Foi uma semana desgastante, corrida, mas compensadora para o São Paulo. Em três jogos disputados de segunda a domingo, o Tricolor paulista ganhou todos, manteve sua condição de vice-líder isolado do Brasileirão e sua possibilidade de classificar-se para as semifinais da Copa Sulamericana. Pelo Brasileirão, o Tricolor jogou duas vezes.
Na segunda bateu no Goiás, no Morumbi e domingo ganhou do Criciúma, lá no interior catarinense. Na quinta, derrotou o Emelec, no Morumbi por 4 a 2, e ficou em situação privilegiada na briga pela vaga em relação a equipe do Equador. No jogo de domingo, o São Paulo jogou com a cabeça. Tocou bola o mais que pode e tentou evitar que o adversário crescesse em campo.
Edson Silva marcou de novo para o São Paulo
Rogério Ceni, mais uma vez, foi um dos destaques do time. Como ele, o zagueiro Edson Silva, que tem jogado muita bola, o meia Ganso e o atacante Alan Kardec. Este, por sinal, mesmo cansado pela maratona, fez um de seus melhores jogos na temporada. Não só marcou no campo todo como participou das principais jogadas do ataque tricolor.
Um dos gols do São Paulo, por sinal, foi do próprio Kardec (de cabeça). O outro foi de Edson Silva, numa cobrança de escanteio em que se colocou bem e subiu muito mais que seus marcadores. Com a vitória, o São Paulo manteve a vice liderança isolada do campeonato, cinco pontos atrás do Cruzeiro.
Com essa vitória, o Tricolor também quebrou um recorde. Chegou a 802 pontos ganhos nos últimos 11 anos de Brasileirão, quarenta pontos acima do Cruzeiro, que é o segundo com melhor campanha. E mais. O Tricolor se manteve como o clube com melhor aproveitamento na atual fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro.
Como o Cruzeiro também venceu no domingo, a diferença entre os dois clubes, como dissemos, continua a ser de cinco pontos. Agora, faltam apenas seis rodadas para o campeonato terminar, ou dezoito pontos a disputar. Particularmente não acredito que o Cruzeiro venha a perder esse título.
Sua caminhada, inclusive, me parece muito mais tranquila do que a do São Paulo que terá adversários mais difíceis. Ainda assim, para o bem do campeonato na sua reta final, é muito bom que ainda existam ao menos dois clubes disputando o título prá valer. Mas que o Cruzeiro está praticamente com a taça nas mãos, eu não há nenhuma dúvida.
C * U * R * T * A * S
* O CRICIUMA, que perdeu mais uma partida pelo Brasileiro, é o último colocado do campeonato. Só um milagre o salvará da degola. Eu particularmente, não acredito nessa possibilidade. Como considero o Cruzeiro virtual campeão, também considero o Criciuma como um dos rebaixados no campeonato deste ano. É um time limitado, cheio de veteranos, que não tem poder de reação.
* QUEM vai ter mais uma semana pesada outra vez é o São Paulo. Seu time viaja no meio desta semana para o Equador, enfrenta o Emelec pela Sulamericana, volta na quinta feira e já no domingo encara o Vitória, em Salvador, Bahia. Uma maratona desgastante que, se não for bem planejada, pode levar o Tricolor a perder vários de seus titulares por estafa. Vamos ver se eles aguentam.
* O SANTOS também jogou na tarde de domingo pelo Brasileirão. Perdeu para o Inter, de Porto Alegre, por 2 a 1, dentro de Vila Belmiro. Por isso, como eu já previa, seu time ficou ainda mais distante de seus concorrentes na briga pelo G4 e, quando muito, poderá ainda garantir uma vaga na Sulamericana do ano que vem. Ao vencer, Inter quebrou tabu. Jamais havia vencido na Vila.
* DURANTE o jogo, o dominio de meio campo foi quase sempre do Santos. Robnho criou mas também perdeu muitas oportunidades de gol. O jovem Gabriel sempre ofereceu perigo ao gol adversário e aos 17 minutos, quando o jogo ja estava 1 a 0 para o Inter, empatou a partida em cruzamento de Cicinho. Um gol que naquele momento fazia justiça ao futebol que os dois times estavam jogando.
