileiras. A primeira dama do futebol nacional teme que Marin também se entusiasme e se envolva com essas modelos. Na verdade, não haveria motivo para Marco Polo deixar-se fotografar tantas vezes ao lado de uma delas.
* O QUE ele quer provar ? Que é bonito ? Que é machão ? Besteira. Com 74 anos o que ele quer mais da vida? Está milionário e vai presidir a CBF durante alguns anos como sempre quis. Poderia sim fazer seus programas, mas de forma bem mais discreta. Essa exposição exagerada pode custar-lhe caro. Talvez não agora, mas num futuro. Minha solução é que ele fuja deste tipo de promoção.
* DUNGA disse que a Seleção Brasileira não precisa de psicólogo na comissão técnica. Que ele mesmo e seus assessores, saberão cuidar do lado psicológico do grupo. Por isso, Regina Brandão, que trabalhou muito durante a Copa ao lado de Luiz Felipe Scolari, não será mais utilizada pela CBF. E pelos resultados que Dunga vem conseguindo, parece que ele está certo. Felipão é que exagerou.
* JÁ HA UMA rebelião contra o jogador Elias junto a fiel torcida. Ele tem discutido e se indispondo com muitos torcedores. Só que não tem razão nenhuma para agir dessa forma. Na realidade, Elias não é hoje nem sombra do que foi no passado quando jogou pela primeira vez pelo Timão. Torcedores o estão cobrando muito. E já cobram também membros da diretoria de Mario Gobbi.
* ELIAS custou muito caro para voltar ao Corinthians e jogar esse futebolzinho que irrita a fiel. No mês passado, o Corinthians foi obrigado a pagar a primeira parcela de seu atestado liberatório. Foi um milhão de euros, limpinhos. Muito para quem não joga nada. E péssimo para um clube que está com o pires na mão e não consegue pagar suas dividas. Buraco é de mais de 280 milhões.
* FALEI nas eleições do Palmeiras um pouco acima. A do Santos, também será realizada neste ano. Será no dia 6 de dezembro. Num passado recente disse que três candidatos iriam disputa-la. O número aumentou. Serão cinco candidatos. A briga está feia. Não há um favorito. A Oposição parece mais forte do que a Situação. Num futuro próximo prometemos dar todos os nomes da disputa.
* INTERNACIONAL e Grêmio são os clubes brasileiros que se deram melhor no projeto sócio torcedor. Trinta e cinco por cento do que arrecadam vem deste nicho. Nenhum grande clube do eixo Rio São Paulo atingiu esse objetivo. Nem Corinthians e Flamengo que possuem bem mais torcida. Índice dos clubes gaúchos equivale a de clubes europeus como Benfica e Manchester United.
* OUTRO detalhe interessante sobre os torcedores de futebol no Brasil. Dezoito por cento deles são de mulheres. Uma prova de como aumentou o interesse delas por esse esporte. E ainda como informação: a parceria entre os Simpsons, desenho norte americano e o Corinthians, superou as expectativas. Todos os produtos tem sido vendidos e já começam a faltar produtos na praça.
Marin e Marco Polo: juntos na CBF e agora sob a mira do governo federal
* JOSÉ MARIA Marin e Marco Polo Del Nero não esperavam por essa. O Governo Federal resolveu tomar dinheiro da entidade. Há um projeto em andamento no Congresso Nacional que prevê cobrar 20 por cento de impostos sobre todos os contratos feitos pela CBF e o Confins da entidade será aumentado de 3 para 13 por cento. Marin e Marco vão precisar rever todos os contratos à curto prazo.
* JOGADOR Oswaldo, do São Paulo, completou 150 jogos com a camisa do clube. Uma marca. Já o atacante Luis Fabiano, desmentiu que vai jogar no Flamengo no ano que vem. Ele disse que tem contrato em vigência com o São Paulo e sua idéia é renová-lo. Seu desejo é ainda jogar até os trinta e oito anos. Precisa ver se também o São Paulo está disposto a segura-lo no elenco.
* CONTRATO entre Corinthians e Caixa Econômica Federal termina em janeiro de 2015. Seu valor é de trinta milhões de reais. Departamento de marketing do clube tenta renová-lo já, mas a Caixa está impondo obstáculos. Há possibilidade até que a Caixa deixe o clube, já que investe também em vários outras equipes com quantias bem menores. Um problemaço para a diretoria alvinegra.
* A SELEÇÃO Brasileira volta a jogar nesta terça-feira. Vai enfrentar a Áustria, em Viena. Pelo que tem jogado, o Brasil é franco favorito. Pode até golear. Dunga não vai mexer muito no time. Mantém aquele que não perde há cinco jogos sem tomar nenhum gol. Thiago Silva manifestou-se e reclamou da reserva. Mas Dunga não vai mudar. Miranda é o novo titular do miolo de zaga do time.
