São Paulo destroi Toluca e tem vaga nas mãos na Copa Libertadores

Um show de bola. Isso com um Morumbi superlotado que bateu o recorde brasileiro de público numa partida

E fez também a melhor exibição de um time brasileiro na Libertadores. Contra um Toluca assustado

0002050161916 img

Time de Edgardo Bauza fez sua melhor exibição no ano. E fez também a melhor exibição de um time brasileiro na Libertadores. Contra um Toluca assustado, que não esperava ver pela frente um adversário tão motivado e envolvente, o São Paulo fez 4 a 0 e colocou a mão numa das vagas da Copa na sua fase quartas de final.

Michel Bastos abriu o caminho para goleada e festa no Morumbi

Michel Bastos abriu o caminho para goleada e festa no Morumbi

Foi um passeio. Um show de bola. Isso com um Morumbi superlotado que bateu o recorde brasileiro de público numa partida. O Morumbi tremeu e o São Paulo mostrou que reencontrou seu melhor futebol e está disposto a ir longe nesta Libertadores.

Ganso jogou muito. Foi disparado o melhor em campo. Sua melhor exibição na temporada. Mas outros jogadores merecem também um destaque. Centurion fez dois gols e Michel Bastos abriu a contagem com golaço. A defesa parecia um paredão pois o ataque do Toluca não chegou ao goleiro Renan Ribeiro.

Com a goleada, o São Paulo dificilmente perderá a vaga, apesar de se saber que a altitude em Toluca pode influir e o desejo de vingança do time mexicano podem complicar as coisas para o

Bauza e Pintado acertando o São Paulo para buscar o tetra na Libertadores

Bauza e Pintado acertando o São Paulo para buscar o tetra na Libertadores

Tricolor. Ainda assim, é difícil imaginar que depois desta goleada o São Paulo não se classifique para a próxima fase da Copa.

Enquanto isso, o Corinthians jogou muito mal e só empatou em Montevidéu com o Nacional. Terá um jogo difícil no Itaquerão na semana que vem e pode até ser desclassificado. O Atlético Mineiro empatou fora e em BH tem condições de garantir a vaga diante do Racing.

O Grêmio perdeu em casa e está quase fora da Libertadores. Ou seja: entre os clubes brasileiros o São Paulo é quem está mais perto da classificação. Os outros três podem chegar lá mas vão precisar de jogar muito mais do que o fizeram na rodada de i da das oitavas de final da Copa.

C * U * R * T * A * S

* VOCES SÃO testemunhas. Eu sempre disse aqui que Ganso não havia perdido seu futebol. Que a qualquer momento ele voltaria a ser aquele meia fantástico revelado pelo Santos. E neste jogo diante do Toluca ele provou que eu tinha razão. Não tem problemas físicos ou técnicos. Está voando. Parece que esse será o seu ano.

* NUNCA apoiei as vaias da torcida do São Paulo contra Michel Bastos. Ele é um grande jogador. E neste jogo diante do Toluca provou isso mais uma vez. Já Ceturion, eu confesso, que não tinha muita fé em seu futebol. Mas ele provou que eu estava errado. Jogou bem na quinta feira e pode ainda melhorar. Vai dar a volta por cima.

Ganso voltou a comandar o time e até foi lembrado por Dunga na Pré Lista da Seleção

Ganso voltou a comandar o time e até foi lembrado por Dunga na Pré Lista da Seleção

* DEPOIS de muitas experiências, Bauza achou a dupla ideal para o miolo de zaga. Maicon e Rodrigo Caio estão jogando um grande futebol. A defesa se estabilizou com eles. No meio campo Hudson cresceu e tem feito bem sua missão. Thiago Mendes está em recuperação. Fez belíssimo gol contra o Toluca. Faz bem dupla com Hudson.

* OS LATERAIS Bruno e Mena também cresceram. Na frente, Kelvin está em alta e Centurion recuperado. E ainda há Alan Kardec e Calerri para completar. Ótimas opções.