* O GOL de desempate em favor do Inter sau numa tremenda bobeada do goleiro Aranha. Mena lhe recuou uma bola mas o goleiro, distraido, a segurou com as duas mãos. Tiro indireto marcado contra o Santos. Na cobrança, o argentino Aranguiz, que já havia marcado o primeiro gol do jogo, fez mais um e deixou o Inter em vantagem. A partir daí o Santos não foi capaz de se recuperar.
* MELHOR jogador da partida disputada em Vila Belmiro foi Aranguiz. Não só pelos dois gols, mas pelo que correu em campo e pela utilidade que teve na composição do meio campo do Inter. Pior em campo foi o goleiro Aranha, justamente por falhar no segundo gol adversário. Bom lembrar que o Santos jogou com sua equipe mista para poupar o time que joga quarta pela Copa do Brasil.
* JOGO da quarta será na Vila contra o Cruzeiro, que ganhou o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil por 1 a 0. Santos precisa fazer dois gols e não sofrer nenhum para garantir sua vaga nas finais da Copa. Se fizer só um a zero, levará o jogo para os penaltis. Se vencer o Cruzeiro, o Peixe disputa o título contra o vencedor de Flamengo x Atlético MG. O campeão vai a Libertadores 2015.
* O PALMEIRAS lutou muito, viveu momentos de tensão mas conseguiu vencer o Bahia, em Salvador, por 1 a 0. Como consequência, ficou bem mais distante dos quatro últimos colocados e mais aliviado em relação a ameaça de rebaixamento (eu acredito que o Verdão não cai mais). O jogo foi dificil. Os dois times correram muito. O Palmeiras chegou a fazer 27 faltas. Foi uma guerra.
* COMO sempre, quem desequilibrou em favor do Verdão foi o meia Valdivia. Ele ditou o ritmo do jogo, liderou seu time e fez o passe medido para que Mazinho, aos 35 minutos do primeiro tempo, marcasse o único gol da partida. Uma vitória justa do time de Dorival Junior, que conseguiu arrumar seu time e deu nova personalidade a equipe. O jovem Natan foi outro destaque palmeirense.
* PRESENÇA da torcida verde foi fantástica. Tinha muita gente vestida de verde no estádio da Fonte Nova. Isso ajudou demais, porque o Palmeiras jogou como se estivesse em casa. A torcida empurrou durante os noventa minutos. No final, houve briga entre alguns jogadores, mas nada de mais grave aconteceu. Agora o Palmeiras volta a jogar em casa, domingo contra o Atlético MG.
* COM GOL nos descontos, numa partida corrida e muito tumultuada pela arbitragem, o Corinthians só empatou com o Coritiba, dentro do Itaquerão e perdeu mais dois pontos importantes na briga para garantir uma vaga no G4 (cada vez mais o Timão está distante da possibilidade de disputar a Libertadores 2015). Exibição alvinegra foi pouco convicente e placar final acabou sendo justo.
* O CORITIBA foi melhor em parte do jogo do Itaquerão no sabado. Sua superioridade foi transformada em gols através Robinho e Alex (melhor jogador em campo). Só depois, o Timão correu atrás do prejuizo e, nos acrescimos do segundo tempo, fez o gol que lhe deu o empate. O primeiro gol corintiano foi de Elias. A verdade é que o Corinthians não merecia mais que o empate. Jogou mal.
* PIOR jogador em campo foi o jovem Luciano, do Corinthians. Imaturo, falhou nos momentos mais importantes e não conseguiu fazer o gol que poderia ajudar seu time a vencer a partida. Na verdade, como disse Cassio outro dia, há jogadores que tem atuado como titulares do Corinthians que ainda não merecem esse privilégio. Jadson, que entrou no segundo tempo, também foi mal.
* OS GOLS da partida como disse, foram de Robinho e Alex, para o Coritiba, Elias e Bruno para o Corinthians. O árbitro Jean Pierre Gonçalves, não trabalhou bem. Anulou dois gols, um para cada lado, deu um penalti para o Corinthians e voltou atrás e esteve perto de expulsar Cassio mas também não teve coragem. Para sua sorte, o empate até que foi um resultado justo para a partida.
* A VERDADE é que Mano Menezes está totalmente perdido no comando do Corinthians. Ele já sabe que vai sair e os atletas também. Alguns já não se empenham como deveriam. Outros até correm, mas sem nenhuma função. O Corinthians hoje é um amontoado de jogadores que se aplicam, mas pouco fazem de positivo. Até Danilo, que começou o jogo, desta vez não jogou o que se esperava.
