Com o empate de 1 a 1 conquistado domingo à tarde no Morumbi diante do Figueirense, o São Paulo bateu o martelo. É, matematicamente, o vice-campeão brasileiro da temporada e, por consequência, o segundo melhor clube do Brasil (só perde para o Cruzeiro, de BH, bicampeão brasileiro). Além disso, com o empate, o Tricolor paulistano não poderá mais ser alcançado por seus concorrentes e já tem uma vaga assegurada na melhor fase da Copa Libertadores de América do ano que vem.
Mas não foi só isso. O jogo diante da equipe catarinense também foi cenário para a despedida de Kaká, que jogou pela última vez no Morumbi como titular do São Paulo. Agora ele vai cumprir seu contrato de três anos com o Orlando, dos Estados Unidos e depois deverá pendurar suas chuteiras porque já estará muito velho para voltar a jogar mais uma vez pelo seu clube de coração.
Kaká d´da novo adeus ao São Paulo para defender o Orlando City, que vai disputar a Liga norte-americana
Nada menos do que 33.420 sãopaulinos foram ao Morumbi despedir-se de Kaká. Foi uma festa grandiosa e emocionante. O jogador deixou o campo alguns minutos antes do final da partida e foi ovacionado de pé pela torcida presente. Também foi cumprimentado um a um pelos companheiros que ainda ficaram em campo.
O resultado do jogo foi justo, apesar do São Paulo ter saído na frente com gol de cabeça de Edson Silva, numa cobrança perfeita do atacante Oswaldo. No finalzinho do jogo, Rogério Ceni tentou sair jogando, atrapalhou-se e perdeu a bola para um atacante do Figueirense. Ela sobrou para o atacante Mazolla, que tocou por cobertura e igualou o placar do Morumbi.
Durante os dois tempos de jogo houve equilíbrio de ações. O São Paulo esteve um pouco mais com a bola, mas os arremates a gol foram quase iguais durante os noventa minutos. Ao sair de campo, Kaká mostrou toda sua emoção por deixar mais uma vez o São Paulo. Chegou até a colocar-se sobre o distintivo do clube que existe ao lado do gramado para aplaudir e ser aplaudido pelos torcedores presentes ao estádio.
Rogério Ceni, por sua vez, pediu desculpas pelo erro que deu o gol de empate ao Figueirense, mas mostrou-se muito confiante numa grande campanha do São Paulo na Libertadores do ano que vem. Melhor jogador do São Paulo nesta partida foi Denilson. Ele esteve em todos os espaços do campo, marcou, criou e arrematou. Teve uma grande atuação.
C * U * R * T * A * S
* TEM GENTE que não acredita em tabu. Mas no futebol eles existem, não tem explicação mas sempre surpreendem quando menos se espera. Foi o que aconteceu domingo à tarde, no Maracanã, onde o Fluminense venceu o Corinthians por 5 a 2 e o tabu corintiano de sete anos sem ganhar naquele estádio, permaneceu de pé. A vitória do tricolor carioca foi das mais surpreendentes.
* TUDO indicava que o Corinthians venceria a partida e garantiria sua participação na próxima Libertadores. Não foi o que aconteceu. O Timão até saiu na frente com gol de Guerrero, aos quatro minutos de partida. Mas, na sequência, o Flu tomou conta do jogo e partiu para o revide. No começo do segundo tempo, em dez minutos, o Flu já vencia por 4 a 1. Deu pane na zaga corintiana.
* OS GOLS do Flu foram marcados por Fred (2), Ralf (contra), Edson e Conca. Para o time da fiel marcaram Guerrero e Danilo, de cabeça. O placar final de 5 a 2 para o Flu foi dos mais justos.
* Mano Menezes deixou o campo muito xingado pelos torcedores do Corinthians que foram até o Maracanã. Mas ele respondeu à altura. Disse que “não se preocupem. Logo estarei fora daqui”.