* CONFESSO que não confio em Denis. Acho até que ele não deveria voltar no jogo contra o Toluca no México. Mas Bauza vai colocá-lo em campo. Denis faz boas defesas mas leva gols inaceitáveis. Parece atrair gols de qualquer distância. Mas devemos respeitar a opção de Bauza. Ele sabe quem é Denis e não dá para contestá-lo agora.

* POR SER fora, o empate do Corinthians em Montevidéu contra o Nacional pode ser considerável um bom resultado. Afinal, a decisão agora será na semana que vem, no Itaquerão, onde, teoricamente o Timão estará mais perto da vitória. Mas o futebol exibido pelo time de Tite neste jogo não foi bom e deixou a fiel bem preocupada.

* O CORINTHIANS tocou muito a bola no primeiro tempo e chegou a ter posse duas vezes maior do que o Nacional. Mas foi um domínio estéril. O time da fiel praticamente não arrematou contra o gol adversário enquanto o time da casa criou no mínimo três boas chances de gol. No segundo tempo foi ainda pior. Cássio evitou a derrota.

0002050161922 img

* O GOLEIRO corintiano fez ao menos três grandes defesas na segunda fase. Evitou o gol e, por consequência, a vitória do time uruguaio. Já o Corinthians não deu um chute perigoso contra o gol do Nacional. O toque de bola também caiu e se houvesse justiça a vitória seria uruguaia. Vários jogadores corintianos decepcionaram.

* ENTRE eles o experiente Elias. O meia exagerou nas cobranças ao juiz, criou caso com os adversário mas na prática fez pouco pelo seu time. Na zaga Felipe se destacou mas os laterais jogaram aquém do que podem. No meio campo faltou criatividade. Por isso, os atacantes não chegaram com perigo ao gol adversário.

* TITE ainda tentou alterações, mas não deu certo. O ataque foi o pior setor do time. André foi totalmente dominado pela defesa do Nacional. Os demais, perderam bolas fáceis e não acertaram nenhum drible ou cruzamento. Foi mesmo uma exibição decepcionante do Corinthians que mesmo em casa pode perder sua classificação.

* A VERDADE é que o elenco corintiano é limitado. Quando um titular não joga bem, no banco não tem quase ninguém para melhorar a produção do time. Goleadas como a sobre o Cobresal, enganaram critícos e torcedores. O Corinthians só goleou porque o adversário era muito fraco. Já o Nacional tem potencial para derrotá-lo.

* OUVI o narrador da Fox dizer que o empate foi “ótimo” resultado para o Corinthians. Diria que não foi tão bom assim, mesmo porque, em cinco decisões dentro do Itaquerão, o Timão não perdeu o jogo mas perdeu a classificação. E se Tite não tomar cuidado pode ser desclassificado outra vez como ocorreu no ano passado.

* IMPORTANTE dizer que existem alguns jogadores que não tem qualidade para jogar no Corinthians. Alan Mineiro é um deles. Contra o Nacional, nada fez. André erra mais do que acerta. O Corinthians precisa de um centroavante de melhor qualidade. Em compensação, Romero está sendo injustiçado. Deveria ser um dos titulares.

* CORINTHIANS ainda não pagou a última parcela do seu estádio. Quer renegociar a dívida pois alega que não tem dinheiro. O Fundo que foi criado para gerir o estádio não aceita atrasos. Muito menos a Oderbrecht que construiu o Itaquerão. Numa dessas, o clube pode perder seu estádio por falta de pagamento. E daí, André Sanchez???

* O ATLÉTICO Mineiro jogou na Argentina quarta feira à noite. Enfrentou o Racing, que faz campanha apenas razoável, e conseguiu empatar sem gols. Em tese, um bom resultado, já que em BH no estádio Independência, o Galo costuma jogar muito mais e derrotar seu adversário. Problema é que o Racing faz boa campanha quando sai.

* DE QUALQUER forma é de se esperar uma vitória atleticana. É um time bem armado e que realmente joga bem em seus domínios. Diante do Racing, em Buenos Aires, o melhor jogador do Atlético foi Robinho, que fez excelente partida. Ele saiu antes do final com dor numa das pernas. Mas diz que enfrenta o Racing quarta feira que vem.

