São Paulo embala e até pulveriza tabus no Paulistão
Curiosamente, o jogo diante do Peixe foi bastante parecido com aquele que o São Paulo fez contra a Ponte no seu primeiro tempo.
Curiosamente, o jogo diante do Peixe foi bastante parecido com aquele que o São Paulo fez contra a Ponte no seu primeiro tempo.
Depois da brilhante exibição diante da Ponte Preta, torcedores do São Paulo ganharam confiança de que seu time venceria o Santos, na Vila, e ficaria numa situação mais cômoda na tabela de classificação do Campeonato Paulista. Curiosamente, o jogo diante do Peixe foi bastante parecido com aquele que o São Paulo fez contra a Ponte no seu primeiro tempo.
O Santos marcou primeiro através Copete e deu a impressão de que poderia vencer até por diferença mais dilatada. Mas como ocorreu diante da Macaca, o Tricolor de Rogério Ceni ao invés de abaixar a cabeça, fez exatamente o contrário.
Dominou a partida a partir dali, chegou ao empate em pênalti claro em Gilberto que Cuevas cobrou com maestria e concretizou sua superioridade no segundo tempo quando fez mais dois gols e foi o dono na partida durante mais de quarenta e cinco minutos. O placar final de 3 a 1, foi inteiramente justo para o São Paulo.
No primeiro tempo jogou um futebol igual ao de seu adversário, mas no segundo período matou a pau e deu show no excelente time de Vila Belmiro. Os gols no segundo tempo foram do jovem Luiz Araujo que, ao lado de Cuevas, foi o melhor em campo.
Com essa vitória em plena Vila Belmiro, o São Paulo quebrou nada menos do que dez tabus que envolviam até a última quarta-feira o confronto esses dois tradicionais rivais. Foi uma vitória histórica que certamente vai influenciar no futuro dos dois times dentro do Paulistão 2017.
Um campeonato que nesse momento só tem um clube com cem por cento de aproveitamento. O Mirassol, da cidade de mesmo nome que, em três jogos, faturou nove pontos, tem a segunda melhor defesa do campeonato e o segundo melhor ataque.
Campanha até agora fantástica para um clube que entrou no campeonato para não cair e, de repente, se transformou na grande surpresa do mais importante campeonato estadual do Pais.
C * U * R * T * A * S
* MUITOS leitores não entenderam quando eu disse no comentário de abertura que o São Paulo quebrou dez tabus com a vitória sobre o Santos, quarta feira passada, em Vila Belmiro. Pois vamos as explicações. O Tricolor paulistano não ganhava três jogos seguidos há 613 dias. Contra o Peixe conseguiu chegar lá com competência.
* NOS ÚLTIMOS dias o Sâo Paulo venceu o Moto Clube pela Copa do Brasil por 1 a 0. A Ponte Preta por 5 a 2 e o Santos por 3 a 1. Trinca de vitórias confirmada. O Santos não perdia na Vila há 2.145 dias. Tabu quebrado quarta diante do São Paulo. O Tricolor não ganhava na Vila há 2.670 minutos. Desta vez ganhou com méritos.
* O SÃO PAULO não virava o placar de dois jogos seguidos há 3.492 dias. Virou contra a Ponte e contra o Santos. Tricolor não ganhava na Vila por diferença de dois gols há 3.524 dias. Ganhou na quarta feira. Faziam 5.114 dias que o São Paulo não vencia o Santos na VIla pelo Paulistão. Mais um tabu quebrado com muita qualidade.
* HÁ EXATAMENTE 21.640 minutos um jogador do São Paulo não marcava dois gols contra o Santos numa mesma partida. Luiz Araujo atingiu esse objetivo. Tricolor também não virava um jogo por mais de um gol há 26.820 dias. Nada menos de setenta e três anos. Tabu encerrado. Pouca gente tinha esses números. Você tem!
* COMO SE percebe, foram muitos os tabus que caíram nesse importante clássico entre Santos e São Paulo. O Peixe perdeu uma invencibilidade quilométrica. Parecia imbatível na Vila. Desta vez seu adversário foi melhor. Muito melhor. Parece que a estrela de Rogério Ceni continua brilhando nesta sua nova fase. Será fogo de palha?
