O que parecia impossível, aconteceu. O São Paulo, que vinha de quatro resultados negativos no Campeonato Brasileiro, conseguiu bater no Grêmio, de Luiz Felipe Scolari (que não perdia à nove), lá em Porto Alegre. O resultado de 1 a 0 foi inteiramente justo. Gol marcado pelo mito Rogério Ceni, que agora soma sete gols no Brasileirão 2014.
Rogério Ceni é abraçado por seus companheiros após gol contra o Grêmio
O goleiro Marcelo Grohe, que não sofria gols à nove jogos, não teve como segurar o arremate forte e bem colocado do goleiro sãopaulino. Com a vitória, o São Paulo colou no Inter, de Porto Alegre, que perdeu no Mineirão para o Cruzeiro, por 2 a 1.
Desta vez a defesa do Tricolor paulista não cometeu os graves erros das últimas partidas. Ao contrário. Jogou com enorme aplicação e não deu chance a que Barcos e seus companheiros fizessem gols. Além de Rogério Ceni, que fez ótimas defesas, o zagueiro Edson Silva se destacou pela raça e pela objetividade no desarme. Foi uma de suas melhores atuações com a camisa do São Paulo.
O Grêmio não soube administrar o jogo depois do gol sãopaulino. Felipão perdeu o controle emocional, foi expulso de campo e enervou seu próprio time que, ao invés de tentar jogar bola, passou a dar pancadas nos jogadores adversários. Em razão disso houve uma chuva de cartões amarelos.
A derrota impediu que o Grêmio entrasse prá valer no G4 e firmou o São Paulo como terceiro colocado na classificação geral. O futebol paulista, por sinal, não foi bem apenas neste jogo em Porto Alegre. Os outros três grandes clubes de São Paulo também venceram. O Corinthians fez 3 a 0 no irregular Sport, dentro do Itaquerão: o Santos venceu o Flamengo de Wanderley Luxemburgo no Maracanã e o Palmeiras, na quinta feira à noite, derrotou a Chapecoense, de virada, por 4 a 2.
Ou seja: depois de uma série de rodadas em que seus representantes oscilaram entre bons e péssimos resultados, finalmente os quatro grandes do futebol paulista venceram e não deixaram dúvidas quanto ao mérito de suas vitórias. Como consequência, o Corinthians colou no G4, o Santos também se aproximou do grupo de elite e o Palmeiras saiu fora do Z4 e começou a mostrar que tem boas possibilidades de escapar do rebaixamento. Não podia ser melhor.
C * U * R * T * A * S
* FOI INCRÍVEL e surpreendente a vitória que o São Paulo conseguiu diante do Grêmio, sábado à tarde, em Porto Alegre. Uma vitória inesperada porque o Tricolor vinha de quatro jogos sem vencer no Brasileirão enquanto o Tricolor gaúcho vinha de nove jogos sem perder. Além disso, o jogo foi disputado na Arena do Grêmio, onde é muito difícil vencer. Mas o São Paulo soube construir a vitória.
Marcelo Grohe, do Grêmio, foi vazado após 859 minutos e antes convocado para a Seleção de Dunga
* NO PRIMEIRO tempo de jogo o Grêmio usou de todos os recursos para fazer seu primeiro gol. O São Paulo, aos trancos e barrancos, se segurou. Até que, mais cansado, o Grêmio dominou o ritmo e aos poucos o São Paulo equilibrou as ações. Tanto que no final da primeira fase, as melhores ações em campo eram do Tricolor paulista. O zero a zero, no entanto, insistiu em continuar no placar da partida.
* INICIADO o segundo tempo, o São Paulo forçou na marcação sob pressão e teve bons momentos de ataque. Numa jogada rápida na grande área gremista, Alan Kardec foi derrubado por Rodolpho. Pênalti. O juiz marcou sem pestanejar. Rogério Ceni cobrou com competência e fez 1 a 0 São Paulo. A partir daí, o Tricolor paulistano voltou para a defesa e jogou nitidamente para segurar a vitória.