* QUEM quiser acompanhar esse jogo é só ligar a televisão. A TV aberta e a fechada vão transmitir. A partida começa as 16 horas, horário brasileiro. Dunga tem aproveitado a sequência de vitórias para se auto promover. Ele elogia os jogadores mas deixa claro que o time só tem jogado bem, porque ele escolheu os jogadores e o esquema tático. Com isso, sua arrogância está de volta.
* PROVA disso foram os desentendimentos com a comissão técnica da Argentina no jogo contra los hermanos. Depois teve um entrevero com Tino Marcos, repórter da TV Globo. E mais recentemente, tem criticado fortemente a empresa Pitch, que é inglesa e é a responsável pela contratação dos jogos e escolha dos locais dos jogos da Seleção. Dunga reclama principalmente dos locais de jogos.
* NO ULTIMO jogo contra a Turquia, por exemplo, ele reclamou da longa viagem. Antes já reclamara do estado do gramado, do calor, da diferença de fuso e das distancias percorridas para chegar ao local das partidas. Parece que Dunga quer tentar tirar daquela empresa os direitos de cuidar dos amistosos da Seleção. Ele nem tem esse direito, mas vai tentar. Só não sei quais seus motivos.
Paulo Garcia: empresário respeitado e que pode ajudar muito o Corinthians
* PAULO Garcia, candidato à presidência do Corinthians pela Oposição, resolveu abrir o jogo em relação ao seu irmão Fernando, que emprestou dinheiro ao clube e tem no mínimo cinco de seus jogadores sob contrato. Paulo disse que vai afastar Fernando desses negócios. Se quiser, ele pode fazer o mesmo trabalho com outros clubes, mas seria antiético fazer com o Corinthians.
* NA SUA análise sobre o caso, Paulo lembra que os estatutos corintianos impedem um conselheiro de ter jogadores sob contrato ou de empresariar atletas para o elenco de futebol do clube. Como Fernando faz isso ele vai precisar desfazer-se dos atletas pois na gestão de Paulo, se ele for eleito, isso não será permitido. Como os dois irmãos se dão bem, acredito na solução do caso.
* DEPOIS de muito tempo, o Conselho Deliberativo do Guarani, de Campinas, aceitou que o clube negocie seu estádio e todo seu patrimônio em imóveis no chamado Brinco de Ouro da Princesa. Quem vai cuidar de tudo é a Magnum, empresa especializada nesse tipo de negócio. O Guarani receberá 325 milhões de reais nesta venda e poderá pagar suas dividas que chegam a 240 milhões.
* ALÉM DE pagar aquela quantia, a Magnum ainda será obrigada, por contrato, a dar cerca de 350 a 500 mil reais por mês ao clube para manter seu departamento de futebol. E ainda será responsável pela construção de um Centro de Treinamentos e uma nova sede social num terreno próximo a Rodovia dos Bandeirantes. Depois, vai buscar investidores para construir um novo estádio.
* LAMENTO que o Guarani tenha que passar por isso. Ideal é que ficasse com o Brinco de Ouro. Mas diante do crescimento de suas dividas, o melhor mesmo é que a venda seja feita. Com um detalhe. Que seja constituída uma comissão de notáveis para gerir o dinheiro que vai entrar. Que todas as dividas sejam pagas. A partir daí, o Guarani poderá voltar as suas glórias do passado.
* SÓCIOS da Portuguesa acreditam que se Ilídio Lico, atual presidente, conseguir vender o atual estádio do clube, será o inicio da falência total da Lusa em todos os sentidos. Por isso há um movimento nos bastidores do clube que tentam evitar que a venda aconteça. Dizem que Ilídio quer o negócio porque vai ganhar em cima. Algo que eu jamais poderia imaginar viesse a ocorrer.
Da Luppa contraiu dívidas até no Banif e agora quer se mostrar de vítima. Pobre Portuguesa!
* SEMPRE tive uma boa imagem de Ilídio. Me pareceu ser sempre um homem simples, que é bem sucedido na vida e é honesto. Essa nova imagem que me passam a seu respeito me surpreende. Saber que Ilídio Lico quer tirar proveito da difícil situação que seu clube atravessa é uma decepção e tanto. Mas estamos acompanhando tudo de perto. Esta coluna vai contar essa história.
* E JÁ QUE falamos da Lusa, o ex presidente Manuel da Lupa quer se fazer de vítima mas é sim o grande culpado por tudo que vem acontecendo na Portuguesa. O Conselho deveria abrir um processo contra ele por perdas e danos. No famoso caso Heverton, que rebaixou a Portuguesa, Lupa sabia de tudo. Se sabia e não vetou, é culpado direto. Merece ter seu nome levado à Justiça Comum.