* CORINTHIANS voltou a jogar um futebol deficiente. Ainda assim, derrubou o Novorizontino, que tem um time bem limitado, por 1 a 0, no Itaquerão, gol marcado pelo zagueiro Pablo. Faltou qualidade no meio campo e no ataque. Jô é um lutador mas não convenceu ainda como centro avante titular. Só fez um gol até agora de pênalti.

* INSISTO em que o técnico Carelli também não me parece o técnico ideal ara dirigir um elenco como o do Corinthians. Ao assistir o Timão jogar, sente-se que falta um esquema tático que aproveite o melhor de cada jogador. Além disso, há alguns atletas bem abaixo do seu potencial. Só a presença de Jadson não vai melhorar o time.
* FOSSE o Novorizontino um time mais consistente poderia até ter deixado o estádio corintiano com melhor resultado. E parece que a fiel já desconfiou da qualidade desse time. Pouco mais de 11 mil torcedores pagaram ingresso para ver o jogo. Renda medíocre para um jogo de Corinthians. Desse jeito não vai dar para pagar o estádio.
* COMO os adversário do Corinthians neste Paulistão em sua maioria também são tecnicamente mal dotados, acredito que o time da fiel vai se classificar para a fase decisiva do campeonato. Mas na hora de brigar para chegar a final e de tentar o título, não vejo qualidade neste Corinthians para chegar lá. Elenco fraco, técnico pior.
* OUTROS resultados da terceira rodada do Paulistão. Red Bull e Santo André já haviam jogado antes, porque anteciparam seu jogo pela terceira rodada. foi 1 a 1. Na quarta o Mirassol venceu o Linense por 3 a 1. A Ferroviária só empatou com o Audax em 1 a 1. O Ituano bateu o São Bento por 1 a 0 e o Bota perdeu da Ponte, 2 a 1.
* DEPOIS desses resultados o Grupo A tem o Ituano como líder isolado com 7 pontos. O Corinthians é o segundo com 6. No Grupo B o São Paulo lidera com 6 e o Linense é segundo com 6. No Grupo C o Palmeiras é o líder com 6 pontos e o Santo André é vice e tem 5. Já no Grupo D, o Mirassol tem 9 pontos ganhos e o Santos está com 6.
* A QUARTA rodada do campeonato terá jogos no sábado e domingo. No sábado jogam Audax e Corinthians, em Osasco. Jogo dificil para o Timão que está mal das pernas. O Novorizontino encara o Ituano e pode até perder. Time de Itu está bem neste campeonato. Afora esses jogos, mais dois grandes vão jogar no sábado.
* O SÃO PAULO encara o excelente Mirassol, sensação deste campeonato, no Morumbi, as 19h30. Em tese jogo dificílimo para o time dirigido por Rogério Ceni. Morumbi tem tudo para superlotar mais uma vez. Mirassol é o único invicto no campeonato. Tricolor paulistano vem de duas boas vitórias em cima da Ponte Preta e do Santos.
* O PEIXE também joga sábado as 19h30. Pega o frágil time da Ferroviária, de Araraquara, que faz péssima campanha. Como a partida será na Vila Belmiro, o favoritismo é total do time da casa. No domingo, o Palmeiras encara o Linense, em Lins. O fato de jogar fora pode complicar o Verdão. O Santo André vai enfrentar o São Bernardo.
* NO MEIO desta semana pela Libertadores de América, primeira fase, o Atlético Paranaense empatou em 3 gols com o Capiata, do Paraguai. Pelo visto time de Curitiba não vai conseguir sua classificação para a fase de grupos desta Copa. O Botafogo carioca bateu o tradicional Olímpia do Paraguai por 1 a 0. Chance de vaga é boa.
* ASSISTI dois super jogos no meio de semana, válidos pela Copa dos Campeões da Europa. O primeiro deles foi PSG x Barcelona. Um show do time francês que fez 4 a 0 e merecia mais. Dificilmente o PSG deixará de se classificar. Já o Real Madrid venceu o bom time do Napoli por 3 a 1. Equipe italiana é forte e pode surpreender em casa.