* FOI o sétimo gol de Rogério Ceni no brasileiro. Um gol que quebrou a invencibilidade de nove jogos do Grêmio e do goleiro Marcelo Grohe, que não tomou gol durante esse período. Com 1 a 0 contra, o Grêmio se desesperou e partiu para o ataque sem muita preocupação com o esquema tático. Felipão se irritou na beira do gramado e foi expulso. Era sintoma claro do nervosismo do time da casa.
* MURTOSA, que substituiu Felipão no banco, fez todas as alterações que podia. Milton Cruz, técnico interino do São Paulo, também as fez. Melhor para o treinador sãopaulino que segurou um resultado importante fora de casa e deve entregar o time a Muricy Ramalho na terceira colocação do campeonato e moralmente recuperado dos quatro resultados negativos seguidos em partidas antes do Grêmio.
* O PLACAR foi mínimo, mas o São Paulo jogou para merecê-lo. Uma vitória que dá nova vida ao elenco tricolor. Já o Grêmio, que esperava firmar-se no G4 com vitória sobre o São Paulo, vai precisar esperar mais um pouco. Uma derrota dentro de casa pode fazer estragos. É esperar o próximo jogo para saber se isso vai acontecer. Já o São Paulo deve voltar a sua melhor fase. Com Muricy no banco.
Rogério Ceni fez grandes defesas e quebrou invencibilidade de Marcelo Grohe batendo pênalti
*TANTO Felipão como os jogadores do Grêmio reclamaram muito da arbitragem. Reclamação vazia porque não houve nenhum lance grave em que o árbitro tenha falhado. A expulsão de Scolari foi justa. Mas o treinador cobra tanto de seus jogadores que estes acabaram entrando em campo nervosos, tensos e dispostos a brigar por qualquer coisa. Desse jeito vai ser difícil ganhar vaga no G4.
* NO ITAQUERÃO uma boa exibição do Corinthians. Tudo bem que o Sport ajudou, mas o time de Mano Menezes fez o necessário para vencer. Uma vitória por três gols de diferença, que somada a do meio de semana contra o Atlético Mineiro pela Copa do Brasil, deixa Mano e seus jogadores mais tranquilos e preparados para a sequencia do campeonato. Marcaram pelo Timão, Anderson, Guerrero e Luciano.
Guerrero: ídolo do Corinthians marca de novo e sai de campo sob aplausos
* GUERRERO, mais uma vez. foi o melhor em campo. O peruano atravessa fase fantástica e está de bem com a fiel que o aplaudiu quando foi substituído por cansaço. Gil, na defesa e seu companheiro Anderson Martins também jogaram muito (este até fez um dos gols do jogo). No Sport destaque só para o goleiro Magrão. Não fosse ele e o placar seria mais elástico. Os demais foram decepcionantes.
* CURIOSO é que o Sport tem alguns medalhões que já brilharam em outras equipes. Diego Souza é um deles. Só que seu futebol não apareceu. Está muito longe daquele bom jogador que já foi. O mesmo pode-se dizer de Ibson, que nasceu para o futebol como grande promessa, mas hoje não joga mais nada. É um poste dentro de campo. O Sport perdeu as sete últimas partidas fora de casa. Um vexame.
* UM AVISO para a Fiel. Comemorem, mas sem exagero. Não dá ainda para confiar plenamente no time de Mano, mesmo porque, ele não é um bom técnico. Na próxima rodada o Corinthians pega o Cruzeiro, em Minas. Será um belo teste para ver se o Corinthians realmente está evoluindo. Eu ainda não acredito nisso e continuo a defender a tese de que ele não vai ganhar nada na atual temporada.
Robinho marcou o gol que deixou o Flamengo cinco jogos sem vitória
* O SANTOS também venceu na rodada do último final de semana. Desta vez foi no Rio,contra o Flamengo, por 1 a 0. Preocupado primeiro em não levar para depois tentar seus gols, o Peixão jogou na retranca e explorou os contra-ataques principalmente com Geovânio e Robinho. Os dois times, no entanto, não jogaram um grande futebol. Ambos tocaram muito a bola e quase não chutaram à gol.
