São Paulo e Palmeiras protagonizavam empate de oito gols há 21 anos

Dodô (2), Serginho e Rogério Ceni marcaram para os tricolores; Evair e Galeano, duas vezes cada, fizeram os tentos alviverdes

Dodô (2), Serginho e Rogério Ceni marcaram para os tricolores; Evair e Galeano, duas vezes cada, fizeram os tentos alviverdes

0002050463017 img

São Paulo, SP, 18 – Há exatos 21 anos, São Paulo e Palmeiras protagonizaram um dos jogos mais emocionantes da história do Campeonato Paulista. Em 18 de abril de 1999, os clubes ficaram no empate, por 4 a 4, no estádio do Morumbi pela segunda fase do estadual.

As equipes tinham grandes nomes do futebol brasileiro e mundial como os goleiros Marcos e Rogério Ceni. O time do Morumbi tinha o tetracampeão Jorginho, o zagueiro Edmilson, que conquistaria o penta em 2002, além da dupla de ataque formada por França e Dodô. Pelo lado do Palmeiras, o time comandado por Scolari, técnico do penta, ainda tinha Arce, Roque Júnior, Alex e Evair.

Invictos no Paulista até aquela rodada, o São Paulo, de Carpegiani, queria usar o fator Morumbi para superar o rival, que poupou alguns titulares por conta do confronto das oitavas de final da Libertadores na semana seguinte diante do Vasco, atual campeão do torneio sul-americano na época.

Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net

Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net

Com Júnior Baiano, Júnior, César Sampaio, Zinho, Paulo Nunes e Oséias poupados, o Palmeiras viu o São Paulo abrir o placar logo aos dois minutos com Dodô, após passe de França. Evair empatou de cabeça, aos 15, aproveitando escanteio cobrado pelo paraguaio Arce. Em seguida, o lateral esquerdo Serginho anotou um golaço de falta no ângulo esquerdo de Marcos e recolou o Tricolor em vantagem.

Ainda na primeira etapa, Galeano aproveitou cobrança de falta de Arce e deixou tudo igual. Quando o empate era dado como certo para o intervalo, Serginho fez linda jogada individual pela esquerda e cruzou para Dodô anotar um lindo gol de voleio, no canto direito de Marcos. No segundo tempo, o Palmeiras conseguiu a virada.

A dupla Galeano e Arce funcionou mais uma vez e o empate alviverde saiu pelo alto. Com o jogo quente, Agnaldo, França e Nem foram expulsos. E o time de Felipão virou em jogada repetida. Arce, com sua quarta assistência no jogo, cruzou falta da esquerda e Evair fez de cabeça.

Um minuto depois, Carlos Miguel sofreu pênalti e Rogério Ceni deslocou o arqueiro rival para igualar o placar. Ainda deu tempo para Jackson ser expulso. Era o fim de um dos maiores clássicos envolvendo as duas equipes.

 Foto: Rodrigo Corsi/ FPF
Foto: Rodrigo Corsi/ FPF

TÍTULO
O Campeonato Paulista de 1999 era dividido em duas até a semifinal. Na primeira fase, doze clubes do interior foram divididos em duas chaves com seis equipes e os quatro melhores de cada lado avançavam. Na segunda parte, os quatro maiores vencedores estaduais -Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo- entravam na disputa.

Mais dois grupos de seis clubes eram formados e os quatro mais bem colocados avançavam à semifinal. Palmeiras e Corinthians eliminaram Santos e São Paulo, respectivamente, e se encontraram na decisão. Após vitória, por 3 a 0, no primeiro jogo, o Alvinegro conquistou o título com empate, por 2 a 2.

Ficha técnica:
Campeonato Paulista – Segunda fase
São Paulo 4 x 4 Palmeiras
Data:
18 de abril de 1999;
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo;
Público: 31.045.

Juiz: Paulo César de Oliveira (SP).

São Paulo: Rogério Ceni, Jorginho (Warley), Nem, Bordon e Serginho (Wilson); Carabalí, Edmílson, Carlos Miguel e Marcelinho Paraíba; França e Dodô (Souza). Técnico: Paulo César Carpegiani.

Palmeiras: Marcos; Arce, Roque Júnior, Cléber (Agnaldo) e Rubens Júnior; Rogério, Galeano, Pedrinho (Jackson); Alex (Oséas); Edmilson e Evair. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols: Dodô 2, Evair 15, Serginho 22, Galeano 39 e Dodô 47 do 1º; Galeano 26, Evair 34 e Rogério Ceni (pênalti) 37 do 2º.

Expulsões: Agnaldo, Jackson, França e Nem

player