* ATACANTE Centurion, que pertence ao São Paulo e está emprestado ao Boca Juniors, da Argentina, é um notívago. Ele gosta das baladas. Como está ganhando bem no Boca resolveu curtir a noite em seus dias de folga. Em razão disso, vive criando problemas nos locais que frequenta e tem dado enorme trabalho à diretoria do Boca.
* DIZEM que por causa disso o clube argentino não pretende mais comprar o passe do jogador. No meio do ano deve devolve-lo ao São Paulo. Uma noticia que não deve agradar a diretoria sãopaulina que não pretendia mais contar com o jogador. O mais provável é que Centurion volte mas fique afastado no Tricolor até aparecer uma oferta.
* O ÁRBITRO Vinicius Gonçalves Dias Araújo que apitou o clássico entre Santos e São Paulo, disse que puniu Cuevas com cartão amarelo porque ele teve atitude anti esportiva ao comemorar o gol. Única atitude do peruano foi colocar uma das mãos em concha sobre uma das orelhas. Não houve provocação. Árbitro errou na punição.
* FIQUEI com dó do técnico Eduardo Baptista que deu uma entrevista a uma emissora de tv e se emocionou ao falar de sua situação no Palmeiras e da fama do pai, o Nelsinho Baptista. Na verdade, senti que o treinador estava é abalado com a pressão da torcida e da imprensa. Começa a se desequilibrar e pode acabar demitido.

* DIRETORIA do Corinthians anda preocupadíssima com a queda de público nos jogos do clube no Itaquerão. Na penúltima partida foram pouco mais de 18 mil pessoas. Na última, pouco mais de 11 mil. Como consequência as rendas diminuíram drasticamente e não há dinheiro para pagar as prestações do estádio. Situação preocupante.
* ATUAIS titulares do Santos são em sua maioria muito jovens. Mas como o time tem ganhado todas na Vila, parece que a arrogância tomou conta da cabeça da maioria deles que se acham super deuses quando jogam em casa. Isso motivou algumas atitudes pouco esportivas no clássico contra o São Paulo. Melhor baixar mais a bola.
* GABRIEL Jesus está parado por ter fraturado um dos dedos do pé. Por causa disso não vai atender a possível convocação de Tite, técnico da Seleção Brasileira, com vistas aos jogos pelas Eliminatórias da Copa logo no começo de março. Também Neymar está em baixa. Suas atuações tem sido discretas com a camisa do Real.
* ISSO NOS faz crer que o ataque da Seleção não será o mesmo e não terá a mesma eficiência nos dois próximos jogos das Eliminatórias. Tite esta pensando em convocar Diego Souza, veterano que já jogou no Palmeiras e está no Sport Recife, para substituir Gabriel. Se fizer isso estará cometendo um erro grave. Diego já era.

* O PALMEIRAS jogou para o gasto na noite de quinta feira. Exibição pouco empolgante. Time teve melhor produção no segundo tempo, já que no primeiro o São Bernardo foi melhor. Prass fez algumas grandes defesas. No segundo período, no entanto, Dudu fez um gol aos 20 minutos e colocou o Verdão à frente. Torcida ficou aliviada.
* POUCO tempo depois, na cobrança de um pênalti inexistente sobre Dudu (que estava com os pés fora da grande área quando foi derrubado), Jean marcou o segundo e deu números definitivos ao placar. Pelo segundo tempo pode-se considerar a vitória verde justa, apesar do bom primeiro tempo disputado pelo aplicado São Bernardo.
* NÃO HOUVE maiores destaques nesta partida. Diria que Prass, por algumas defesas importantes no primeiro tempo, merece elogios. No mais, todos estiveram num patamar do meio prá baixo. A verdade é que, até agora, mesmo com grandes contratações, Eduardo Baptista não conseguiu arrumar o time do Palmeiras. Foi vaiado.





































































































