* AOS VINTE e três minutos do primeiro tempo, no entanto, numa jogada em que Geovânio entrou em velocidade pela ponta direita, a bola sobrou para Robinho de frente para o gol. O experiente atacante bateu forte e venceu o goleiro adversário. Santos 1 a 0. A partir dai, o Flamengo forçou as jogadas de ataque, mas faltou alguém na frente para concluir as jogadas coordenadas pelo meio de campo.
* NO SEGUNDO tempo, Wanderley Luxemburgo fez todas alterações possíveis mas o Flamengo não melhorou em nada. O Santos esteve muito bem posicionado na defesa e as chances de gol do Mengão praticamente não existiram. Desta forma, a vitória conquistada pelo Peixe fora de casa foi extremamente válida. São mais tres pontos que, aos poucos, aproximam o time da vila do chamado G4.
* EDU DRACENA atrás e Robinho do meio campo para frente foram os melhores jogadores do Santos. Geovânio também merece aplausos pelo bom futebol apresentado. Ele mostrou que apesar de jovem tem futebol para ser titular do Santos. Já no Flamengo, muitas deficiências. Como disse Luxemburgo, é time para ficar no meio da tabela. Quando muito vai conseguir uma vaga na Sulamericana 2015.
* NOS OUTROS jogos da tarde de sábado, o Fluminense encarou o Bahia no Mané Garrincha e foi mal. Empatou com o Bahia em 1 a 1 e ficou mais distante do G4. Fred fez o gol do tricolor carioca. O time baiano distanciou-se um pouco mais do rebaixamento. Em Salvador, o Vitória bateu no Botafogo por 2 a 1 e melhorou um pouco sua situação na zona de rebaixamento. Ainda assim, está ameaçado.
* NO CLÁSSICO de Curitiba, o Coritiba venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0. Um resultado extremamente importante para uma equipe que briga muito para fugir da degola. Neste jogo, houve equilíbrio entre os dois times. Ambos mostraram não atravessar bom momento. Mas o Coritiba conseguiu fazer um gol e deixou o gramado com os tres pontos. Com eles espera iniciar a reação para sair do Z4.
* NO JOGO da rodada, que muitos consideravam uma final, o Cruzeiro bateu no Inter por 2 a 1 e solidificou ainda mais sua liderança no campeonato. Está praticamente impossível tirar esse título do time dirigido por Marcelo de Oliveira quando faltam apenas doze rodadas para o final do campeonato. No caso, Marcelo e seus jogadores serão bicampeões. Uma conquista histórica para o Cruzeiro de Minas.
Internacional fez de tudo, mas não segurou o líder Cruzeiro
*O BRASILEIRÃO, por sinal, continua no meio desta semana. Na quarta feira jogam Botafogo x Palmeiras, São Paulo x Atlético Paranaense, Coritiba x Criciúma, Vitória x Goiás, Cruzeiro x Corinthians, Grêmio x Sport Recife e Figueirense x Flamengo. Na quinta feira, mais três jogos: Fluminense x Atlético Mineiro, Santos x Bahia e Figueirense x Flamengo. Será a vigésima sétima rodada do torneio.
* NO JOGO entre botafoguenses e palmeirenses haverá uma briga para fugir ao rebaixamento. Considero o momento do Verdão melhor, por isso, aposto na sua vitória. O São Paulo é favorito contra o Atlético do Paraná, no Morumbi. Se vencer, pode até voltar a vice liderança do campeonato. Coritiba faz jogo igual diante do Criciúma. Os dois times estão em base bastante irregular. Não há favorito.
* O VITÓRIA vai sofrer diante do Goiás, mesmo em Salvador. O Cruzeiro é favorito diante do Corinthians. em BH. Alvinegro paulistano é o rei do empate no campeonato e tentará armar uma retranca para escapar da derrota. Não tem time para encarar o Cruzeiro de frente. O Gremio tenta reabilitar-se diante do Sport e tem tudo para isso. Time pernambucano é o que mais perde jogos fora de casa.