* COMO curiosidade, vale à pena ressaltar que o meia Alex, do Coritiba, é useiro e vezeiro em fazer gols no Corinthians. No sabado fez mais um e somou seu décimo segundo gol no Timão. Com 2 a 2 diante do Coritiba, o Corinthians chegou a 12 empates no campeonato. Prova de sua falta de equilibrio e de objetividade. Até agora foram 12 empates, 14 vitórias e 6 derrotas em 32 jogos.
* COM MAIS um ponto no seu ativo, o Corinthians soma até agora 54 pontos. Tem seis clubes à sua frente. Faltam apenas seis jogos para seu time encerrar a participação no Brasileirão 2014. Serão dezoito pontos em jogo. Como vem tendo dificuldades até para ganhar seus jogos em casa, parece quase impossivel para ele garantir uma vaga no G4 e por consequencia, na Libertadores 2015.
* NA PRÓXIMA rodada o Corinthians tem outro jogo dificil. Será no Itaquerão, mas o adversário é o Santos, um adversário perigoso e tradicional. Não será facil para o Corinthians ganhar os tres pontos. Esse, por sinal, será um dos melhores jogos da trigésima terceira rodada do Brasileiro. Os outros são Palmeiras x Atlético MG (sabado), e Gremio x Internacional (domingo). Abel x Felipão.
* JÁ QUE falamos na próxima rodada, ela será toda no final da semana, porque no meio, serão disputados jogos pela Copa do Brasil – Atlético MG x Flamengo e Santos x Cruzeiro e pela Sulamericana – o São Paulo vai ao Equador para enfrentar o Emelec. Os tres jogos serão na quarta feira à noite. Mengão, Cruzeiro e Tricolor só precisam do empate para garantir suas vagas na fase seguinte.
* PELA série A do Brasileiro vão jogar no sabado – Palmeiras x Atlético Mineiro, Coritiba x Fluminense e Botafogo x Atlético Paranaense. No domingo, Sport x Flamengo, Vitória x São Paulo, Gremio x Internacional, Figueirense x Chapecoense, Corinthians x Santos, Cruzeiro x Criciuma e Goias x Bahia. Encerrada essa rodada, vão faltar cinco para o final. Ou seja: quinze pontos estarão em jogo.
* ENCERRADA mais uma rodada, o Brasileirão da série A tem Cruzeiro na liderança com 64 pontos ganhos. O São Paulo é o vice lider com 59. O Inter o terceiro com 56 e o Fluminense com 54.
* SERIA bom destacar que mais tres clubes tem 54 pontos ganhos. O Atlético Mineiro, o Gremio e o Corinthians. A diferença entre eles é só de número de vitórias ou saldo de gols. Mas todos ainda podem sonhar com uma vaga no G4. Na Z4 estão Coritiba com 34 pontos, Botafogo com 33, Bahia com 31 e Crcuma com 30. O Vitória tem 34 e ainda está seriamente ameaçado pelo descenso.
* QUANTO a série B, ela já vai para sua trigésima quarta rodada. Depois dos jogos disputados na semana que passou, a Ponte Preta aparece na liderança com 64 pontos ganhos. Em seguida aparecem Joinville com 63, Vasco da Gama com 56 e Atlético Goianiense com 52. O Avaí também tem 52 e o Santa Cruz, 51. Todos eles ainda tem chance de terminar o campeonato no G4.
* A MACACA de Campinas, apesar de estar apenas um ponto à frente do Joinville, me parece a equipe mais credenciada a ser campeã da Série B. Seu futebol tem sido objetivo, planejado e bem eficiente. Quem caiu muito foi o Ceará. Eu cheguei a acreditar que ele lutaria para ser um dos quatro melhores do campeonato. Parece que me enganei. Ele caiu muito nas últimas rodadas.
* NO Z4 da série B estão Oeste com 38 pontos ganhos, América RN com 36, Vila Nova com 26 e Portuguesa de Desportos com 21. A Lusa já caiu. O Vila também não me parece em condições de se recuperar. Assim, restam duas vagas, que poderão ser completadas por Oeste, Icasa e América RN. Particularmente, ainda acredito que o Oeste, de Itapolis, time paulista, ainda vai se salvar.
* PRÓXIMOS jogos da série B. Terça feira, Avaí x Oeste e Sampaio Correia x Joinville. Sexta feira, América RN x Boa Esporte e Ceará x Atlético Goianiense. Sabado, Bragantino x Ponte Preta, Vasco da Gama x ABC, Nautico x Santa Cruz, América MG x Icasa, Portuguesa de Desportos x Luverdense e Vila Nova x Paraná. Esta será a 34ª rodada do campeonato. Vão faltar apenas quatro.