Grêmio perdeu em casa e agora precisa reverter o tropeço fora

Grêmio perdeu em casa e agora precisa reverter o tropeço fora

* QUEM NÃO foi bem na rodada de meio de semana foi o Grêmio. Enfrentou o Rosário Central, em Porto Alegre.A expectativa era de vitória do Tricolor gaúcho, mas o que aconteceu foi vitória do Rosário por 1 a 0. Agora cabe ao Grêmio tentar a virada na Argentina. Objetivo que eu não acredito que ele vai conseguir. O Rosário está melhor.

* PALMEIRAS contratou Tche Tche, do Audax. Ótimo lateral. Marca bem e sabe arrematar. Certamente será titular do Verdão quando chegar ao clube. Paulo Nobre promete mais trocas de jogadores e garante que vai dar alguns reforços a mais ao técnico Cuca. Técnico promete um Palmeiras bem mais forte no Brasileirão 2016.

* PRÓXIMOS jogos das oitavas de final da Libertadores. Na terça feira, Atlético Nacional x Huracan e Pumas x Tachira. Na quarta, Toluca x São Paulo, River Plate x Independencia, Atlético Mineiro x Racing e Corinthians x Nacional, do Uruguai. Na quinta, Rosário Central x Grêmio e Boca Juniors x Cerro Porteno do Paraguai.

* SERÁ neste final de semana (domingo), em Osasco, a primeira partida entre Audax e Santos, pelas finais do Campeonato Paulista. Um jogo muito difícil para o time de Dorival Junior, que na primeira fase do campeonato venceu seu adversário destas finais na Vila por 2 a 1, mas esteve muito perto de empatar. Houve certo equilíbrio.

* NESTES dois jogos finais a expectativa é a mesma. O Santos pode ganhar o jogo assim como o Audax. Lógico que em casa e depois de vencer o Palmeiras (na primeira fase), o São Paulo (por goleada) e o Corinthians (nos pênaltis), o time de Osasco leva alguma vantagem, assim como o Peixe será ligeiramente favorito na Baixada.

* PELO que o Audax evoluiu e mostrou nos últimos jogos disputados, ele tem recursos para ganhar esse título. Seu time é bem armado e tem um futebol solidário. Alguns de seus jogadores são de excelente nível técnico. O time é bem treinado por Fernando Diniz e está preparado para brigar em igualdade de condições com o Santos.

* SE SAIR com a vitória neta partida, o favoritismo do Audax aumenta. Mesmo sabendo-se que o segundo jogo será na Vila. No caso, o Audax entrará em campo com a vantagem de até poder empatar e o Santos será obrigado a sair mais para o ataque para desfazer a vantagem do adversário. Isso pode favorecer a equipe visitante.

0002050161925 img

* SE O JOGO final for para os pênaltis, a chance dos dois de chegar ao titulo é parecida. O Santos está muito bem treinado para essa disputa e o Audax mostrou contra o Corinthians que também está. Seria muito difícil indicar-se um vencedor neste tipo de decisão, porque há equilíbrio entre as duas equipes na cobrança de pênaltis.

* ACREDITO, no entanto, que não será preciso chegar a tanto. Acho que o título será decidido durante o tempo normal dos dois jogos. Se o Santos surpreender neste final de semana, irá para a Vila com o titulo quase garantido. Mas se for vitória do Audax, o Santos terá muita dificuldade em reverter a vantagem. Esse o retrato das finais.

* O SANTOS tem estado presente nas últimas disputas de titulo do Paulista. Especializou-se nisso. Nas finais muda o adversário mas o Santos sempre está presente nelas. Essa experiência pode ajuda-lo, mas será fundamental ao menos empatar neste final de semana em Osasco para depois garantir a vitória em seu estádio.

* O AUDAX tem uma virtude. Não se intimida contra grandes times e nem se preocupa se está jogando dentro ou fora de casa. Lógico que em casa é melhor, mas mesmo fora, ele joga com a mesma qualidade. Não poderia ser pior o adversário desta final para o Santos. A promessa é de grande jogo e sobra de emoção. Vale assistir o jogo.