São Paulo 1 x 0 Grêmio - Penta, Sampa acaba com rival direto
São Paulo, SP, 11 (AFI) – Com gritos de “É campeão!” ecoados na arquibancada do Morumbi, na capital paulista, o São Paulo derrotou o Grêmio por 1 a 0, na noite deste domingo, e garantiu a festa de seus torcedores, que estiveram presente em bom público. A partida, meramente para cumprimento de tabela para o Tricolor paulista, foi válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.O Tricolor mandou na partida desde o começo. Apesar de o Grêmio ter colocado uma bola na trave de Rogério no primeiro tempo, o time do Morumbi controlou a posse de bola e criou chances de perigo. No segundo tempo, Ceni garantiu a 23ª vitória do Sampa, cobrando pênalti sofrido por Dagoberto.
Com isso, o São Paulo cumpriu o objetivo de deminuir as chances do Grêmio de chegar a Libertadores. A equipe gaúcha é considerara copeira neste tipo de competição, e pode ser uma ameaça ao Tricolor paulista na próxima temporada.
O resultado fez o São Paulo pular para 76 pontos ganhos, aumentando a sua vantagem para o segundo colocado, o Santos, para 17 pontos. O Tricolor garantiu o título do Brasileir há duas rodadas. Já o Grêmio, que ainda luta por uma vaga na Taça Libertadores, caiu para a sétima posição, com 54 pontos, distanciando-se do Cruzeiro, quarto na tabela, em três pontos.
Tricolor da casa é melhor!
Com todos seus titulares em campo, o São Paulo parecia ainda estar disputando o título do Brasileiro, tamanha concentração que o time tricolor entrou em campo. A marcação era pesada e quem sofria era o Grêmio, que, nos primeiros minutos, nem passou da intermediária. Na primeira chance dos mandantes, Dagoberto tabelou com Júnior, que arriscou de fora, conseguindo “apenas” um escanteio.
Mandando em campo, o Tricolor chegou novamente em bola levantada na área por Jorge Wagner, concluída com perigo por Aloísio, de cabeça. O time do Morumbi era melhor em campo, mas não conseguia fazer com que o goleiro gremista trabalhasse em campo. Cansado de esperar em seu campo de defesa, o Grêmio assustou o gol de Rogério Ceni aos 23 minutos: Jonas cobrou escanteio e Marcel, de voleio, acertou a trave do capitão tricolor.
O São Paulo tocava a bola pelos lados do campo, sempre com a paciência que levou o clube ao título brasileiro deste ano. Mas a defesa gremista se postou com competência, dificultando a missão dos comandados de Muricy Ramalho. Cheio de tanto esperar, Hernanes decidiu arriscar de longe, e quase deixou sua marca aos 33 minutos, em finalização que passou raspando a trave direita de Grohe.
Mais atenção, time!
Apesar de já campeão, Muricy ficou extremamente irritado com seus comandados por causa dos inúmeros erros de passe. Jorge Wagner e Leandro, responsáveis pela armação, eram os que mais erravam. Além disso, Dagoberto tentava driblar seus adversários, e perdia a bola com bastante freqüência, deixando o treinador são-paulino enfurecido na beira do campo.
Um pouco mais discreto que seu colega de profissão, Mano Menezes também estava bastante insatisfeito com o desempenho de seus jogadores no quesito passe. Os gremistas pareciam estar em outro mundo, e não acertavam os toques mais fáceis de serem realizados.
É campeão!
Sem alterações, a partida recomeçou com o mesmo panorama da etapa inicial. As jogadas eram quase sempre iniciadas pelo São Paulo, que mandava na partida. Tanto é verdade que, aos três minutos, Dagoberto recebeu dentro da área, partiu pra cima e foi calçado por William. O árbitro, em cima do lance, marcou pênalti; Rogério Ceni foi para a cobrança, bateu rasteiro no canto esquerdo e abriu o placar no Morumbi.Decisivo no ataque, decisivo também na defesa. Logo após marcar seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro, o capitão tricolor salvou o time do Morumbi, defendendo bela finalização de Marcel, que quase deixou o placar igual. O gol de Ceni trouxe nova motivação à partida. O Grêmio passou a se arriscar ao ataque, e abriu espaços para o Tricolor atacar com mais perigo.
Em uma das oportunidades tricolores, Hernanes quase ampliou para o time paulista. O volante arriscou de fora e forçou Marcelo a realizar bela defesa, tirando a bola de perto do gol gremista. Logo depois, após cobrança de escanteio de Jorge Wagner, André Dias pegou a sobra e soltou um petardo, que só parou na trave esquerda de Marcelo Grohe.
Empolgada nas arquibancadas do Morumbi, a torcida tricolor delirava com a boa exibição do time. Os gritos de “É campeão!” ecoavam no estádio, que recebeu um bom público para esta noite. Vendo seu time entregue em campo, Mano Menezes decidiu mexer no time, colocando Everton na vaga de Jonas.
A mudança não trouxe os benefícios ao time, que continuou entregue as ações são-paulinas. A marcação dos volantes tricolores Hernanes e Richarlyson era fundamental para a vitória do pentacampeão brasileiro, que apenas esperava o apito final do juiz para comemorar mais um triunfo diante de sua torcida.
Próximos Jogos
Por causa dos jogos do Brasil para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o Brasileiro só volta no dia 24. Um dia depois, o São Paulo encara o Botafogo, novamente no Morumbi, no jogo em que o Tricolor receberá a taça oficial de campeão brasileiro. Já o Grêmio, que ainda briga por vaga na próxima Libertadores, tem fácil confronto, contra o lanterna América-RN, em Natal.
Ficha Técnica
São Paulo 1 x 0 Grêmio
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wagner Tardelli (SC)
Árbitro: Wagner Tardelli (SC)
Público: 24.773 espectadores
Renda: R$ 293.101,00
Gol: Rogério Ceni, aos 6’/2T (São Paulo)
São Paulo
Rogério Ceni; Breno, André Dias, Miranda e Júnior; Hernanes, Richarlyson, Leandro (Borges) e Jorge Wagner; Dagoberto (Souza) e Aloísio.
Técnico: Muricy Ramalho.
Grêmio
Marcelo Grohe; Patrício, William, Léo e Hidalgo; William Magrão, Diego Souza, Mahílson e Ramón (Luciano Fonseca); Jonas (Everton) e Marcel.
Técnico: Mano Menezes.





































































































































