São José 2 x 2 Portuguesa - Empate heróico e retorno à elite

São José dos Campos, SP, 25 (AFI) – A Portuguesa foi a São José dos Campos nesta quarta-feira e garantiu o acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista ao empatar com o São José por 2 a 2, pela penúltima rodada do quadrangular final da Série A-2.

A Lusa demonstrou garra e superação quando perdia por 2 a 1 e teve o zagueiro Samuel expulso, no fim do primeiro tempo. Na volta do vestiário o técnico Vágner Benazzi colocou Rivaldo no ataque e ele decidiu com um gol na metade da etapa final.

Além de estar garantida na elite do futebol paulista em 2008, a Portuguesa também confirmou a primeira posição do grupo 2, com 11 pontos, seis a mais que o segundo colocado Bandeirante. O time da Capital fará a final da Série A-2 com o campeão do grupo 3.

Virada relâmpago
Com o campo molhado pela chuva que caiu no Vale do Paraíba, o São José logo partiu pra cima da Lusa. Nos primeiros cinco minutos a Águia teve a oportunidade de abrir o marcador duas vezes, com boas defesas do jovem Tiago. Mas foi a Lusa que surpreendeu e mostrou porque está a um ponto do acesso.

Aos nove minutos, o lateral-esquerdo Leonardo recebeu em velocidade, carregou e bateu cruzado, sem chances para Edinho, que completou 84 jogos com a camisa do São José na noite desta quarta.

O gol abalou o time do Vale, que quase levou o segundo um minuto depois, na trapalhada da zaga, que bateu cabeça e por pouco não marcou contra. A Lusa teve outro lance para ampliar, após cabeçada de Bruno que estourou no travessão e calou o estádio Martins Pereira.

Quando parecia que o primeiro tempo acabaria empatado a virada relâmpago aconteceu. Aos 38 minutos, Vandinho recebeu de Alex Cortez, bateu com força mas foi o lateral-direito Renato que empatou, aproveitando rebote e soltando uma bomba, indefensável, para tristeza do goleiro Tiago: 1 a 1. A virada saiu aos 45 minutos, com ajuda do zagueiro Bruno Rodrigues, que tentou desviar cruzamento de Vandinho e jogou contra o patrimônio: 2 a 1.

Na saída de bola o zagueiro Samuel, que já tinha cartão amarelo, perdeu a cabeça e fez falta violenta em Alex Cortez. Abade não perdoou e expulsou o zagueiro, enlouquecendo a torcida da Águia no Vale.

Vestiários
Na fim do primeiro tempo sentimentos diferentes tomavam conta de joseenses e lusitanos. “Fomos superiores os primeiros 45 minutos. Agora e continuar assim para mantermos o resultado”, explicou Toninho moura, técnico do São José.

“A gente é time grande e temos que continuar assim para classificar”, desdabafou o atacante Alex Cortez.

“Demos bobeira mas vamos manter a cabeça no lugar para buscar o empate e classificar”, disse Diogo, artilheiro da Lusa na A-2 com oito gols.

Parece que Diogo sabia
Na volta do vestiário, o técnico Vagner Benazzi trocou Vandinho por Rivaldo no ataque da Lusa. E a alteração deu resultado. Aos 28 minutos, Rivaldo aproveitou cruzamento da esquerda e completou para as redes, no gol que garantiu a Lusa na Série A-1 de 2008.

“Agora você vai ter que me pagar os 500 reais que prometeu”, disse o atacante ao treinador de goleiros, que prometeu a quantia caso Rivaldo emptasse o jogo após sua entrada.

A última boa chance do time da casa foi aos 43 minutos, quando Alex Cortez recebeu na área, limpou a zaga e bateu cruzado, para outra defesa espetacular do goleiro lusitano: 2 a 2 e Série A-1 em 2008.

Última e decisiva rodada
Na decisiva última rodada da segunda fase da Série A-2, a Portuguesa vai receber o Bandeirante, no próximo domingo, no Canindé. O São José define a classificação em Campinas, onde pega o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa.

Ficha Técnica

São José 2 x 2 Portuguesa

Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos-SP
Árbitro: Cleber Wellington Abade
Cartões amarelos: Carlão (São José); Bruno Soares, Samuel, Diogo e Marcos Paulo (Portuguesa)
Cartão vermelho: Samuel (Portuguesa)
Gols: Leonardo aos 9’/1T e Rivaldo aos 28’/2T (Portuguesa); Renato aos 38’/1T e Bruno aos 45’/1T (contra) (São José)

São José
Edinho; Renato, Edmilson, Carlão e Nilton (Alan); Vágner (Léo), Everton, Glauco (Rafael Akai) e Bruno; Alex Cortês e Vandinho.
Técnico: Toninho Moura

Portuguesa
Tiago; Wilton Goiano, Bruno, Samuel e Leonardo; Marcos Paulo, Érick, Preto (Halisson) e Bruno Soares; Diogo (Leto) e Vaguinho (Rivaldo)
Técnico: Vagner Benazzi