* ELE QUIS dizer que como seu contrato vai terminar em dezembro e não será renovado, ele deixa o clube assim que o Brasileirão terminar. Nesta última semana, chegou-se a comentar no Parque São Jorge que Mano ainda poderia ser aproveitado. Mas tanto Oposição como Situação, desmentiram essa informação. Assim, Mano dirige o Timão pela última vez, domingo, contra o Criciúma.
* TIME do Corinthians não teve maiores destaques nesse jogo. Guerrero, pelo gol, merece ser citado. Mas a defesa bateu cabeça e permitiu ao Flu fazer cinco gols, o que é raro na história recente do clube no Campeonato Brasileiro. Gil ficou tão irritado que levou cartão amarelo e ficou fora do último jogo contra o Criciúma, no Itaquerão. Até Ralf, sempre seguro, fez um gol contra para o Flu.
* O APAGÃO da defesa corintiana lembrou aqueles 7 a 1 que o Brasil levou da Seleção da Alemanha na última Copa do Mundo. De repente, o jogo que estava empatado, ficou 4 a 1 para o Fluminense. Em pouco mais de dez minutos. Algo incrível, que dificilmente ocorre em jogos entre dois clubes que se equivalem, mas que neste domingo ocorreu com o Corinthians no Maracanã.
* MAS SE o Corinthians perdeu, o Santos fez prevalecer seu mando de jogo e venceu o Botafogo carioca por 2 a 0. Dois gols de Leandro Damião, que há muito tempo não tinha uma atuação tão boa. Lógico que o Botafogo colaborou muito prá isso, pois seu time marcou mal, raramente criou chances de gol e foi uma equipe bastante desanimada, já acomodada na idéia de que estava rebaixada.
* A VITÓRIA santista, no entanto, carimbou de vez o passaporte botafoguense para a segundona. Agora não tem mais volta. O Bota é um dos quatro clubes da série A desde ano que disputará a série B em 2015. Não só pela fragilidade de seu elenco, os desmandos de sua diretoria mas, principalmente, pelo atraso de salários que já chegam a mais de quatro meses. Não há como não desanimar.
* JÁ O SANTOS cumpriu bem a tabela e faturou mais três pontos. Está em situação de disputar a Copa Sulamericana no ano que vem, o que já será bom para uma equipe que apareceu como simples coadjuvante na atual temporada. Não disputou nem ganhou nada. Agora, dia 5 de dezembro, troca a diretoria. Vamos ver o que os novos dirigentes vão fazer para melhorar o futebol do clube.
* PELO QUE soubemos, haverá um limpa no elenco. Jogadores jovens e com futuro promissor, devem ficar. Caso de Gabigol, que foi um dos poucos que se salvou no jogo contra o Botafogo. Leandro Damião custou muito e ganha demais. Acredito que se surgir uma boa proposta, a nova diretoria, seja ela qual for, vai negociar o passe do jogador. Damião não deve continuar no clube em 2015.
* HÁ TAMBÉM jogadores que já passaram pelo clube mas nesta volta não aprovaram. É o caso do volante Renato, que já foi um dos jogadores top de linha do elenco, mas ao voltar agora pouco produziu. Deve ser dispensado. Outro que tem tudo para sair, é o técnico Enderson Moreira. A verdade é que ele não aprovou. É trabalhador, dedicado, mas o resultado final de seu trabalho é ruim.
* A ÚLTIMA rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 será disputada no próximo final de semana. Jogos serão todos no domingo à tarde: Botafogo x Atlético MG, Sport x São Paulo, Corinthians x Criciúma, Palmeiras x Atlético PR, Coritiba x Bahia, Cruzeiro x Fluminense, Vitória x Santos, Grêmio x Flamengo, Figueirense x Internacional e Goiás x Chapecoense. Tudo as 17 hs.
* NESTE momento, o G4 conta com o Cruzeiro, que tem 77 pontos ganhos, o São Paulo, que tem 70, o Internacional que soma 66 e o Corinthians, que também soma 66. O Z4 tem o Vitória com 38 pontos ganhos, o Bahia com 37, o Botafogo que tem 33 e o Criciúma que tem 32. Estes dois últimos já caíram. O Vitória pode se salvar se vencer o Santos e o Palmeiras perder para o Atlético-PR.
