São José x Portuguesa Santista - Jogo com portões fechados na Copa Paulista
A partida será realizada com portões fechados. A decisão foi tomada com base em uma Medida Cautelar Inominada do TJD-SP
Ambas as equipes já garantiram vaga na segunda fase da competição, que oferece acesso à Copa do Brasil e à Série D do Campeonato Brasileiro de 2026
Por: Rivail Oliveira
São José dos Campos, SP , 15 (AFI) – São José e Portuguesa Santista se enfrentam na tarde deste sábado (16), no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, pela 10ª e última rodada da primeira fase da Copa Paulista. O duelo promete ser um grande jogo entre líder e vice-líder do Grupo 4.
Ambas as equipes já garantiram vaga na segunda fase da competição, que oferece acesso à Copa do Brasil e à Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.
JOGO SEM TORCIDA
A partida será realizada com portões fechados. A decisão foi tomada com base em uma Medida Cautelar Inominada do TJD-SP, que determinou, de forma preventiva e temporária, que os jogos sejam realizados sem público, em decorrência de atos de violência cometidos por terceiros contra o ônibus da delegação do Santo André, no dia 3 de agosto.
CAMPANHA
O São José lidera a chave com 19 pontos e já assegurou a primeira colocação. A Águia do Vale soma seis vitórias, um empate e duas derrotas, com 18 gols marcados e apenas seis sofridos — uma das melhores defesas do torneio —, alcançando 70% de aproveitamento.
Já a Portuguesa Santista ocupa a vice-liderança com 14 pontos, conquistados com três vitórias, cinco empates e uma derrota. A equipe santista balançou as redes 10 vezes e sofreu sete gols, com 51% de aproveitamento.
A Briosa ainda tenta garantir a segunda posição e tem a concorrência direta de São Caetano (13 pontos), que enfrenta o Taubaté, e Oeste Barueri (também com 13), que encara o Santo André. Taubaté e Santo André, com sete pontos cada, já não têm mais chances de avançar.
COMO VEM A ÁGUIA
Comandado por Marcelo Marelli, o São José busca reabilitação após a derrota por 2 a 1 para o Oeste, fora de casa, na última rodada. O time joseense estava invicto até a 6ª rodada, com destaque para a vitória no clássico contra o Taubaté (2 a 1). Porém, nas últimas três partidas foram duas derrotas (São Caetano e Oeste) e uma vitória (Santo André).
Marelli deve manter a base dos últimos jogos e tem reforçado, em suas entrevistas, que o elenco não pode relaxar: “Cada jogo é decisivo, e precisamos manter o padrão competitivo que construímos desde o início do campeonato.”
O São José completou 92 anos de história na última quarta-feira (13). Desde que se tornou SAF, em 2022, o clube tem sido apontado como uma das promessas do futebol paulista. O objetivo é garantir vaga na Série D de 2026 e brigar pelo acesso à elite do Paulistão — em 2025, o clube disputará a Série A2.
E A BRIOSA
A Portuguesa Santista, comandada por Alex Alves, chega embalada pela vitória por 2 a 1 sobre o Taubaté, mas terá dois desfalques importantes: o meia Felipe Brauer e o zagueiro Denis, expulsos na rodada anterior. Ainda assim, o técnico deve manter a espinha dorsal do time.
“Conseguimos a classificação com uma rodada de antecedência em um grupo muito difícil. A sensação é maravilhosa, a gente vinha buscando esse momento. Mas sabemos que qualquer deslize é punido rapidamente. Agora, é ajustar o que funcionou e corrigir os erros para o mata-mata”, avaliou Alex Alves.
POSICIONAMENTO SOBRE OS PORTÕES FECHADOS
Em nota oficial, o São José lamentou a decisão de realizar a partida sem público:
“O São José irá cumprir a determinação, mas reitera que a diretoria e o Departamento Jurídico seguem trabalhando para reverter essa situação e permitir o retorno da torcida já na sequência da competição”, informou o clube.
A punição temporária foi imposta em virtude de atos violentos cometidos por terceiros contra a delegação do Santo André, que nada têm relação direta com o São José, mas afetam a logística e segurança de jogos organizados pela FPF.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 10ª
-
Data:
- 16/08/2025
-
Horário:
- 18:00
-
Árbitro:
- Gustavo Alencar Rodrigues
-
Assistentes:
- Alex Alexandrino e Welber Venâncio da Silva
-
Estádio:
- Martins Pereira
-
Local:
- São José dos Campos (SP)




































































































