*O FIGUEIRENSE recebe o Flamengo com muitas possibilidades de vitória. É que o Mengão está em baixa e o Figueira é muito forte em seus domínios. Flu, por jogar em casa, está mais perto da vitória diante do Galo mineiro. O Santos vai passar apertado mas tem futebol para derrubar o Bahia, na Vila. Aliás, dentro de suas possibilidades, o Peixe até faz uma boa campanha no Brasileirão deste ano.
*O MELHOR ataque do campeonato é o do Cruzeiro com 49 gols até agora. O pior é o do Criciúma com apenas 16 gols. Melhor defesa é a do Grêmio com 15 gols contra. Pior defesa é do Palmeiras com 41 gols contra (um absurdo!!!). Maior número de vitórias é do Cruzeiro com 16 até aqui. Quem menos venceu foram Criciúma e Coritiba, apenas seis vezes. Time que menos perdeu foi o Cruzeiro:só quatro.
* CLUBES que mais perderam foram Palmeiras e Botafogo, com 14 derrotas cada um. Melhor saldo de gols é do Cruzeiro com 24 gols. Pior saldo é do Criciúma, – 24. Quem mais empatou neste campeonato foi o Corinthians: dez em vinte e seis jogos. Foram realizadas até agora vinte e seis rodadas. Para o final do campeonato faltam doze. Marcelo Moreno e Henrique são os artilheiros, com 12 gols cada.
Na garra o Palmeiras superou a Chapecoense, cotada para voltar à Série B
* HÁ LUZ no fim do túnel. Pelo menos é o que se depreende da vitória do Palmeiras sobre a Chapecoense, quinta feira à noite, no Pacaembu, por 4 a 2 e de virada. O gol da Chapecoense, ao invés de enervar os jogadores do Verdão, os motivou ainda mais a buscar a vitória. E ela veio aos poucos, graças ao bom futebol de Valdívia, Wesley, Henrique e Cristaldo. Os gols foram de Henrique 3 e Wesley.
* COM o resultado o Palmeiras deixou o Z4. Agora está com 28 pontos ganhos, o mesmo que a Chapecoense. Desta vez não houve falha clamorosa do goleiro Diogo, que até se comportou muito bem. Também a zaga trabalhou com qualidade e soube como anular as principais jogadas do ataque adversário. Desta vez o Palmeiras teve cara de time. Parece que Dorival Junior começa a achar seu caminho.
* HENRIQUE fez três gols e chegou a doze. Provou que tem qualidades para ser titular. Valdívia desta vez não exagerou nos dribles ou toques de efeito. Foi objetivo. E por isso, deve ser considerado um dos melhores, senão o melhor jogador em campo. Cristaldo entrou no segundo tempo e incendiou o jogo a favor do Verdão. A vitória foi justa e mostrou que o time tem recursos para sair do sufoco.
* COMO o próximo jogo do Palmeiras será disputado só no meio desta semana, os jogadores terão tempo de se recuperar fisicamente e estarão em grande forma para disputa-lo. A grande novidade poderá ser a volta do goleiro Fernando Prass, que teve sério problema no braço e ficou muito tempo em recuperação. Com ele no gol o Verdão estará mais seguro para manter-se na série A. É um goleiro confiável.
* E JÁ QUE falamos em Palmeiras, três candidatos vão disputar as eleições para presidente do clube. Paulo Nobre, será candidato à reeleição. Como representantes da Oposição, dois nomes, Wlademir Pescarmona e Luiz Carlos Granieri. Nobre leva a vantagem de ser o atual presidente e, por consequência, poderá usar a estrutura situacionista para vencer as eleições. Mas será uma briga difícil.
* ENTRE os dois oposicionistas, conheço melhor o Luiz Carlos Granieri. Frequenta o clube há muitos anos e conhece seus problemas de perto. Se for eleito, poderá até fazer uma boa gestão. Quanto ao Pescarmona, é também bastante conhecido nos bastidores do clube. Está sempre presente e tem um bom grupo que o apoia. À principio, considero os dois boas opções. Não há nada que os condene.