* PAULO NOBRE continua na presidência do Palmeiras por mais dois anos. Ele ganhou esse direito ao superar seu opositor Wlademir Pescarmona por uma diferença de 810 votos na eleição realizada sábado no Parque Antártica. Nobre teve 2.421 votos contra 1.611 do adversário. Mais de 4 mil associados votaram. Organizadas que são contra Nobre fizeram muito barulho mas foram derrotadas.
* SE A VITÓRIA fosse de Perscarmona, ele só tomaria posse no dia 15. Como o eleito foi Paulo Nobre, ele simplesmente continua no cargo que já ocupava. Ao comemorar a vitória, ele prometeu um Palmeiras mais equilibrado financeiramente e mais forte dentro de campo. Disse que se preciso for, voltará a emprestar dinheiro ao clube. Mas acha que dessa vez isso não será necessário.
* A EXPLICAÇÃO é que com a inauguração da Allianz Arena, o Palmeiras terá uma arrecadação extra. Acredita-se que no próximo ano o clube deve receber mais de 60 milhões de reais através de shows de publicidade estática. Além disso, Nobre vai se empenhar para conseguir um Patrocinador Master para a camisa do clube, algo que durante sua primeira gestão não foi possível conseguir.
* LEMBRAMOS que Paulo Nobre ainda é um presidente muito jovem. É advogado e empresário e tem apenas 46 anos. Financeiramente é um homem muito bem situado. A seu lado estarão seus quatro vices, Mauricio Galliote, Genaro Marino, Antonio Jesse Ribeiro e Victor Fruges. O futebol do clube vai passar por algumas modificações drásticas. Brunoro, por exemplo, deve deixar o cargo agora.
* PARA O seu lugar, o Palmeiras contratou o ex-gerente de futebol do Vasco da Gama, Rodrigo Caetano (de quem se fala maravilhas). O elenco será enxugado. Nomes como os de Bernardo, Wendell, Bruno Cesar, Juninho, Victorino, Eguren já estão na lista de dispensas. Marcelo Oliveira e Henrique não renovarão seus contratos. Em compensação, Dorival Junior vai continuar como treinador.
* UMA LISTA de possíveis contratados já foi elaborada com a ajuda de Dorival Junior. Os primeiros contatos já foram feitos. Nobre garante que o Palmeiras não cai apesar da difícil situação em que se encontra na tabela de classificação. Ele tem tanta certeza de que seu clube continua na série A que nem se preocupou ainda em fazer planos caso isso ocorra. E, pelos números, pode ocorrer.
* BASTA lembrar que no sábado, o Palmeiras voltou a perder no campeonato. Caiu diante do Inter, em Porto Alegre, por 3 a 1. Uma derrota merecida, pois o time não jogou nada e apresentou falhas incríveis durante todo o jogo. Taiberson, Fabricio e Valdívia (não é o chileno) fizeram os gols colorados. Renato fez o do Palmeiras. Zaga formada por Lucio e Vitorino jogou um péssimo futebol.
* ALIAS, desde que o Palmeiras contratou Lucio eu já dizia. Esse jogador já virou o fio e não é zagueiro para o Palmeiras. A diretoria verde insistiu e Lucio acabou sendo um dos maiores culpados pela péssima campanha do time no Brasileirão 2014. Pelo lado do Inter, Valdívia, Fabricio e D’alessandro foram os melhores. No Palmeiras salvaram-se Bruno Cesar e Cristaldo. Os demais foram mal.
* AGORA resta ao Palmeiras vencer o Atlético Paranaense, no próximo final de semana. Com a vitória, estará salvo e garantirá seu lugar na série A do Brasileirão 2015. Seu adversário nessa briga é o Vitória, da Bahia, que perdeu para o Flamengo no sábado (4 x 0) e agora vai enfrentar o Santos, em Salvador. Santos que só cumpre tabela e entra em campo tranquilo para ganhar três pontos.