* NUMA ANÁLISE rapida dos jogos desta rodada, diriamos que o Oeste pode beliscar um empate diante do Avaí e o Joinville tem boa chance de derrotar o Sampaio Correia. O Boa Esporte também é favorito contra o América RN e o Atlético GO faz jogo igual com o Ceará. Braga e Ponte é um clássico do interior, mas a Macaca me parece melhor preparada. Se ganhar, mantém a liderança.
* O VASCO tem oscilado muito. Neste jogo diante do ABC é franco favorito. Mas o time de Joel Santana caiu muito de produção e, de repente, pode perder pontos nesta partida. Se isso ocorrer, sua volta a primeira divisão estará ameaçada. Náutico e Santa é classico e um jogo equilibrado. Lusa deve perder da Luverdense e o Vila perde do Paraná. O América deve vencer o Icasa em BH.
* FUTEBOL do Corinthians tem deficit de 188 milhões de reais. Destes, 45 milhões só neste ano. Prova de que a administração Mario Gobbi é muito fraca. Por falar no Timão, até agora a diretoria não conseguu verba para instalar o super telão previsto para o estádio de Itaquera. Alias, o Itaquerão tem um monte de coisas para concluir e até agora nada foi feito. Segundo Gobbi falta dinheiro.
* CBF desistiu de promover a festa dos Melhores do Campeonato Brasileiro. O Sportv, que fazia parceria, também adiantou que não pretende promover a festa sozinho. Assim, não haverá seleção dos melhores, nem entrega de troféus para a seleção do ano, melhor técnico, melhor árbitro, artilheiro e revelação. José Maria Marin e Marco Polo Del Nero “mataram” essa festa de final de cada ano.
* A FESTA, quando começou por iniciativa do ex presidente Ricardo Teixeira, imitava o Oscar. Super valorizava os melhores. Havia troféus de qualidade, transmissão pela TV, jantar de gala com presença de dirigentes de clubes e tudo o mais que uma grande festa merece. Não entendi os motivos de Marin e Marco Polo desistirem do evento. Afinal, dinheiro é o que não falta à CBF.
* A PERGUNTA está no ar. O Palmeiras deve ou não renovar o contrato de Valdívia? Fosse eu o presidente do clube, e renovaria o contrato. Mesmo sem jogar boa parte dos jogos do clube, Valdivia sempre acrescenta muito ao time quando entra em campo. Acho até que ele é um dos responsaveis por tirar o Palmeiras das últimas colocações. Problema é saber o que pensa o presidente.
* POR FALAR em Paulo Nobre, ele confia plenamente na reeleição. Tanto que já procura tres grandes nomes no futebol brasileiro e internacional, para contrata-los no inicio do ano que vem. Nobre quer um Palmeiras muito forte desde o inicio do próximo ano, pois sonha em conquistar pelo menos dois grandes títulos e voltar a disputar uma Libertadores de América. Vamos ver se consegue.
* SÃO PAULO é líder de público no Campeonato Brasileiro. Sua média é de 28.110 pagantes, por jogo. O Corinthians vem em seguida com 27.800 e o Flamengo em terceiro com 27.138. O que surpreende, no mal sentido, é o Santos. Sua média de público até agora foi de apenas 8.560 pagantes. O Criciuma, que é ultimo colocado, leva 9.632 torcedores por jogo em seu estádio.
* GANSO ganhou sete quilos de peso. Tudo de músculo. Além disso, nunca esteve tão saudável, tanto que corre o tempo todo e não se machuca. Na opinião do próprio jogador, é sua melhor fase, depois daquele inicio insinuante no Santos. Ganso se diz preparado para jogar na Seleção. Acho que já está na hora. Ele joga mais que todos os meias que Dunga tem convocado para a Seleção.
* O BARCELONA perdeu para o Celta, de VIgo, por 1 a0, dentro de seu estádio. Messi e Neymar jogaram mas foram totalmente anulados pelos zagueiros do Celta. Suarez, que foi contratado recentemente, até se esforçou muito mas na hora de concluir ele fracassou. Ou seja: mesmo com alguns dos maiores astros do futebol mundial o Barça anda mal. Quem pode explicar isso???