Quem diria: José Maria Marin preside a CBF…
* DUNGA convocou dois jogadores do São Paulo e desfalcou o time de Muricy Ramalho em duas partidas importantes do Brasileirão e a segunda diante do Huachipato, pela Copa Sulamericana. Carlos Miguel Aidar ficou muito irritado. Ele diz que “a CBF é a única entidade do mundo que mantém jogos oficiais do campeonato mesmo nas datas Fifa”. É verdade. Algo que já deveria ter sido alterado pela entidade.
* AIDAR não vai deixar barato. Já entrou com ação cobrando todos os salários dos jogadores do São Paulo que serviram a Seleção. E vai acrescentar os nomes de Souza e Kaká na lista. Pelos cálculos, a CBF deve ao São Paulo cerca de vinte milhões de reais. Importante dizer que no estatuto da CBF está previsto que a entidade deve ressarcir o clube quando chama um ou mais de seus jogadores. É lei.
* JOSÉ Maria Marin, presidente da CBF, finge que não sabe de nada e não tem nenhuma intenção de pagar essa importância ao clube paulista. Mas o São Paulo vai jogar pesado e como tem a lei a seu favor, cedo ou tarde vai receber essa grana. Acho justo. Ainda mais que o clube é prejudicado em campeonatos oficiais. Alias, há muita coisa que a CBF faz de forma errada. Isso precisa acabar.
* E MAIS. Os clubes brasileiros precisam deixar de serem subservientes com a CBF. No caso de cobrar os salários dos jogadores convocados, é um direito deles. Portanto, basta haver uma união e uma ação coletiva na Justiça Comum para colocar o pingo nos is. Acho que seria um dinheiro bem-vindo para todos os clubes. Esquecer esse débito da CBF é jogar contra as finanças dos clubes.
* CBF LIMITOU entrada de crianças em campo antes dos jogos. Quem pediu foi a TV Globo, que diz “querer limpar um pouco mais o cenário dos jogos antes das partidas”. Posição antipática e desnecessária. As crianças jamais prejudicaram o inicio de uma partida. Ficavam felizes em poder ver seus ídolos de perto. Curtiam o momento desde a noite anterior, quando muitas nem dormiam.
* A GLOBO, para variar, prejudica torcedores (desta vez mirins), sem nenhuma justificativa mais forte para faze-lo. Alegar que a idéia é seguir o padrão Fifa, é besteira. O Brasil é Brasil e tem seus próprios costumes. Ao invés de atender padrão Fifa, o ideal seria atender o interesse das crianças, os torcedores brasileiros, os torcedores do futuro. A Globo, cada vez mais, joga contra o futebol brasileiro.
Alexandro: mais dois gols pela Ponte, totalizando nove
* PIOR AINDA é ver o incompetente e superado José Maria Marin atender pedidos como esse. Ele parece mais um vassalo da Globo do que um presidente de Confederação. Clubes prometem reagir. Parte deles já assinou um protesto que foi entregue à CBF. Marin disse que não vai voltar atrás. Mas os clubes, se quiserem, tem força para derrubar essa determinação. É só insistir forte e eles conseguem.
* SÉRIE B do Brasileiro também teve sequência no último final de semana. Nenhuma grande novidade. Entre os quatro primeiros continuam Ponte Preta (50), Avaí (49), Vasco da Gama (48) e Joinville (47), com o Ceará (46)correndo logo atrás. No Z4 estão América RN (29), Icasa (27), Portuguesa (21)e Vila Nova (20). Portuguesa e Vila Nova são mesmo os mais ameaçados pelo rebaixamento.
* A PRÓXIMA rodada da série B que já vai para a sua vigésima oitava rodada terá os seguintes jogos na terça feira desta semana: Bragantino x Vila Nova, Paraná x Oeste, Nautico x América MG, Ceará x Sampaio Correia, Atlético GO x Icasa, Boa Esporte x Ponte Preta, Portuguesa x Vasco da Gama, Luverdense x América RN, Joinville x Santa Cruz e ABC x Avaí. Vão faltar dez rodadas para o final.