* ACABOU. A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foi disputada no sábado. Como manda o regulamento, todos no mesmo horário para evitar cambalachos. Primeira boa noticia vai para os torcedores do Joinville, que fez excelente campeonato e ganhou com méritos o título do torneio. A vice campeã foi a Ponte, de Campinas, que patinou nos jogos finais e perdeu a briga pelo título.
* DOS CLUBES paulistas que disputaram esse torneio, apenas um foi rebaixado. A Portuguesa de Desportos, que atravessa fase pré-falimentar, foi a última colocada entre os vinte e dois clubes que disputaram o campeonato. O Bragantino, que esteve seriamente ameaçado, venceu seu último jogo em Maceió, contra o ABC, por 2 a 0, e livrou sua cara. O Oeste também venceu o Joinville.
* LAMENTE-SE o fato da Ponte Preta ter perdido a briga pelo título. Seu problema foi diminuir o ritmo nos últimos jogos, quando perdeu pontos inadmissíveis. Ainda assim, só o fato da Macaca ter voltado a série A já é uma grande noticia. Ela merece disputar um campeonato com os melhores clubes de futebol do País. No ano que vem, a Ponte terá esse privilégio. Merece comemoração.
* PARA QUE vocês tenham uma ideia de quem foi bem e de quem realmente foi mal neste campeonato, vamos aos números finais do Brasileirão 2014, série B. No G4 ficaram Joinville, campeão, com 70 pontos ganhos. Ponte com 69, Vasco da Gama com 63 e Avaí (que salvou-se na última rodada) com 62. No Z4 estão América RN com 43 pontos, Icasa (43), Vila Nova (32) e Portuguesa (25).
* UM BALANÇO geral da Série B depois da última rodada. Melhor ataque foi o da Ponte com 61 gols marcados. Pior foi o da Portuguesa, com 29. Melhor defesa foi a do Joinville, com 33 gols contra. Piores defesa foi a do Vila Nova, com 70 gols contra. Maior número de vitórias foi do Joinville, com 21. Maior número de empates, Vasco com 15 e maior número de derrotas, o Vila Nova com 26.
* DENIS é sim um privilegiado. Ao contrário do que alguns colunistas dizem, o segundo goleiro do São Paulo não é um coitado. Ao contrário. Ele é um jogador que defende um dos maiores clubes do Brasil, que é reserva imediato de um dos maiores goleiros da história do futebol do País, ainda é muito jovem e já recebe excelente salário. Como é reserva direto, faz todas as viagens com o clube.
* ACHO QUE existem muitos goleiros titulares de outros clubes, que gostariam de estar na posição de Denis. Até porque, Rogério Ceni só renovou seu contrato por seis meses, tempo que Denis poderá aproveitar para aprimorar ainda mais suas qualidades já que é certeza que assim que Ceni abandonar a carreira, a camisa número 1 do São Paulo será mesmo dele, como prometeu Muricy.
* POR FALAR em Rogério Ceni, sua atitude em adiar mais um pouco sua aposentadoria deve ser enaltecida. Afinal, ele atravessa uma das melhores fases de sua carreira, tem sido decisivo em todos os jogos do São Paulo e poderá disputar mais uma vez a competição que ele mais ama, a Libertadores. Já pensaram se ele ganha o título? Seria uma consagração fantástica. Vale a tentativa.
* NO CLUBE todos gostaram da decisão de Rogério. O presidente Carlos Miguel Aidar aprovou integralmente. Muricy Ramalho até aconselhou Rogério Ceni a adiar a aposentadoria. E os jogadores, que o tem como um ídolo, aplaudiram. Já a torcida, nem é preciso dizer, ficou eufórica. Assim ela poderá ver o Mito em ação por mas seis meses. Foi uma atitude difícil, mas Ceni acertou mais uma vez.